Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCH4
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Navegando Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCH4 por Tipo de documento "info:eu-repo/semantics/bachelorThesis"
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- ItemA presença da cultura digital no impresso: a promoção dos letramentos digitais no livro didático do Ensino Médio(UNEB, 2023-07-17) SOUZA, Natiane de Paula; SILVA, Patrícia Vilela da; SANTOS, Márcia Regina Mendes; SUBRINHO, Abinálio Ubiratan da CruzNessa era tecnológica em que vivemos cercados de nativos digitais, impõe-se o dilema de estar sempre se atualizando, utilizando mais artefatos digitais, bem como ter certo grau de conhecimento para lidar com essas inovações, seja para compreender suas funcionalidades, ou reconhecer de forma crítica a posição dessas tecnologias no seu cotidiano. Nesse sentido, a escola passa a assumir um papel fundamental na vida dos sujeitos, facilitando o acesso a esse conhecimento de uma cultura digital, e o livro didático é um instrumento importante nessa mediação. Diante disso, o presente trabalho busca analisar, na perspectiva da análise documental, de caráter quali-quantitativo, como o Livro Didático adotado pelas escolas públicas de Ensino Médio Integral da cidade de Jacobina-Ba, contribui para a promoção do letramento digital dos alunos. Tendo como suporte teórico autores como Circe Bittencourt (1993, 2016) para retomar a historicidade do livro didático, bem como discutir os conceitos acerca dos letramentos e letramentos digitais com Magda Soares (2003), Roxane Rojo (2009), Angela Kleiman (2004), Ana Elisa Ribeiro e Carla Viana Coscarelli (2014), Gavin Dudeney, Nicky Hockly e Mark Pegrum (2016), dentre outros. Do que foi investigado, constatou-se a presença de atividades correspondentes à cultura digital, consoante os pressupostos da BNCC, as quais promovem, mesmo que em menor parcela, o letramento digital dos alunos.
- ItemAlice no País das Maravilhas e Branca de Neve: as meninas-mocinhas e os estereótipos femininos nos clássicos contos de fadas(2016) Silva, Adenice dos Santos; Silva, Leicidalva de Oliveira; Barreto, Maria Iraídes da Silva; Cunha, Rúbia Mara de Sousa Lapa; Miranda, Helga PortoA Literatura é um bem cultural e, acima de tudo, arte e linguagem. Sua contribuição para a formação intelectual, estética, linguística e cognitiva dos sujeitos ocorre, porque é uma experiência que possibilita gozar de uma fantasia, presentificada de forma peculiar nos livros de Literatura, dado aos aspectos do maravilhoso, do fantástico e do realismo que estimulam a criatividade e a imaginação, promovendo também o desenvolvimento da reflexão crítica, ampliação de saberes, compreensão crítica do mundo e da condição humana ou simplesmente despertam diferentes emoções. O hábito de ouvir, ler e de contar histórias está presente na nossa cultura, porém, em alguns ambientes é menos frequente do que em outros. Tratando-se da Literatura Infantil, tema do nosso trabalho monográfico, consideramos ler histórias ou contálas como uma prática cultural não natural, quer dizer, não é algo aprendido naturalmente, pois as pessoas precisam ser expostas a essa experiência para poderem cultivá-la. À medida que participam da cultura do escrito e são expostas à Literatura, as crianças cultivam esse gosto e aderem a essa prática cultural. No sentido de contribuir com os estudos alusivos às narrativas literárias, especificamente, os contos de fada, este estudo trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa. Quanto aos objetivos classifica-se como uma investigação construída a partir de uma pesquisa bibliográfica e de uma análise das narrativa literárias de “Branca de Neve e os sete anões” na versão dos irmãos Grimm e “Alice no país das maravilhas”, de Lewis Carroll. Elencamos como objetivo geral compreender a figura feminina e seus estereótipos nas narrativas literárias supracitadas. Quanto aos objetivos específicos, optamos por ler, descrever e analisar como são construídas as personagens femininas, as meninas mocinhas, em tais narrativas. Entre os principais autores que dão suporte à construção da moldura teórica desta pesquisa, destacam-se Nelly Novaes Coelho, Zappone, Colomer, Gutner Kress e Van Leuween entre outros. Os estudos nos mostraram que o perfil feminino tanto nos contos de fadas analisados, quando na vida real, apresentam traços que fogem ao fenômeno do maniqueísmo, porque assumimos ora um comportamento de princesa clássica, virtuosa e dócil a exemplo de Branca de Neve; ora contrariamos esse perfil sendo mais ousadas e curiosas e ‘ardemos’ de curiosidade pelo novo e, nos reportamos a Alice. Ora exercitamos também nosso momento bruxa. Consideramos, pois, que perfil feminino é constituído dessa tessitura de sentimentos e comportamentos que são inerentes à nossa complexa condição de humanos.
