Avaliação do teor total e da bioacessibilidade de macro e microelementos em suplementos polivitamínicos e minerais comercializados na Bahia, Brasil.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2023-09-21
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado da Bahia
Resumo

Introdução: Macro e microelementos desempenham um papel crucial no metabolismo humano, participando de reações enzimáticas e possuindo funções específicas. O aumento do consumo de alimentos industrializados tem levantado preocupações sobre a adequação desses nutrientes, especialmente os minerais, que podem afetar sua bioacessibilidade e aumentar o risco de doenças. Paralelamente, tem havido um aumento no consumo de suplementos polivitamínicos e minerais (SPM) como uma tentativa de suprir essa carência. No entanto, há questionamentos se informações nos rótulos atendem aos requisitos legais, bem como se há equivalência dos teores declarados e quanto que estes teores estão bioacessíveis contribuem aos valores diários de referência (VDR) estabelecidos pela legislação brasileira para SPM. Objetivos: Avaliar o teor total e a bioacessibilidade de macro e microelementos em suplementos polivitamínicos e minerais, comercializados no Brasil e correlacionar os valores encontrados com as VDR das legislações brasileiras vigentes. Materiais e Métodos: Para otimizar as variáveis (volume de HNO3, volume de H2O2 e Tempo) da digestão ácida em bloco digestor fechado foi realizado um planejamento experimental onde foi determinada a condição ideal (2 mL de HNO3 + 1 mL de H2O2 durante 90 minutos). ICP OES foi usado para quantificação da concentração de macro e microelementos (Al, Ba, Ca, Cu, Fe, K, Mg, Mn, Mo, Na, P, Se, Sn, Sr Ti, V e Zn), assim como os potencialmente tóxicos. Além disso, foram realizadas comparações entre os dados encontrados com os valores de referência das legislações brasileiras vigentes. Resultados e Discussão: O teor total das amostras analisadas não correspondeu os teores declarados nos rótulos de 81% das amostras. Foram realizadas comparações entre as informações dos rótulos, com as legislações brasileiras vigentes onde 56% das amostras não atenderam ao exigido, além da constatação de inconsistência em uma delas. As concentrações bioacessíveis também se mostraram extremamente baixas, onde nenhum dos microelementos analisados superou os limites de quantificação ou determinação. Conclusão: O planejamento fatorial 2³ foi usado para otimizar o método de digestão, reduzindo o consumo de reagentes e o tempo de análise. Porém, a análise dos suplementos revelou que a maioria não atingiu o teor declarado de minerais, levantando preocupações sobre sua eficácia. A reduzida liberação de minerais durante a os ensaios de bioacessibilidade in vitro indicam a necessidade de formulações mais eficazes. Regulamentações rigorosas e monitoramento são cruciais para garantir a precisão dos rótulos e confiança aos consumidores. Estes resultados destacam a importância da fiscalização e pesquisa para melhorar a qualidade dos suplementos e seus benefícios nutricionais.


Descrição
Palavras-chave
Citação
LATIF, Abdon Luiz. O. Avaliação do teor total e da bioacessibilidade de macro e microelementos em suplementos polivitamínicos e minerais comercializados na Bahia, Brasil. 2023. Dissertação (Mestrado em Ciências Farmacêuticas) - Departamento de Ciências da Vida – Campus I, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2023.
Palavras-chave

Coleções