Licenciatura em Teatro - DEDC7
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- ItemTeatro, Lembrança e Educação: A Memória Afetiva como Criadora de Novas Realidades em Andorinha(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-19) Silva, Odson Herick Reis da; Oliveira, Érica; Oliveira, ÉricaO processo de memórias coletivas e individuais pode servir de suporte para construções e manutenções de processos, artísticos e educacionais. Essas memórias, movidas pelos campos da afetividade, impulsionam novas histórias, nomes e movimentos artísticos, eexplicam contextos históricos de um lugar, de pessoas. E essas mesmas experiências, atreladas a educação, constroem potencialidades teatrais. Estudar e registrar essa conjuntura, ajuda em novos olhares mais ricos sobre o tema desejado, - O presente artigo analisará essas construções movidas pela memória na cidade de Andorinha, localizada no centro-norte da Bahia, no semiárido baiano, usando como referência lembranças pessoais e coletivas andorinhenses, numa linha temporal, que parte do surgimento da cidade em 1989, até o meu ingresso na Licenciatura em Teatro da UNEB (Universidade do Estado da Bahia), em 2019, e os frutos dessas lembranças em meu processo de formação teatral. Com base nas leituras teóricas deFreire (1987), Fischer (2002), Halbwachs (2006), Ki-Zerbo (2010), Ferraz (2014), e Martins (2021), e por meio de entrevistas e informações da oralidade repassadas entre as gerações, para estudar os grupos e resultados cênicos e educacionais criados a partir dessas memórias.
- ItemA Dimensão Terapêutica dos Jogos Dramáticos e Teatrais no Ensino do Teatro(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-19) Lima, Rodrigo Santos de; Soares, Taína Assis; Mota, Jones Oliveira; Lemos, TaianaEste artigo pretende apresentar os Jogos Teatrais e Dramáticos enquanto possibilidades para a promoção do bem – estar, destacando seu potencial pedagógico, estético e terapêutico. Pedagogicamente, promovem habilidades sociais, criatividade e pensamento crítico. Esteticamente, incentivamos a expressividade artística e a percepção sensível. Terapêuticamente, criar um espaço seguro para a expressão emocional, o autoconhecimento e o fortalecimento da autoestima, além de promoverem o bem-estar por meio da interação em grupo e da ressignificação de experiências pessoais. Essas práticas permitem a expressão emocional, o autoconhecimento e a melhoria nas relações interpessoais, que se caracterizam enquanto aspectos essenciais para o bem-estar. Essa afirmação tem lugar justamente nas práticas docentes vivenciadas durante o processo de graduação na Licenciatura em Teatro, trazidas ao texto em momentos pontuais sob a forma de exemplos. A pesquisa adota uma abordagem bibliográfica e qualitativa, reunindo as contribuições de três autores centrais: Augusto Boal (1996), Viola Spolin (2010) e Jacob Levy Moreno (2014). Os resultados presentes aqui apontam que essas práticas criam um ambiente seguro e criativo para a exploração de emoções e conflitos internos, favorecendo o autoconhecimento e a construção de vínculos interpessoais. Além disso, os Jogos Teatrais e Dramáticos se mostraram eficazes na promoção do bem-estar, revelando-se abordagens inclusivas e acessíveis para diversos públicos. Este estudo reafirma a relevância do Teatro como um campo interdisciplinar que une arte, educação e saúde, contribuindo para o desenvolvimento humano e para a reflexão sobre novas possibilidades de autocuidado.