- ItemAmbiguidade no corpo do texto e das personagens de Tarântula e a Pele Que Habito(2017-12-15) Silva, Felipe Santos da; Felix, José Carlos; Salvador, Juliana Cristina; Oliveira, Cássio CerqueiraEste trabalho tem como objetivo analisar duas cenas do romance Tarântula (Mygale, 1984), de Thierry Jonquet e a adaptação fílmica de Pedro Almodóvar intitulada A pele que habito [La piel que habito, Espanha, 2011]. Assim, analisaremos de que modo a relação de amor e ódio pelo corpo refletida por Adorno e Horkheimer (2006) circunscrevem as personagens do romance e, em parte, da adaptação fílmica. Ademais, investigaremos no romance como são construídas as personagens, tendo como foco o antagonismo encenado por elas e buscando elucidar as possíveis interpretações desse antagonismo ser modulado na adaptação fílmica. Por fim, será cotejado os objetos com foco no desfecho destinado às personagens, sobretudo Vera, numa promessa de redenção e salvação para esta, segundo o diretor. Também reinterpretaremos essa nota de agradecimento expressa nos créditos finais, bem como, outras passagens cênicas que tentam chancelar o filme almodoviano, este dotado de refinamento estético, opondo-o ao cinema hollywoodiano. Análogo, Tarântula, tenta se desvencilhar das reminiscências do Romance na sua gênese, mas, assim como A pele que habito, recai em desfecho tênue dos quais ambos se propõem afastar.
- ItemAnálise das ambiguidades lexicais e sintáticas na construção dos sentidos das tirinhas Mafalda(2012) Bezerra, Sara Jane Matos; Andrade, Luciano Siqueira; Santos, Thaís Nascimento Santana; Silva, Geysa Andrade daEste trabalho pretende considerar, à luz dos estudos sobre a semântica lexical, as ambiguidades lexicais e sintáticas na construção dos sentidos das tirinhas Mafalda, para compreender como o implícito atende à necessidade do autor do gênero em análise. Também, observa como este fenômeno vem sendo utilizado nos vestibulares, exames nacionais e livros didáticos: se acionam o posicionamento crítico dos estudantes ou se, simplesmente, os limita à assimilação de conteúdos linguísticos. Procura propor uma nova abordagem de ensino da língua materna, uma que vise, no contato com este gênero textual, abordar os diferentes aspectos discursivos presentes no mesmo.
- ItemO apagamento da dental vozeada oral /d/ nas formas em gerúndio na comunidade de fala de Jacobina-BA: análise variacionista(2013) Miranda, Sueli Pereira da Silva; Andrade, Tadeu Luciano Siqueira; Rocha, Arnon Alves; Divino, Ludinalva Santos do AmorEste trabalho descreve o comportamento das formas de gerúndio no Português falado da cidade de Jacobina. Em tais formas, é possível verificar o fenômeno de apagamento do /d/ do morfema de gerúndio /ndo/, que passa a ser realizado como [no] na língua falada. A descrição do fenômeno, neste trabalho, é embasada nas teorias Sociolinguística Variacionista de Labov (1972,1994). O corpus desta pesquisa é formado por dados de fala espontânea extraídos de informantes da comunidade de fala. Compõem a amostra da pesquisa dez entrevistas de narrativas de experiências de informantes do gênero feminino e masculino, pertencentes às três faixas etárias (17 a 25 anos, 26 a 35 anos, 36 anos ou mais) e a três níveis de escolaridade (Ensino fundamental II, Ensino Médio e Ensino superior). Para a análise variacionista das ocorrências, consideramos, além das três variáveis sociais (faixa etária, escolaridade e gênero), variáveis linguísticas (extensão do vocabulário: dissílabo, trissílabo e polissílabo). Por meio da análise variacionista, verificamos que, do total de 94 ocorrências de gerúndio analisadas, 66 delas apresentaram apagamento do /d, o que evidencia que os falantes produzem mais a forma nãopadrão, „fala [no]‟. As variáveis selecionadas como relevantes para a aplicação do apagamento foram: gênero, escolaridade, faixa etária e extensão do vocabulário. A análise variacionista revelou que a frequência da aplicação da regra é alta na variedade estudada, sendo recorrente na fala dos homens e dos mais jovens. Esses resultados assinalam um quadro típico de forma inovadora e estigmatizada.
