Bacharelado em Engenharia Agronômica - DTCS3
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Bacharelado em Engenharia Agronômica - DTCS3 por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 102
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA cultura do mirtileiro (vaccinium sp.), implantação e expansão de cultivo no submédio do vale do São Francisco(UNEB, 2023-12-19) Santos, Victor Yuri Bispo dos; Ribeiro, Valtermir Gonçalves; Oliveira, Flávio José Vieira de; Rodrigues, Rayla Mirele PassosO mirtilo (Vaccinium sp.) é uma cultura da família Ericaceae que é amplamente cultivada em diversas regiões do mundo por conta do seu alto potencial nutricional. Por conta da forte demanda dos consumidores por uma agricultura mais limpa e sustentável, o mirtilo vem ganhando um crescimento significativo, além de possuir propriedades medicinais e uma alta disponibilidade durante todo o ano no mercado. No Brasil o seu mercado ainda é bastante jovem, porém tem evoluído tanto em termos de área cultivada quanto em quantidade produzida, principalmente na região Sul do país onde as temperaturas mais baixas favorecem o seu desenvolvimento. Contudo, algumas variedades já possuem uma menor exigência por frio trazendo consigo um potencial produtivo em regiões de climas tropicais. À vista disso, o estudo sobre os seus métodos de cultivo é de grande importância para outras regiões produtoras do Brasil, como por exemplo o Submédio do Vale do São Francisco, que é um dos principais polos da fruticultura nacional. O presente trabalho foi conduzido através da metodologia científica, objetivando a busca por informações sobre os principais tratos culturais, variedades e métodos utilizados no cultivo do mirtileiro, tendo como finalidade a obtenção de resultados que nos trarão bases sobre a potencialidade do cultivo do mirtilo em áreas do semiárido brasileiro.
- ItemA moderização da mecanização agrícola(2025-05-30) Silveira, Lucas Santos; Cardoso, Yori Soares; Silva, Regivaldo José da; Oliveira, Flávio José Vieira deA mecanização agrícola utiliza máquinas e tecnologias para aumentar a produtividade, reduzir o esforço manual e tornar as atividades rurais mais eficientes e sustentáveis. Esse processo envolve a utilização de equipamentos como tratores, colheitadeiras, sistemas de irrigação automatizados, drones e outras inovações, que substituem ou complementam o trabalho humano e animal. Com os avanços tecnológicos, a mecanização agrícola passou a incorporar automação, agricultura de precisão e sistemas integrados de gestão. Os principais objetivos são: aumentar a competitividade do setor, minimizar os impactos ambientais, otimizar o uso dos recursos naturais e melhorar as condições de trabalho no campo. Essa modernização é fundamental para o desenvolvimento sustentável das áreas rurais e para a garantia da segurança alimentar em escala global.
- ItemA permanência da agricultura camponesa no Brasil: um estudo sobre o sistema fundo de pasto(UNEB, 2025-07-29) Rodrigues, Paulo Yan Rosa; Albuquerque , Gilton Carlos Anísio de; Souza, José Humberto Félix de; Reis, Laíres SalesEsta monografia investiga a história e os significados da agricultura familiar no Brasil, com ênfase no semiárido baiano e nas comunidades tradicionais de fundo de pasto. O trabalho mostra que o conceito de agricultura familiar envolve disputas políticas e teóricas: de um lado, há quem defenda sua modernização e integração ao mercado; de outro, há quem valorize seus vínculos com o campesinato e a resistência histórica. A pesquisa também analisa a atuação do Estado, destacando políticas como o Pronaf, importantes para a valorização do setor, mas ainda limitadas diante das desigualdades e dificuldades estruturais enfrentadas por pequenos produtores. Discute-se ainda a relação entre agricultura familiar e campesinato, mostrando que, no Brasil, essas categorias muitas vezes se confundem, especialmente quando se trata de modos de vida baseados na autonomia e resistência. O estudo dá destaque às comunidades de fundo de pasto como exemplos concretos da agricultura camponesa no semiárido. Elas se organizam de forma coletiva, com base em laços de parentesco, e representam formas tradicionais de ocupação da terra adaptadas à caatinga. Essas comunidades também simbolizam resistência frente à grilagem e ao avanço do agronegócio. Por fim, o trabalho apresenta dados sobre essas comunidades, especialmente no Sertão do São Francisco, e conclui que a agricultura familiar, em sua forma camponesa, continua sendo uma alternativa viável e relevante por preservar práticas sustentáveis, comunitárias e enraizadas no território.
