Licenciatura em Ciências Biologicas - DCET2
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Ciências Biologicas - DCET2 por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 24
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAnais [da] VI Semana de Ciências Biológicas - SEMCBIO. (O papel das Ciências Biológicas frente ao negacionismo científico)(2021-11-16) Grave, Caique Ferreira
- ItemAnais[da] VIII Semana de Ciências biológicas da UNEB, Campus II Seu saber muito me interessa: ciências e saberes tradicionais(Universidade do Estado da Bahia, 2023-09-19) Conceição, Eltamara Souza daA Universidade do Estado da Bahia, sendo uma instituição de ensino superior, tem por definição legal, em função de sua configuração e institucional multicampi, a finalidade de “promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humidade e comunicar o saber através do ensino ou de outras formas de comunicação” (BRASIL, 1988, Art. 43). Dessa forma, dá continuidade ao desenvolvimento de atividades de promoção e divulgação do conhecimento, servindo de incentivo, formação e assistência à comunidade discente. Em sua oitava edição, honrosamente retornando ao formato presencial, a VIII SEMCBIO terá como temática “Seu saber muito me interessa: Ciências e Saberes Tradicionais”. Os participantes contarão com uma programação composta por palestras, mesas-redondas, minicursos e oficinas. Desse modo, a Comissão organizadora do evento é formada por integrantes do Diretório Acadêmico do Curso de Biologia ainda com o recrutamento de estudantes do curso para fazer parte da equipe com a supervisão de professores.
- ItemAnálise do conteúdo de Botânica nos livros didáticos do novo Ensino Médio(Universidade do Estado da Bahia, 2024-10-07) Santos, Elizianne Ribeiro dos; Queiroz, Magnólia Silva; Almeida, Gracineide S. S. de; Matos, Fabiana Aguiar deO livro didático é uma ferramenta pedagógica importante para o ensino aprendizagem e, em muitos casos, é a única fonte de trabalho impresso utilizada pelos professores e estudantes nas escolas da rede pública de ensino. Com a reforma do Novo Ensino Médio, os livros passaram por modificações na abordagem dos conteúdos e, por isso, é imprescindível saber como o conteúdo de Botânica é apresentado nos livros de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, já que as plantas são essenciais para manutenção da vida no Planeta; é por meio dos estudos e pesquisas sobre elas que inúmeras descobertas científicas são realizadas, colaborando consideravelmente para a civilização humana. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo analisar como o conteúdo Histologia e Morfologia das Angiospermas é abordado em três coleções de livros didáticos do Novo Ensino Médio. Para essa pesquisa, foram analisadas a presença e a abordagem do conteúdo Histologia e Morfologia das Angiospermas em dezoito volumes de três coleções de livros aprovados no PNLD 2021. A pesquisa teve caráter qualitativo do tipo descritivo e a execução deu-se pela análise de conteúdo em três fases: pré - análise, inferência e interpretação dos resultados. Nessa perspectiva, observou-se que, dos dezoito volumes analisados, somente três continham o tema em questão, além de que as coleções de LD do Novo Ensino Médio passaram por uma grande mudança, com diminuição no número de páginas, reduzindo o volume de conteúdo, imagens e exercícios dedicados à área de Biologia e, principalmente, à temática das Angiospermas.
- ItemAnálise toxicológica e antimicrorbiana do extrato das sementes de Genipa americana L. (JENIPAPO)(Universidade do Estado da Bahia, 2023-02-28) Santos , Danielle Conceição; Marques, Edson de Jesus; Vale, Vera Lucia Costa; Almeida , Gracineide Selma S. deNas prateleiras de supermercados, na feira e dentro de casa, sempre nos deparamos com vegetais, legumes e frutas no nosso dia a dia. Sabe-se que eles são ricos em vitaminas, minerais, proteínas, gorduras e fibras, que auxiliam a manter o nosso corpo em pleno funcionamento, deixando-o em equilíbrio. As frutas podem ser alternativa para produção de produtos farmacológicos e os extratos botânicos demonstram ser favoráveis no combate aos fungos e bactérias patogênicas a saúde humana. A espécie Genipa americana L. conhecida como jenipapo é reconhecida pela sua importância farmacológica, sendo fonte de matéria-prima de perfumarias, cosméticos e na medicina popular. Portanto o objetivo desse trabalho foi avaliar a atividade antimicrobiana e toxicológica utilizando o extrato vegetal das sementes de G. americana L. O extrato das sementes foi feito a base do solvente acetato de etila e testados nos microrganismos Staphylococcus aureus, Bacillus subtilis, Pseudomonas aeruginosa, Escherichia coli e Salmonella choleraesuis e nos fungos Aspergillus niger, Candida albicans e Candida glabrata através da técnica de difusão em disco. O nível toxicológico foi avaliado através do teste hemolítico e também no teste de toxicidade em Artemia salina Leach. Nos resultados foram constatados atividade antimicrobiana contra as cepas B. subtilis, S. aureus, E. coli e S. choleraesuis e nenhuma atividade contra a P. aeruginosa. Não apresentou atividade antifúngica contra as cepas Candida albicans, Candida glabrata e Aspergillus niger. Os extratos apresentaram atividade hemolítica nas concentrações de 1000 µg/mL e 500µg/mL. Sua toxicidade no teste com Artemia salina confirmou os resultados obtidos nos testes hemolíticos, mostrando também que há possibilidade de atividade antitumoral a depender da concentração do extrato sem prejudicar células sadias.