- ItemO apócope no falar de habitantes de Jacobina – Bahia(2021) FARIAS, Cassia Barbosa; SANTOS, Jucicleia Xavier dosEste trabalho tem como objetivo identificar a maneira que ocorre o fenômeno apócope no falar de habitantes da cidade de Jacobina-Bahia. O apócope é um tipo de fenômeno linguístico o qual suprime o último fonema em um vocábulo. Entende-se que a Língua Portuguesa sofreu e vêm sofrendo alterações e mudanças constantemente, à medida que seus falantes usam. Ao estudar a língua e a maneira que ela é empregada, faz-se necessário desenvolver pesquisas sobre a língua em seu uso social. Os estudos teóricos para construir essa pesquisa foram baseados na Sociolinguística Variacionista. O corpus da referida pesquisa é construído com base em dados extraídos das entrevistas gravadas com autorização dos informantes, utilizando um questionário composto por 20 questões. Tivemos a colaboração de 12 informantes da cidade de Jacobina-Ba, com faixa etária I: 18 a 38 anos, e II: 45 a 65 anos, com níveis de escolaridade diferenciados entre: Ensino fundamental, Ensino médio e Ensino superior, de ambos os sexos, masculino e feminino. Todas as entrevistas foram gravadas por um aparelho celular e, em seguida, analisadas,transcrita grafematicamente e foneticamente. De acordo com os resultados, percebemos que o fenômeno apócope encontra-se no falar de habitantes da cidade de Jacobina-Ba, constatou-se também que o perfil social que apresenta a maior inclinação para uso do fenômeno foi do sexo masculino, da faixa etária jovem e do Ensino fundamental.
- ItemAtas da Câmara de Vereadores de Jacobina: edição e análise grafemática(2014-12-17) Alves, Jaqueline da Silva; Santos, Renato Rodrigues; Pereira, Bárbara Bezerra de Santana; Santos, Eliéte Oliveira; Barreto, Josenilce Rodrigues de OliveiraO patrimônio histórico, cultural e linguístico de uma dada sociedade é, sem dúvidas, algo que não deve ficar esquecido no tempo. Através de documentos antigos esse patrimônio é repassado de geração a geração. Uma das ciências que se encarrega de fazer com que grande parte do acervo linguístico-cultural não seja perdido é a Filologia, analisando e preparando, através de edições, dentre elas essas documentações, podemos citar as atas de câmaras de vereadores. Sendo assim, esse trabalho tem como corpus atas da câmara de vereadores da cidade Jacobina-Ba. São 38 fólios editados através do tipo de edição semidiplomática, todos datados dos anos de 1869 e 1870. Tratamos a respeito da sócio-história da cidade de Jacobina e também da câmara municipal, além de fazermos a descrição externa dos documentos e o resumo dos conteúdos destes. Após essa contextualização, fizemos o trabalho de edição, que é crucial, para que assim possamos disponibilizar um material confiável para pesquisadores de áreas afins. Por ser um trabalho que nos propicia observar o desenvolvimento de uma língua, foi realizado também um breve levantamento histórico da ortografia da Língua Portuguesa, já que o corpus dessa pesquisa trata-se de manuscritos de uma época remota. Assim, ao editarmos as atas percebemos que são inúmeras as variações grafemáticas encontradas, sendo necessário realizar um levantamento linguístico do material, observando tais variações e fazendo um quadro analítico com elas, e por fim um levantamento das abreviaturas encontradas no documento.
