Índice de desenvolvimento da educação básica (IDEB): gestão educacional e tomadas de decisões
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Resumo
Esta tese está vinculada à Linha de pesquisa 3 - Educação, Gestão e Desenvolvimento Local Sustentável - do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Situa-se no campo das Políticas Educacionais, trazendo a relevância dos indicadores como propulsores no processo de tomada de decisões dos gestores educacionais. Está comprometida e imbricada nas discussões do grupo de pesquisa Educatio - Políticas Públicas e Gestão da Educação e com o Observatório de Avaliação Educacional e Accountability, que têm realizado diferentes trabalhos na área de Políticas Educacionais, demonstrando um compromisso com a difusão do conhecimento e a cientificidade no meio acadêmico. Nesta pesquisa investigou-se o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB): gestão educacional e tomadas de decisões, com o objetivo de analisar a influência do Ideb nos processos decisórios e nas Práticas de Gestão Educacional utilizadas pelos Dirigentes Municipais de Educação (DME). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, ancorada na Abordagem do Ciclo de Políticas (ACP) de Stephen Ball, na qual se trabalharam os contextos da influência, produção do texto e da prática. Quanto aos procedimentos metodológicos foram utilizados um Webinário para sensibilização da temática e questionários no Google Forms, enviados aos 24 DMEs que pertencem ao Território de Identidade (TI) do Sudoeste Baiano. Os dados foram analisados a partir da pergunta de partida: Qual a influência do Ideb nos processos decisórios e nas Práticas de Gestão Educacional nos municípios do TI do Sudoeste Baiano? Com a pesquisa constatou-se que os processos decisórios são ações que devem ser desencadeadas a partir dos resultados do Ideb, inferindo-se que não se pode fazer do Ideb o objetivo central da rede de ensino, mas aproveitar essas devolutivas para identificar aspectos que precisam ser melhorados na educação da rede municipal para tomar suas decisões. Os achados da pesquisa foram salutares para a compreensão de que a educação precisa ser vista enquanto vetor da melhoria da qualidade de vida das pessoas, portanto, o foco precisa ser na aprendizagem dos estudantes, na inclusão de todos os cidadãos e no respeito à diversidade. Desse modo, as influências do Ideb nos processos decisórios e nas práticas de gestão educacional nos municípios do TI do Sudoeste Baiano são diversas, mas a forma como os sujeitos implementadores das políticas usam esses resultados para potencializar suas redes de ensino, frente a aprendizagem dos estudantes, é que deve ser motivo de questionamentos e debates constantes.