Licenciatura em Ciências Biologicas - DCET2
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- ItemPeixes marinhos perigosos?(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-29) Teles, Carla Sthefany Barroso; Santana, Iramaia de; Sales, Maria josé Dias; Miranda, Mariana PintoOs elasmobrânquios, conhecidos como os tubarões, cações e arraias, pertencem ao grupo dos peixes cartilaginosos, e desempenham um papel crucial no equilíbrio dos ecossistemas marinhos. Este trabalho atualiza os ditos sobre os tubarões, cações e arraias, focada na descrição de percepções e sentimentos a respeito dos elasmobrânquios e sua relação com a seu status de conservação. Por meio de elementos da Análise do Discurso de publicações online, foram identificados os principais sentidos atribuídos a esses animais e aferido o conhecimento relativo ao grupo. O Google Pesquisa foi a base de dados para a revisão de escopo sobre perigo e acidentes relacionados aos elasmobrânquios, que foram processados com o auxílio do software ATLAS.ti, resultando que o discurso da mídia e da ciência são os mais frequentes (27%), seguido pelo discurso governamental (15%) e da educação (5%). A mídia, em geral, reforça uma imagem negativa dos elasmobrânquios, associando-os ao perigo, sobretudo em relação a ataques, mas também destaca fontes de ameaças à conservação dos elasmobrânquios. O discurso científico, por sua vez, propõe estratégias de conservação para os elasmobrânquios e detecta ameaças à sua conservação. Já os discursos governamentais falam sobre as ameaças humanas à conservação enquanto recursos pesqueiros, e sobre suas estratégias de legislar para garantir a rentabilidade econômica a partir dos peixes cartilaginosos e estratégias de prevenção de acidentes. O campo educacional, apareceu em páginas web voltados ao ensino e pré-vestibulares. Paralelamente, foi realizada uma pesquisa de opinião com ênfase na percepção-sentimento sobre tubarões, cações e arraias, por meio de formulário eletrônico e enquetes no Instagram. Apesar da familiaridade com o consumo de peixes e especificamente de elasmobrânquios, o público respondente percebe os tubarões como um grupo perigoso e ameaçador aos seres humanos, recalcando o medo simbólico a este grupo, ainda que entendam como se dá o risco de acidentes com elasmobrânquios de um modo geral. Ademais, reconhece a importância da conservação e associa a extinção desses animais à destruição do habitat, pesca predatória e mudanças climáticas. Como parte de uma proposta de divulgação científica, com vistas ao papel da Universidade como contribuinte à construção de conhecimento de qualidade, foi desenvolvido um guia imagético de identificação de cações e arraias da região para científicos e curiosos pelo mar. O material é voltado para o público geral e apresenta ilustrações e informações morfoecológicas acessíveis, com o objetivo de incentivar o reconhecimento e a valorização desses animais marinhos. Conclui-se que os discursos analisados influenciam diretamente a percepção pública, muitas vezes marcada pelo medo e pela desinformação e que as iniciativas de divulgação científica, como o guia ilustrado, mostram-se essenciais para a educação ambiental, promovendo o conhecimento e a conservação dos elasmobrânquios.
- ItemDo voo à educação: representações de aves em livros didáticos(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-22) Cruz, Lucas Santana Gomes dos Reis; Santos, Genário dos; Barreto, Antonio Geraldo da Silva Sá; Queiroz, Magnólia SilvaO Brasil é um dos países com maior biodiversidade de aves do mundo e a distribuição de espécies residentes é mais concentrada na Amazônia e na Mata Atlântica. O estudo das aves é um dos conteúdos previstos no sistema de educação brasileira para serem ministrados nos componentes curriculares de Ciências na Etapa do Ensino Fundamental e Biologia na Etapa do Ensino Médio. Preponderante, o conteúdo é ensinado fazendo uso do livro didático. Neste viés, esta pesquisa qualitativa, descritiva e documental, tem por objetivo analisar de que maneira o conteúdo sobre as aves tem sido abordado nos livros didáticos (LDs) de Biologia, aprovados pela PNLD e escolhidos por professores da Educação Básica no município de Catu, na Bahia. As obras selecionadas, no mês de outubro de 2024, são do mesmo ano (2024) e as análises foram feitas com base na “Análise de Conteúdo" na modalidade “Análise Temática” composta de três etapas: pré-análise; exploração do material e tratamento de resultados obtidos e interpretação. Sobre a existência do conteúdo “aves”, três dos quatro LDs apresentam, são eles: LD1; LD3 e LD4. Apenas no LD2 não contém o conteúdo. Nos três LDs foram encontradas ilustrações e esquemas em tamanhos distintos, e cores diferenciadas em cada representação esquemática. Duas ilustrações de aves não estão acompanhadas do nome científico e há erros relacionados ao nome popular e científico de aves. Ao analisar os LDs, encontramos apenas um único tipo de abordagem - Biológica, Zoológica ou Evolutiva. Os LDs observados concentram esforços em descrever os conteúdos, com isso, deixam de lado abordagens: ecológica e ambiental; sociocultural ou simbólica; investigativa; lúdica e motivacional; interdisciplinar. Diante dessas fragilidades, fica comprovado neste estudo que os LDs ainda precisam ser muito mais aperfeiçoados para contribuir melhor no processo de ensino-aprendizagem. De modo geral, os LDs observados concentram esforços em descrever os conteúdos, com isso, deixa de lado tipos de abordagem: ecológica e ambiental; sociocultural ou simbólica; investigativa; lúdica e motivacional; interdisciplinar.
