Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação e Diversidades (MPED) - Jacobina
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Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação e Diversidades (MPED) - Jacobina por Tipo de documento "info:eu-repo/semantics/masterThesis"
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- ItemA educação ambiental dialógico-problematizadora nas escolas públicas no município de Jaguarari-BA: conexões com a reserva natural Maria Maria(2023-10-05) Costa, Márcia Regina de Souza; Leal, Ione Oliveira Jatobá; Pinho, Maria José Souza; Saito, Carlos HirooEsta pesquisa traz uma discussão para o fomento da Educação Ambiental Dialógicoproblematizadora tendo como referencial uma Unidade de Conservação da Natureza. Buscouse compreender o potencial da Educação Ambiental Dialógico-problematizadora em conexão com a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Maria Maria. Os objetivos específicos foram: apresentar o conceito de Educação Ambiental Dialógico-problematizadora para as coordenadoras pedagógicas de ensino; instigar saberes coletivos, construções e debates de uma Educação Ambiental voltada aos conflitos socioambientais; evidenciar os potenciais da RPPN Maria Maria para a Educação Ambiental Dialógico-problematizadora; e, por fim, construir uma sequência didática em Educação Ambiental Dialógico-problematizadora a ser trabalhada na rede pública de ensino. A metodologia trouxe o paradigma do pensamento freireano, e, como método, este estudo priorizou o procedimento da pesquisa-formação. Como dispositivo, foram realizadas oficinas-formação colaborativas, e as fontes para a construção dos dados foram os procedimentos construídos no processo de intervenção a partir do uso de questionários e diário de campo da pesquisadora. As participantes da pesquisa foram as coordenadoras dos últimos anos do Ensino Fundamental da rede pública de ensino do município de Jaguarari – Bahia. Como resultado, com base nos temas geradores e nas problematizações, foram levantados, a partir de aspectos contextuais, elementos críticos da Educação Ambiental em espaços formativos. O diagnóstico dos problemas socioambientais feito de forma participativa favoreceu o engajamento das participantes da pesquisa na proposta de ações afirmativas em processos investigativos acerca de sua realidade. Ao propor-se uma Unidade de Conservação da Natureza como potencial para o fundamento de uma Educação Ambiental crítica, percebeuse que o ato de sensibilizar e despertar o interesse das pessoas pode ser um início para o fomento da Educação Ambiental Dialógico-problematizadora nas escolas. Contudo, é preciso mais, a exemplo de investimentos em pesquisas e em políticas públicas eficazes, bem como de engajamentos que permitam a divulgação e a atuação nas questões de ordem educacional socioambientais. Como produto resultado desta pesquisa, foi elaborada, de forma coletiva, uma sequência didática em Educação Ambiental Dialógico-problematizadora a ser apresentada aos professores que trabalham na rede de ensino, para discussão e aplicação nas escolas do município de Jaguarari-Bahia.
- ItemA inclusão educacional dos estudantes público-alvo da educação especial no Instituto Federal Baiano(2023-07-13) Lima, Tatiane da Silva; Silva, Osni Oliveira Noberto da; Nogueira, Suzana Alves; Ramos, Michael Daian PachecoEste trabalho é uma pesquisa a nível de mestrado, ligada ao programa de PósGraduação em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia (PPGED/UNEB), cujo objetivo consistiu em analisar como vem ocorrendo a inclusão educacional dos estudantes público-alvo da Educação Especial dentro do IF Baiano na percepção dos coordenadores do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) e das docentes de Atendimento Educacional Especializado (AEE). A pesquisa apoiou-se no materialismo histórico dialético buscando uma compreensão elaborada, totalizante e crítica do objeto de estudo. A imersão em campo ocorreu de forma remota através da utilização das atuais ferramentas das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs).Teve como participantes da pesquisa 7 coordenadores do NAPNE e 8 docentes de AEE. Utilizou como dispositivos para a construção dos dados questionário, entrevista semiestruturada e análise documental. Os dados contruidos a partir desse três dispositivos foram tratados e analisados a partir da Análise por Triangulação proposta por Marcondes e Brisola (2014). Os resultados indicam que o IF Baiano tem procurado adequar suas normativas internas à legislação nacional voltada à Educação Especial na perspectiva inclusiva. Entre os documentos analisados, destacam-se o Regimento do NAPNE e o Regulamento do AEE. Porém, foi constatado que tais documentos, apesar de representarem avanços, necessitam passar por uma revisão no sentido de elucidar algumas questões destacadas pelos participantes. Reconhe-se que NAPNE e AEE possuem papeis distintos e complementares no processo de inclusão educacional dos estudantes público-alvo da Educação Especial (estudantes PAEE). Os desafios ao processo de inclusão desses estudantes no Instituto englobam as condições de acessibilidade arquitetonica dos campi mais antigos, falta de recurso financeiro para o NAPNE, escassez de profissionais especializados para compor as equipes multiprofissionais do NAPNE, falta de formação continuada para os profissionais integrantes dessas equipes e precaria articulação entre os NAPNEs e entre as próprias docentes de AEE o que leva a falta de unificação das ações. As potencialidades mais latentes referem-se a preconização nos documentos supracitados da presença de profissionais especializados para a atuação direta com os estudantes PAEE e os avanços promovidos pela atuação das docentes de AEE em cada campi. A finalização desse estudo possibilitou o entendimento de questões específicas do processo de inclusão dos estudantes PAEE no IF Baiano.
