O discurso poético de Pedro Gabriel: novos sentidos, gêneros e materialidades
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Resumo
No presente trabalho, analisamos como o gênero poema sofre modificações quando (re)contextualizado em um ambiente novo de circulação: redes sociais. Como objeto de estudo, elegemos textos produzidos por Pedro Gabriel, poeta contemporâneo que se notabilizou por escrever poemas em guardanapos e os publicar nas redes Tumblr, Facebook e Instagram. A pesquisa é qualitativa e fundamentada na metodologia da Análise de Discurso (AD), cujos trajetos de estudo caracterizam-se por um constante “ir e vir” entre teoria e análise, com prevalência do batimento entre descrição e interpretação. Como recorte de pesquisa, selecionamos poemas da autoria de Pedro Gabriel publicados na sua página do Facebook no período de seis meses, com intervalo de dois anos: novembro a dezembro de 2012; novembro a dezembro de 2014; e agosto a setembro de 2016. Na perspectiva de comprovar possíveis características que se exigem do gênero poético quando este circula na Web, investigamos não só fatores composicionais, estilísticos e temáticos, mas também as especificidades de materialidades verbo-visuais presentes nos poemas de Pedro Gabriel. Em um segundo momento, analisamos como o ethos do poeta é construído em textos dados a circular nas páginas do Facebook e do Instagram “Eu me chamo Antônio” e em livros de sua autoria. Dialogamos com teóricos como Mikhail Bakhtin (2003) e Dominique Maingueneau (2016) sobre gêneros do discurso e sujeito discursivo; com Hugo Mari (2008), José Fiorin (2003) e Antônio Sandmann (2005) sobre questões estilísticas e semânticas; e com Sandra Jesus (2013), Juliana Podian (2011) e Glauco Mattoso (1982) acerca de estilos poéticos. Após o diálogo entre teoria e análise, notamos como o suporte das produções de “Eu me chamo Antônio” influencia no processo de significação das poesias, pois, sendo as redes sociais um ambiente que exige dinamismo e rapidez, é necessário estratégias para conquistar a atenção dos internautas, por isso resulta-se em um estilo que apresenta um poema curto e rápido em contraste com um pluralismo de ideias que, consequentemente, demanda mais tempo para compreensão e interpretação. Quanto ao conteúdo temático, observamos a forte presença de reflexões sobre si mesmo (sujeito discursivo), o outro e o contexto que o cerca. No que se refere à construção composicional, percebemos que os poemas de Pedro Gabriel são pertencentes à categoria de poesia visual e apresentam a influência de poemas concretos e poemas marginais, além da presença de poemas em prosa. Quanto ao ethos do poeta, este se constroi em torno de sentimentos e pensamentos que se parecem individuais, mas são universais; o personagem Antônio não é só a “voz” de Pedro Gabriel, mas é também o “porta voz” de seus leitores, que acompanham seu trabalho e participam ativamente na constituição de sentidos de suaspoesias.