Licenciatura em Ciências Biologicas - DCET2

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    A importância dos componentes curriculares de estágios supervisionados no curso de licenciatura em ciências biológicas.
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-12) Silva, Lucas Vicente da; Queiroz, Magnólia Silva; Almeida , Gracineide Selma Santos de; Santos, Genário dos
    O Estágio Supervisionado nos cursos de licenciatura é uma etapa fundamental na formação de futuros professores, pois integra teoria e prática, preparando os graduandos para os desafios da profissão. Durante o estágio, os estudantes vivenciam o ambiente escolar, desenvolvem competências pedagógicas e aprimoram habilidades de observação, participação e regência de turma, para refletir sobre a dinâmica escolar, em especial à docência e construção da identidade docente. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), Lei nº 9394/96 estabelece que o estágio deve incluir atividades como observação, pesquisa, planejamento, execução e avaliação de práticas pedagógicas, alinhando os conhecimentos teóricos à instrução prática. Esta pesquisa tem como objetivo ressaltar a importância do Estágio Supervisionado na formação inicial de professores e seu papel na construção da identidade docente. A pesquisa refere-se a uma pesquisa qualitativa, do tipo revisão bibliográfica tendo como objeto de estudo o Estágio Supervisionado. A pesquisa foi realizada por meio plataforma Google Acadêmico com finalidade de extrair artigos relacionados com o tema em questão. Os descritores utilizados para a busca se constituíram na associação: estágio supervisionado + ciências biológicas + identidade docente, eliminando assim artigos que não abordassem o tema. Desta forma foram analisados 15 artigos publicados no período de tempo de 2014 a 2024. Neste contexto os resultados apresentam que a experiência vivenciada no Estágio Supervisionado é um pilar indispensável na formação inicial de professores, pois aprimoram suas habilidades e adquirem conhecimentos essenciais para a atuação profissional, para além de adquirir experiências e habilidades pedagógicas e identidade docente.
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    A Tribo Dalbergieae (leguminosae: papilionoideae) em áreas de caatinga da ecorregião raso da Catarina, Bahia, Brasil.
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-11) Santos, Sara Sales; Conceição, Adilva de Souza; Romão, Marcos Vinicius Varjão; Bezerra, Diogo Silva
    A família Leguminosae engloba cerca de 760 gêneros e 19.581 espécies distribuídas em quase todas as regiões do mundo. A tribo Dalbergieae possui cerca de 46 gêneros e 1.367 espécies, abrangendo regiões da América, África, Ásia e Oceania. Com cinco gêneros possuindo distribuição Pantropical. No Brasil, Dalbergieae está representada por 20 gêneros e 380 espécies. Das quais 19 gêneros e 161 espécies estão catalogadas para a Bahia, e no bioma Caatinga com cerca 16 gêneros e 112 espécies. Diante desse contexto foi realizado o levantamento florístico da tribo Dalbergieae ocorrentes em áreas de Caatinga da Ecorregião Raso da Catarina (porção Sul), como objetivo de contribuir para o conhecimento das espécies vegetais das caatingas baianas, visando fornecer subsídios científicos para conservação e preservação da flora das caatingas baianas, bem como contribuir na formação de recursos humanos qualificados na área de Sistemática Vegetal. Foram realizadas coletas do material fértil. Identificação e descrição com base em consultas em bibliografias especializadas, análises do material em estereoscópio e também a elaboração de chave de identificação para as espécies da tribo Dalbergieae ocorrentes na área de estudo. A tribo está representada para as áreas de Caatinga da Ecorregião do raso da Catarina por cinco gêneros e oito espécies: Aeschynomene evenia C.Wright & Sauvalle var. evenia, Ctenodon viscidulus (Michx.) D.B.O.S.Cardoso & A.Delgado, Nissolia vincentina (Ker Gawl.) T.M.Moura & Fort.-Perez, Stylosanthes guianensis (Aubl.) Sw., Stylosanthes humilis Kunth, Zornia brasiliensis Vogel, Zornia latifolia Sm. e Zornia leptophylla (Benth.) Pittier.
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    Levantamento florístico da família Melastomataceae Juss. para o litoral norte, Bahia, Brasil
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-11) Costa, Marcos Vinícius Ferreira; Almeida, Gracineide Selma Santos de; Almeida, Gracineide Selma Santos de; Lima, Luciene Cristina Lima e; Bezerra, Diogo Silva
    Melastomataceae conta, atualmente, com 177 gêneros e cerca de 5,858 espécies, em sua maioria em regiões tropicais do globo, com destaque para uma maior riqueza nos Neotrópicos, com 88 gêneros e cerca de 3,700 espécies possuindo aproximadamente 384 nomes aceitos para o Nordeste e 329 para o estado da Bahia. Este estudo aborda a distribuição e a diversidade da família Melastomataceae na região de identidade do litoral norte e agreste baiano, uma área caracterizada por uma ampla variedade de relevo, clima e vegetação. A área de estudos compreende o território de identidade Litoral Norte localizado na Bahia que abrange vinte municípios. No período de setembro de 2022 a agosto de 2023, foram realizadas duas coletas mensais. O material foi herborizado e submetido à análise no (HUNEB) Herbário da Universidade do Estado da Bahia - Campus II. Os resultados da pesquisa, baseados em atividades de campo, revelaram uma mudança notável no panorama das ocorrências da família Melastomataceae na região, com a lista de localidades onde a família foi identificada dobrando em relação aos registros anteriores sendo referidas para a área de estudos 16 espécies distribuídas em quatro gêneros. O gênero Miconia destacou-se como o mais representativo, abrangendo oito espécies, enquanto Clidemia hirta D. Don foi a espécie mais amplamente distribuída, registrada na maioria dos municípios analisados. Por outro lado, o gênero Pleroma foi o menos representado, abrigando apenas uma espécie. Para as espécies coletadas no estudo foram realizadas descrições detalhadas, ilustrações e informações sobre a distribuição geográfica, contribuindo para um melhor entendimento da biodiversidade na Bahia.