- ItemAdequação postural como tecnologia assistiva (TA) em Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE): contribuições para educação especial(2019) Gomes, Inglis Araújo da Silva; Salvadori, Juliana Cristina; Bião, Menilde AraújoEste trabalho objetiva compreender o uso da adequação postural como recurso da Tecnologia Assistiva na educação especial, com a colaboração do profissional Fisioterapeuta inserido na equipe multiprofissional no Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE), na região do Piemont da Chapada Diamantina, de modo a auxiliar nas práticas educativas dos profissionais da educação especial e, logo, na melhora das condições para a aprendizagem de alunos com deficiência. Consideramos o processo de inclusão educacional de pessoas com deficiência física, intelectual e múltipla no Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) da APAE Jacobina pela singularidade do lócus: CAEE, em instituição especializada, em colaboração com a equipe multiprofissional (Fonoaudióloga, Psicóloga, Fisioterapeuta, Terapeuta Ocupacional e Assistente Social) vinculada ao Centro de Reabilitação (CER II) implantado na instituição em 2017. A investigação pautou-se nos pressupostos da abordagem qualitativa e tendo como método o estudo de caso, realizado no CAEE/APAE com os profissionais da equipe multiprofissional (professores, coordenação e auxiliar de coordenação) e os alunos que, após avaliação, necessitassem do recurso de adequação postural. Os dispositivos para geração de dados foram análise documental, entrevista semi-estruturada, grupo focal e avaliação fisioterapia e para análise dos dados análise de conteúdo de Bardin (2016). Considerando a revisão de literatura sobre esse tema os resultados apontaram que a intervenção do fisioterapeuta no ambiente escolar promove melhoras cognitivas e motoras; auxilia os professores nos desafios das práticas inclusivas; melhora a qualidade de vida de cuidadores de criança com deficiência; promove a saúde no ambiente escolar, na atuação com crianças em condições crônicas, podendo utilizar recursos como o uso da tecnologia assistiva, de forma interdisciplinar, para auxiliar na inclusão educacional de alunos com deficiência. Os resultados dessa pesquisa corroboram com os resultados da revisão sistemática, sendo um tema pouco explorado, porém através dos dados coletados percebi que a colaboração do profissional Fisioterapeuta no CAEE, foi importante para a utilização dos recursos de adequação postural, bem como a utilização desses recursos é de fundamental importância para o processo de aprendizagem do aluno com deficiência e por fim a importância do diálogo entre os profissionais que atuam na saúde e educação na área da educação especial foi de fundamental importância para problematizar a lógica clínica do atendimento tanto educacional quanto terapêutico das pessoas com deficiência, tendo em vista uma nova lógica que é desenvolver a funcionalidade das pessoas com deficiência através dos postulados da Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF). Como produto de intervenção, propormos a implantação de uma oficina de Tecnologia Assistiva para confecção dos recursos de adequação postural que possam ser utilizados pela equipe multiprofissional tanto no AEE da APAE Jacobina quanto em outros AEE bem como nas salas de aula regulares.
- ItemAprendizagem colaborativa em rede: metamorfoses contemporâneas na formação docente(2016) Nunes, Rodrigo dos Reis; Amorim, Ricardo José Rocha; Gomes, Antenor Rita; Ribeiro, Marcelo Silva de SouzaEste Relatório Final de Pesquisa busca apresentar os itinerários da intervenção e pesquisa sobre a influência que a aprendizagem colaborativa em rede pode proporcionar para a formação docente dos professores de língua inglesa do município de Serrolândia/BA. Essa perspectiva parte da problemática de que as concepções de aprendizagem e da relação do ser humano com as tecnologias digitais de informação e comunicação recebem um novo aporte, pois uma gama maior de mecanismos que envolvem a comunicação e a informação transcende conceitos estanques e padronizados de como concebemos o conhecimento. O professor de língua inglesa se vê em um espaço desafiador em sua sala de aula e na escola, uma vez que é incitado a refletir sobre sua prática e sobre sua formação. Como pesquisa participante e de cunho qualitativa, utilizamos instrumentos para o levantamento de dados como as entrevistas narrativas e o diário de bordo digital, além da ficha de avaliação de oficina temática. Buscamos em todo o processo de investigação, como também de intervenção, refletir acerca da formação docente do professor de língua inglesa, para que seja possível compreender melhor sobre situações desafiadoras dos processos que envolvem a aprendizagem na contemporaneidade. Para tanto, utilizamos de arcabouço teórico como Dillenbourg (1995, 1999, 2002) que conceitua os princípios da aprendizagem colaborativa; Hall (2005), trazendo elementos referentes à identidade, Lèvy (1999), definindo o ciberespaço, Santaella (2007), atentando para as múltiplas identidades, Castells (1999, 2000), que descreve o conceito de rede e sua descentralidade; Papert (1994), abordando os aspectos do construcionismo, no que se refere à relação entre homem e máquina e sua representatividade para aprendizagem; Crystal (2003), apresentando o status da língua inglesa como língua global; Macedo (2012), discutindo sobre processos formativos e identitários; Kenski (2013), relatando sobre a formação docente em tempos digitais; Nóvoa (1995), atentando para a necessidade de se refazer identidades frente às mudanças da contemporaneidade. Os resultados obtidos se constituíram por meio das produções didático-pedagógicas concretizadas a partir dos trabalhos desenvolvidos com os atores da pesquisa, baseadas nos princípios da Aprendizagem Colaborativa em Rede, contribuindo significativamente para novos olhares acerca da inserção das tecnologias digitais da informação e comunicação nos espaços de aprendizagem de língua inglesa. Desse modo, foi construído um e-book, em que contém os registros das produções, as itinerâncias colaborativas e os processos reflexivos advindos das experiências vividas durante a pesquisa.
- ItemApurando as “ouças”: escuta para uma educação pautada em diversidade de gênero e direitos humanos(2023-07-12) Santos, Vera Lúcia da Silva dos; Pinho, Maria José Souza; Andrade, Elenise Cristina Pires de; Lima, Jamille da SilvaEsta é uma pesquisa intitulada Apurando as “Ouças”: escuta para uma educação pautada em diversidade de gênero e Direitos Humanos, na qual “Ouças” remete-se a sentar e ouvir histórias, a ouvir narrativas, desse modo, buscamos compreender e discutir Direitos Humanos da população LGBTQIA+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros (transexuais e travestis), Queer, Intersexo e Assexuais) em uma escola da Bacia do Jacuípe III, na Bahia, com objetivos específicos de contribuir com a construção histórica dos direitos humanos na perspectiva das diversidades; compreender através das narrativas como as diversidades de gênero, em especial as pertinentes à população LGBTQIA+, emergem no cotidiano da escola; implementar ações que propiciem o reconhecimento das diversidades; entender, nas narrativas de vida dos estudantes, como suas subjetividades são construídas sensíveis aos direitos humanos. Assim, procuramos responder a questão-problema: “Como a educação pautada em diversidade de gênero e Direitos Humanos contribui para a inclusão e diminuição do preconceito?” Para adentrar na pesquisa e ouvir, sentir as falas, foram realizados encontros denominados “Ouças”, instrumentalizados por disparadores que conduziram a pesquisa, posteriormente categorizadas as falas, percepções dos sentimentos, em recortes que deram um delinear geral. O antagonismo das relações entre estudantes, famílias, professores, evidenciaram preconceitos sofridos, tendo como principais vertentes: a família; educadores, transpassando os muros da escola e reverberando como um todo, na qual estudantes LGBTQIA+ se sentem excluídos e professores não se sentem preparados para discutir a temática. O trabalho foi embasado nos estudos de Guacira Louro; Judith Butler, Kathryn Woodward, que ofereceram o aporte teórico para as discussões de gênero e diversidade, identidade; Boaventura de Sousa Santos; Flávia Piovesan; Herrera Flores; Luis Warat; aporte para direitos humanos; Vera Candau; Tomaz Tadeu da Silva; contribuíram sobre educação e identidade, além de outros autores que sobremaneira foram essenciais para o desenho da pesquisa, culminando com a parte jurídica, a partir da Declaração Universal dos Direitos Humanos; Consituição Federal Brasileira, dentre outros documentos jurídicos, de autores que subsidiaram a pesquisa e a metodologia. A partir das análises das narrativas, elaborou-se a proposta de intervenção intitulada: Momento pipoca - vamos apurar as “ouças” para diversidades. Momentos que se darão em rodas de conversas a serem realizadas mensalmente na escola, envolvendo estudantes e professores para implementar discussões sobre a temática, objetivando melhor conhecer e debater, refletir sobre as diversidades e contribuir para uma escola mais inclusiva, mais humana, pautada “em e para” diversidades de gênero e dignidade da pessoa humana.
