Dança afro-brasileira como conteúdo nas aulas de Educação Física escolar: uma proposta pedagógica para a Escola Valtenci Rocha Levi.

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2015-11-12
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo

Essa monografia vem ampliar as pesquisas e discussões acerca da dança de matriz africana no espaço escolar. Essa temática vem promovendo inúmeras discussões a respeito dos benefícios físicos e sociais que a dança afro-brasileira promove no alunado, bem como à sociedade como um todo. Utilizamos a abordagem qualitativa tendo como base teórica a pesquisa bibliográfica, tomando como referência alguns textos e artigos. Nesse sentido, o objetivo proposto é o de investigar, por meio de intervenções, as implicações da dança afro-brasileira como conteúdo das aulas de educação física escolar, embasando-se na lei 10.639/03. Trata-se de uma pesquisaação, realizada no período de 13/06 à 12/09/2015, na Escola Valtenci Rocha Levi da cidade de Uibaí-BA. Participam, enquanto sujeitos da pesquisa cerca de 20 alunos na faixa etária entre 13 e 14 anos, entre meninos e meninas, valendo-se como instrumentos para coleta de informações, relatórios de campo e questionários, aplicados antes e após as intervenções. Constatando-se a compreensão dos alunos sobre a cultura afro-brasileira, e a importância da sua inclusão como conteúdo das aulas de Educação Física escolar, sendo este um valioso instrumento de ação pedagógica que podemos utilizar para promover o conhecimento e a valorização da cultura afro-brasileira dentro da escola.


Descrição
Palavras-chave
Citação
SILVA, Geisa Alves da. Dança afro-brasileira como conteúdo nas aulas de Educação Física escolar: uma proposta pedagógica para a Escola Valtenci Rocha Levi. Orientadora: Alexandra da Paixão Damasceno de Amorim. 2015. 77f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) -Departamento de Ciências Humanas, Campus IV, Universidade do Estado da Bahia, Jacobina, 2015.
Palavras-chave