Sequência didática a partir da tabela pitagórica para o ensino da tabuada nos anos finais do ensino fundamental, 6º ano

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2025-08-05
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado da Bahia
Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar as contribuições de uma sequência didática baseada na tabela pitagórica para o ensino da tabuada nos anos finais do Ensino Fundamental, com foco no 6º ano. Fundamentado na Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud e na Teoria das Situações Didáticas de Brousseau, o estudo propõe uma abordagem que prioriza a compreensão conceitual da multiplicação, superando práticas tradicionais centradas na memorização mecânica. A pesquisa, está estruturada nos pressupostos da engenharia didática e se deteve nas fases de análise preliminar, concepção e análise a priori a sequência didática proposta utiliza a Tabela Pitagórica para evidenciar, padrões, a comutatividade, elemento neutro e soma reiterada, está organizada em cinco etapas e tem potencial para promover a autonomia do aluno e a construção ativa do conhecimento, alinhando-se às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os resultados teóricos sugerem que a proposta pode enriquecer o ensino da matemática, favorecendo o raciocínio lógico e a resolução de problemas. A continuidade do estudo, com experimentação e análise a posteriori, poderá validar sua eficácia e impacto no aprendizado


Descrição
Palavras-chave
Citação
SOUZA, Willian Fernando Santos. Sequência didática a partir da tabela pitagórica para o ensino da tabuada nos anos finais do ensino fundamental, 6º ano. Orientador: Gustavo Pereira Nascimento. 2025. 76 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Matemática) - Departamento de Ciências Exatas e da Terra, Universidade do Estado da Bahia, Alagoinhas - BA, 2025.
Palavras-chave