- ItemO artear de si e do outro: lugares de memória como prática colaborativa de educação(2021) Sá, Edicarla correia de; Pinho, Maria José Souza; Laranjeira, Lia Dias; Silva, Jerônimo Jorge Cavalcante; Carneiro, Rita de Cássia OliveriaA presente pesquisa tem por objeto o Museu Quilombola da Comunidade de Cazumba, que está localizada na zona rural do município de Senhor do Bonfim-BA. Temos por objetivo geral: analisar como um museu construído pela comunidade quilombola de Cazumba, um lugar de memória, pode servir como instrumento colaborativo de educação. O percurso foi motivado em buscar subsídios documentais para fundamentar a caracterização do locus de pesquisa; historicizar como se deu a implantação deste museu quilombola na comunidade de Cazumba, em Senhor do Bonfim-BA; perceber as relações que são estabelecidas na comunidade para analisar atividades educativas colaborativas ligadas ao museu quilombola; construir espaço de divulgação do lugar de memória, o museu, suas histórias tomando novos espaços. Os devires da pesquisa em educação sempre são imprevisíveis, nos trouxeram categorias que inicialmente não foram traçadas como palavras-chaves de estudo, cujas quais, reciprocidade e ancestralidade, que nos levaram a utilizar o recurso da fotografia para construção do museu virtual – desdobramento da pesquisa/produto. Pudemos perceber como a filosofia ancestral transpassa os saberes da comunidade, raízes fundantes para a concretização de práticas colaborativas em educação, de pedagogias como práticas para a liberdade. Caminhamos guiados pelos olhares paradigmáticos Interpretativistas. Um estudo de caso que empresta para nós a experiência da Análise documental e assim aprofundar nossos conhecimentos sobre a memória e vida da comunidade de Cazumba. A atividade utilizada para construção dos dados foi a Árvore dos Sonhos, um recurso freiriano adaptado para a educação, utilizado comumente para ações extensionistas em atividades socioambientais. Buscamos a Análise de conteúdo para aprofundarmos sobre as produções construídas colaborativamente nas atividades realizadas. Este relatório em formato de dissertação, completa-se em sete capítulos, desde a introdução às considerações finais, como principais autores utilizamos: Nora (1993), Munanga (2002), Freire (1967, 1987, 1981, 1996), bell hooks, (2017), Yin (2015), Sauborin (1999), Berth (2019), entre outros.
- ItemArtes Visuais e Deficiência Intelectual: aprendizagem através da Arte-Educação, um estudo de caso na Apae de Jacobina - Ba.(2017-06-15) LEITE, Kátia Cristina NovaesA presente pesquisa, alicerçada na perspectiva da pesquisa qualitativa, caracteriza-se como um estudo de caso etnográfico que investigou de que maneira a apreciação de arte favorece a aprendizagem das pessoas com deficiência intelectual. Buscou-se responder ao seguinte problema de pesquisa: O que caracteriza a aprendizagem de alunos com DI e como a Arte-Educação pode mediá-la. O texto apresenta a seguinte estrutura: traz, na introdução, as implicações da pesquisadora com a pesquisa; em seu primeiro capítulo, apresenta o Percurso Metodológico; o segundo capítulo contextualiza a oferta de educação especial em Escola Especial e via Atendimento Educacional Especializado, em escola inclusiva; o terceiro capítulo busca a Compreensão da Deficiência Intelectual em seus aspectos cognitivos e psicossociais, buscando compreender o ensino de arte nesse processo. O quarto capítulo apresenta a análise dos dados produzidos em campo e finaliza-se com as considerações e delineamento da proposta de intervenção pretendida junto aos professores da Educação Básica. Com suporte nos estudos de Vygotsky, foram observadas, descritas e analisadas as interações de oito alunos com deficiência intelectual, suas evidências de aprendizagem, além das práticas pedagógicas da docente inserida no trabalho de Arte-Educação, do Projeto Recriando: Educação e inclusão social pela Arte, oferecido na instituição especializada APAE de Jacobina. A construção dos dados ocorreu por meio da observação participante, análise documental, entrevistas e microanálise do contexto através de filmagens. Foi realizada a descrição densa dos dados encontrados e triangulação dos mesmos na análise dos resultados. Constatou-se quão importante se apresenta o trabalho em arte educação para estudantes com deficiência intelectual utilizando-se de apreciação de arte enquanto recurso pedagógico que permite a aprendizagem significativa, por facilitar a transformação de conceitos cotidianos em conceitos científicos. Como contribuição à área da Educação Inclusiva e à produção científica em geral, apontou-se com este estudo um roteiro que se bem utilizado configura-se numa alternativa ao ensino fecundo, termo usado por Vygotsky para nomear o ensino promotor de desenvolvimento e aprendizagem de estudantes com ou sem deficiência intelectual, proporcionando reflexões a respeito da inclusão social e escolar e os benefícios da mediação pedagógica para este processo de inclusão através das artes visuais.
