Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS)
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Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) por Tipo de documento "Produto ou Objeto Educacional"
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- ItemAfrofuturas Escreviventes(2022-06-20) Chagas, Janildes Almeida; Cruz, Elizeu Pinheiro da; Silva, Zoraide Portela daEste guia juntamente com o trabalho intitulado: Daqui e de Lá - Afrofuturando em Escrevivências. Memórias e trajetos entre Brasil e África do Sul compreende o produto final proveniente do Mestrado Profissional em Ensino, Linguagem e Sociedade, Universidade do Estado da Bahia, Campus VI , Caetité. Foram ministradas oficinas de criação literária e escrita criativa chamadas de: AFROFUTURAS ESCREVIVENTES, nessas oficinas serão trazidas identificações positivas, através da socialização racial, étnica e de gênero, apresentando ferramentas de leitura e produção criativa, permitindo que seus participantes sejam capazes de usar a Escrita como Arte para afirmar sua existência, bem como imaginar um mundo no qual o colonialismo e seus efeitos não são mais uma limitação para se pensar futuros possíveis para o povo negro.
- ItemAfropedagogia infantil para educadores(2021-11-10) Rocha, Valdirene AragãoNão há como negar a importância da El como alicerce para a formação do ser humano, pois é nesta fase da vida que a criança constrói importantes referenciais sobre seu corpo, suas relações com outras crianças e com os adultos com os quais convive, razão pela qual é necessário considerar como e com que frequência essas crianças sofrem descriminação racial. Alicerçadas nesse contexto é que sugerimos a Afropedagogia Infantil para educadores com atividades antírracistas consubstanciadas numa didática negra, a fim de auxiliar os (as) professores(as) no trabalho com a diversidade racial no cotídiano escolar da El. Utilizamos para a confecção da Afropedagogia intervenção pedagógica através da contação de histórias, brincadeiras e músicas infantil que valorizam a raça negra, metodologias que possibilitam pensar o currículo infantil de forma diversificada e não como modelo embranquecido. Como recurso teórico metodológico, convocamos Nilma Gomes (2006), Eliane Cavalleiro ( 2006), Rita Fazzi (2004) e Luciete Bastos (2018) para confirmar / auxiliar nossas hipóteses sobre a educação da criança negra. Concluímos que as ações pedagógicas que não consideram as diferenças raciais na El reforçam a disseminação do racismo e do preconceito, dai a necessidade de se instituir uma pedagogia do antirracismo desde a primeira infância.
- ItemAventura pelo conhecimento(2022-06-10) Cardoso, Glaucinéia Pinto; Rocha, Gabriela SilveiraTrabalho de dissertação intitulado “Educação Especial na EJA: processo de leitura e escrita por meio de símbolos decodificados”, desenvolvido no mestrado profissional em ensino, linguagem e sociedade (PPGELS/UNEB)
- ItemCaderno 1: Colegiados escolares: planejamento e atação nas políticas curriculares(2021-03-19) Teixeira, Elielson; Moreira, Núbia Regina
- ItemCaderno pedagógico para educação matemática/ socioambiental crítica do campo(2022-06-06) Brito, Tatiane Novais; Fernandes, Marinalva Nunes; D´esquivel, Márcio Oliveira
- ItemCaderno Pedagógico: Do Quilombo á Escola: Diálogos Possíveis(2022-03-11) Reis, Monacita Pinto; Silva, Genilson Ferreira da
- ItemCartilha de Brasilidades(2020-11-30) Santos, Danielly Pereira dos
- ItemComunidade Quilombola Lagoa dos Anjos Saberes e práticas de gestão no artesanato(2022-06-02) Ataide, Naydson Manoel CostaNa intenção de contribuir com as práticas de gestão e compartilhamento de saberes/fazeres, este guia apresenta sugestões, orientações e informações, de maneira prática e simples, que possam auxiliar em alguns caminhos relacionados à produção de artesanatos e práticas de gestão, respeitando os conhecimentos e os saberes das mulheres artesãs da Comunidade Remanescente de Quilombo Lagoa dos Anjos, Candiba - BA.
