Licenciatura em Teatro - DEDC7
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Submissões Recentes
Agora exibindo 1 - 5 de 5
- ItemA Palhaçaria Feminina no Semiárido Baiano(Universidade do Estado da Bahia, 2022) Oliveira, Vitória Alice da Silva; Assis, Taína deEste trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa sobre palhaças do semiárido baiano que buscam ter um olhar do feminino na cena circense e protagonizar a mulher na palhaçaria. Trata se de uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. É uma pesquisa exploratória por meio de estudo de caso, para tanto foram selecionadas algumas palhaças da cidade de Senhor do Bonfim, Bahia, e a partir de entrevistas realizadas com elas, desenvolvo discussões sobre a estética sertaneja, a valorização da cultura da região e reflexões sobre o papel da mulher na palhaçaria. Para tal, faço um panorama da história da palhaçaria e como a presença da mulher surge nesse contexto. O texto ainda discorre sobre a dramaturgia feminina na palhaçaria e atividades artísticas na cidade do Senhor do Bonfim, e por fim, as mulheres atuantes na palhaçaria do território e sua forma própria de ser palhaça. Para a contextualização desses temas, utilizei como referências bibliográficas Silva (2018), Silva (2010), Silva (2007), Silva (2008), Burke (1989), Castro (2005), Bolognesi (2003), Castro (2019), Rémy (2016), Reis (2013), Bahktin (1987), Cardoso (2018), Saavedra (2011), Nascimento (2014), Santos (2014), Dias (2022) e Laborda (2010). Como resultado, podemos notar a importância de protagonizar mulheres na cena circense, assim como ocupar feiras, praças, trazendo um diferencial à arte. É um incentivo para que homens e mulheres encontrem em suas artes um espaço para preservar suas raízes histórico-cultural.
- ItemA Mala Pandora Apresenta: Mugiganga, Uma Esperança!(Universidade do Estado da Bahia, 2023) Rocha, Luana Coelho; Silva, Reginaldo Carvalho daO trabalho reflete o desenvolvimento do processo criativo do espetáculo A mala Pandora apresenta: Mugiganga, uma esperança! Através da análise do Diário de Bordo, busco elucidar como se deu o desenvolvimento e a construção da concepção textual e cênica, que a cada apresentação foi se tornando mais complexa. Essa complexidade é lida como sinônimo de diversidade, e esta, vem a partir do diálogo com a travestilidade, com a negritude, com a palhaçada, com as artes do circo, com o ritual, com a magia, com a dança e com a música. Seu roteiro, todo musicado, traz as vozes de Renata Rosa (2008), Liniker (2019) (2021), Linn da Quebrada (2019), Santina (2018), Urias (2022) e Gloria Groove (2022). Resultando assim na produção e criação de uma personagem Palhaça e Drag Queen Mugiganga, que acompanhada da mala Pandora, apresenta um espetáculo que fala sobre a vivência Travestigenere e Preta em relação ao afeto e aos sonhos, evocando autores como Barbosa (2016), Bolognesi (2003) e Nascimento (2021).
- ItemMemorial: Entrelaçando Narrativas, Experiências com o Teatro e as Transformações de Si(Universidade do Estado da Bahia, 2024) Souza, Fabiano Silva; Oliveira , Érica de SouzaEste Trabalho de Conclusão de Curso é uma escrita memorialística de meu percurso e trajetória enquanto sujeito nordestino graduando no curso de Licenciatura em Teatro. Esta pesquisa memorialística que ora apresento, é um mistério de nostalgias que tem como objetivo principal responder a uma questão que me intrigou desde o início da minha trajetória de vida, até a formação acadêmica: Quais motivos que levam um homem do interior da Bahia no Território de Identidade Piemonte Norte do Itapicuru na Cidade de Ponto Novo - Ba, escolher ser um Artista e Professor de Teatro a partir de um Curso Universitário em Licenciatura em Teatro? A partir da minha trajetória pessoal e acadêmica, foi possível perceber a importância do processo transformador da Arte Educação. Para fazer alguns anexos e responder à pergunta que me impulsionou cada dia mais querer ser Professor de Teatro e Artista. A metodologia da pesquisa será autobibliográfica e tomarei por base o arcabouço teórico, Halbwachs (2002), Josso (2007), Barbosa (2014), Paulo Freire (2018), dentre outros autores pertinentes ao tema que dão a sustentação teórica para a pesquisa memorialística e que colaboram para repensar o meu processo formativo.
- ItemTeatro em Araci: Narrativas e Trajetória dos Grupos Locais(Universidade do Estado da Bahia, 2024) Santos , Adson Cleisson Nascimento; Faria , Karina Andréa da SilvaEste artigo analisa a trajetória do teatro em Araci, cidade localizada no semiárido baiano, desde a década de 1940 até os dias atuais. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas e referências bibliográficas, destacando os grupos teatrais locais e iniciativas que contribuíram para o desenvolvimento dessa expressão artística na cidade. O estudo evidencia o papel desses grupos como por exemplo: Gruta, Raízes, Esquadrão Jovem e Companhia Icaraso de teatro, da presença de Maria de Ascenção Itaparica e da Pastoral da juventude na preservação da identidade local, na promoção do diálogo intercultural e na formação artística e cidadã. Para realizar essa pesquisa eu uso as referências de Sofiati (2004), Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (2007), Hansted (2013), Garcez (2014), Lima (2014), Carreira, Silva (2019) Nery, Carvalho, Pinheiro, (2023).
- ItemTecendo vivências, alinhavando memórias : narrativas do processo formativo enquanto professora de teatro(Universidade do Estado da Bahia, 2024) Santos, Bianca Batista dos; Soares, Taína AssisO presente memorial tem como objetivo descrever, de forma objetiva e sucinta, minha trajetória acadêmica e os desafios enfrentados durante o Curso de Licenciatura em Teatro. Seguindo uma linha de pesquisa de caráter autobiográfico, o trabalho visa compreender como minha experiência enquanto corpo afrodiaspórico contribui para a formação de minha identidade como professora de teatro. Partindo do princípio de que o teatro foi a minha válvula de escape para não sucumbir a uma realidade sem perspectivas, baseio minhas reflexões na obra de Freire (1996), Passeggi (2011) e Ribeiro (2019), que oferecem subsídios teóricos importantes para esta escrita