História da Matemática: possibilidades e desafios para o Ensino e Aprendizagem de Matemática na Escola Dom Manoel Raimundo de Melo - Povoado de Santa Luzia - Caetité-BA.

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2015
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado da Bahia
Resumo

O objetivo central desta pesquisa foi analisar e investigar como a História da Matemática é vista pelos alunos e professores, e se estes trabalham essa História da Matemática em sala de aula. A pergunta que motivou este trabalho foi: Quais os limites e possibilidades ao trabalhar a história da matemática como conteúdo pedagógico em um curso do 7° ano do Ensino Fundamental? Para tanto, optamos por uma abordagem qualitativa como instrumentos para levantamento. O estudo foi realizado em uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental na Escola Dom Manoel Raimundo de Melo, localizada no município de Caetité-Ba, especificamente nas aulas com oficinas envolvendo a história da matemática e através de questionários com perguntas relacionadas ao uso da história da Matemática na sala de aula como também nos livros didáticos. A base teórica para este trabalho foi GOMES (2012), GROENWALD (2004), D’AMBRÓSIO (2003), LIBÂNEO (1994), BIANCHI (2006), SEBASTIANI (1990), CURY (2003), GUZMÁN, (1993), MIORIM (2011), entre outros. Os resultados mostram que levar a história da matemática para sala de aula contribui muito para uma melhor compreensão dos alunos em relação aos conteúdos, tanto no aspecto ensino aprendizagem como também tornando as aulas mais atraentes e dinâmicas.


Descrição
Palavras-chave
Citação
PINHEIRO, Carmelita Prates; BRITO, Tiago Morais. História da Matemática: possibilidades e desafios para o Ensino e Aprendizagem de Matemática na Escola Dom Manoel Raimundo de Melo - Povoado de Santa Luzia - Caetité-BA. Orientador: Robson Aldrin Lima de Mattos. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Departamento de Ciências Humanas, Campus VI, Universidade do Estado da Bahia. Caetité, 2015.
Palavras-chave