Possibilidades pedagógicas do conhecimento slackline nas aulas de educação física escolar no ensino médio.
Data
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O presente estudo teve como objetivo analisar as possibilidades pedagógicas de ensino do conhecimento Slackline nas aulas de Educação Física escolar no Ensino Médio por meio se uma retrospectiva histórica a respeito da Educação Física e seu contexto na educação básica, partindo do pré suposto que o Slackline, previamente classificado como Atividades de Aventura, se configura da mesma maneira que um dos elementos da cultura corporal, a ginástica, no quesito fundamentos, possibilitando ser esse um possível caminho de introdução do conhecimento nas aulas de Educação Física escolar no Ensino Médio. Nesse contexto, realizou-se uma pesquisa de caráter bibliográfico e qualitativo. Os resultados apontam que é possível inserir o conhecimento Slackline às aulas de Educação Física no Ensino Médio considerando que a ginástica possui particularidades semelhantes ao Slackline, e no Ensino Médio, o Slackline pode contribuir na formação do cidadão crítico e autônomo. Portanto, Acredita-se que esse estudo possa contribuir para uma reflexão à cerca do papel da Educação Física no Ensino Médio, contribuir de forma significativa no processo de seleção e introdução de conteúdos diferenciados para aulas de Educação Física escolar no Ensino Médio e apresentar este conhecimento Slackline como uma possibilidade às aulas de Educação Física, partindo do pressuposto de que a Educação Física é um componente curricular na escola, que tem a cultura corporal como elemento fundamental.