- ItemAbordagem conceitual na produção de mudas de tomate (solanum lycopersicum), utilizando resíduos de cervejaria como substrato(UNEB, 2024-07-03) Silva, Keisiane Santos; Oliveira, Flávio José Vieira de; Souza, Pedro Humberto Félix de; Neto, Acácio FigueirêdoA presente pesquisa aborda o uso de resíduos de cervejaria como substrato para a produção de mudas de tomate, visando avaliar sua viabilidade econômica e ambiental. Utilizando uma metodologia de revisão bibliográfica, a pesquisa analisou fontes acadêmicas e científicas sobre o tema. Os achados na literatura indicaram que resíduos como bagaço de malte, levedura residual e trub possuem propriedades benéficas para o crescimento das plantas, como boa retenção de água e nutrientes essenciais. A conclusão destaca que o uso de resíduos de cervejaria não só melhora a qualidade das mudas, mas também contribui para a economia circular e a sustentabilidade agrícola, sendo uma alternativa viável aos substratos tradicionais, inclusive para as mudas de tomate.
- ItemAção de diferentes princípios ativos no controle da antracnose da mangueira(UNEB, 2025-07-30) Santos Neto, Gilberto Alves dos; Peixoto, Ana Rosa; Alcântara, Ranayne Silva; Silva, Maria Fernanda Araújo daA mangicultura tem grande relevância econômica e social para o Brasil, sendo o Vale do São Francisco o principal polo produtor e exportador do país, responsável por mais de 90% da produção nacional. No entanto, doenças como a antracnose, causada por Colletotrichum spp., comprometem a qualidade dos frutos, sobretudo na fase pós-colheita, resultando em perdas significativas e restringindo a comercialização externa. Diante da demanda por alternativas sustentáveis que atendam às exigências de redução de resíduos químicos, este trabalho teve como objetivo avaliar a ação de diferentes princípios. Foram testados um óleo essencial de capim-limão (Cymbopogon citratus), três produtos formulados à base de extratos vegetais (melaleuca, alho e pimenta) e um fungicida químico composto por azoxistrobina + fludioxonil, todos aplicados em diferentes concentrações. Os experimentos foram conduzidos no Laboratório de Fitopatologia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), utilizando isolados do patógeno obtidos a partir de frutos sintomáticos coletados no município de Petrolina (PE). As avaliações seguiram duas etapas: testes in vitro, para análise do crescimento micelial em meio BDA, e testes in vivo, com aplicação preventiva dos tratamentos em frutos sadios da variedade Tommy Atkins, previamente inoculados com a suspensão de conídios do patógeno. O teste in vitro foi conduzido em delineamento experimental inteiramente casualizado (DIC), em esquema fatorial duplo, com cinco repetições por tratamento, enquanto o teste in vivo adotou delineamento inteiramente casualizado (DIC). As variáveis analisadas foram crescimento micelial, incidência e severidade da doença, além da área abaixo da curva do crescimento micelial e a área abaixo da curva de progresso. Os resultados revelaram alta eficácia do óleo essencial de capim limão e do extrato de melaleuca no controle in vitro, enquanto, nos testes in vivo, o produto químico demonstrou maior desempenho. Os resultados reforçam o potencial de controles alternativos, embora indiquem a necessidade de aprimoramentos para aplicação prática em campo.