- ItemA Palhaçaria Feminina no Semiárido Baiano(Universidade do Estado da Bahia, 2022) Oliveira, Vitória Alice da Silva; Assis, Taína deEste trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa sobre palhaças do semiárido baiano que buscam ter um olhar do feminino na cena circense e protagonizar a mulher na palhaçaria. Trata se de uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. É uma pesquisa exploratória por meio de estudo de caso, para tanto foram selecionadas algumas palhaças da cidade de Senhor do Bonfim, Bahia, e a partir de entrevistas realizadas com elas, desenvolvo discussões sobre a estética sertaneja, a valorização da cultura da região e reflexões sobre o papel da mulher na palhaçaria. Para tal, faço um panorama da história da palhaçaria e como a presença da mulher surge nesse contexto. O texto ainda discorre sobre a dramaturgia feminina na palhaçaria e atividades artísticas na cidade do Senhor do Bonfim, e por fim, as mulheres atuantes na palhaçaria do território e sua forma própria de ser palhaça. Para a contextualização desses temas, utilizei como referências bibliográficas Silva (2018), Silva (2010), Silva (2007), Silva (2008), Burke (1989), Castro (2005), Bolognesi (2003), Castro (2019), Rémy (2016), Reis (2013), Bahktin (1987), Cardoso (2018), Saavedra (2011), Nascimento (2014), Santos (2014), Dias (2022) e Laborda (2010). Como resultado, podemos notar a importância de protagonizar mulheres na cena circense, assim como ocupar feiras, praças, trazendo um diferencial à arte. É um incentivo para que homens e mulheres encontrem em suas artes um espaço para preservar suas raízes histórico-cultural.
- ItemA Mala Pandora Apresenta: Mugiganga, Uma Esperança!(Universidade do Estado da Bahia, 2023) Rocha, Luana Coelho; Silva, Reginaldo Carvalho daO trabalho reflete o desenvolvimento do processo criativo do espetáculo A mala Pandora apresenta: Mugiganga, uma esperança! Através da análise do Diário de Bordo, busco elucidar como se deu o desenvolvimento e a construção da concepção textual e cênica, que a cada apresentação foi se tornando mais complexa. Essa complexidade é lida como sinônimo de diversidade, e esta, vem a partir do diálogo com a travestilidade, com a negritude, com a palhaçada, com as artes do circo, com o ritual, com a magia, com a dança e com a música. Seu roteiro, todo musicado, traz as vozes de Renata Rosa (2008), Liniker (2019) (2021), Linn da Quebrada (2019), Santina (2018), Urias (2022) e Gloria Groove (2022). Resultando assim na produção e criação de uma personagem Palhaça e Drag Queen Mugiganga, que acompanhada da mala Pandora, apresenta um espetáculo que fala sobre a vivência Travestigenere e Preta em relação ao afeto e aos sonhos, evocando autores como Barbosa (2016), Bolognesi (2003) e Nascimento (2021).
- ItemMemorial: Entrelaçando Narrativas, Experiências com o Teatro e as Transformações de Si(Universidade do Estado da Bahia, 2024) Souza, Fabiano Silva; Oliveira , Érica de SouzaEste Trabalho de Conclusão de Curso é uma escrita memorialística de meu percurso e trajetória enquanto sujeito nordestino graduando no curso de Licenciatura em Teatro. Esta pesquisa memorialística que ora apresento, é um mistério de nostalgias que tem como objetivo principal responder a uma questão que me intrigou desde o início da minha trajetória de vida, até a formação acadêmica: Quais motivos que levam um homem do interior da Bahia no Território de Identidade Piemonte Norte do Itapicuru na Cidade de Ponto Novo - Ba, escolher ser um Artista e Professor de Teatro a partir de um Curso Universitário em Licenciatura em Teatro? A partir da minha trajetória pessoal e acadêmica, foi possível perceber a importância do processo transformador da Arte Educação. Para fazer alguns anexos e responder à pergunta que me impulsionou cada dia mais querer ser Professor de Teatro e Artista. A metodologia da pesquisa será autobibliográfica e tomarei por base o arcabouço teórico, Halbwachs (2002), Josso (2007), Barbosa (2014), Paulo Freire (2018), dentre outros autores pertinentes ao tema que dão a sustentação teórica para a pesquisa memorialística e que colaboram para repensar o meu processo formativo.