- ItemAUTONARRATIVA DE UMA LICENCIANDA DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS A PARTIR DE VIVÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I E II(UNEB, 2024-07-17) Pinto, Caroline Andrade de Pinho Alves; Queiroz, Magnólia Siva; Coelho , Alexa Araújo de Oliveira Paes; Leão , Claudia da SilvaO Estágio Supervisionado faz parte do currículo dos cursos de graduação e é fundamental para a formação do discente. Durante esse período, os conhecimentos adquiridos em sala de aula são aplicados ao contexto prático da futura profissão. Em março de 2020, o mundo foi afetado pelo SARS-CoV-2, pandemia de COVID-19, e enfrentou mudanças na rotina em todos os setores. No campo da educação não foi diferente: com a impossibilidade de realizar os encontros presenciais entre professores e alunos, na educação básica e no ensino superior, devido ao isolamento social, as aulas e estágios remotos surgiram como alternativas para reduzir os impactos negativos no campo de ensino- aprendizagem. No presente trabalho, “autonarrativa de uma licencianda do curso de ciências biológicas a partir de vivências do estágio supervisionado I e II”, busquei narrar e refletir sobre minhas vivências no Estágio Supervisionado I e II que marcaram minha trajetória e foram essenciais para a formação da minha identidade docente. Para a produção desse trabalho, foi utilizada a abordagem qualitativa e, como método, a narrativa autobiográfica, na qual realizei uma revisitação das minhas memórias e portfólio, que foi um instrumento de análise e reflexão das minhas experiências. Durante o período dos estágios supervisionados, enfrentei diversos desafios fundamentais para o meu crescimento profissional, pois cada dificuldade exigiu uma solução criativa com abordagem adaptativa. No entanto, cada obstáculo foi uma oportunidade para descobrir novas maneiras de ensinar e aprender. Ao longo desse processo, busquei constantemente aplicar metodologias educacionais que considerassem os diferentes perfis e necessidades das turmas em que trabalhei, o que tanto enriqueceu minha prática pedagógica quanto permitiu uma maior inclusão e engajamento dos docentes. O estágio presencial me preparou melhor para lidar com os desafios do ambiente educacional ao mesmo tempo em que me proporcionou valiosos aprendizados sobre a importância da flexibilidade, da empatia e da inovação no processo de ensino-aprendizagem.
- ItemBiologia floral de melastomataceae juss. No estado da Bahia: uma revisão de literatura(2022-12-22) Santos, Bianca Oliveira dos; Almeida, Gracineide S. S. de; Bezerra, Diogo Silva; Lima, Luciene Cristina Lima eMelastomataceae Juss é uma das maiores famílias de Angiospermas que distribui sua maior riqueza nos Neotrópicos. No Brasil apresenta 69 gêneros e 1440 espécies concentradas nos estados de Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia. Na Bahia possuem 329 espécies e 41 gêneros, nos ambientes de Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga. São utilizadas para fins ornamentais, econômicos e ecológicos, este último por serem restauradoras de ambientes em áreas degradadas, consideradas nucleadoras por fornecer recursos aos polinizadores e os dispersores de sementes. Possuem nervação acródroma que caracterizam essa família e flores com anteras poricidas que liberam seu pólen somente com o processo de Buzz Pollination. O conhecimento acerca dos aspetos da biologia floral da família é de suma importância para a detecção de lacunas em relação aos conhecimentos desta área de estudo, assim como conhecer o que tem sido pesquisada para Bahia. Com isso, este trabalho teve como objetivo realizar uma revisão literária dos estudos a Biologia Floral de Melastomataceae Juss. para o estado da Bahia, afim apontar conhecimentos sobre a família e assim estimular estudos sobre seus aspectos importantes. Foi desenvolvido a partir de um levantamento de trabalhos relacionados a biologia floral da família no Google Acadêmico com utilização de descritores de busca ligadas a aspectos trabalhados na biologia floral (morfologia floral, polinização, visitantes florais e fenologia). Com a análise dos trabalhos encontrados foi possível identificar as espécies mais estudadas, os principais polinizadores e quais a estratégias reprodutivas estão presentes em Melastomataceae. Foram apontados dez estudos sobre biologia floral de Melastomataceae abordando a polinização e fenologia da família, com a análise destes é possível identificar uma carência de estuda para família em outros regiões e para outras espécies.
