Histórias em quadrinhos no livro didático de português: contribuições para a formação do leitor crítico

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Data
2021
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Universidade do Estado da Bahia
Resumo

O presente trabalho analisa as Histórias em Quadrinhos (HQs) presentes no livro didático de Língua Portuguesa da coleção “Vontade de Saber Português” do 8° ano e suas contribuições para a formação do leitor crítico. As HQs são gêneros discursivos multimodais por natureza, com características e linguagem própria e atrativa para seus leitores. Dessa forma, nos interessou pesquisar como as histórias em quadrinhos são abordadas nos livros didáticos e quais as contribuições desse gênero textual para a formação do leitor crítico. Para responder a pergunta norteadora, buscamos identificar os temas dos quadrinhos bem como as reflexões que podemos ter acerca deles, além do conhecimento do conteúdo para o aprimoramento do aprendiz. Para tanto, recorremos ao suporte teórico de Freire (1989), Yunes (2002), Zilberman (2003), Vergueiro (2012), dentre outros. A abordagem metodológica baseou-se na pesquisa bibliográfica e documental fundamentada no estudo qualitativo. Os resultados evidenciam que os quadrinhos são utilizados no livro didático para abordar conceitos gramaticais, leitura e produção textual. Portanto, para que haja a formação do leitor crítico por meio das HQs presentes no do livro didático de Língua Portuguesa, o professor precisa ampliar e redimensionar suas atividades.


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OLIVEIRA, Célia da cruz. Histórias em quadrinhos no livro didático de português: contribuições para a formação do leitor crítico. Orientadora: Rayana Thyara de Lima Rêgo Ladeia. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas) – Departamento de Ciências Humanas, Campus VI, Universidade do Estado da Bahia. Caetité, 2021.
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