- ItemDiversity: tecnologia digital como ferramenta de ensino e aprendizagem(2021-12-20) Gomes, Edilane de Jesus; Santos, Janaina de Jesus
- ItemEntre caminhos e descaminhos: ensinar e aprender com a pedagogia histórico-crítica(2021-05-28) Matos, Andrevânia Santos de; Dutra Júnior, Wagnervalter
- ItemO Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa e Literatura: Fortalecimento da prática educativa para além da sala de aula(2021-12-20) Moura Júnior, Teotônio Alves de; Carvalho, Eliana MárciaOficina que contempla professores, estudantes e a comunidade caetiteense que tenham interesse em dialogar e reconhecer estratégias didáticas pertinentes ao Estágio Supervisionado, sua história, suas dificuldades e seus resultados. Não serão cobrados quaisquer pagamentos ou taxas dos participantes. O professor Teotônio Júnior entende que a oferta da oficina é uma maneira de retribuir à sociedade caetiteense a oportunidade que recebeu de ingressar no programa de Mestrado da UNEB - Campus VI, e, portanto, seu trabalho não visa ao lucro, mas à troca de experiências e saberes onde se vislumbrem caminhos que nos auxiliem a desenvolver, de maneira satisfatória, a prática de Estágio.
- ItemO estudo de Função do Primeiro Grau: A partir do Dinâmica de Trabalho na Agricultura(2022-06-10) Moreira, Bruno Alexon Santos; Rocha, Gabriela SilveiraProduto originado no Pós-graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Ensino, Linguagem e Sociedade
- ItemGuia de elaboração de sequências didáticas investigativas em Ciências(2022-05-26) Cruz, Alexandro Sousa; Cruz, Elizeu Pinheiro daA apropriação dos conhecimentos e saberes das Ciências tem se tornado cada vez mais importante na formação crítica e emancipatória dos cidadãos e das cidadãs, sendo assim, no Brasil, uma vez que o componente curricular Ciências se incorporou obrigatoriamente no currículo escolar desde os primeiros anos escolares, estratégias eficazes de ensino, com enfoque na aprendizagem dos estudantes, tem sido alvo de pesquisas na área educacional e uma preocupação constante para as professoras e os professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Por isso, este Produto Educacional, denominado de Guia de elaboração de sequências didáticas investigativas em Ciências, foi idealizado e produzido junto com a dissertação de Mestrado intitulada Quando a experiência da germinação da semente do feijão abre um campo de prática: apontamentos sobre o ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental, no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS), Universidade do Estado da Bahia, UNEB – Campus de Caetité, no intuito de disponibilizar às professoras e aos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, um material didático à ser utilizado como apoio pedagógico em sua prática docente.
- ItemGuia de orientação: formação continuada de professores da Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Riacho de Santana-BA(2021-04-22) Ribeiro, Margarete Pereira FernandesEste Guia de Orientação é Produto Educacional da dissertação de Mestrado Profissional "O gargalo da educação no município de Riacho de Santana, BA: o alto índice de evasão e a distorção idade-série como consequência". Esse recurso se materializa como instrumento orientador, resultado das escutas realizadas com o Dirigente Municipal de Educação (DME), membros do Conselho Municipal de Educação (CME) e sete professores, os mesmo professores participantes dos diálogos focalizados. Este instrumento tem como objetivo subsidiar a Equipe Técnica pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SME), na elaboração do Plano de Formação Continuada para os professores da Rede Municipal de Ensino de Riacho de Santana, BA. Este instrumento tem como objetivo subsidiar a Equipe Técnica-Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SME), na elaboração do Plano de Formação Continuada para os professores da rede Municipal de Ensino de Riacho de Santana, BA. Este instrumento tem como princípios os resultados da pesquisa, a qual teve como ponto de partida os indices da educação no contexto da Rede Municipal de Ensino. Após o processo de análise dos resultados e em conformidade com arcabouço teórico que constitui a base, o alicerce da pesquisa, constatou-se que os professores se deparam na sua prática pedagógica diária com muitos problemas que dificultam e muitas vezes impedem a consolidação do ensino e da aprendizagem dos alunos, por isso, este Guia foi pensado e proposto como instrumento orientador e/ou sugestão para a gestão elaborar o plano de Formação Continuada, podendo ser adaptado a outras realidades e contextos educacionais.