- ItemAtas oitocentistas do sertão jacobinense: edições e levantamento antroponímico(2015) Jesus, Amanda Costa Rego de; Carvalho, Flaviana de Oliveira; Pereira, Bárbara Bezerra de Santana; Barreto, Josenilce Rodrigues de Oliveira; Silva, Geysa Andrade daA história da humanidade vem sendo desvendada através de vários rastros deixados pelos povos ao decorrer do tempo. A escrita, como um desses rastros, é um registro que, quando conservado, possibilita também a preservação do patrimônio sócio-histórico-linguístico de uma determinada sociedade. Em busca da reconstituição e preservação deste patrimônio, surgiu a Filologia, que vem contribuindo com a análise e disponibilização de materiais para os diversos campos de estudos. Para realização da nossa pesquisa, tivemos como corpus um livro de atas da Câmara de Vereadores da cidade de Jacobina-Bahia, datado de 1869 a 1876. Selecionamos e digitalizamos (edição fac-similar) 14 atas desse livro, num total de 22 fólios, que foram editados através do modelo semidiplomático. Ao longo do trabalho abordamos, de forma detalhada, o conceito de Filologia, suas vertentes, e os critérios que seguimos para a realização das edições. Focamos nosso olhar no livro de atas descrevendo seu estado de conservação e conteúdo. No decorrer das edições, percebemos a riqueza antroponímica e decidimos focar também sobre esse aspecto, realizando um levantamento desse fenômeno linguístico. Por fim, implementamos um levantamento das abreviaturas encontradas no documento. Vale destacar que este trabalho visa facilitar o acesso ao documento e preservá-lo ao mesmo tempo, além de contribuir também para o conhecimento de fatos históricos da nossa cidade que permanecem pouco conhecidos.
- ItemUm auto de defloramento através do olhar filológico: edição semidiplomática e análise de abreviaturas(2013-11-11) Oliveira, Elizelma Gomes de; Silva, Mônica Simões da; Pereira, Bárbara Bezerra de Santana; Silva, Daianna Quelle da Silva Santos da; Barreto, Josenilce Rodrigues de OliveiraA cultura escrita, ao longo do processo evolutivo do homem, marca na história vestígios de momentos importantes para a formação linguística e cultural que vemos hoje. Através dos aparatos metodológicos da Filologia podemos dar atenção ao texto, principal objeto dessa cultura escrita. O gênero escolhido a ser trabalhado, nesta pesquisa, trata-se de um documento jurídico, um Auto de Defloramento que se encontra disponível e faz parte do acervo do Arquivo Público da cidade Jacobina-BA, datado de 1902. Com a intenção de preservar um texto já muito antigo, faz-se necessário um trabalho de edição, pois, através dele, podemos, divulgar seu conteúdo, além de contribuir para sua preservação. Destarte o material estará sob cuidados e, conseguintemente, a memória linguística, cultural e social da comunidade da cidade. Este trabalho tem como objetivo apresentar a edição, de acordo com parâmetros semidiplomáticos, vistos em Cambraia (2005) e Queiroz (2005), de 61 fólios do auto de defloramento. Também apresentaremos uma lista e gráficos de abreviaturas encontradas no documento, realizando suas análises e classificações, a partir dos estudos e critérios de Flexor (2008) e Costa (2006). Assim, a partir da leitura e edição cuidadas do manuscrito, podemos preparar um material confiável para diversos pesquisadores e interessados. Vale destacar que, ao realizarmos um trabalho de desdobramento, análise e classificação das abreviaturas, estamos auxiliando no processo de leitura do texto e contribuindo com um banco de dados referente a esse tipo de registro escrito.
- ItemBaú de leitura: espaço de encantos, encontros e saberes no PETI de Jacobina - Bahia(2011) Silva, Adriana Santos; Santana, Rosânia Rosa deEste trabalho tem como escopo investigar as práticas leitoras existentes no programa PETI e, em especial, o Projeto Baú de Leitura, procurando situar o desempenho escolar referente a leitura dos alunos inseridos nesse Projeto. Nosso trabalho constituiu-se da pesquisa de campo através da abordagem qualitativa. Utilizamos como instrumentos metodológicos observações sistemáticas ou “estruturadas” e entrevistas semi- estruturadas. Desta forma, buscou-se um aparato de teóricos para compreender a funcionalidade das práticas leitoras e a validade dos conhecimentos, habilidades e competências desenvolvidas no espaço socioeducativo. Fez-se, ainda, um estudo sobre a metodologia desenvolvida pelos educadores sociais no intuito de compreender os resultados das ações didáticas aplicadas. Destacam-se assim, as ações e as tentativas dos professores da escola regular em redimensionar e (re) direcionar a leitura que se apresenta de forma impositiva em alguns momentos para o público que participa do Projeto. Neste cenário, apresentam-se as estratégias de leituras adotadas, ou seja, as inovações dos educadores em tornar ativo o processo de leitura de crianças. É importante frisar que os sujeitos desta pesquisa foram: 3 coordenadores, 5 educadores sociais e 5 alunos, que estabelecem relações a respeito das práticas leitoras existentes no Programa, comprovando a eficácia e a importância na vida do ser humano e o poder transformador que as mesmas exercem no sentido social, cultural e político.
