Avaliação do comportamento motor em crianças com transtorno do espectro do autismo: uma revisão sistemática.

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2014-07-22
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Resumo

O comportamento motor é um processo contínuo ao longo da vida dos indivíduos, influenciado por fatores individuais e ambientais. Existem diversos instrumentos para avaliação de tais comportamentos em diferentes públicos. Contudo, ainda são escassos os instrumentos de avaliação do comportamento motor em crianças com transtorno do espectro do autismo na literatura. Dessa forma, o objetivo do presente estudo foi analisar por meio de revisão sistemática da literatura evidências de pesquisas que apresentem instrumentos de avaliação do comportamento motor em crianças com transtorno do espectro do autismo. Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo descritivo, com delineamento do tipo revisão de literatura, sendo uma revisão sistemática. Foram adotados como critérios: apenas artigos originais, do tipo pesquisa de campo, sem determinação cronológica. As buscas foram feitas nas bases de dados: Lilacs, PubMed, Scielo, Google Acadêmico e Periódicos CAPES, utilizando-se dos seguintes descritores: Transtorno autístico, Atividade Motora, Educação Física e Teste. Dessas buscas realizadas nas bases de dados foi encontrado um total de 3.164 artigos na busca inicial, no qual foram analisados minunciosamente, inicialmente os títulos, resumos, e os textos na integra, assim foram selecionados 06 artigos que preencheram os critérios estabelecidos. Observou-se que as publicações relacionadas aos instrumentos de avaliação do comportamento motor em crianças com transtorno do espectro do autismo ainda é bastante limitada, uma vez que ficou evidente a necessidade de instrumentos que sejam específicos para avaliação do comportamento motor em tal público, já que crianças com transtorno do espectro do autismo podem apresentar dificuldade no que diz respeito ao comportamento motor. Referente à credibilidade dos instrumentos encontrados nos estudos, ficou claro a preocupação dos autores com instrumentos que sejam adequados à população, apesar de existir uma limitação no que tange à construção e validação de instrumentos que se detenham exclusivamente à avaliação do comportamento motor desses indivíduos, visto que são crianças que tem as funções de desenvolvimento afetadas e sua etiologia ainda é pouco conhecida. Nesse sentido ficou evidente a necessidade de estudos que venham abordar instrumentos com tais características e que através das análises e resultados dos mesmos, possam existir maneiras para intervir com tal público, melhorando os déficits existentes nas mesmas.


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SOARES, Angélica Miguel. Avaliação do comportamento motor em crianças com transtorno do espectro do autismo: uma revisão sistemática. Orientador: Profº MSc. Jorge Lopes Cavalcante Neto.2014.32F. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) -Departamento de Ciências Humanas, Campus IV, Universidade do Estado da Bahia, Jacobina, 2014.
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