- ItemConservação ex situ de sementes de espécies do remanescente de mata atlântica, povoado Rio Branco, Alagoinhas, Bahia: coleta, identificação e caracterização morfológica(2022-12-22) Barbosa, Joyce Raianne de Oliveira; Almeida, Gracineide S. S. de; Bastos, Nayara Gomes; Bezerra, Diogo SilvaA Mata Atlântica consiste em um dos biomas com mais diversidade do mundo, considerado um dos cinco mais importantes hotspots de biodiversidade. Ocupou originalmente cerca de 15% do território do Brasil, mas atualmente encontra-se devastada devido as ações antrópicas. Diante disso, é relevante possuir os métodos que visem à conservação e recuperação de áreas florestais para auxiliar na restauração dos remanescentes. O objetivo desse estudo foi coletar, identificar e conservar as sementes de espécies nativas encontradas no fragmento de Mata Atlântica do povoado Rio Branco, Alagoinhas, Bahia, afim de colaborar com a coleção de sementes do HUNEB. A área de estudo trata-se de uma vegetação secundária em estágio médio de regeneração. As coletas de material foram realizadas mensalmente, totalizando doze excursões a campo, com intervalo de 2 anos devido a pandemia. Além dos frutos, também foram coletados ramos férteis, para identificação e composição do material testemunho de cada espécie os quais encontram-se depositados na coleção de Herbário da Universidade do Estado da Bahia. As sementes foram submetidas aos processos de extração, limpeza, secagem e armazenamento. Foram coletadas um total de 37 espécies, distribuídas em 17 famílias, dentre as quais se destacaram as famílias, Fabaceae, Myrtaceae, Sapindaceae e Rubiaceae. São apresentados os dados de identificação, caracterização morfológica e a síndrome de dispersão das sementes coletadas, para auxiliar possíveis estudos sobre a viabilidade dessas sementes. Das espécies coletadas, algumas corroboram com o estágio de regeneração do remanescente de Mata Atlântica e outras indicam a necessidade de estratégias de conservação do mesmo, uma vez que são espécies invasoras.
- ItemDistribuição de componentes biogênicos nos sedimentos costeiros da Ilha de Madre de Deus, Baía de Todos os Santos, Bahia, Brasil(2022-12-22) Anjos, Uinnie Paula da Cruz dos; Jesus, Márcia Lima de; Carvalho, Maria Rosileide Bezerra de; Leão, Cláudia da SilvaO sedimento é a interação entre fatores físico – químicos e são classificados em dois tipos: siliciclásticos e bioclastos. Os siliciclásticos são o resultado da alteração de fragmentos de rocha e minerais já existentes nas superfícies e os bioclastos são compostos por restos de seres vivos como esqueletos de animais, conchas e algas biomineralizadas. A análise de suas características, sua composição e o grau de conservação, poderá fornecer informações levando em consideração a presença de um determinado grupo produtor do sedimento em uma região. Sendo assim esse estudo teve como objetivo realizar o levantamento dos compostos biogênicos em sedimentos superficiais na zona costeira da Ilha de Madre de Deus. Para isso foram demarcados 20 pontos amostrais distribuídos na parte leste da ilha distantes aproximadamente 200 m entre cada um ponto e coletadas em área submersa. A análise foi feita com auxílio de um microscópio estereoscópio binocular, por meio da identificação de 100 componentes biogênicos em cada amostra, totalizando 2000 escolhidos ao acaso e identificados de acordo com a chave de componentes biogênicos do sedimento adaptada por MiIlimam, 1974. Foram registrados 12 grupos taxonômicos de biodetritos dos quais foram classificados como principais alga Halimeda (41,6%), alga Lithothamnium (32,3%), espícula de porífero (8,2%), concha de gastrópode (6,4%) e concha de bivalve (5,4%). Entre os mais abundantes e de maior frequência estão as algas do gênero Halimeda que devido as condições da água da Baía de Todos os Santos e os maiores teores de carbonato podem estar associados a formação desse grupo. Os resultados desses estudos poderão servir de referência para outros estudos na área ambiental, como o biomonitoramento para que haja uma criação de medidas e outros projetos visando a melhoria ambiental da região.