- ItemAção de diferentes princípios ativos no manejo da podridão azeda da laranja, Juazeiro-Ba(UNEB, 2025-01-10) Cruz, Alex Ribeiro da; Carvalho, Rubens Silva; Silva, Gabriela de Sá Pinto; Alcantara, Ranayne Silva deA laranja é uma fruta de grande importância na fruticultura brasileira, com o país sendo o maior produtor mundial e líder na exportação de suco. Apesar desse destaque, a citricultura enfrenta desafios constantes, como a podridão azeda dos citros, causada pelo fungo Geotrichum citri-aurantii. No Brasil, a ausência de produtos registrados especificamente para o controle da podridão azeda agrava o problema, dificultando a comercialização de frutos cítricos de alta qualidade. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a eficácia de diferentes princípios ativos no controle da podridão azeda da laranja. O experimento foi realizado no Laboratório de Fitopatologia da Universidade do Estado da Bahia, Campus III, em Juazeiro, Bahia, com o objetivo de avaliar a sensibilidade in vitro e in vivo de Geotrichum sp. e a eficácia de produtos na redução da podridão azeda em laranjas no pós-colheita. Para os testes in vitro, foram utilizados ,OEs de palmarosa e citronela (0,5 mL.L⁻¹ e 1,0 mL.L⁻¹), Extrato de Orégano (5,0 mL.L⁻¹ e 10,0 mL.L⁻¹), Extrato de melaleuca (10,0 mL.L⁻¹ e 25,0 mL.L⁻¹), combinações de Bacillus subtilis CCTB04+Bacillus velezensis CCTB09+Bacillus pumilus CCTB05 (26,6 mL.L⁻¹ e 33,3 mL.L⁻¹), Bacillus velezensis CBMAI 1301 + CBMAI 1304 (5,0 mL.L⁻¹ e 6,3 mL.L⁻¹), Azoxistrobina + Fludioxonil (5,0 mL.L⁻¹ e 10,0 mL.L⁻¹), Extrato de Gobernadora (3,0 mL.L⁻¹) e a Testemunha. Para a avaliação in vivo da redução da severidade da podridão azeda em laranjas no pós-colheita, foram utilizados nove tratamentos: testemunha, OE de Palmarosa (1,0 mL.L⁻¹), OE de Citronela (0,5 mL.L⁻¹), Extrato de Orégano (10,0 mL.L⁻¹), Extrato de Melaleuca (25,0 mL.L⁻¹), Bacillus subtilis CCTB04 + Bacillus velezensis CCTB09 + Bacillus pumilus CCTB05 (33,3 mL.L⁻¹), Bacillus velezensis CBMAI 1301 + CBMAI 1304 (6,3 mL.L⁻¹), Azoxistrobina + Fludioxonil (5,0 mL.L⁻¹) e Extrato de Gobernadora (3,0 mL.L⁻¹). No resultados in vitro o OE de palmarosa (1,0 mL.L⁻¹), que alcançou 100% de inibição, indicando a eficácia no controle in vitro de Geotrichum sp. Já para os resultados in vivo, os tratamentos mais eficazes foram: Bacillus velezensis CBMAI 1301 + CBMAI 1304 (6,3 mL.L⁻¹), Azoxistrobina + Fludioxonil (5,0 mL.L⁻¹), Extrato de melaleuca (25,0 mL.L⁻¹) e Extrato de Gobernadora (3,0 mL.L⁻¹), com reduções de severidade de 100%, 100%, 99% e 99%, respectivamente. Pode-se concluir que o OE de palmarosa de 1,0 mL.L⁻¹, é altamente eficaz no controle in vitro de Geotrichum sp., e no manejo pós colheita da podridão azeda em frutos de laranja, os tratamentos com Bacillus velezensis CBMAI 1301 + Bacillus velezensis CBMAI 1304 (6,3 mL.L⁻¹), Azoxistrobina + Fludioxonil (5,0 mL.L⁻¹), extrato de melaleuca (25,0 mL.L⁻¹) e Extrato de Gobernadora (3,0 mL.L⁻¹) apresentaram redução do crescimento da doença.
