Licenciatura em Pedagogia - DEDC13
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Navegando Licenciatura em Pedagogia - DEDC13 por Tipo de documento "info:eu-repo/semantics/other"
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- ItemMemorial acadêmico: Desafios e conquistas de uma professora em sala de aula.(2022-07-05) Gomes, Silvia Poliana SantosEste memorial descritivo aborda momentos relevantes vivenciados no decorrer da trajetória estudantil, acadêmica e profissional da discente Silvia Poliana Santos Gomes, molhados de reflexões teórico-práticas.Tem como objetivo apresentar os caminhos percorridos, por mim, desde o início da educação básica até a inserção na UNEB, sendo um dos principais desafios cursar o ensino superior em uma universidade pública e lecionar no Grupo de 3 anos. Vivenciar estes desafios dodiscentes em meu percurso acadêmico e laboral contribuíram na construção de habilidades e competências pessoais e acadêmicas para exercer minha função como docente em uma Creche Escola de Itaberaba. O resgaste de minhas memórias, vivências e experiências pessoais foi essencial para produção deste trabalho acadêmico. Vale ressaltar da importância da minha formação acadêmica na UNEB na construção de novos saberes e análise das teorias apreendidas, pois favoreceram a aprendizagem significativa, concepção fundante de minha prática pedagógica. Destarte, o conhecimento de mim mesma não foi um problema dado, pois a produção deste Memorial ocorreu a partir da meta reflexão das experiências vivenciadas no passado, recordando atividades, ações e acontecimentos que contribuíram na análise e registro da minha vida acadêmica durante o curso de Licenciatura em Pedagogia da UNEB- Campus XIII.
- ItemProfessora, sim! Babá, não mais. Lucubrações de uma mulher preta, nordestina, neta-filha-sobrinha de trabalhadoras domésticas graduanda em Pedagogia no Departamento de Educação - Campus Itaberaba - da Universidade do Estado da Bahia.(2022-12-15) Mota, Luzineide de OliveiraProfessora, sim! Babá, não mais. Lucubrações de uma mulher preta, nordestina, neta-filha-sobrinha de trabalhadoras domésticas graduanda em Pedagogia no Departamento de Educação - Campus Itaberaba da Universidade do Estado da Bahia. 2022. 39 fls. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia. Itaberaba, ano de 2022. O presente estudo trata-se de uma Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da graduação em Pedagogia ofertada no Departamento de Educação do Campus XIII, município de Itaberaba/BA, da Universidade do Estado da Bahia. O TCC em questão foi construído na forma de um memorial cujo tema central é consciência da quebra de um ciclo de estigmatização feminina. “Professora, sim! Babá, não mais”, portanto, compõe-se do exercício autorreflexão sobre o ato/processo de romper o ciclo de trabalhadoras domésticas da sua linhagem materna ao se formar Pedagoga. A inspiração escrevivente de trabalho acadêmico entrelaça a narrativa da autora com as vozes das intelectuais negras que a atravessam posto que a escrita de si que compõe tal trabalho está embasado nas memórias da autora, até o presente momento, e lucubra a respeito de produção de si por meio dos atravessamentos de suas experiências laborais e acadêmicas. os memoriais de formação são, uma conquista política do registro e divulgação das histórias e sabenças das que compõem a Bahia profunda. Assumindo o inacabamento freiriano escrevo que o memorial me permitiu entender que: a) Ser Trabalhadora Doméstica não é demérito. Ser trabalhadora doméstica não pode ser uma herança” colonialista de subalternidade. Precisamos todas lutar por nossos direitos trabalhistas como forma de garantir a dignidade laboral; b) Ser Professora é uma opção laboral militante e não é demérito. Atuar na educação dos nossos é uma forma de reconstruir, reencantar e assumir esse lugar escrevivente de embalar os sonhos dos nossos com narrativas atravessadas de Negra Atitude.
- ItemRelato de experiência: trilhando o caminho de retorno às origens.(2022-07-06) Santos, Felipe Mota dosO presente trabalho tem por objetivo descrever e analisar a vivência de formação, as descobertas e contribuições compulsadas durante a experiência de enquanto graduando em curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) do Campus XIII, residente no programa de Residência Pedagógica (RP) do Núcleo Sabenças Passadas (NSP), vivenciar uma prática docente assentada em contação de histórias de tradição oral, rodas de cultura, norteadas a partir da Pedagogia Griô, e como essa vivência despertou questões em torno de identidade, ancestralidade e memória. Buscou-se na metodologia de pesquisa qualitativa descritiva analítica um diálogo epistemológico por meio do relato de experiência. Sustentado em reflexões que integram argumentação com a teoria e as experiências vivenciais enquanto vigeu as atividades e reuniões do NSP. O diário de campo, planos de aula, e as anotações, enquadram os meios de registro. A plataforma online Microsoft Teams representou o local pelo qual as atividades do Núcleo Sabenças Passadas (NSP) foram possíveis e passíveis a presente análise. Acontecendo no período de Novembro de 2020 a Abril de 2022. Foi demonstrado que as contações de histórias de tradição oral, as rodas de cultura, compreendidas a partir da Pedagogia Griô, aproximam identidade, ancestralidade e o resgate de epistemologias não hegemônicas.
- Item"Vou mostrando como sou e vou sendo como posso…" memórias da extensão Universitária na formação acadêmica.(2021-07-14) Medeiros, Ilarianna dos SantosO presente trabalho trata-se de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da graduação em Pedagogia, ofertada no Departamento de Educação do Campus XIII, município de Itaberaba/BA, da Universidade do Estado da Bahia. O TCC em questão foi construído na forma de um memorial cujo tema central é a presença da extensão universitária na formação acadêmica. “Vou mostrando do que sou e vou sendo o que posso...”, portanto, é o exercício autorreflexão da experiência estudantil universitária da autora apresentado na forma de um documento, descritivo e analítico. A escrita de si que compõe tal trabalho está embasada nas memórias da autora, de 2014 ao presente momento, e lucubra a respeito de tessituras de si por meio dos atravessamentos de experiências no ensino superior. O memorial está organizado em torno de três estrofes da música Mistério do planeta, de Luiz Galvão e Moraes Moreira, que também dá título ao trabalho, a saber: a) “Jogando meu corpo no mundo... Andando por todos os cantos”, que trata da trajetória formativa; b) “E pela lei natural dos encontros... Eu deixo e recebo um tanto”, que aborda os aprendizados; e c) “E passo aos olhos nus... Ou vestidos de lunetas... Passado, presente... Participo sendo o mistério do planeta”, que apresenta as considerações finais. A extensão universitária insere a narradora em temas e práticas que ampliam a sua formação proporcionando a construção de saberes socioacadêmicos.