- ItemDistribuição de componentes biogênicos nos sedimentos costeiros superficiais de Ilha de Maré, Baía de Todos os Santos, Bahia, Brasil(2021-11-26) Grave, Caíque Ferreira; Jesus, Márcia Lima de; Santos, Marcus Vinícius Peralva; Leão, Cláudia da SilvaUm sedimento é produto da interação entre fatores físico-químicos e pode ser classificado em dois tipos: siliciclástico, que resulta da alteração de fragmentos de rochas e minerais preexistentes na superfície, sujeitas a intemperismo, ou bioclásticos (sedimentos biogênicos), composto por restos de seres vivos como os esqueletos, conchas de animais ou algas que tiveram suas estruturas biomineralizadas, apresentando, assim, um aspecto estrutural reconhecível. Considerando que o componente biogênico é produzido próximo a sua fonte de origem, a análise de suas características composicionais e do seu grau de conservação poderá fornecer informações sobre a presença de cada grupo de organismo produtor do sedimento, em uma determinada região. Sendo assim, este estudo teve por objetivo realizar levantamento de compostos biogênicos em sedimentos superficiais na zona costeira de Ilha de Maré. Para isso foram demarcados 33 pontos amostrais distribuídos por toda costa da Ilha de Maré, distando aproximadamente 300 m entre cada uma e coletadas em área submersa a aproximadamente 1 metro de profundidade. A análise composicional foi feita com auxílio de microscópio estereoscópio binocular, por meio da identificação de 100 componentes biogênicos por amostra, totalizando 3300 escolhidos aleatoriamente e identificados de acordo com chave de componentes biogênicos do sedimento adaptada por Millimam, 1974. Foram registrados 12 grupos taxonômicos de biodetritos, dos quais foram classificados como principais: Alga do gênero Halimeda (42,88%), alga Lithothamnium (13,94%), espícula de porífero (9,61%), foraminífero (9,12%), concha de bivalve (9,09%) e concha de gastrópode (5,91%). Entre os mais abundantes e de maior frequência absoluta, relativa e de ocorrência, estão as algas do gênero Halimeda, que acabam se tornando componentes biogênicos a partir do momento após sua morte, sendo importantes constituintes do sedimento principalmente em ambientes tropicais.
- ItemA educação ambiental na base nacional comum curricular: desafios para a formação de uma sociedade participativa(2022-12-23) Paz, Ualan Cerqueira da; Carvalho, Maria Rosileide Bezerra de; Jesus, Marcia Lima de; Leão, Claudia da SilvaA Educação Ambiental representa um grupo de conhecimentos, fruto de discussões construídas ao longo de décadas, e sua obrigatoriedade no ensino é pautada em leis que visam mudanças comportamentais como resposta significativa. O objetivo da presente pesquisa é analisar as perspectivas para a abordagem da educação ambiental no ensino básico, considerando a recente implementação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, buscando discutir sobre a formação de uma sociedade participativa em temas socioambientais. Para tanto, foram utilizadas obras de vários estudiosos no tema, com destaque para: Marcos Reigota (2017); Branco et al. (2018); Menezes et al. (2017); Andrade e Piccinini (2017); Oliveira e Neiman (2020). A BNCC ao reduzir os conteúdos de Educação ambiental, além de transmitir uma visão ultrapassada dos conteúdos relacionados a temáticas, compromete a formação de uma sociedade participativa e emancipada.
- ItemEnsino remoto em tempos de pandemia: estratégias e desafios no componente curricular biologia em escola pública de Alagoinhas-BA(2022-12-22) Pinto, Maurício dos Santos; Barreto, Antonio Geraldo da Silva Sá; Queiroz, Magnólia Silva; Conceição, Eltamara Souza daNo ano de 2020, a pandemia da covid-19, doença viral que causa síndrome respiratória aguda grave (SARSCOV2) repercutiu na adoção de medidas de prevenção, com destaque ao distanciamento social. Essa prática implicou, em caráter urgente, na implantação de ensino remoto na Educação Básica, pois, diante do contexto pandêmico, houve necessidade de estabelecer um elo entre medidas de distanciamento social e continuidade da mediação dos saberes. Assim, o objetivo deste estudo foi explicitar estratégias e desafios enfrentados no processo de ensinar e aprender do componente curricular Biologia, na modalidade de ensino remoto, em escola da rede pública estadual do município de Alagoinhas-BA. A natureza desta pesquisa é básica e qualitativa e trata-se de um estudo exploratório, cujos objetivos foram galgados mediante aplicação de questionário a 04 (quatro) professores de Biologia. Considerada o percurso metodológico efetivado, pode-se constatar que o ensino remoto, apesar do imenso desafio, pôde proporcionar aspectos benéficos à educação.