- ItemAção de produtos biológicos sobre os agentes causais do declínio da goiabeira no semiárido brasileiro(UNEB, 2024-07-18) Silva, Maria Fernanda Araújo; Peixoto, Ana Rosa; Pinto, Gabriela de Sá; Silva, Jamerson da Silva e; Alcantara, Ranayne Silva deA goiabeira é uma cultura importante no Brasil, com ampla distribuição e possuindo produção comercial significativa. No entanto, o declínio da goiabeira é um problema fitossanitário sério, especialmente em áreas de monocultura, onde a doença pode se espalhar rapidamente. O manejo convencional, incluindo o uso de produtos químicos, tem sido insuficiente para conter a doença. Dessa forma, o objetivo desse trabalho é desenvolver um manejo eficaz no controle do declínio da goiabeira. O trabalho foi conduzido no Laboratório de Fitopatologia no Departamento de Tecnologia e Ciências e Sociais na Universidade do Estado da Bahia (DTCS/UNEB) em Juazeiro-BA. Foi avaliado a sensibilidade in vitro do Fusarium sp. aos produtos biológicos em diferentes dosagens: T2= Bacilillus velezensis 400mL.ha-1, T3= Bacilillus velezensis 200mL.ha-1, T4= Bacillus amyloliquefaciens + Tricodherma hazianun 200 g.ha-1 e T5= Bacillus amyloliquefaciens + Tricodherma hazianun 500 g.ha-1. Para o cálculo do índice de crescimento micelial, foram realizados medição diária do diâmetro das colônias formadas do Fusarium sp. (média das duas medidas diametricamente opostas), até que a testemunha atingisse o diâmetro da placa. A coleta e extração de nematoides (Meloidogyne enterolobii) foram realizadas em raízes de goiabeiras infestadas, utilizando o método de extração por flutuação em solução de sacarose. Os nematoides extraídos foram usados para testar a eficácia dos tratamentos na eclosão e mortalidade das juvenis de segundo estágio (J2). Os tratamentos utilizados para controle da eclosão in vitro e na mortalidade de juvenis de Meloidogyne enterolobii foram T2= Bacillus velezensis 400 mL.ha-1, T3= Bacillus velezensis 200 mL.ha-1, T4= Bacillus subtilis e licheniformis 200 g/60L e T5= Bacillus subtilis + Bacillus licheniformis + Purpureocilium lilacinum 250 g/300L. Os dados foram analisados estatisticamente utilizando análise de variância e teste de Tukey (p<0,01). Os tratamentos com Bacillus amyloliquefaciens + Trichoderma harzianum nas doses de 200 e 500 g/60L.ha-¹ mostraram maior eficiência no controle in vitro do Fusarium sp. Os tratamentos com Bacillus velezensis (400 e 200 mL/60L.ha-¹) e Bacillus subtilis + Bacillus licheniformis + Purpureocilium lilacinum (250 g/300L.ha-¹) apresentaram altas taxas de mortalidade do nematoide, superiores a 70%.
- ItemAgentes etiológicos associados às doenças em helicônias(2021-12-13) QUEIROZ, Emilly Larissa Santos; PAZ, Cristiane Domingos daO gênero Heliconia da família Heliconiaceae é uma planta tropical que vem se expandido no mercado nacional e internacional e tem atraído muitos consumidores de flores pela beleza de suas brácteas, folhagens e inflorescências. Dessa forma, faz-se necessário otimizar a sua produção através da condução da cultura baseada em práticas culturais e fitossanitárias a fim de mitigar a incidência de doenças intensificadas com o manejo inadequado da cultura aliado às condições edafoclimáticas que favorecem o estabelecimento dos fitopatógenos no campo. O objetivo deste trabalho foi ampliar os conhecimentos por meio de uma revisão de literatura que apresenta um panorama dos principais agentes etiológicos associados às doenças em helicônias. A pesquisa foi realizada a partir de levantamentos bibliográficos, utilizando-se base de dados como o Google Acadêmico, Scielo, EMBRAPA e Periódicos CAPES para buscas de estudos já existentes relacionadas às doenças em helicônias cultivadas em várias regiões de clima tropical. Os resultados mostram que os patógenos de maior ocorrência foram os pertencentes aos grupos de fungos, nematóides, bactérias e vírus, nesta ordem, sendo esses os principais agentes etiológicos que acometem as helicônias. As principais doenças fúngicas foram causadas pelos patógenos Colletotrichum gloeosporioides (Penz), Fusarium oxysporum f.sp.cubense W.C. Snyder & H.N. Hansen, Curvularia luneta (Wakker) Boedijn, Mycosphaerella fijiensis Morelet, Pestalotiopsis sp., Alternaria sp.,Cercorspora sp., Puccinia heliconiae (Diet.) Arthur, Bipolaris incurvata (M. B. Ellis) e Rhizoctonia solani Kühn. Os nematóides que provocam doenças com maior predominância foram Helicotylenchus sp., Meloidogyne sp., Pratylenchus sp. E Rotylenchuslus sp., Radopholus sp. As bactérias de maior ocorrência foram Ralstonia solanacearum raça 2 Smith) Yabuuchi et al., Pectobacterium spp., e Pseudomonas sp., e a ocorrência de vírus se deu pela presença de Banana Streak Virus (BSV) e Cucumber Mosaic Virus (CMV). Estudos direcionados ao conhecimento dos principais grupos de fitopatógenos associados às doenças em helicônias são fundamentais no manejo fitossanitário da cultura.