- ItemAssociação dos pequenos produtores rurais do coqueiro e seus processos educativos na construção da identidade territorial quilombola (Mirangaba-Bahia)(2017-12-15) Silva, Jesiâne Lopes da; Carvalho, Luzineide Dourado; Miranda, Carmélia Aparecida Silva; Oliveira Filho, João Cesar Abreu deO presente trabalho desenvolveu-se no âmbito da pesquisa aplicada à educação e diversidade, tendo como objetivo principal investigar a contribuição dos processos educativos não escolares produzidos pela Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Coqueiro (APPRC) na construção da identidade territorial quilombola com o intuito de identificar os elementos constitutivos que afirmam e fortalecem essa identidade. Coqueiros localiza-se no município de Mirangaba, estado da Bahia e representa uma entre três mil comunidades quilombolas presente no território brasileiro. A referida comunidade foi certificada pela Fundação Cultural Palmares no ano de 2006 em consonância com o artigo 68 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias. Há pouco mais de dez anos desse marco legal, a pesquisa pretendeu responder: Qual a contribuição dos processos educativos produzidos pela APPRC na construção da identidade territorial quilombola dos moradores de Coqueiros? As respostas foram construídas por meio de uma metodologia de pesquisa baseada nas concepções teóricas da abordagem qualitativa, do método fenomenológico e da etnografia. Teve como dispositivos de construção de dados a entrevista semiestruturada, a observação participante e a análise documental e como técnica de análise dos dados, a análise de conteúdos. Os resultados da pesquisa apontaram que a Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Coqueiro se apresenta como um espaço educativo não escolar na/da comunidade cujos processos educativos tipo as reuniões ou assembleias gerais, a Festa de Santos Reis, os projetos financiados e as redes de solidariedade criam condições para que os moradores desenvolvam sentimentos de pertencimento ao grupo, a cultura e ao território, elementos simbólicos e imateriais que contribuem para a construção, afirmação e o fortalecimento da identidade territorial quilombola. Diante dos resultados e do compromisso com a realidade investigada, apresento como proposta de intervenção uma cartilha quilombola sobre/com a comunidade como instrumento potencializador dessa identidade coletiva. Todavia, ressalto que a proposta está aberta para ser dialogada com os participantes da pesquisa, pois, entendo que é a comunidade quem deve decidir o que é mais importante fazer.
- ItemAtos Curriculares na Escola no Campo: proposta para uma Educação Contextualizada.(2017-06-15) ARAUJO, Rafaela SantosEste trabalho intitulado Atos Curriculares na Escola no Campo: Proposta para uma Educação Contextualizada investigou os atos curriculares do Colégio Estadual do Icó, no interior da Bahia, a fim de identificar os principais desafios bem como as possibilidades para efetivação de uma Educação Contextualizada nesta escola no campo. Inicialmente buscou-se discutir sobre as questões norteadoras dessa pesquisa através de referenciais legais e teóricos sobre currículo, Educação do Campo e Educação Contextualizada, partindo de um contexto mais geral até chegar ao contexto específico no qual a escola se encontra. A pesquisa foi realizada no Colégio Estadual do Icó, que está localizado no Povoado de Icó, Município de Morro do Chapéu/Ba, é um dos colégios estaduais do Município e pertence ao Núcleo Territorial de Educação – NTE – 03/ Seabra. Na fase inicial desta pesquisa buscamos levantar informações sobre a escola a partir de análise documental do Projeto Político Pedagógico e do Currículo Escolar, a fim de identificar a organização pedagógica e curricular dessa escola. Na segunda fase da imersão em campo aplicamos os instrumentos da pesquisa, observação e entrevista. Nesta etapa, contamos com a colaboração de gestores, docentes e discentes da instituição, utilizando a análise de conteúdo para o tratamento dos dados. Através das observações constatamos os atos curriculares no CEI, efetivados na prática docente. Durante as entrevistas através das falas dos professores e também dos alunos foi possível identificar a relevância da contextualização nos saberes no campo, a importância dos docentes nesse processo, bem como os desafios inerentes a essa proposta de contextualização. Na última etapa da pesquisa foram realizadas com os docentes do CEI oficinas formativas, nas quais discutimos questões concernentes à pesquisa, cujos debates e discussões colaboraram para a construção de uma proposta de intervenção curricular, produto final da pesquisa. O método da Pesquisa-Ação seguido da abordagem qualitativa repercutiu positivamente durante o processo de intervenção, pois para que os objetivos pretendidos fossem alcançados a colaboração dos participantes foi indispensável. Com a intervenção da pesquisa identificamos os desafios para firmar uma Educação Contextualizada no Campo, constatamos a importância de diálogos fecundos entre Educação Superior e Educação Básica, devido ao grande potencial de promover intervenções e resultados significativos nas escolas envolvidas.
- ItemBase nacional comum curricular: apagamentos e implicações da diversidade na formação em exercício da coordenação pedagógica(2021) Lima, Fábia Alves; Silva, Ana Lúcia Gomes da; Silva, Fabrício Oliveira da; Oliveira, Iris VerenaEsta pesquisa tem o propósito de compreender o papel da Coordenação Pedagógica (CP) como mediadora da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no contexto de sua prática com o coletivo docente, frente ao planejamento didático-pedagógico de suas demandas diárias, a fim de identificar se este coletivo faz ou não vazar a diferença no referido documento. O delineamento metodológico ancora-se na abordagem qualitativa e se inspira no paradigma pós-crítico. Adota-se como método a (Net)etnocartografia, com o uso da bricolagem da etnografia, cartografia e netnografia, motivado pela cartografia de Deleuze e Guattari (1998, 2014, 2010), cujas pistas produzidas por meio das narrativas e imagens foram cartografadas a partir dos dispositivos Ateli(net) e Diário de Bordo, em que os fios dos episódios adotaram como procedimento de análise o próprio método (Net)etnocartográfico em processos de produções vida-formação na cibercultura, desenhadas como proposta de intervenção. A (Net) etnocartografia em interface online conecta movimentos de autorias singulares e coletivas, visando rasurar a BNCC no contexto da prática da Coordenação Pedagógica e buscar caminhos e bifurcações nos territórios onde habitam os sujeitos da pesquisa. As pistas-resultados apontam a ausência de políticas públicas para a formação da CP e discussão nas formações sobre temáticas do cotidiano que envolve gênero, raça, povos do campo, quilombolas, ciganos, comunidades tradicionais, entre outros, bem como uma BNCC que pretende o controle político do conhecimento por meio de um currículo único, o qual não é desejável em um país com dimensões (continental) territoriais, diversidade cultural e desigualdades sociais. A CP vê na processualidade da (Net) etnocartografia, via os seis (06) Ateli(net’s), pontos de conexão, contradições, atravessamentos e possibilidades de re-leituras dos espaços pedagógicos em proposições, teoricamente, enredadas pelos saberes que se articulam e se convertem em ações transformadoras, criadoras e ativas nos contextos de vida e com vidas do devir-outro, cujo rizoma-formação não tem começo e tampouco fim, pois se encontra sempre no meio e entre as linhas de fuga imperceptíveis, que se desdobrarão também na pós-defesa, criando fios que serão conectados, num ir e vir, sem simetria, experimentando as irregularidades da intuição e do inconsciente dos sujeitos, que sempre serão coautores desse trajeto de vida-pesquisa-trans-formação.