- ItemEnsino remoto no programa residência pedagógica: desafios experienciados por residentes em escola da rede pública de Alagoinhas-Ba(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-05) Santos, Ediel Dias da Silva; Barreto, Antonio Geraldo da Silva Sá; Carvalho, Maria Rosileide Bezerra de; Santana, Erivelton Nonato deNo contexto de pandemia causada pelo SARS-CoV-2, a Educação, em todos os países do mundo, foi umas das áreas mais afetadas, em razão das medidas de distanciamento social, o que reverberou na adoção de estratégias para efetivar o processo de ensinar e de aprender, apesar dessa limitação. O Ensino Remoto, um dos modelos utilizados para viabilizar a continuidade com as aulas, fez emergir o presente estudo que tem por objetivo analisar os entraves à experiência dos residentes do Programa Residência Pedagógica (PRP) na modalidade de Ensino Remoto, em Instituição de Ensino da Rede Pública Estadual de Alagoinhas, voltada ao Ensino Médio e Educação Profissional. A metodologia empregada foi o Estudo de Caso em pesquisa de natureza qualitativa, mediante a aplicação de questionário. Os sujeitos da pesquisa foram 04 discentes do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas Biologia que participaram como residentes no PRP. A análise dos dados revelou que os entraves pedagógicos se situam, de modo marcante, na privação de dispositivos tecnológicos por alguns alunos, impactando na sua participação nas aulas, e no retorno de atividades, repercutindo na interação professor-aluno. Frente esse cenário, os sujeitos relataram o uso de estratégias que se aproximam das bases das metodologias ativas, contratando assim o ensino remoto em que se buscou o desenvolvimento de estratégias de ensino capazes de atender às demandas do ensino presencial, uma interação mais expressiva entre professor e aluno, contribuindo, assim, com a construção de conhecimentos futuros sobre essas metodologias utilizadas no contexto da pandemia.
- ItemEstudos taxonômicos e palinológicos no gênero Cupania L. (Sapindaceae), com aspectos da fenologia reprodutiva de Cupania impressinervia Acev.-Rodr. em um fragmento de Floresta Ombrófila Densa no município de Alagoinhas, Bahia, Brasil(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-12) Ferreira, Tsylla Assis Santos; Coelho, Alexa A. de O. Paes; Fagundes , Adelly Cardoso de Araújo; Silva, Isabella Fiuza daOs indivíduos da família Sapindaceae são importantes constituintes da vegetação da Floresta Atlântica, sendo um de seus principais abrigos de diversidade e endemismo. Para o gênero Cupania L. há o registro da ocorrência de 30 espécies para o Brasil, sendo 21 endêmicas. São referidas 20 espécies para o domínio da Floresta Atlântica e 14 espécies para o estado da Bahia. Seus indivíduos podem ser árvores ou arbustos monoicos, com folhas paripinadas, flores actinomorfas pentâmeras com sépalas livres e fruto cápsula. Este trabalho foi subdivido em três abordagens. A partir das coletas feitas na área de estudo, na primeira etapa foi realizada uma descrição taxonômica das espécies de Cupania L. ocorrentes no fragmento de Mata Ombrófila Densa do Campus II da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), na sequência foram realizados os trabalhos de palinotaxonomia com as espécies coletadas que continham botões florais e a terceira fase foi realizada com base em dados de exsicatas depositadas em herbários online, através dos quais foram analisadas as fenofases reprodutivas de Cupania impressinervia Acev.-Rodr., a fim de verificar se há sazonalidade fenológica e em qual o momento do ano ocorre o processo de floração, além de buscar informações em plataformas online acerca de seus padrões fenológicos e sua distribuição geográfica, empregando as coordenadas geográficas para as análises de modelagem. O estudo identificou taxonomicamente quatro espécies: Cupania bracteosa Radlk., Cupania impressinervia Acev.-Rodr., Cupania racemosa (Vell.) Radlk. e Cupania cf. emarginata Cambess. As análises de morfologia polínica foram realizadas com todas as espécies, exceto Cupania cf. emarginata Cambess., seus grãos de pólen são em mônades, tamanho médio, tricolporados e de âmbito triangular. Os dados estatísticos revelaram os aspectos da floração de C. impressinervia, apontando que a data mais provável de floração é 14 de agosto e possui período reprodutivo sazonal. As análises de correlação das variáveis ambientais indicaram que a espécie tem preferências por ambientes úmidos e florestais, com valor médio de 1417,33mm de precipitação anual, 24,3°C de temperatura média anual e ambientes com aproximadamente 156,03m de altitude.
