Ensino de língua portuguesa no Alto Sertão da Bahia: práticas pedagógicas avessas?

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Data
2017
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Universidade do Estado da Bahia
Resumo

Os PCNs de língua portuguesa estabelecem que o ensino de língua deve fazer com que o aluno se posicione criticamente perante a sociedade, isso por meio da linguagem, então, é necessário que o professor conheça as concepções de linguagem assim como os tipos de gramática. Este trabalho, tem como problema de pesquisa, investigar as razões que levam os alunos a terem aversão ao ensino de língua portuguesa. Partimos do pressuposto que uma das razões que provoca a aversão ao Ensino de Língua Portuguesa é a predominância do ensino prescritivo e gramatiqueiro. Diante disso, o objetivo da presente pesquisa é compreender o ensino de Língua Portuguesa nas escolas públicas do Alto Sertão da Bahia e sua prática pedagógica. Para isso, fez-se necessário os conceitos abordados por muitos autores que versa sobre o tema, como, Antunes (2003), Mendonça (2006), Geraldi (1996, 2012, 1997), Travaglia (2009), Murrie (1998), Souza e Cruz (2009), Gnerre (2009) entre outros. Com técnica de coleta de dados utilizamos do questionário contendo questões sobre o ensino de língua portuguesa em uma escola do município de Rio do Antônio-Ba. Os resultados da pesquisa apontam que apesar dos professores trabalharem com textos, os conteúdos gramaticais não são trabalhados de forma contextualizada, os textos são usados apenas para interpretação. Observa-se ainda que os professores de português acumula muito conteúdos gramaticais, causando dessa forma repugnância aos alunos pelas aulas do componente curricular citado. No entanto, a forma como a gramática é trabalhada distancia-se das perspectivas teórico-metodológicas defendidas pelos autores citados.


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FARIAS NETO, Lucilene. Ensino de língua portuguesa no Alto Sertão da Bahia: práticas pedagógicas avessas? Orientador: Edmilson de Sena Morais. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas) - Departamento de Ciências Humanas, Campus VI, Universidade do Estado da Bahia, Caetité, 2021.
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