- ItemBiblioteca escolar e órbita social: formação do/a leitor/a literário/a(Universidade do Estado da Bahia, 2024-03-22) Rios, Éttore Pablo Vilaronga; Sousa, Denise Dias de Carvalho; Cunha, Rúbia Mara de Sousa Lapa; Lima, Rita de Cássia Brêda MascarenhasEste trabalho tem por objetivo compreender qual é o papel da biblioteca escolar na formação do/a leitor/a literário/a no Colégio Municipal Francisco Machado dos Santos, Capim Grosso – BA, analisando a situação em que se encontra este espaço de leitura a partir dos projetos desenvolvidos nessa Unidade Escolar. A trilha metodológica está pautada na pesquisa-ação, com abordagem qualitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas e rodas de conversa, sendo a análise de conteúdo o dispositivo de triagem dos dados produzidos e a análise documental a base de interpretação das leis (Programa Nacional de Incentivo à Leitura, Programa Nacional Sala de Leitura, Pró-Ler, Programa Nacional Biblioteca da Escola, Plano Nacional do Livro e Leitura e Lei de Universalização das Bibliotecas Escolares). No que concerne ao aporte teórico, partimos do Realismo Crítico como pressuposto epistemológico e a Sociologia da Leitura como base teórica e campo de reflexão principal para discussão dos eixos temáticos biblioteca, políticas públicas para o livro, a leitura e a biblioteca e formação leitora literária, tomando como base os estudos de Teresa Colomer, Eliane Fioravante, Matthew Battles, Chantal Horellou-Lafarge e Monique Segré, entre outros. Neste trabalho pudemos verificar o protagonismo da biblioteca escolar na formação do/da leitor/a literário/a e os prejuízos sociais que a obstrução do acesso a este espaço pode causar no processo leitor, seja no espaço escolar ou na influência que a órbita social exerce no individuo em formação. Verificamos, também, que o acesso por si só não garante a formação, sendo necessária a efetiva presença e atuação da figura do/da mediador/a de leitura e o real funcionamento das políticas públicas do livro e da leitura.
- ItemCartografias de uma neolinguagem inclusiva: outras gramáticas na língua portuguesa na cibercultura(2023-07-09) Menezes, Jadla Morais; Silva, Ana Lúcia Gomes da; Santos, Dina Maria Rosario dos; Salvadori, Juliana; Santos, Edméa Oliveira dosEsta pesquisa toma como tema de estudo a Neolinguagem Inclusiva assumida em sua perspectiva não binária, que abriga uma cartografia sobre os sujeitos dissidentes a linguagem e visibilização em redes na Cibercultura e nos ambientes educacionais, em especial, na educação básica. Tem como objetivo central: analisar como a Neolinguagem interroga a linguagem através da diferença, pelo diverso, dissidente e heterogêneo, a fim de afirmar a inclusão da mesma no ensino da Língua Portuguesa de modo que os/as/es sujeitos se sintam visibilizados/as/es como sujeitos de linguagem. Como objetivos específicos definimos: a) Produzir uma genealogia da linguagem dita neutra, perfomatizando outra história que descontinua formas de se ver o gênero binário na LP, considerando o sujeito como um efeito de linguagens, discursos. b) Enredar cartograficamente as disputas de narrativas na cibercultura sobre a Neolinguagem e o seu uso como forma de uma comunicação não-binária. c) Apresentar estratégias cartografadas para a inserção da neolinguagem no ensino da Língua Portuguesa na educação básica, a fim de produzir cartografias da diferença de modo a visibilizar os sujeitos/eis. Adota como método a cartografia, que se faz como um mapa aberto, objetivando trazer uma história outra para essa cortinagem binária que a Língua Portuguesa implantou e defende. Os/as/es sujeitos coautores/as/ies da pesquisa foram os/as usuários/as/ies na Cibercultura e o Ciberespaço através dos corpus de análise: Youtube e Twitter Como procedimento de análise o próprio método cartográfico. Na primeira fase da pesquisa realizou-se a revisão sistemática do tema em estudo no recorte temporal de 2015 até 2021 na base de dados SciELO e Google Acadêmico cujos resultados apontaram para a escassez de pesquisas devido a atualidade do tema, ampliando-se assim, o escopo da revisão para uma cartografia na cibercultura. Como resultados centrais a pesquisa destaca: embates emergentes e coexistentes na cibercultura e seus jogos de força que cambiam entre um discurso impositivo sobre a Neolinguagem gerando a informação, a desinformação e/ou a propagação de fake news nesses espaços, assim como discursos defensores da Neoliguguagem como movimento de inclusão e desvinvisibilização dos sujeitos; cartografia da neoliguguagem com estratégias de promoção, espaço de visibilidade, respeitando a forma como cada pessoa deseja ser identificada; NI, visa desconstruir as normas binárias tradicionais e reconhecer a multiplicidade de identidades de gênero e orientações sexuais, encontra tanto apoio entusiástico quanto resistência firme na cibercultura do Instagram, Youtube e Twitter, conforme (corpus de análise cartografados). Os/as/es usuários/as que abraçam essa forma de linguagem frequentemente enxergamna como uma oportunidade de respeitar a autodeterminação das pessoas, promovendo inclusão e desconstruindo estereótipos de gênero. Eles veem o uso de pronomes inclusivos e outras adaptações linguísticas como um ato de inclusão social e linguística, uma maneira de afirmar o direito de cada falante.
- ItemCom “enxada” e “caneta” Trilham-se caminhos de formação e permanência no campo?: a experiência da Escola Família Agrícola de Jaboticaba - Quixabeira – Bahia(2020) Sousa, Antonia Euza Carneiro de; Silva, José Carlos Araújo; Ferreira, Maria Jucilene LimaA pesquisa intitulada “Com enxada e caneta trilham-se caminhos de formação e permanência no campo? - A experiência da Escola Família Agrícola de Jaboticaba - Quixabeira - Bahia”, objetiva compreender como a relação dinâmica entre o tempo-escola e o tempo-comunidade é de inestimável contribuição para a constituição de uma educação comprometida com a formação e a permanência do jovem do campo em sua comunidade. Para esse propósito, refletimos sobre a trajetória da educação do campo no Brasil, destacando o projeto educativo almejado pelos movimentos sociais para atender aos interesses dos sujeitos campesinos, culminando na criação das EFAs com a Pedagogia da Alternância, cujos instrumentos metodológicos, buscam possibilitar uma educação contextualizada, através do diálogo entre os conhecimentos escolares e os saberes praticados cotidianamente pelas famílias dos alternantes, especialmente através da atividade denominada “Plano de Estudo”, realizada durante o tempocomunidade, conforme observado na EFAJ. Para fundamentar teoricamente essa abordagem, nos embasamos nos estudos de Arroyo (2011), Caldart (2011), Cavalcante (2007), Freire (2007), Gimonet (2012), Mézzarós (2008), Molina (2006), Nascimento (2007), Nosella (1977) e (2012), entre outros. Em se tratando de uma pesquisa de caráter qualitativo, nos foram imprescindíveis os trabalhos de Ivenicki e Canen (2016), Creswell (2014), para a abordagem do presente estudo de caso. O método do tipo etnográfico se substanciou nas proposições de André (2008), Gertz (2008) e Yin (2010), utilizando como dispositivos para coleta de informações: questionários, entrevistas semiestruturadas, grupo focal, observação de atividades realizadas no tempo-escola e no tempo-comunidade, além de análise documental. Para o efetivo cumprimento dos requisitos do programa de mestrado profissional em educação e diversidade, elaboramos uma proposta de intervenção (produto) com apresentação de discussões voltadas para a viabilização de uma educação contextualizada na articulação entre o trabalho pedagógico e a realidade dos alunos da Escola Municipal Nonato Jorge localizada na zona rural do distrito do Junco, município de Jacobina.