- ItemFauna de Vertebrados das Áreas Remanescentes de Floresta Atlântica do município de Alagoinhas - Bahia(2021-09-04) Araujo, Vagner Viana de; Peixoto, Rosana da Silva; Paixão, Lisovaldo Nascimento daNa região de Alagoinhas há fragmentos de Floresta Atlântica e poucos registros sistematizados sobre os animais que habitam a área. Desta forma, é importante a realização de inventários que permitam conhecer os animais silvestres que habitam os fragmentos florestais deste bioma. Este conhecimento permitirá a realização de outros estudos direcionados para avaliar a importância destes recursos na manutenção da qualidade ambiental da área. Sendo assim, este trabalho teve por objetivo identificar as espécies de vertebrados silvestres existentes no município de Alagoinhas, preenchendo uma lacuna nesta área uma vez que nunca foi realizado um levantamento faunístico na região. Para este fim foram utilizados métodos diretos (observação direta, fotoarmadilhagem, armadilhas de rede e queda) e indiretos (pesquisa de indícios diversos) no período de 2017 à 2021. Foram contabilizadas as informações coletadas nos anos citados, registrando-se um total de 191 espécies divididas entre: peixes (3), anfíbios (40), répteis (43), aves (80) e mamíferos (25). Durante o período de levantamento, algumas espécies apresentaram um numero maior, esses foram nos anfíbios Leptodactylus latrans, L.vastus, Pristimantis ramagii e Rhinella icterica. Nos répteis foram os Ameivula ocellifera, Ameiva ameivae o Tropidurus sertanejo. As aves que apresentam a maior quantidade em exemplares registrados, tem sua maior diversidade nos Passeriformes sendo as espécies mais comuns os Estrilda astrild, Formicivora grantsaui, Passer domesticus e o Progne tapera, além deles, apresentam grande variedade os Aramides saracura, Aratinga auricapillus, Caprimulgus rufficolis, Columbina talpacoti, Coragyps atratus, Eupetomena macroura, Guira guira, Leptotila verreauxi, Milvago chimachima, Plancus cheriway e o Penelope ochrogaster. A mastofauna apresentou espécies de marsupiais,quirópteros,roedorese carnívoros, como o Cerdocyon thous e o Leopardus pardalis, tendo apenas uma espécie de primata. Tendo em vista a importância de levantamentos da fauna de vertebrados, o presente estudo preenche um pouco da lacuna no conhecimento da fauna do Município de Alagoinhas, e serve como uma ferramenta auxiliar para o reconhecimento da importância de preservação da área. Sendo este um estudo pioneiro nesse remanescente florestal, torna-se importante a execução de novos estudos para estudo de abundância e para a detecção de outras espécies.
- ItemFormação docente em tempos de pandemia pelo SARS COV-2 no período de 2020 á 2022(2022-12-22) Souza, Isadora Bitencourt Alves; Santos, Genivaldo Cruz; Queiroz, Magnólia Silva; Santos, Genivaldo CruzA Universidade é um local de extrema importância para formar professores, uma vez que o ambiente acadêmico contribui para o desenvolvimento do conhecimento teórico, prático e também possibilita trocas de aprendizados entre os discentes e entre os docentes e estudantes. Quando a instituição superior não está apta a formar um professor, o futuro docente terá graves consequências no exercício da sua profissão. Diante do aparecimento do vírus SARSCoV-2 e, após, um período a doença (COVID-19) ocasionada por este patógeno tornar-se uma pandemia em 2020, as universidades necessitaram aderir ao fechamento para evitar a propagação deste microrganismo e com isso, grandes consequências foram geradas na formação do estudante de Licenciatura em Ciências Biológicas. Pensando nas implicações geradas neste período pandêmico na educação superior, o presente trabalho tem como objetivo identificar impactos gerados pela Sars-Cov-2 na formação do professor da rede de ensino Básico de Alagoinhas, e listar os benefícios gerados pela nova metodologia de aprendizagem por meio da mediação Tecnológica. Para a realização da escrita, foram utilizadas revisões de literaturas em pesquisas diversas, desde artigos, monografias e textos técnicos, bem como, alguns registros vivenciados no período remoto da licencianda a partir da autobiografia. Diante das análises obtidas, foi possível identificar diversas consequências ocasionadas pela iniciativa remota, como falhas no processo ensino-aprendizado, menor aproveitamento dos estágios supervisionados e ausência de aulas práticas no período de mediação online como conseqüências negativas, e como ponto positivo, pôde-se destacar o aprimoramento da utilização dos recursos tecnológicos.
- ItemFungos liquenizados: o que sabemos e como são abordados nos livros didáticos?(2022-12-22) Silva, Shelly dos Santos; Santos, Genivaldo Cruz; Barreto, Antonio Geralda da Silva Sá; Coelho, Alexa Araujo de Oliveira PaesOs fungos são organismos primordiais na área social, ecológica e econômica. Sendo encontrados em diversos ambientes, porém com poucos estudos e espécies descritas, o que limita o conhecimento sobre esse grupo, que obteve o reconhecimento de suas singularidades tardiamente. Desse modo, o entendimento sobre a micologia foi afetado, incluindo os fungos liquenizados, que são resultados de um processo simbiótico entre um fungo (micobionte) e algas ou cianobactérias (fotobionte) e atualmente representam em torno de 20% de todas as espécies de fungos já conhecidas. Os líquens apresentam uma ampla diversidade apesar de pouca investigação e identificação, o que impulsiona a busca e divulgação sobre sua importância tanto para o meio acadêmico, ensino básico e a comunidade. Essa monografia tem por objetivo inteirar-se sobre os líquens, num processo de revisão de literatura, localizando os estudos realizados no Brasil, além de analisar como são abordados no livro didático. No processo de coletas dos dados, fica explicito que o nosso país não desenvolve muitas pesquisas a respeito do grupo e principalmente, que os poucos levantamentos ocorrem, em maioria, nas regiões Sul e Sudeste, sendo comum encontrar resultados próximo de um mesmo tema gerador, o biomonitoramento do ar e indicadores ecológicos, um campo em há maior verificação, visto que, os líquens são sensíveis a determinados poluentes. Com a verificação dos dados é perceptível a necessidade de pesquisadores que explorem mais áreas de estudos, principalmente nas demais regiões do Brasil, além de mudanças nos livros didáticos, de modo a trazer a abordagem para a realidade do estudante, o qual oportunizaria a popularização para os demais públicos.
