Leitura das paisagens de Jacobina - BA como instrumento para a educação: um roteiro de aula de campo.
Data
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Este trabalho tem como objetivo a elaboração de um roteiro para aula de campo de modo a subsidiar os docentes de Jacobina-BAcom as informações necessárias para a utilização da paisagem local no ensino de geografia física. Permite ainda ao professor e aluno interpretar e analisar criticamente o ambiente na intenção de que se construa uma concepção real do lugar. Além de contribuir possivelmente para reflexões acerca das questões socioambientais no município.Esta proposta surge tendo em vista os resultados de pesquisa precedente que apontou a carência de habilidades dos alunos da cidade no que diz respeito à leitura e interpretação dos aspectos básicos das paisagens, e da dificuldade explicitada pelos professores em encontrar materiais didáticos e/ou para consulta correspondentes à paisagem local. O roteiro de aula de campo foi resultado de trabalhos de campo, nos quais foram escolhidos pontos de observação cuja observação pudesse proporcionar o entendimento dos componentes físicos e bióticos da paisagem (geologia, climatologia, geomorfologia, pedologia, hidrografia e biogeografia) e das interações humanas com os mesmos, em uma perspectiva geossistêmica. Foi adotada também uma perspectiva geográfica local, a qual possibilita dialogar simultaneamente com o global e ainda com a teoria e a prática produzindo assim conhecimentos, saberes e experiências que venham contribuir na formação da identidade do indivíduo. Para isso foram aplicados como procedimentos metodológicos os trabalhos de campo, pesquisa e revisão bibliográfica de materiais impressos e em meio digital, relacionados ao estudo, numa abordagem propositiva. Os dados foram analisados à luz de pressupostos teórico/metodológicos geossistêmicos, por entendermos que estes são uma importante ferramenta para o estudo das paisagens.