- ItemGuia formativo em tecnologias educacionais: explorando o universo de possibilidades(2022-08-29) Campos, Pablo Kristian Trindade; Carvalho, Eliana Marcia dos Santos
- ItemGuia para Elaboração de Nota Técnica(2022-06-03) Santana, Jaime de Jesus; Fernandes, Marinalva NunesEste guia para elaboração de Nota Técnica é um produto educacional da dissertação de Mestrado Profissional “Políticas Públicas Para Educação Especial Inclusiva e suas acepções no município de Caetité/BA”. Este recurso materializa-se como instrumento orientador, resultado da pesquisa que teve como ponto de partida as políticas públicas para a educação especial e inclusiva no contexto do PME da cidade de Caetité-Ba que, além de fazer a análise documental das principais legislações que garantem a implementação de tais políticas, dialogou com os sujeitos e sujeitas que se encontram diretamente relacionados com a execução e acompanhamento das políticas públicas para inclusão no município de Caetité/BA. O método utilizado nesta proposição é o da Pedagogia Histórico-Crítica - PHC de Dermeval Saviani, cuja proposta parte da Prática Social, passa pela problematização, instrumentalização, catarse e retorna para validação na prática social. A partir dessa teoria é apresentado um protocolo para elaboração de Nota Técnica seguindo os passos da PHC, o qual busca dar voz a quem atua na prática social. Ao final, foi possível concluir que, quando o tema em questão é parte das políticas públicas educacionais, cuja materialidade se dá nos ambientes escolares onde é presente o discurso da gestão democrática, participativa, colaborativa, não é possível excluir desse processo os agentes que experienciam tais desafios cotidianamente, sob pena da política pública não conseguir cumprir seu objetivo e, consequentemente, ser mal avaliada.
- ItemUm guia para trabalhar educação empreendedora na educação básica(2020-12-14) Carvalho, Gabriele Santos; Cardoso, Jaqueline dos Santos
- ItemJoão Gumes e o ensino de história: material suporte para a aplicação do jornal a Penna nas escolas da cidade de Caetité, Bahia(2020-11-30) Pinto, Diego Raian Aguiar; Nogueira, Maria Lúcia Porto Silva
- ItemManual de Sequência Didática Básica Para o Ensino de Leitura Literária no 9º Ano do Ensino Fundamental(2021-09-01) Pereira, Girlene Rosa Viana Rodrigues; Santos, Wilson da SilvaLevando em consideração a sociedade grafocêntrica como a que vivemos, onde as habilidades de ler e escrever são de grande importância, exige-se, cada vez mais, leitores proficientes, de modo que elaboramos dois produtos educacionais resultantes da Dissertação intitulada Estratégias de Leitura Literária do 9ºano do Ensino Fundamental da rede municipal de educação de Caculé-Ba. A primeira proposta interventiva visa ao trabalho com leitura na perspectiva do letramento literário em sala de aula. Para isso, recorremos às concepções de Rildo Cosson (2014b), em uma Sequência Didática Básica para turmas de 9º ano do ensino fundamental, a partir de dois textos base que dialogam entre si. Uma adaptação do romance Jane Eyre (1847), da escritora inglesa Charlotte Brontë, adaptado por Miécio Táti, e o conto Entre a Espada e a Rosa, de Marina Colasanti. Acreditamos que a análise da intertextualidade que envolve essas duas obras pode ampliar e enriquecer a interação autor-texto-leitor, vindo a proporcionar uma melhor interpretação, compreensão e desenvolvimento de habilidades de leitura e produção textual e ainda estimular a criticidade a respeito da mulher na sociedade, sua luta por igualdade. O segundo produto é a criação de uma casa da leitura na comunidade onde o Colégio Municipal Clemente Rodrigues