A influência da mídia no movimento de popularização do MMA na cidade de Jacobina-BA
Data
Autores
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Este estudo tem como objetivo, compreender de que maneira a mídia tem contribuído para o movimento de popularização do MMA na sociedade. Portanto, faz uma análise crítica sobre a relação da mídia com o esporte num contexto que têm como ordem econômico-social, o capitalismo, abordando o processo de transformação do esporte num espetáculo, no sentido de incentivar a mercadorização deste, considerado por muitos estudiosos, um fenômeno sóciocultural de grande relevância no século XXI. Para tanto, o desenvolvimento desta pesquisa envolveu diversos procedimentos metodológicos. Inicialmente, foi feito um levantamento bibliográfico para a viabilização de elementos para a delimitação dos conceitos abordados no primeiro capítulo. Em seguida, buscou-se aproximações com os pressupostos de um estudo de caso, sendo imprescindível a realização de uma pesquisa de campo, cuja investigação foi desenvolvida no Ginásio Municipal de Esportes da cidade de Jacobina-BA, onde ocorreu um evento de Artes Marciais e MMA. A pesquisa envolveu 30 participantes presentes no evento que foram entrevistadas mediante a técnica de aplicação de questionários semi-estruturados. Os dados obtidos foram organizados e analisados através da técnica de análise de conteúdo. Como resultado, verificou-se que a maioria dos entrevistados consome produtos (roupas, acessórios, artigos esportivos e pacotes de canais por assinatura) que fazem alusão ao MMA. Conclui-se, portanto, que o grande envolvimento das pessoas com o MMA se deve ao poder de persuasão das mídias na espetacularização esportiva, através da mercadorização do esporte, mediante as transmissões das lutas nos canais de TV e as campanhas publicitárias, que utilizam o esporte para a venda de produtos e serviços, contribuindo com a sua popularização na cidade de Jacobina - Bahia.