Desafios da docência na contemporaneidade: perspectivas da formação continuada contextualizada com o semiárido brasileiro em Miguel Calmon-BA
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Resumo
A pesquisa tratou de investigar sobre quais paradigmas se fundamentaram a Formação Continuada oferecida aos docentes do Colégio Clariezer Vicente dos Anjos, no município de Miguel Calmon, no Estado da Bahia, no período de 2008 a 2015. Para tanto, procurou-se identificar os desafios enfrentados por estes docentes para o exercício da docência na sociedade contemporânea, que segundo Zygmunt Bauman, (2001; 2013) é marcada pela liquidez, aceleração, individualidades, isolamento, competição, compressão, e fluidez do conhecimento, fatores estes, que requerem profissionais ativos, reflexivos e críticos, capazes de intervir e atuar de forma relevante na sociedade, nos seus contextos mais particulares e locais ao exercerem com afinco a docência. Problematiza ainda a necessidade de uma nova Formação Continuada que esteja atrelada aos princípios da Teoria da Complexidade, tendo como referencial didático pedagógico as Diretrizes da Educação Contextualizada para a convivência com o Semiárido Brasileiro. Essa pesquisa foi desenvolvida numa perspectiva qualitativa, utilizando como inspiração metodológica a Fenomenologia e os pressupostos teóricos do método da PesquisaAção, visto que este envolve a ação do pesquisador e do grupo investigado nos mais diversos momentos da pesquisa a exemplo da socialização da proposta interventiva através de seminário formativo, a coleta de dados realizada através de questionários e entrevistas que nos revelaram ser a ausência da Formação Continuada um dos desafios para a existência de espaços coletivos de discussão e reflexão sobre o fazer pedagógico dos docentes. Sendo assim, criamos as Oficinas Formativas como uma proposta interventiva que visa aportar teórica e metodologicamente a Rede de Educação Municipal para a construção de um plano de Formação Continuada que estabeleça fecundas parcerias e trocas de experiências entre os docentes e assegure a reflexão-ação sobre sua práxis pedagógica, à luz do Paradigma da Complexidade, oportunizando o desenvolvimento de práticas pedagógicas Contextualizadas com o Semiárido e mais condizentes com as demandas da Contemporaneidade.