Literatura infantil afro-brasileira? A construção identitária em A cor da ternura de Geni Guimarães

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Data
2015-11-10
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Resumo

O objetivo da investigação é analisar a obra A Cor da Ternura, de Geni Mariano Guimarães (1994), como possibilidade de representação da literatura infantil afro-brasileira, em virtude dessa literatura romper com padrões e valores eurocêntricos e hegemônicos que marcaram, ao longo do tempo, a literatura infantil brasileira. A superação do preconceito e exclusão, que permearam a infância da personagem protagonista, mostrou-se como elemento estruturador para a formação da identidade de Geni e ponte para a construção da consciência de si e de sua autoestima. O exame dos aspectos históricos, ideológicos e socioculturais mostrou-se essencial para a elaboração da pesquisa, visto que influenciaram e continuam a influenciar o processo de constituição de uma literatura infantil afro-brasileira caracterizada como uma literatura formativa e de denúncia, em virtude de retratar as marcas de opressão e exclusão sofridas pelo povo negro e/ou afrodescendente, mas acima de tudo por desenvolver ludicamente a formação identitária da criança negra.


Descrição
Palavras-chave
Literatura infantil afro-brasileira, Criança negra, Identidade
Citação
SOUZA, Adriana Ribeiro de; OLIVEIRA, Alaís Lima de. Literatura infantil afro-brasileira? A construção identitária em A cor da ternura de Geni Guimarães. 2015. 52f. Orientadora: Elizabeth Gonzaga de Lima. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras), Departamento de Ciências Humanas, Campus IV, Universidade do Estado da Bahia, Jacobina, 2015.