- ItemComo anda o pacto? As implicações do Programa Pacto Nacional Pela Alfabetização Na Idade Certa (Pnaic) na formação de professores alfabetizadores.(2017-06-15) MACHADO, Maikson Damasceno FonsecaO objeto de estudo desta pesquisa centraliza-se na formação em exercício de professores alfabetizadores vinculados ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), programa do Ministério da Educação e Cultura (MEC), em parceria com a prefeitura, num Colégio Municipal, do município de Cairu/BA. Tem-se como objetivo central compreender as implicações produzidas pelo PNAIC na organização didático-pedagógica dos professores e as possíveis contribuições dadas pelas formações realizadas pelo programa aos professores alfabetizadores. O quadro principal do referencial teórico utilizado baseou-se em Gil, Dultra Souza, Delory-Momberger, Dominicié, Creswell, Freire, Pimenta, Ferreiro, Teberosky, dentre outros. A abordagem da pesquisa ancora-se no paradigma das pesquisas qualitativas com inspiração epistêmica da hermenêutica. A metodologia adotada é centrada nas abordagens (auto)biográficas e utilizou-se como dispositivos de pesquisa o questionário na fase exploratória, a entrevista narrativa e o ateliê (auto)biográfico para a realização do levantamento e construção dos dados na imersão em campo. Como dispositivo de análise dos dados, este estudo investigativo toma como inspiração a análise de conteúdo pelo viés da tematização. Os resultados da pesquisa apontaram que todas as professoras que participaram da pesquisa acreditam na formação docente como um importante mecanismo de trocas de experiências, construção do conhecimento, forma de ganhar confiança e de se instrumentalizar. Foi revelado ainda que o PACTO de fato impactou as vidas das docentes investigadas, e que elas tiveram as suas práticas didático-pedagógicas modificadas, haja vista que foram muitas as implicações que o programa produziu em sua rotina profissional, além de contribuir significativamente para reverem as concepções que tinham de alfabetização, sendo deslocadas a refletir, avaliar e intervir nos processos de alfabetizar letrando, a fim de assegurar as aprendizagens dos estudantes.
- ItemComunidade quilombola de Mucambo dos Negros: identidade étnico-racial no Programa de Saúde na Escola – Miguel Calmon – BA(2020) Nascimento, Rita de Cassia Dias; Miranda, Carmélia Aparecida Silva; Oliveira, Iris Verena Santos de; Suto, Cleuma Sueli Santos; Conceição, Juvenal de CarvalhoEsta pesquisa tem como objetivo discutir sobre como os saberes populares de saúde da Comunidade Quilombola de Mucambo dos Negros podem contribuir para as práticas do Programa Saúde na Escola, na perspectiva étnico-racial no município de Miguel Calmon - BA. A referida Comunidade Quilombola pertence ao município de Miguel Calmon, distante a 365 km de Salvador. Observou-se que as comunidades quilombolas – com sua diversidade – trazem em comum vestígios dos valores civilizatórios de matriz afro-brasileira, que estão presentes em seus saberes populares. Percebeu-se que na Comunidade Quilombola de Mucambo dos Negros há um silenciamento das discussões sobre as relações étnico-raciais, coadunadas às ações incipientes e homogeneizadoras dos Poderes Públicos, em âmbito intersetorial – reflexo ainda da estrutura social pautada no “mito da democracia racial” que perpassa a sociedade. Neste vértice, entendemos que a intersetorialidade, sobretudo entre a Educação e a Saúde, é uma estratégia fundamental para fomentar reflexões e movimentações para novos olhares diante desta tácita realidade e suas variantes, a partir do eixo de Promoção dos Direitos Humanos e Cidadania contemplado nos princípios do Programa Saúde na Escola (PSE). O estudo realizou-se na comunidade com participação de 8 moradores da localidade, 7 professores da Educação Básica e 10 profissionais da saúde. Os arcabouços teóricos se fundamentaram em: Cruz (2015), Fiabani (2007), Hall (2006), Leite (1999), Miranda (2013), Munanga (2012), Nascimento (2016), Moura (2008), Portelli (2000), Sampaio (2011), Silva (2007), Vilaronga (2007) e Werneck (2016). Posteriormente, se expandiu, na etapa de campo, para outros autores, como: Almeida (2019), Goes (2020), Gomes (2019), Kilomba (2019), Lacerda (2018), Lima (2015), Medeiros (2018), Oliveira (2017), Ribeiro (2019) Santos (2018) e Tavares (2018). Tratou-se de uma pesquisa do tipo exploratória, de abordagem qualitativa, de cunho multimetodológico com uso da história oral e da pesquisa ação, pautada na perspectiva epistemológica pós-crítica. Como dispositivos utilizamos as entrevistas semiestruturadas e os Ateliês de Pesquisa, configurados como espaço de formação e autoformação, utilizados também como proposta de intervenção. Os dados engendrados foram sistematizados e analisados através da Análise de Conteúdo de Bardin, aliado ao software Iramuteq. A investigação concluiu que os saberes da comunidade e suas interfaces nas questões étnico-raciais possibilitaram uma motivação dos profissionais de ambas as áreas de conhecimentos, na busca de novos aprendizados e reflexões, por meio de Ciclos Formativos, a fim de efetivar as ações do Programa Saúde na Escola, ressignificando suas práxis na perspectiva étnico-racial, no decorrer do ano letivo, aliando o (re)conhecimento dos valores civilizatórios afro-brasileiros à promoção de saúde com reflexões e discussões sobre a temática, podendo oportunizar um impacto na equidade à saúde e bem-estar da população.
