Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Ensino de Historia (ProfHistoria)

O Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória), oferecido em rede nacional, é um programa de pós-graduação stricto sensu reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC). Liderado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ele tem como objetivo proporcionar formação continuada aos docentes de História da Educação Básica, com o objetivo de dar qualificação certificada para o exercício da profissão, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino. O PROFHISTÓRIA busca a formação continuada de professores de História voltados para a inovação na sala de aula, ao mesmo tempo que, de forma crítica e responsável, possam refletir acerca de questões relevantes sobre diferentes usos da informação de natureza histórica presentes contemporaneamente na sociedade. Esse professor precisará responder aos desafios educacionais do Brasil contemporâneo, considerando princípios fundamentais da construção da educação histórica. Poderão participar do Exame Nacional de Acesso ao ProfHistória candidatos portadores de diploma de curso superior de Licenciatura devidamente registrados no Ministério da Educação, que estejam ministrando aulas de História em qualquer ano da Educação Básica (Ensino Fundamental e Ensino Médio).

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    Inclua-se Nessa História: Narrativas e Percursos de Autoformação Docente Para a Construção de Aulas de História Inclusivas.
    (UNEB, 2024-11-29) Fraga, Lucyana Farani de Campos; Lago, Ana Cristina Castro do; Andrade, Juliana Alves de; Silva, Ana Lúcia Gomes da
    Esta dissertação estabelece o diálogo entre o Ensino de História e a Educação Inclusiva. O objetivo geral é compreender, através das narrativas docentes, como a autoformação dos professores de história afeta as práticas e estratégias didáticas utilizadas em classes comuns com estudantes com deficiência, transtornos do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação inseridos. Para fundamentar a discussão sobre ensino de história buscou-se amparo em Freire (1996), Rüsen (2015), Monteiro(2005), Caime (2017) e com as dissertações de egressos do PROFHISTÓRIA, Mattos (2016), Santos (2018), Stipp (2019), Rodrigues (2020), Teixeira (2020), Silva (2020), Pohlmann (2021), Paixão (2022), Silva (2024). Quanto à Educação Inclusiva, o alicerce teórico foi construído nas obras de Mantoan (2003, 2005, 2013, 2015), Orrú (2016, 2017, 2019), Voivodic (2011), Pimentel (2012, 2019), Plaesch (2018), Luria (2006, 2010), Vygotsky (2006), Deleuze & Parnet (2004), Skliar (2003, 2005). Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa baseada na análise de narrativas ancorada na autoformação, orientada por Minayo (1995, 2002) e Nóvoa (1992, 1995, 2000). O trabalho buscou: investigar a história da Educação Inclusiva e Educação especial no mundo e, em especial, no Brasil e no Estado da Bahia; conhecer a legislação e as diretrizes que orientam a inclusão na Rede Estadual de Educação do Estado da Bahia; conhecer e analisar as narrativas de professores de História da Rede Estadual que experienciam o ensino em classes comuns com estudantes com deficiência inseridos e como se dá o processo de autoformação desses e dessas professores e professoras para planejar aulas de história inclusivas; elaborar um ebook como solução Mediadora da Aprendizagem (SMA) intitulado Inclua-se Nessa História: o PDI como estratégia de autoformação docente na construção de aulas de história inclusivas.