Educação ecológica na infância: trilhas pedagógicas para professoras(es) de escolas de educação infantil do campo, Município de Juazeiro/Ba

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Data
2025-07-16
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Universidade do Estado da Bahia
Resumo

Esta tese investiga quais práticas pedagógicas de professoras da Educação Infantil do campo, no município de Juazeiro-BA, contribuem para a construção da consciência ecológica desde a primeira infância. Diante do contexto de mudanças climáticas e da crise ambiental, o estudo reconhece a urgência da Educação Ambiental como parte integrante do cotidiano escolar, especialmente nos primeiros anos de vida, período fundamental para o desenvolvimento humano. O objetivo principal do presente trabalho foi identificar as práticas pedagógicas de Educação Ambiental de professoras(es) de escolas de Educação Infantil do Campo, do município de Juazeiro-BA, que favorecem a aproximação entre a criança e a natureza no cotidiano escolar. A pesquisa foi realizada em nove escolas municipais de Educação Infantil do Campo, no município de Juazeiro-BA. No percurso metodológico, adotou-se a abordagem qualitativa, pela sua adequação à investigação de fenômenos complexos e contextuais. O método do estudo de caso permitiu uma análise detalhada e situada, empregando múltiplas fontes de evidência: entrevistas semiestruturadas, observação, registros de imagens, além de análise de documentos. Fundamenta-se em referenciais teóricos que discutem a Educação Ambiental, a Educação Infantil, a Educação do Campo e a interdependência entre seres humanos e natureza. A análise partiu das seguintes premissas: carência de práticas pedagógicas que aproximam a criança e a natureza nas escolas municipais de Educação Infantil; carência de formação continuada em Educação Ambiental para as/os docentes; e escassez de materiais didáticos relacionados à temática ambiental. Apesar dessas limitações, reconheceu-se a presença de experiências pedagógicas pontuais que fortalecem a relação das crianças com o meio ambiente. No percurso da pesquisa foi possível identificar ações que aproximam as crianças da natureza no cotidiano escolar, orientadas tanto por diretrizes nacionais e municipais quanto por propostas do projeto didático desenvolvido pela Secretaria de Educação do município. Tal evidência contrariou uma das premissas iniciais da pesquisadora. Por outro lado, as demais foram confirmadas, uma vez que se constatou a inexistência de um programa de formação continuada em Educação Ambiental e a carência de materiais didáticos contextualizados na rede de ensino. Como resultados, verificou-se a existência de práticas pedagógicas que aproximam as crianças da natureza por meio de diferentes recursos pedagógicos; contudo, essas práticas ainda privilegiam uma abordagem pragmática de Educação Ambiental. Também foram encontradas evidências de discrepância entre os dispositivos normativos e legais e a realidade das escolas municipais de Educação Infantil do campo, sobretudo no que se refere à precariedade da infraestrutura e à formação continuada das/os docentes. Considerando a necessidade de contribuir para o processo formativo das/os profissionais da educação, foi elaborado, a partir de uma construção colaborativa, com as contribuições das 26 professoras participantes do estudo, um itinerário pedagógico de Educação Ambiental intitulado “A natureza na rotina da escola”, com a finalidade de fortalecer a Educação Ambiental na primeira infância e contribuir para políticas públicas educacionais mais contextualizadas e integradas à sustentabilidade ambiental.


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Citação
SILVA, Tânia Cristina da. Educação ecológica na infância: trilhas pedagógicas para professoras(es) de escolas de educação infantil do campo, município de Juazeiro/BA. 2025. Tese (Doutorado em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial) – Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais, Juazeiro.
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