- ItemCon-vivências: redes colaborativas para inclusão(2021) Novaes, Ivone Machado de; Salvadori, Juliana Cristina; Mattos, Nicoleta Mendes de; Silva, Ana Lucia Gomes da; Lima, Jamille Da Silva; Almeida, Carla Verônica AlbuquerqueO presente texto dissertativo é resultado de um estudo investigativo que, por meio do dispositivo círculo de Con-vivências, analisou o potencial do diálogo entre mães dos estudantes da sala de recurso multifuncional (SRM) com a comunidade escolar para construção de redes colaborativas para inclusão e práticas inclusivas na rede municipal de João Dourado- BA. A pesquisa deu centralidade à vivência das participantes com a inclusão dos seus filhos e filhas ou estudantes no âmbito escolar da rede municipal da cidade de João Dourado e visou à construção compartilhada de práticas educativas inclusivas, formando assim, redes colaborativas para inclusão. Para subsidiar teoricamente a ótica da vivência como marca do ser no mundo, com sua subjetividade, singularidades e introspecção, tomamos como paradigma e método a fenomenologia com base em Merleau-Ponty (1999), tendo o círculo de Con-vivências, inspirado no círculo de cultura freiriano, como dispositivo de construção e análise de dados, bem como de intervenção. A investigação apontou que a inclusão ainda é processual no município, que as mães estão envolvidas e disponíveis a dialogar sobre inclusão tanto com a escola como com a comunidade, a fim de promover essas redes. Dentre as possibilidades que emergiram do processo da pesquisa, as que mais evidenciaram as narrativas das participantes foram: Reformulação das práticas educativas dos/as docentes para o reconhecimento e prática da inclusão, através da formação em exercício; Realização de parceria e redes colaborativas, onde a família e a escola possam dialogar sobre inclusão. Fomentar parceria, ou seja, formar uma rede colaborativa mais ampla, entre a secretaria de Educação, Secretaria de Saúde e Secretaria de Assistência Social. As falas das participantes, mães e professores, indicam estratégias para tecer um processo de inclusão referenciado em suas vivências partilhadas, e propõe redes colaborativas em que se apoiem e fortaleçam os cuidados à pessoa com deficiência, como também a construção de redes colaborativas entre o Atendimento Educacional Especializado, Escola Regular de Ensino e Família da/do estudante com deficiência. A participação nesta pesquisa foi integralmente materna, de forma estruturante, apontado necessidade de fortalecer o vínculo entre mulheres e pensar práticas pedagógicas fundadas no cuidado bem como problematizar políticas públicas para este público, ponto limite da pesquisa, que aponta para futuro estudos. A pesquisa contribuiu para levantar reflexões a cerca da construção e manutenção de redes colaborativas que fortaleçam o processo de inclusão do estudante com deficiência na rede municipal de educação do município de João Dourado- BA.
- ItemConcepções e práticas de cuidado em Jacobina-BA: pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), famílias e equipes multiprofissionais de saúde(2021) Marques, Denise Vasconcelos Moreira; Salvadori, Juliana Cristina; Mattos, Nicoleta Mendes de; Mello, Sandra Maria FerrazO Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem sido pauta de estudos acadêmicos no Brasil nas áreas de Saúde e Educação e, dentre os interesses de pesquisa, destaca-se a descrição do espectro a partir de critérios clínicos com ênfase nos déficits de comunicação e interação social, comportamentos repetitivos ou restritos, sensibilidade sensorial, entre outros aspectos diagnósticos. Para além, a literatura sinaliza a necessidade de se implantar ações de assistência pública às pessoas com o TEA, embasadas em práticas de cuidado. No âmbito da Odontologia, campo de atuação da pesquisadora, emergem desafios na prestação de serviço ao público, sobretudo, no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), situado na cidade de JacobinaBA. Nesta pesquisa, os desafios são tomados como inquietações frente às práticas realizadas pelos/as profissionais atuantes na atenção básica (Estratégias de Saúde da Família-ESF) e de média complexidade (CEO). O objetivo geral deste estudo foi compreender como são realizadas as práticas de cuidado nos espaços multiprofissionais de saúde, assim como, os impactos dessas ações na vida de pessoas com o TEA no município de Jacobina-BA. Além disso, teve como objetivos específicos: 1) Mapear as equipes multiprofissionais de saúde, de baixa e média complexidade do município de Jacobina, que atuam na atenção às pessoas com o TEA; 2) Identificar e registrar as práticas de cuidado desenvolvidas pelos/as profissionais, nos centros colaborativos de saúde, no atendimento ao referido público. A ação investigativa teve como lócus o CEO e como participantes 11 servidoras públicas. Como delineamento metodológico, o estudo inspirou-se na abordagem qualitativa e no paradigma crítico, tomando como método a pesquisa participante. Para a construção dos dados foram utilizados os seguintes dispositivos: análise documental, observação participante, diários de campo e círculos focalizados – inspirados nos círculos de cultura de Paulo Freire. Os círculos focalizados serviram, ainda, como dispositivo de intervenção e análise de dados. Em função da pandemia da COVID-19, os círculos focalizados ocorreram de forma online, e essa adaptação gerou desafios à promoção do processo coletivo direcionado à ação-reflexão-ação das participantes, mas promoveu ganhos quanto à adesão, participação e interação de todas. As categorias teóricas e de análise, construídas ao longo da pesquisa, são: políticas públicas de saúde e o SUS; equipes multiprofissionais de saúde e práticas de cuidado. Os resultados, a partir das narrativas das participantes nos círculos focalizados, apontaram que as práticas de cuidado para esse público precisam ser reavaliadas, ressignificadas e reestruturadas de modo coletivo. Apontaram, também, a precariedade no atendimento às pessoas com o TEA e suas famílias/cuidadoras, devido à ausência de equipes multiprofissionais atuantes nas instituições de baixa e média complexidade. Quanto às práticas de cuidado, embora existentes, são realizadas de forma pontual, sinalizando a ausência de ações integralizadas, por parte das equipes multiprofissionais. Esse quadro se desenha, em parte, devido às concepções que fundam as práticas de cuidado se pautarem no modelo curativista e caritativo-assistencialista, ampliando, desse modo, a exclusão social e a invisibilidade das demandas deste público, abrindo espaço para identificação das profissionais com o sofrimento das cuidadoras e do sentimento de falta de possibilidades e ações para atender devidamente essas pessoas. A partir dos resultados, recomenda-se a alteração e ampliação de ações nos serviços de saúde voltados para a inclusão das pessoas com o TEA e para suas famílias/suas cuidadoras, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), de forma acolhedora, humanizada e multidisciplinar, especialmente, nas ESF e no CEO. Dentre as dificuldades para ampliar as práticas de cuidado no SUS, está a necessidade de construir um plano de ação/diretrizes, em parceria com as equipes multiprofissionais, e, dentre essas diretrizes, um Documento Referencial Educativo, direcionado às práticas de cuidado para pessoas com o TEA nos espaços de saúde do município. Essa construção de diretrizes a partir da escuta das equipes é necessária para ampliar o debate sobre pautas da diversidade, e implantar efetivamente uma rede de atenção integrada para o atendimento desse público, reafirmando, assim, o compromisso ético da pesquisadora, das participantes, do serviço e da saúde pública brasileira para o desenvolvimento de um trabalho mais humanizado nos espaços público de saúde.
