Gênero em quadrinhos: práticas de resistência nas aulas de Inglês
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Resumo
Este trabalho tem como tema o uso de histórias em quadrinhos (HQs) como ferramenta didática na Educação Básica para abordar questões de gênero, justificando-se pela necessidade de práticas pedagógicas que contribuam para a formação crítica dos estudantes e para o enfrentamento das desigualdades ainda presentes no ambiente escolar. O objetivo central é analisar como as HQs podem ser utilizadas para problematizar a temática de gênero e favorecer processos reflexivos que ampliem a compreensão dos estudantes sobre identidade, performatividade e relações de poder. Fundamentado na Linguística Aplicada, a pesquisa mobiliza os aportes teóricos de Michel Foucault (2022; 2008; 1996; 1987), Judith Butler (2014; 2003), Pierre Bourdieu (2018; 2012) e Will Eisner (2010), cujas contribuições permitem compreender tanto os mecanismos de produção e manutenção das normas de gênero quanto o potencial estético e pedagógico das HQs no contexto escolar. Metodologicamente, o estudo adota uma abordagem qualitativa e utiliza a Pesquisa Baseada em Artes (PBA), que integra teoria e prática ao propor a criação de um material didático em formato de HQ. Essa perspectiva possibilita articular reflexão crítica e produção artística, favorecendo um olhar interdisciplinar sobre linguagem, visualidade e educação. A análise do material produzido considera aspectos discursivos, visuais e pedagógicos, buscando identificar de que modo as HQs podem tensionar representações hegemônicas e abrir espaço para perspectivas mais plurais. Os resultados apontam que as HQs se mostram um recurso eficaz para promover discussões sensíveis e contextualizadas sobre gênero, estimulando a participação estudantil e contribuindo para práticas educativas mais inclusivas, democráticas e alinhadas a uma formação cidadã, crítica e transformadora.