Tensões identitárias na constituição do(a) docente-estagiário(a): uma análise discursiva de uma interação em sala de aula

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2026-02-02
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado da Bahia
Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar discursivamente a construção identitária do(a) professor(a)-estagiário(a) a partir de uma situação enunciativa ocorrida durante uma aula de Língua Portuguesa em uma turma do 8° ano, no contexto do Estágio Supervisionado. Nesse sentido, o corpus desta pesquisa originou-se no interior dessa situação, da qual se destacaram três materialidades tomadas como discursividades: i) o barulho, produzido por estudantes em contexto de indisciplina; ii) o enunciado “não estou ouvindo nada!” e iii) “será que eu vou dar conta?”. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa pautou-se em uma abordagem qualitativa de caráter interpretativo, mobilizando conceitos da Análise do Discurso de matriz pecheutiana, como interdiscurso e memória discursiva. O referencial teórico ancorou-se na Análise do Discurso, baseando-se em Orlandi (2015), Mussalim (2011) e Pêcheux (1995, 1997), bem como em estudos sobre identidade social e profissional, fundamentando-se em Dubar (2020), e em Pimenta e Lima (2017) a respeito da identidade docente no Estágio Supervisionado. Por meio deste trabalho, constatou-se que a identidade docente se constrói discursivamente na interação com os outros, sendo tensionada pela posição fragilizada da professora-estagiária, pelas exigências da prática docente e pela desvalorização histórica e social da profissão.


Descrição
Palavras-chave
Citação
ARAÚJO, Juliana Sousa. Tensões identitárias na constituição do(a) docente-estagiário(a): uma análise discursiva de uma interação em sala de aula. Orientadora: Sidnay Fernandes dos Santos Silva. 2026. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas). Departamento de Ciências Humanas, Campus VI, Universidade do Estado da Bahia. Caetité, 2026.
Palavras-chave