- ItemConhecimento de si, práticas pedagógicas e diferenças na docência rural(2016-07-26) Mota, Charles Maycon de Almeida; Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; Souza, Elizeu Clementino de; Fontura, Helena Amaral daEste trabalho apresenta um plano para a formação docente, oriundo de uma pesquisaformação realizada junto aos professores que atuam em classes multiseriadas em territórios rurais. Objetiva compreender como os docentes das escolas rurais do município de Várzea do Poço lidam com as diferenças, em sala de aula, visando a construção de um plano de formação continuada voltado para as diferenças presentes no meio rural. Para discutir os pressupostos teóricos que fundamentam esta produção, tomamos como base os estudos de Josso, Silva, Bauman, Moreira e Rios; os pressupostos metodológicos apoiam-se nas obras de Delory-Momberger, Pineau, Dominicé e Souza. Colaboraram nesta pesquisa sete professores que atuam na docência, em escolas rurais municipais de Várzea do Poço, interior da Bahia. Como caminhos metodológicos para o desenvolvimento da investigação que fundamenta este documento, temos a pesquisa-formação, a partir do método (auto)biográfico, organizada em duas etapas: Pesquisa Exploratória (1), para o levantamento inicial de informações sobre os espaços, os sujeitos da pesquisa e a seleção final dos colaboradores; e as Oficinas Formativas (2), que possibilitaram a elaboração do Plano de Formação Continuada para os docentes das escolas rurais – produzido e aplicado no decorrer do desenvolvimento da pesquisa-formação – e a produção do memorial de formação, como resultante do processo formativo vivido pelos professores. O presente trabalho evidencia alguns resultados que compreendem a diferença, a partir de variados sentidos, sendo demarcada pelas narrativas dos professores da roça e pelo fator social de seus alunos, bem como pelas dificuldades de aprendizagem que alguns apresentam, suscitando o entendimento de que a diferença ainda se encontra atrelada aos elementos que normalizam e normatizam os sujeitos na escola.
- ItemCoordenação pedagógica e os anos finais do Ensino Fundamental: contribuições e desafios para a formação continuada de professores na rede municipal de Bonito/BA(2016-07-25) Rodrigues, Adenir Carvalho; Silva, Jerônimo Jorge Cavalcante; Dourado, Emanuela Oliveira Carvalho; Zen, Giovana CristinaO trabalho busca analisar como a coordenação pedagógica por meio da formação continuada dos professores das séries finais pode contribuir para melhoria das práticas pedagógicas dos docentes de Português e Matemática. O caminho metodológico da investigação traz o tipo de estudo qualitativo, como método de abordagem o fenomenológico, tipo de pesquisa, o Estudo de Caso. Para a coleta de informações, usamos as técnicas da observação indireta com uso da pesquisa bibliográfica e documental, a observação direta intensiva, com o uso da observação e da entrevista, e a observação direta extensiva, com o uso do questionário. A análise e interpretação das informações baseando-se na Análise de Conteúdo de Bardin e Franco. Para as reflexões acerca da formação continuada e da coordenação pedagógica, nos referenciamos em autores como: Altet, Canário, Cavaco, Charlier, Esteve, Franco, Libâneo, Nóvoa, Orsolon, Perrenoud, Placco, Sacristán etc. Entendemos que o município avançou muito, mas precisa continuar avançando em outras frentes. Apesar de termos um processo articulado de formação continuada em termos de estrutura e organização da equipe técnica, dos Planos de Formações e suas concepções, acreditamos que o município precisa instituir de forma dialogada com a participação de todos os professores e professoras de todos os níveis, com a equipe técnica pedagógica, com o Conselho Municipal de Educação e com o Sindicato da categoria, uma política de formação continuada em forma de documento que traga em suas concepções os desejos e anseios de todos os envolvidos.
- ItemCorporeidade e currículo da educação infantil: um estudo numa escola do campo(2016) Silva, Carliane de Oliveira; Carvalho, Luzineide Dourado; Reis, Edmerson dos Santos; Ribeiro, Marcelo Silva de SouzaCompreender como a corporeidade das crianças, produzida\significada pela cultura escolar, é tratada no currículo da Escola Municipal de Educação Infantil Bom Jesus dos Navegantes, localizada no Distrito Rural de Itamotinga, Município de Juazeiro (BA), campo empírico da pesquisa foi o que nos propomos. No referencial teórico aprofundamos conceitos fundamentais como criança cidadã, corporeidade, Educação Infantil do Campo, currículo contextualizado, currículo indexado e “currículo em movimento”, elaboração conceitual em construção, aqui entendido como um currículo contextualizado com a vida cultural, natural e sócio-ambiental das crianças que vivem no campo. O enfoque metodológico foi fenomenológico e optamos pela pesquisa participante de cunho qualitativo. Teve como dispositivos de pesquisa análise documental, entrevistas semiestruturadas e observações participantes. Além de outros dispositivos ancorados na Sociologia da Infância como rodas de conversas, desenhos livres e orientados e realização de brincadeiras para a interlocução com as crianças sujeitos diretos da pesquisa. Tivemos outros sujeitos que colaboraram no desvelamento do fenômeno: Os professores, gestores pedagógicos da unidade escolar e técnicas pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação. Neste estudo, partimos do pressuposto que a criança é cidadã e exerce essa cidadania se comunicando pelo corpo, pois está no mundo em movimento e expressão. Portanto, a corporeidade é nossa presença no mundo, nosso modo de ser-sendo através da maneira como estabelecemos com os outros e com os objetos que nos rodeiam nossa presença de corpo-vivido como disse Merleau Ponty (2014). Desse modo, consideramos que na Educação Infantil, a corporeidade é um elemento presente no processo de ensino e aprendizagem, pois contribui na fluidez das evoluções de caráter social, cognitivo, motor, afetivo e cultural e, isso ocorre mediado pelo currículo. Os resultados evidenciam uma desvalorização da corporeidade bem como, um distanciamento da realidade social, natural e cultural das crianças. As práticas acabam reproduzindo um currículo tradicional, linear e descontextualizado com o Campo. Todavia, constatamos que as experiências comunicadas pela corporeidade das crianças contribuem com a fluidez do “Currículo em movimento”, que foi revelado com as crianças numa interrelação entre os conhecimentos universais e os conhecimentos locais.