A educação, o povo e as práticas culturais sertanejas nos escritos de João Gumes. Alto Sertão da Bahia, 1880–1930

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Data
2020-11-30
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Resumo

A presente dissertação tem como objetivo analisar as representações feitas por João Gumes sobre a educação, a cultura e a sociedade do Alto Sertão da Bahia na passagem do século XIX para o século XX. Tais análises se utilizaram, principalmente, dos editoriais do jornal A Penna e das literaturas Os Analphabetos (2014), Vida Campestre (1926), Pelo Sertão (1927), Os Sampauleiros (2018), obras do escritor JG de grande valor acadêmico e social. As contribuições deixadas por Gumes são fundamentais para qualquer estudo que objetive discutir os processos históricos que marcaram os Sertões da Bahia, aqui entendido como espaço de múltiplas sociabilidades e de grande importância para a construção da Bahia e do Brasil. Por entender tais contribuições como fontes históricas significativas para o entendimento da sociedade baiana e brasileira, este estudo transformou a obra de João Gumes em um produto didático, com possibilidades de aplicação no ensino de história das escolas básicas do município de Caetité, Bahia. Faz-se necessário aproximar a história das realidades dos sujeitos envolvidos no processo educacional, por isso as produções de Gumes são aqui entendidas como ferramentas para a satisfação dessas necessidades.


Descrição
Palavras-chave
Alto Sertão da Bahia, educação, formação da raça, práticas culturais, João Gumes
Citação
PINTO, Diego Raian Aguiar. A educação, o povo e as práticas culturais sertanejas nos escritos de João Gumes: alto sertão da Bahia, 1880 – 1930. Orientadora: Maria Lúcia Porto Silva Nogueira. 2020. 91f. Dissertação (Mestrado em Ensino, Linguagem e Sociedade), Universidade do Estado da Bahia, Caetité, BA, 2020.