Educação Física e Desenvolvimento Infantil: perspectivas a partir da experiência do estágio supervisionado

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Data
2025-12-04
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Universidade do Estado da Bahia
Resumo

A presente monografia tem como tema o papel da Educação Física no desenvolvimento infantil. O problema de pesquisa fundamenta-se na questão sobre como as atividades propostas favoreceram dimensões motoras, socioafetivas e cognitivas da criança pequena. O objetivo do estudo busca analisar como as aulas de educação física contribuíram no processo de desenvolvimento das crianças de 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses de idade em uma creche municipal na cidade de Alagoinhas – Ba, e como objetivos específicos busca-se discutir, a partir das aulas de educação física cujo conteúdo foi ginástica geral, as contribuições dessas aulas para o desenvolvimento motor das crianças, assim como analisar, a partir das aulas de dança, como se deu o desenvolvimento de habilidades essenciais para educação sócio emocional e por fim, destacar os aspectos didático-metodológicos utilizados nas aulas de educação física durante a experiência do estágio supervisionado considerando suas contribuições no processo do desenvolvimento infantil. A metodologia caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, descritiva e de abordagem narrativa, sustentada por estudos bibliográficos e pelo relato das experiências construídas no estágio supervisionado. Os resultados indicaram que a Ginástica Geral, desenvolvida de forma lúdica e adaptada, ampliou a consciência corporal, as habilidades motoras básicas, a autonomia e a autoconfiança. A Dança, por sua vez, contribuiu para a expressão emocional, a comunicação não verbal, a cooperação e o fortalecimento das relações sociais entre as crianças. Conclui-se que a Educação Física, quando planejada intencionalmente e alinhada às orientações curriculares, constitui um elemento essencial para o desenvolvimento integral na primeira infância, articulando dimensões físicas, afetivas e cognitivas e reconhecendo a criança como protagonista de seu processo de aprendizagem.


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Brandão, Ríveris Alcântara. Educação Física e desenvolvimento infantil: perspectivas a partir da experiência do estágio supervisionado. Orientadora: Viviane Rocha Viana. 2025. 39 f. Monografia (Educação Física) - Departamento de Educação, Universidade do Estado da Bahia, Alagoinhas, 2025.
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