- ItemBiblioteca e Formação: a função da biblioteca Municipal Padre Alfredo Haasler na formação do leitor Quixabeirense(2018-06-15) SOUZA, Bárbara Nathália de Araújo; NOVAES, Eduarda Gomes dos ReisO presente estudo tem por objetivo mapear e analisar de que maneira a Biblioteca Pública MunicipalPadre Alfredo Haasler fomenta as práticas de leiturano município de Quixabeira-Bahia. Como objetivos específicos pretendemos averiguar o papel da biblioteca na formação do leitor, mapear o perfil dos leitores da biblioteca pública de Quixabeirae observar quais políticas públicas e de incentivo à leitura estão sendo realizadas na mesma. Os dados foram analisados a partir de autores que discutem sobre práticas leitoras, entre eles, Battles (2003),Yunes (1995), Miranda (1978), Milanesi (1989). A abordagem metodológica utilizada se baseou na pesquisa de campo, através de um estudo qualitativo, no qual os dados foram coletados por meio de um questionário misto e teve como sujeitos da pesquisa usuários da Biblioteca Pública de Quixabeira.
- ItemBranca de Neve: dos contos de fada às telas de cinema(2014-11-12) Pinho, Juliana Bezerra de; NOVAES, Rosana Sampaio de Araújo; Lima, Elizabeth Gonzaga de; Barreto, Maria Iraídes da Silva; Silva, Patrícia Vilela daEste trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de nossa pesquisa sobre a relação entre o conto de fadas A Pequena Branca de Neve (1857) dos irmãos Jacob Grimm e Wilhelm Grimm e a adaptação cinematográfica Branca de Neve e o Caçador (2012) do diretor Rupert Sanders. Pretende-se realizar uma análise comparativa entre as linguagens que constituem cada uma dessas obras, ou seja, a linguagem literária e a cinematográfica, destacando o dialogismo intertextual presente nas duas narrativas. O ponto de partida da investigação foi um estudo acerca dos contos de fadas, e mais especificamente, a história da Branca de Neve e suas versões literárias e adaptações fílmicas. A análise mostrou que é possível elaborar diversas “leituras” para um texto, e que o dialogismo intertextual auxilia a transpor a narrativa literária para a narrativa cinematográfica sem que haja discordância em ser ou não fiel à obra de origem, em ter maior ou menor valor do que a outra, mas antes traduzir para uma linguagem diferente, destacando que ambas são dotadas de qualidades próprias com suportes diferenciados para difundir clássicos da literatura.
- ItemCabeça feita: corpo e cabelo como símbolo de identidade negra, em Cristiane Sobral(2017) Pinto, Marcelo Alves; Rufino, João EdsonEste trabalho investiga como a escritora afro-brasileira Cristiane Sobral utiliza o cabelo para compor uma identidade negra no seu livro Só por hoje vou deixar o meu cabelo em paz (2012), levando-se em consideração que, no Brasil, a identidade brasileira, ao se estabelecer como mestiça, tentou apagar elementos da etnicidade negra. A literatura afro-brasileira produzida por Sobral, descontrói e ressignifica o que é ser negro para a cultura brasileira, que sempre teve seus traços fenótipos depreciados. Assim, o uso dos cabelos crespos aprece não somente como elementos estético mas, também, como ferramenta política, para a construção da identidade negra para os afro-brasileiros, o cabelo como ícone simbólico representa a nossa uma luta por inserção de fora igualitária, nos diversos setores sociais, nos quais ainda predomina pouca participação dos afrobrasileiros.