- ItemGuia da rede social instagram como ferramenta complementar utilizada por docentes e discentes no ensino de Biologia durante os anos finais.(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-13) Silva, Carla Kethylle Oliveira; Queiroz, Magnólia Silva; Coelho, Alexa Paes; Matos, Fabiana Aguiar deA globalização possibilitou que informações e conhecimento de diversos lugares pudessem ser difundidos por todo o mundo, com isso o acesso a essas informações se tornou mais viável, prático e rápido transferindo do professor o papel de único detentor do conhecimento e gerando a possibilidade de os alunos gerirem o conteúdo que chega até eles de forma ampla, através da pesquisa nos espaços virtuais. Nesse ambiente, destaca-se as redes sociais em que o sujeito interage no ambiente social virtual e formula o próprio conhecimento através de discussões onlinne. Surge então a necessidade de adotar práticas atuais que refletem o cotidiano do aluno e que estimule a interação, colaboratividade, leitura, produção e avaliação do conhecimento ao que se tem acesso. Assim, o presente trabalho tem como objetivo criar e simular a execução de um guia de utilização da rede social Instagram, como ferramenta auxiliar na aplicação dos conteúdos de Biologia por professores do Novo Ensino Médio. O guia foi criado com os principais recursos, sendo eles, publicação no feed, reels e story, e alternativas pedagógicas de como usufruir dessas ferramentas fornecendo um exemplo prático de como a rede social em questão pode ser utilizada como ferramenta didática, utilizando os principais recursos oferecidos por ela.
- ItemMorfologia polínica de espécies da tribo vernonieae (asteraceae) de um fragmento de mata atlântica no município de alagoinhas, Bahia, visitadas por abelhas nativas(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-05) Queiroz, Marisa Bispo de; Lima, Luciene Cristina Lima e; Lima, Luciene Cristina Lima e; Santos, Sinara Oliveira dos; Silva, Isabella Fiuza daO presente trabalho teve o objetivo de caracterizar os grãos de pólen de espécies da tribo Vernonieae (Asteraceae) de um fragmento de Mata Atlântica no município de Alagoinhas, Bahia, visitadas por abelhas nativas. O levantamento das espécies foi feito através dos trabalhos de Castro (2014) e Jesus et. al. (2017). As espécies selecionadas tiveram o material polinífero coletado em botões florais de exsicatas depositadas no herbário da Universidade do Estado da Bahia (HUNEB) e no herbário RADAMBRASIL (HRB). Os grãos de pólen após o tratamento acetolítico, foram montados entre lâminas e lamínulas, mensurados, descritos e fotomicrografados, as informações sobre os recursos florias e abelhas nativas visitantes das espécies selecionadas foram obtidas de trabalhos científicos nos principais bancos de dados online. Foram levantadas dez espécies pertencentes a nove gêneros, os grãos de pólen apresentaram tamanho predominantemente médio, exceto em Elephantopus hirtiflorus DC., isopolares, forma variando de oblato-esferoidais a esféricos, aberturas 3-porados a 3-colporados, exina subequinolofada a equinolofada e espinhos variando de curtos a grandes, confirmando a variação nos caracteres polínicos. Em relação aos recursos florais, foi possível notar que as espécies de Vernonieae estudadas são poliníferas- nectaríferas e visitadas por diversas espécies de abelhas nativas.