- ItemAnais da IX semana de Ciências Biológicas da UNEB, Campus II(Universidade do Estado da Bahia, ) Conceição, Eltamara Souza daA Semana de Ciências Biológicas do Campus II da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), já reconhecida como SEMCBIO, é um evento científico anual que ocorre no formato de simpósio, cujo público-alvo principal são graduandos e pós-graduandos de Ciências Biológicas e áreas afins. O evento é promovido por estudantes de graduação sob direção do Diretório Acadêmico de Biologia, do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Departamento de Ciências Exatas e da Terra da UNEB. Excepcionalmente, entre os anos de 2020 e 2022, face a pandemia causada pelo SARSCOV- 19, os eventos foram realizados em formato remoto, transmitido pelo canal oficial do Youtube da SEMCBIO e organizado no ambiente interno da plataforma para atividades online da Universidade, o Microsoft Teams. Durante estas três edições, o evento aumentou exponencialmente sua visibilidade em todo país, inclusive no exterior, atingindo estudantes e profissionais de outros estados, de diferentes instituições, públicas e privadas, além de discentes da educação básica. “Tecnociência: A Serviço da Saúde e do Bem-Estar Social” é o tema da nona edição da SEMCBIO, que ocorreu no formato presencial, e através desse tema se buscou tratar da integração entre ciência e tecnologia, promovendo incentivo ao conhecimento, às inovações e aos cuidados essenciais do corpo e da mente, valorizando o papel dos serviços de saúde frente a comunidade. A programação abrange uma ampla gama de atividades, afim de promover reflexão crítica e diálogo construtivo. Os participantes contaram com palestras, mesa-redondas, apresentação de trabalhos, atividades artísticas, minicursos e oficinas, além de concurso de fotografias, testagem de IST’s e vacinação. Buscando-se obter maior alcance de suas ações, através de implementação de medidas cada vez mais inclusivas de atendimento à comunidade acadêmica e externa.
- ItemAutoetnografia na reflexão do processo formativo e do fazer pedagógico no contexto da educação básica(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-04) Santos, Luciene de Jesus dos; Santos, Genário dos; Coelho, Alexa Araújo de Oliveira Paes; Almeida, Gracineide Selma Santos deA autoetnografia é uma narrativa poderosa e relevante para explorar os processos formativos dos profissionais da educação pautado no exercício da ação-reflexão-ação a partir do histórico de vida do sujeito. O objetivo desta pesquisa de conclusão de curso foi descrever de modo autoetnográfico, minha trajetória formativa na área da docência a fim de analisar e compreender as vivências pedagógicas atuais, os desafios e as transformações ocorridas no fazer da educação básica. Para tanto, o percurso metodológico adotado a escrita e a análise autoetnografica. Para aprofundamento teórico, fez-se uso de artigos indexados na base Scielo.Org. Como discussão, o texto está dividido em quatro capítulos: o primeiro, apresenta as considerações acerca da minha formação docente destacando os desafios e as experiências exitosas ao longo da caminhada; o segundo, discorre sobre os caminhos formativos na educação básica e traz vivências que tive durante o período formativo e as contratações temporárias de trabalho, fazendo links com as demandas e recortes teóricos e práticos apreendidos na universidade; o terceiro, apresenta os caminhos formativos no ensino superior destacando a importância da boa formação para o exercício da docência; e por fim, o quarto, narra os caminhos e vivências formativas em ambientes de trabalho na educação básica. Tendo como conclusão que a experiência universitária foi imprescindível para a construção da identidade profissional e pessoal, ampliando a minha visão de mundo, de ensino, de escola, de sociedade e de vida.
- ItemA importância dos componentes curriculares de estágios supervisionados no curso de licenciatura em ciências biológicas.(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-12) Silva, Lucas Vicente da; Queiroz, Magnólia Silva; Almeida , Gracineide Selma Santos de; Santos, Genário dosO Estágio Supervisionado nos cursos de licenciatura é uma etapa fundamental na formação de futuros professores, pois integra teoria e prática, preparando os graduandos para os desafios da profissão. Durante o estágio, os estudantes vivenciam o ambiente escolar, desenvolvem competências pedagógicas e aprimoram habilidades de observação, participação e regência de turma, para refletir sobre a dinâmica escolar, em especial à docência e construção da identidade docente. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), Lei nº 9394/96 estabelece que o estágio deve incluir atividades como observação, pesquisa, planejamento, execução e avaliação de práticas pedagógicas, alinhando os conhecimentos teóricos à instrução prática. Esta pesquisa tem como objetivo ressaltar a importância do Estágio Supervisionado na formação inicial de professores e seu papel na construção da identidade docente. A pesquisa refere-se a uma pesquisa qualitativa, do tipo revisão bibliográfica tendo como objeto de estudo o Estágio Supervisionado. A pesquisa foi realizada por meio plataforma Google Acadêmico com finalidade de extrair artigos relacionados com o tema em questão. Os descritores utilizados para a busca se constituíram na associação: estágio supervisionado + ciências biológicas + identidade docente, eliminando assim artigos que não abordassem o tema. Desta forma foram analisados 15 artigos publicados no período de tempo de 2014 a 2024. Neste contexto os resultados apresentam que a experiência vivenciada no Estágio Supervisionado é um pilar indispensável na formação inicial de professores, pois aprimoram suas habilidades e adquirem conhecimentos essenciais para a atuação profissional, para além de adquirir experiências e habilidades pedagógicas e identidade docente.