- ItemCadências do corpo, poéticas da voz: a poesia oral do samba de roda do grupo pinote.(2020) XAVIER, Luciano SantosO presente trabalho tem como objetivo compreender como é configurada a poesia oral do samba de roda do Grupo Pinote, de Serrolândia/BA, considerando a relação dos sambadores com essa manifestação cultural, bem como os aspectos formais, temáticos e performáticos dessa poética. Para tanto, delineamos os objetivos específicos, a saber: i) traçar um perfil do Grupo Pinote, com o intuito de compreender a relação dos sambadores com o samba de roda, destacando as suas características, assim como sua relevância artística e cultural em Serrolândia/BA; ii) descrever a performance do samba de roda do Grupo Pinote, analisando-a sob a ótica dos sambadores, tendo em vista a diversidade dessa expressão artística e cultural no Estado da Bahia; e iii) coletar algumas das cantigas de batuque do Grupo Pinote, tendo como critério de seleção as mais popularizadas pelo grupo, de modo a analisá-las a partir dos conceitos e abordagens pautadas na poesia oral. A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa, guiada sob à luz da Etnometodologia (HAGUETTE, 2010; WATSON e GESTALDO, 2015), tendo em vista as suas acepções basilares que nos permitem compreender as produções sociais de sentido de um determinado grupo social; em nosso caso, as produções de sentido do Grupo Pinote sobre a sua expressão poética e performática do samba de roda. Utilizamos ainda a Análise de Conteúdo, na perspectiva de Franco (2008). As principais teorias e discussões que sustentam a pesquisa permeiam o campo da poesia oral, com as contribuições de Zumthor (1993, 2010, 2014), Silva (2014) e Fernandes (2007); sobre a poesia oral do samba de roda e a ancestralidade na poesia oral, contamos com Araújo (2015) e Santana (2014); sobre o samba de roda, com vistas à sua expressão, origem e diáspora, utilizamos o Dossiê do samba de roda do Recôncavo Baiano (BRASIL, 2006) e Döring (2016); e, acerca do samba de roda no Sertão Baiano, Exdell (2017), tendo em vista a chula, batuque e reisado. Quanto às discussões que adentram o campo da cultura e cultura popular, nos amparamos nos estudos de Burke (1989), Costa (2016), Hall (2003) e Santos (1994). Sobre os Estudos Culturais e, respectivamente, suas inscrições na literatura, utilizamos Mattelart e Neveu (2004) e Culler (1999). No que diz respeito às impressões acerca dos procedimentos de análise na poesia oral, discutimos sob a ótica de Santos (2018). Os resultados (em tempo) reverberam a dinâmica e a instantaneidade da poesia oral do samba de roda do Grupo Pinote, no Sertão Baiano, permeada pela multirracialidade e pela diversidade performática da expressão do samba. O samba de roda do referido grupo atravessa a expressão dual da chula e batuque – sendo que ainda manifestam ocasionalmente o reisado –, ambos movidos pela ontologia de vozes e corpos que performam a expressão e a existência dos sambadores. A análise das cantigas de batuque aponta para a movência da poesia oral, marcada por formas e temas que confluem em trânsitos poéticos e identitários
- ItemCartas dos ouvintes do programa Mix Matinal, da rádio serrote FM: resgate e valorização cultural(2018-03-01) Lima, Eliane Dos Santos Oliveira; Santana, Djárcia Brito de; Cunha, Rúbia Mara de Sousa Lapa; Souza, Itamar Ribeiro deÉ no envolvimento do discurso com outros elementos das práticas sociais, ou seja, nos textos em circulação que se evidenciam aspectos ideológicos, levando-se em conta os efeitos promovidos por estes, ou seja, usos que as pessoas fazem da linguagem e dos textos para reproduzir relações de dominação e da hegemonia vigente. Analisar os efeitos e as relações existentes entre discursos, representações sociais na construção de identidades, a partir do ângulo dos modos como se operacionaliza a ideologia como principal objeto desta análise, tomando-se como base as cartas enviadas pelos ouvintes do programa Mix Matinal da rádio Serrote-FM, que vai ao ar de segunda à sexta feira) das 08:00 às 12:00 horas do período de 2009 à 2017. Neste contexto, insere-se a análise aqui proposta que segue, principalmente, a ótica da análise do discurso, dentro da visão dos teóricos Pêcheux (1997) e Foucault (2005). A metodologia aplicada é qualitativa segundo Paes (2009) e (GIL, 2002). Os resultados da anális apontam que nos enfoques discursivos, as falas são constituídas de ideologia, e que ao lado de outras constitui representações para a construção de um discurso. Para tanto, esta pesquisa traz alguns conceitos que podem mensurar o seu alcance. Os dados compõem-se das cartas dos ouvintes da radiodifusão Serrote FM, no período que marcam o início das transmissões e vão até a atualidade.
