PIBID na capoeira: uma discussão de gênero.

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2015-11-10
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo

Esta pesquisa trata-se de um trabalho de conclusão de curso de graduação, que teve a Capoeira e as relações de Gênero como objeto de estudo. A mesma se deu a partir das atividades de um projeto de intervenção do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) de Educação Física, intitulado PIBID na Capoeira. O grupo de estudo foi composto por 12 pessoas, dentre as quais eram alunos/as do Ensino Médio da Escola parceira do Subprojeto na cidade de Jacobina – BA e outros/as participantes advindas da comunidade externa. A Capoeira foi ministrada como um dos elementos da Cultura Corporal, pautada na abordagem Crítico-Superadora, da Educação Física, com respaldo na pedagogia HistóricoCrítica da Educação e teve aproximação com o referencial materialista histórico e dialético. O objetivo da pesquisa consistiu em compreender de que maneira a abordagem metodológica do projeto PIBID na Capoeira contribuiu para conscientizar os participantes sobre como tem ocorrido às relações de gênero estabelecidas historicamente, na Capoeira. Como delineamento metodológico, utilizamos a pesquisa-ação. O projeto foi desenvolvido no período de setembro de 2014 a janeiro de 2015. Concluímos que as pessoas envolvidas no projeto tiveram a oportunidade de entender como se dá as relações de gênero em sociedade, o porquê da existência do machismo, e como a hierarquia de gênero e a divisão sexual do trabalho contribuem para manutenção das desigualdades e dos vários tipos de opressão e exploração da classe trabalhadora, em detrimento da classe que possuí o poder econômico e político, e qual a relação dessas questões com a Capoeira.


Descrição
Palavras-chave
Citação
MURICY, Jalícia Lima Santos. PIBID na capoeira: uma discussão de gênero. Orientador: Vamberto Ferreira Miranda Filho. 2015. 111f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) -Departamento de Ciências Humanas, Campus IV, Universidade do Estado da Bahia, Jacobina, 2015.
Palavras-chave