A formação de professores(as) de educação física para a educação infantil: uma análise a partir do PIBID UNEB/DCH IV.
Data
Autores
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo geral investigar as contribuições que o PIBID tem proporcionado para a formação das graduandas em Educação Física da UNEB/DCH IV que atuam como bolsistas I.D. no segmento da educação infantil. Para tanto, foi elaborado um estudo bibliográfico sobre as modificações curriculares nos cursos de Educação Física no Brasil nos anos de 1969, 1987 e 2004; uma síntese do Projeto de Implantação do curso de Educação Física da UNEB/DCH IV; e levantamento na literatura sobre a Educação Física e educação infantil. Em seguida foi realizada uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa, do tipo exploratória, na qual o grupo de estudo foi composto por 5 bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência que atuam no segmento da educação infantil através do Subprojeto do PIBID Educação Física Escola como espaço da cultura corporal na cidade de Jacobina-BA. Foi utilizado como técnica de pesquisa a entrevista semiestruturada, com um roteiro composto pelas categorias Formação; Educação Infantil e PIBID. Os dados encontrados foram analisados através da análise de conteúdo. Ficou evidenciado, por meio das entrevistas, que o PIBID vem contribuindo de maneira significativa na formação inicial das bolsistas I.D, tanto para a formação como todo, quanto para futuros trabalhos docentes no âmbito da educação infantil. Além disso, as falas destacaram o aprimoramento com a práxis pedagógica e o estudo de teorias que discutem o desenvolvimento infantil. Foi possível concluir que há a necessidade de incluir no currículo do curso disciplinas que contemplem as nuances da educação infantil, bem como vivenciar os estágios com esse segmento da educação; discutir as políticas de formação do curso, uma vez que os projetos de extensão e o próprio currículo ainda não atendem questões de ordem específicas da localidade; e incentivar os programas de formação, como o PIBID que vem contribuindo de fato, para o preenchimento de algumas lacunas que o curso ainda possui.