- ItemChapeuzinho Vermelho: releituras brasileiras do clássico infantil(2015-12-15) Cerqueira, Priscila Silva; Miranda, Viviane Alves de; Lima, Elizabeth Gonzaga de; Souza, Denise Dias de Carvalho; Chacón, Ricardo PieraA presente pesquisa tem a finalidade de investigar a trajetória da Literatura Infantil, desde suas primeiras incursões, objetivando entender os aspectos que estruturam os clássicos que ganharam diversas versões/adaptações, assim como as mudanças que foram ocorrendo ao longo dos séculos. Sob essa perspectiva, será analisado o conto clássico matriz de Chapeuzinho Vermelho, de Charles Perrault, buscando entender porque esta história tornou-se matéria-prima de adaptações para inúmeros autores, em especial os escritores brasileiros, que se propuseram reescrevê-lo, remodelando sua linguagem e estrutura de acordo com o contexto social de cada época. Ressaltando a importância dos estudos teóricos de Júlia Kristeva (1979) e Bakhtin (1999) sobre o fenômeno da intertextualidade que nos serviu de base para análise comparativa das seguintes histórias infantis: Chapeuzinho Vermelho, de Charles Perrault (1697) e nas obras infantis Chapeuzinho Vermelha de Raiva, de Mário Prata (1970), Chapeuzinho Amarelo, de Chico Buarque de Holanda (2011), Fita Verde no Cabelo, de Guimarães Rosa (1992) e Chapeuzinho Vermelho para os dias atuais de Rubem Alves (2004).
- ItemCircuitos Alternativos da Literatura Negra: dos Cadernos Negros ao Blog Ogum‟S Toques Negros(2015-12-15) Souza, Abigail Nascimento de; Lima, Elizabeth Gonzaga de; Chacón, Ricardo Piera; Sales, Cristian Souza deO presente trabalho analisa a série Os Cadernos Negros (1978-2015) e o blog coletivo Ogum´s Toques Negros (2012) como circuitos editoriais alternativos de circulação e de publicação da literatura negra. Esta pesquisa procurou entender como esses veículos se tornaram uma alternativa aos meios tradicionais e hegemônicos de publicação, além de examinar a contribuição destes quanto à visibilidade de obras e de escritores negros. Dessa forma, buscou-se investigar como se deu a difusão da literatura negra em nossa sociedade, e assim, compreender como essa literatura se manteve às margens canônicas do sistema literário brasileiro.
- ItemCirculação da literatura afro-brasileira dos cadernos negros ao projeto enegrescência(2018-06-15) Alves, Vanessa da Silva; Lima, Elizabeth Gonzaga de; Santos, Fabiana da Silva Campos dos; Subrinho, Abinalio Ubiratan da CruzO objetivo deste trabalho é analisar os modos de publicação, circulação e divulgação de textos literários de escritores (as) negros (as) a partir da série Cadernos Negros (1978- 2017) e do projeto coletivo Enegrescência (2014). Pretende-se examinar de que maneira as limitações impostas pelo mercado editorial tradicional fizeram com que escritores (as), que por muito tempo vêm sendo silenciados pelo cânone literário brasileiro, criassem estratégias para superar esses obstáculos por meio dos circuitos alternativos de publicação, como a internet e as redes sociais, que permitem a exposição das vozes afro-brasileiras e a disponibilização de seus textos. A pesquisa buscou compreender como esses circuitos proporcionaram, por um lado, o alcance de obras da literatura afro-brasileira que sempre estiveram à margem dos circuitos oficiais a um público leitor, e por outro, investindo em uma formação leitora sem estereótipos e preconceitos.