- ItemPrincipais componentes biogênicos em sedimentos superficiais da zona costeira do Litoral Norte da Bahia, Brasil: uma revisão bibliográfica(2022-07-25) Costa, Paula Arlany Santos; Jesus, Márcia Lima de; Leão, Cláudia da Silva; Carvalho, Maria Rosileide Bezerra deOs componentes biogênicos de um substrato são estruturas biomineralizadas de organismos marinhos que sofreram interações de fatores mesológicos e tafonômicos que contribuem para a textura e composição final do sedimento e revelam informações importantes sobre a formação e estruturação do ambiente. Portanto, objetivou-se com este estudo avaliar o perfil dos componentes biogênicos da costa do Litoral Norte da Bahia (LN/BA) através de uma revisão bibliográfica sobre o tema no LN/BA em bases de dados virtuais e banco de monografias da UNEB. Foram encontrados estudos referentes a 7 regiões costeiras que compõem a faixa litorânea correspondente ao LN/BA, sendo: Jauá, Porto de Sauípe, Baixios, Subaúma, Praia do Forte, Itacimirim e Guarajuba. Os resultados permitiram verificar que há predominância de algas calcárias dos gêneros Halimeda e Lithothamnium na região, sendo o componente biogênico mais abundante em termos de representatividade em todas as microrregiões. Com base nas associações biogênicas, constatou-se três biofácies distintas na área: biofácie 1, predominam algas calcárias e foraminíferos; biofácie 2, predominam algas calcárias e moluscos; e biofácie 3, predominam foraminíferos e crustáceos. Este estudo é, portanto, de particular importância para a compreensão dos processos dinâmicos que modelaram o Litoral Norte da Bahia, indicando a presença de bancos de recifes algálicos e depósitos carbonáticos oriundos do sedimento dessa região, servindo como subsídio para pesquisas, análises e avaliações futuras, visando identificar os fatores que que influenciam na formação das associações entre os organismos nas biofácies identificadas além de auxiliar em estratégias de uso dos recursos, proteção e conservação do Litoral Norte da Bahia, sugerindo ampliação da Área de Proteção Ambiental para todo a zona litorânea.
- ItemQuanta informação há em apenas uma amostra de bycatch da pesca de arrasto de camarão?: revisitando a ecologia do bycatch(2022-12-26) Rosendo, Danille dos Santos; Santana, Iramaia de; Fontoura, José Roberto de Araújo; Santos, Eltamara Conceição; Sales, Maria José DiasA pesca de arrasto de camarão em ecossistemas marinhos ocorre via de regra na zona de arrebentação (ZA), ambiente fisicamente dinâmica, que funciona como proteção contra predadores devido a sua alta turbidez e baixa profundidade, e gera um excedente de captura relacionado a ictiofauna, chamado de bycatch, o qual tornou-se um problema mundial que desafia a sustentabilidade dos ecossistemas marinhos e consequentemente a própria pesca. O impacto do arrasto sobre a diferentes níveis tróficos associados à espécie-alvo provoca a captura “acidental” de indivíduos ainda imaturos, representando uma perda significativa na formação de biomassa alimentar e torna os estoques de peixes mais vulneráveis ao esgotamento. Partindo destas questões, o presente trabalho buscou responder a seguinte pergunta: Quanto informação ecológica pode haver em uma amostra de bycatch em um evento de pesca de arrasto de camarão? Seguindo o ponto de referência de desembarque da vila pesqueira de Poças, pertencente ao município do Conde, ocorreu 5 km de arrasto em frente ao município de Jandaíra. Foram identificados 414 indivíduos pertencentes a 33 espécies, distribuídas em 29 gêneros distribuídos em 16 famílias, para os quais investigou-se a estrutura populacional, aspecto da riqueza de espécies, diversidade da amostra, conectividade ambiental e níveis tróficos, além da análise bioeconômica da amostra. As famílias menos diversidades são todas de valor comercial, a saber: Lutjanidae (2), Pristigasteridae (2) e Clupeidae (1). Em contrapartida, as famílias Sciaenidae (9) e Carangidae (3) possuem espécies com e sem valor comercial, porém com alta diversidade de espécies. As famílias com maior riqueza são típicas de ambientes estuarinos, Sciaenidae (9 espécies e 234 indivíduos), e a família Clupeidae (1 espécie e 55 indivíduos). O resultado do IVI indicou que as mais importantes nesta amostra de bycatch foram: Stellifer microps, Odontognathus mucranatus, Larimus breviceps, Paralonchurus brasiliensis e Selene setapinnis, dados condizentes com resultados encontrados em diferentes trabalhos com cobertura amostral maior. Considerando-se a diversidade observada, associado com a predominância de altos níveis tróficos na amostra e o estado de conservação, ademais da biologia de algumas espécies de interesse econômico ( p. ex., L. synagris, L. bucannella, C. chrysurus) ou estrutural das ZA (p. ex., S. microps), pode-se falar de um efeito bottom-up de erosão das cadeias tróficas, visto que trata-se da remoção do estoque de juvenis pela pesca de arrasto de camarão de espécies que também descrevem rupturas na conectividade entre esta zona de nidificação, a ZA, com os ambientes estuarinos e recifes de mar aberto, havendo a necessidade urgente de medidas de gestão da pesca artesanal, para sobrevivência dos oceanos e ambientes costeiros marinhos e, consequentemente, da sociedade que recebe seus bens e serviços.