Teixeira, lócus da pesquisa, está situado. O Colégio localiza-se no município de Caculé no estado da Bahia. Buscamos aposte teórico nas ideias de Bakhtin (1986, 2003) que entende que a linguagem é essencialmente dialógica e fruto da interação social, também nos estudos de Paulo Freire (1989, 2005) que salienta a importância da leitura de mundo como transformação de realidade, Ângela Kleiman (2008), dentre outros, que discutem a leitura como um processo de interação, autor-texto-leitor. As oficinas para a realização da Sequência Didática Básica, pensadas inicialmente, não foram possíveis, devido ao fechamento das escolas do município, em março de 2020, seguindo as determinações da Secretaria Municipal de Educação, orientada pela Organização Mundial de Saúde que diz que o distanciamento social é uma das medidas mais eficazes para reduzir o avanço da covid-19. O segunto produto foi a criação da casa da leitura na comunidade. Inaugurada em dezembro de 2020, atende ao público de toda idade. Conta com um acervo de 539 obras literárias. Concluímos, através da fala dos alunos, do professor e dos frequentadores da casa da leitura, que a literatura é um forte instrumento para a formação do leitor crítico.
- ItemManual de Oficinas Pedagógicas para o Ensino das Relações de Gênero: EJA e Combate à violência Domestica(2020-12-21) Jesus, Adelice Pereira deFalar sobre gênero e seus imbricamentos é um desafio necessário para compreendermos aspectos da organização das relações humanas ao longo da história. Este trabalho tem como objetivo fazer um levantamento dos perfis das estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir de Políticas de Escuta, Políticas de saúde, movimentos, integridade e performances corporais, na busca de contribuir com a visibilidade dessas mulheres como pessoas de direito, capazes, como agentes sociais, e buscando, ainda, disseminar as culturas de respeito, autonomia de gênero, da não violência e da não submissão feminina. Partindo da confecção de um manual de oficinas pedagógicas para o ensino das relações de gênero na EJA, com realização de três formações presenciais, pretende-se colaborar para a elevação de estudos e práticas de respeito, justiça e valorização das mulheres na sociedade montealtense e proporcionar a 80% do alunado da EJA de 7º/8ºano momentos de aprendizagens capazes de atenuar o índice de violência contra as mulheres, no âmbito do município de P. Monte Alto. Para realizar este estudo, buscamos aparato teórico em autoras que discutem as questões de gênero, tais como SOIHET(1997), LOURO (1997) e SCOTT (1990) e com isso esta pesquisa consiste na promoção de espaços e tempos reflexivo-formativos para auxiliar na superação da desigualdade de gênero, incentivando a cultura da visibilidade, protagonismo e território da mulher em detrimento da cultura de violência, da submissão feminina, por meio de ações voluntariadas e contribuintes para autonomia, cidadania e saúde da mulher. Esperamos promover a compreensão da desigualdade de gênero e capacitar mulheres e homens quanto a compreensão a respeito da lei Maria da Penha, bem como propiciar o conhecimento de ambos, enquanto sujeitos autônomos e construtores históricos de uma nova concepção de gênero. Pretende-se, ainda, mobilizar outras compreensões de corpo e produtividade de gênero e dar visibilidade às mulheres como pessoas de direito no âmbito do município montealtense. Em cada uma das fases organizamos registros escritos, fotográficos e em vídeo, respeitando as diretrizes éticas que conduzem tal ação, de modo a subsidiar as produções de artigos científicos para publicação em evento externo, interno e/ou em revistas da área.