Produção Científica
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Produção Científica por Tipo de documento "info:eu-repo/semantics/book"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemINSERÇÃO DE GERAÇÃO DISTRIBUÍA DE ENERGIA SOLARFOTOVOLTAICA: uma experiência no condomínio Praia do Rodeadouro em Juazeiro, BA(2021) SILVA, Regivaldo José da; COSTA, Enio Silva da; NASCIMENTO, Deise Cristiane do; AMORIM, Dinani Gomes; AMORIM, Ricardo José RochaO modelo atual de desenvolvimento sustentável é um paradoxo por ser antieconômico à medida que esgota os recursos naturais, além do mais, coloca em risco as gerações futuras e o bem-estar social da população. Como alternativas para minimizar o impacto ambiental oriundo do crescimento da população, produção e consumo, buscou-se fontes de recursos renováveis na geração de energia, conhecidas como energias mais limpas. Sendo assim, a geração de eletricidade por meio da energia fotovoltaica é uma das alternativas, pois é capaz de gerar energia elétrica através da radiação solar, tornando-se sustentável por ser renovável, reduzindo o impacto sobre o meio ambiente no que converge a poluição. Para tanto, buscou-se discutir a inserção e geração distribuída de energia solar fotovoltaica no condomínio Praia do Rodeadouro em Juazeiro, BA. Nos resultados, conclui-se que embora o modelo proposto seja adequado a realidade da população do condomínio, os objetivos não foram alcançados no que converge a renda e a sustentabilidade ambiental.
- ItemSérie Práxis e Docência Universitária - Vol 4 - Problematização e produção criativa: ressignificando o ensino e a aprendizagem na universidade(2015-07) Soares, Sandra Regina; Martins, Édiva de Sousa; Miranda, Dayse Lago deA obra Problematização e Produção Criativa: ressignificando o ensino e a aprendizagem na universidade integra a Série Práxis e Docência Universitária que tem como objetivo contribuir para o aprofundamento da compreensão sobre a complexidade da docência universitária e para sua formação no âmbito pedagógico, mediante a divulgação de relatos reflexivos e fundamentados de práticas educativas inovadoras. Apresenta artigos que analisam, teórica e praticamente, experiências inovadoras no Ensino Superior, em áreas diversas. Tais práticas buscam superar as deficiências causadas pela fragmentação do conhecimento assimilado de forma passiva pelos estudantes através de métodos tradicionais de ensino. São experiências caracterizadas por uma abordagem em que estudantes assumem uma postura ativa, sendo protagonistas de sua própria aprendizagem, a partir de metodologias construtivistas. São, portanto, práticas que têm como ponto de partida a problematização e como destaque a produção, com a potencialidade de desenvolver a crítica; a rgumentação; a pesquisa; a análise; a produção individual e coletiva e a criação, favorecendo a construção da autonomia e da iniciativa, elementos essenciais para a formação de futuros profissionais capazes de lidar com a incerteza e a complexidade. Configuram-se como leitura inspiradora para todos os docentes universitários.