- ItemA comicidade no Auto da Compadecida como forma de desconstrução social(2013-11-12) Miranda, Eulípia Coutinho; Sampaio, Síria Lima; Valverde, Tércia Costa; Menezes, Adriano Antônio Lima; Barreto, Maria IraídesA comicidade pode denunciar os vícios e os paradoxos de uma dada sociedade, e acaba, assim, por provocar uma provável modificação da mesma. Desse modo, escolhemos como objeto de pesquisa para nosso Trabalho de Conclusão de Curso a obra Auto da Compadecida de Ariano Suassuna. Percebemos nesta obra o humor como forma de promover crítica às instituições sociais, ao preconceito, aos costumes, e às tradições de uma dada organização social. Temos como objetivos: demonstrar a comicidade como forma de desconstrução social; evidenciar a visão crítica do riso, da ironia e do fantástico maravilhoso; e relacionar a obra Auto da Compadecida com o Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente. Para a elaboração deste trabalho, utilizamos o referencial teórico sobre o riso, a crítica literária, a cultura popular e a história da comicidade, buscando alguns autores específicos dessas áreas, tais como: Henri Bergson, Mikhail Bakhtin, Rachel Soihet, Gil Vicente, Maria Tereza Alves, dentre outros. O Auto da Compadecida é uma obra que combina religiosidade, regionalismo, cultura popular e características ibéricas. Representa uma peça teatral divertida, na qual, por meio de seus personagens, Suassuna desmascara as distintas classes da sociedade brasileira. Assim, a obra em questão, tece uma crítica à Igreja Católica, às injustiças e a corrupção implícita das autoridades religiosas. O Auto da Compadecida é constituído por personagens populares do Nordeste: membros da Igreja, cangaceiros, sertanejos, o coronel, o Padeiro e sua mulher, o Diabo, a Compadecida, Jesus Cristo, além da dupla cômica que protagoniza a trama: Chicó e João Grilo. Juntos, vivem uma história divertida na qual denunciam as mazelas da sociedade. No entanto, o ápice da comicidade, na obra Auto da Compadecida, reside no personagem João Grilo. Ele representa um sertanejo pitoresco, pois, articula a vida de todos os outros personagens, em busca da sobrevivência. Para conseguir viver em um mundo tão injusto, faz uso de seus bens mais preciosos: a esperteza e a astúcia. Desse modo, a dupla formada pelos personagens João Grilo e Chicó representa a revisão da sociedade brasileira realizada por Suassuna, via comédia.
- ItemAs contribuições do ensino de Literatura para a formação do leitor no Ensino Médio(2014-12-15) Silva, Elisângela da; Barreto, Maria Iraídes da Silva; Santos, Márcia Regina Mendes; Cunha, Rúbia Mara de Sousa Lapao acesso aos diferentes saberes sobre a cultura de povos e lugares desconhecidos,seja do universo fictício ou real. A leitura literária deixa em cada um de nós uma bagagem de experiências que nos define como leitores e que se refletem em nossa formação humana e profissional. Nesse sentido, esse estudo se justifica por conta da relevância da sua temática para a educação escolar e formação social do sujeito.Realizamos um estudo exploratório e de cunho qualitativo cujo objetivo geral foi compreenderquais as contribuições do ensino da Literatura para a formação do leitor no universo do Ensino Médio em um colégio públicono município de Jacobina. Nossos objetivos específicos foram identificar se existem alunos com perfil de leitores naquela unidade de ensino; analisar a prática docente de dois professores do Ensino Médio que são professoresdos alunos entrevistados e verificar se a prática desses docentes contribui para a formação de alunos-leitores.Para a coleta de dados valemo-nos das seguintes técnicas: observação das aulas de dois professores; aplicação de um questionário para selecionarmos alunos com perfil de leitores; entrevista com os alunos selecionados. Zilberman (1998); Freire (1989); Lajolo (1999); Cosson (2011); Cândido (1995) entre outros autores que refletem sobre a Literatura na perspectiva da educação para sensibilidade estética e humana, além dos documentos oficiais publicados pelo Ministério da Educação e Cultura serviram de ancoragem teórica para esse trabalho. Os resultados obtidos com o estudo demonstram que na escola investigadaa prática pedagógica contribui muito pouco para a constituição desse tipo de leitor em virtude de não se considerar as condições de produção de leitura necessárias aos textos dessa ordem do discurso, dada a sua complexidade.