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    Uso de modelos didáticos de biscuit no ensino de parasitologia: reflexões acerca dos processos de ensino e de aprendizagem.
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-04) Souza, Luan Santos; Santos, Genário dos; Santana, Edson Braz; Queiroz, Magnólia Silva
    O ensino das ciências no Ensino Fundamental e Médio é desafiador à medida em que é necessário contextualização e construção de sentidos da aprendizagem de acordo com a realidade dos estudantes, assim como na promoção de aulas práticas e experimentais. Sobre essa perspectiva, esta pesquisa qualitativa e monográfica, teve como objetivo principal compreender e demostrar a eficácia da utilização do modelo didático com biscuit nos processos de ensino e de aprendizagem sobre parasitas em duas turmas do 7º ano do Ensino Fundamental II, no componente curricular de Ciências em uma unidade de ensino no município de Alagoinhas, Bahia. As aulas ministradas tiveram como conteúdos os ciclos de parasitologia das doenças Esquistossomose, Chagas e Teníase. Como metodologia, foram feitas as revisões de literatura como base em artigos indexados no SciELO.Org e em livros sobre a temática. As aulas teóricas e práticas foram ministradas e avaliadas pelos estudantes por meio de questionários, através do qual, foi possível diagnosticar e analisar o aprendizado adquirido após as aulas. Como resultados, foi possível compreender que o uso de metodologias lúdicas e práticas é um importante aliado no processo do ensino e da aprendizagem de Ciências e/ou quaisquer outra área do conhecimento e que quando o ambiente da sala de aula proporciona ao estudantes elementos para que possam protagonizar seu conhecimento, há maiores possibilidades e estímulos para a construção de aprendizagens com mais qualidade e significado para o aprendiz.
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    A contribuição do PIBID para a formação profissional.
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-12) Araújo, Priscila Ferreira Cavalcante; Queiroz, Magnólia Silva; Matos, Fabiana Aguiar de; Almeida, Gracineide Selma Santos de
    O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma política pública de incentivo à docência, que contribui para formação inicial dos futuros professores, pois promove aos discentes dos cursos de licenciaturas uma aproximação com a prática docente dentro de escolas públicas, incentivando assim, a carreira docente. Como também, estabelece uma relação entre os envolvidos, ou seja, universidade, escola e comunidade, vinculando prática e reflexão a um ensinamento contextualizado. O presente trabalho tem como objetivo identificar a importância do PIBID para formação profissional docente, por meio das ações proporcionadas pelo programa nos cursos de licenciaturas. Bem como, listar os benefícios gerados pelo programa, que contribuem no processo de ensino-aprendizagem do futuro educador. Ações essas que elevam tanto o nível do programa quanto enaltecem a qualificação da formação. A pesquisa em questão constitui-se de uma abordagem de caráter investigativa, tratando-se de uma revisão bibliográfica de cunho qualitativo. Dessa forma, a metodologia aplicada deu-se por meio de pesquisas no Google Acadêmico em busca de materiais referentes ao tema em estudo, utilizando os seguintes descritores: docência, PIBID, formação inicial, formação de professores, formação profissional, fazendo as seguintes associações: PIBID + formação profissional; PIBID + formação inicial + formação profissional; formação docente + PIBID + formação profissional, eliminando assim, trabalhos que não abordassem a temática em estudo, deste modo, foram realizadas análise de 19 artigos, expostos no período de 2012 à 2023. Estabelecendo um intervalo de tempo abrangendo trabalhos publicados nos últimos 11 anos, com a finalidade de extrair dados baseando-se no objeto de estudo em questão. Nessa perspectiva, os resultados apontaram que o PIBID tem se mostrado como política pública de formação docente e profissional fundamental, não apenas no que diz respeito à formação de estudantes de graduação através da possibilidade de vivenciar práticas reflexivas sobre a própria ação. Promove a iniciação à docência, dos estudantes de nível superior dos cursos de licenciaturas, contribuindo assim, para seu aperfeiçoamento, bem como, no avanço na qualidade da educação pública brasileira. O PIBID tem se mostrado eficaz na promoção de uma formação mais sólida e prática para os estudantes de graduação que desejam seguir carreiras na docência. Conclui-se que o programa traz benefícios aos demais atores envolvidos nesse processo: as escolas públicas participantes, os supervisores e professores das IES, sobretudo, porque suscita um diálogo sobre a formação.