- ItemA agricultura de precisão no manejo de pragas e doenças(2021-12-20) SILVA, Tiago Nunes; AZEVEDO, Tomás Pereira deNo decorrer da história da humanidade a agricultura vem se modernizando cada vez mais, uma vez que há uma constante necessidade de ferramentas que possam melhorar a vida do ser humano, ocorrendo assim com o domínio do fogo e dos metais. E devido as constantes descobertas, justamente com o desenvolvimento do mundo capitalistas, algumas culturas foram ganhando destaque no cenário social e econômico, como o milho, a soja e a cana-de-açúcar. Concomitantemente, o efeito dos danos de pragas e doenças é um grande problema da agricultura moderna gerando uma grande necessidade por sistemas e manejos mais eficientes e que compactuem com a sustentabilidade no sistema agrícola. Logo, com a evolução do Sistema de Posicionamento Global (GPS), das tecnologias voltadas ao Geoprocessamento e da informática, emerge a Agricultura de Precisão (AP), condicionando o aumento da produtividade, reduzindo custos e favorecendo o meio ambiente através do uso racional de insumos agrícolas e preservação dos recursos naturais. Desta maneira a utilização da agricultura de precisão tende a trazer benefícios para as unidades produtivas, auxiliando na minimização dos problemas causados por pragas e doenças, condicionando uma produtividade mais sustentável. Sendo assim o presente trabalho objetiva-se a realização de uma revisão bibliográfica sobre a Agricultura de precisão no manejo de pragas e doenças, haja vista que a AP favorece o manejo de pragas e doenças pois atua de maneira mais específica no controle fitossanitário.
- ItemAnálise fitotécnica sustentável do coentro submetido a biocompostos, Juazeiro-Ba(UNEB, 2025-01-10) Batista, Lívia Maria Alves; Carvalho, Rubens Silva; Ribeiro, Valtemir Gonçalves; Alcântara, Ranayne Silva deO coentro desempenha papel de grande relevância nas comunidades brasileiras, principalmente pela apreciação do seu consumo na forma de folhas verdes. Pelo destaque na qual se insere, práticas de cultivo mais eficientes e com sustentabilidade. O uso de novas práticas, como biofertilizantes, surge como meios eficientes de melhorias das produções agrícolas; neste cenário, o biocomposto se insere como uma alternativa promissora. Diante disso, o estudo teve por objetivo observar a influência de diferentes dosagens de biocompostos: uso do húmus e fertilizante orgânico líquido estrutural (BVL) no desenvolvimento do coentro. O trabalho foi conduzido no Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais da Universidade do Estado da Bahia, campus III, Juazeiro-BA. O experimento teve delineamento em blocos casualizados, com cinco tratamentos ) (T1: sem aplicação, T2: 100% húmus,T3: 100% BVL, T4: 50% BVL+ 50% BVL ápos 15 dias e T5: 50% húmus+ 50% BVL m2 ), com quatro repetições. Após 47 dias, foram avaliados: número de hastes por planta,altura da planta, relação folhas/hastes, número de folhas, massa fresca e seca da parte aérea. Os dados obtidos foram submetidos à análise estatistica pelo teste de Tukey no nível de significância de 5% através do software AgroEstat. Houve a ocorrência de diferenças significativas entre os tratamentos nas variáveis: altura da planta (AP), número de folhas (NF), massa seca da parte aérea (MSPA) e massa fresca da parte aérea (MFPA). Não havendo diferenças significativas nas condiçôes de húmus e fertilizante líquido BVL na variável número de hastes (NH) e na relação folha/haste( F/H).
- ItemAnálise probabilística da precipitação pluviométrica na região do submédio do vale do São Francisco(2022-07-21) Rocha, Daise Feitoza Da; Oliveira, Gertrudes Macário DeAs condições climáticas e suas mudanças são há muito tempo objeto de pesquisas para entender melhor o que está acontecendo em nosso meio ambiente. As mudanças climáticas no meio ambiente, independentemente de sua origem, causam efeitos diversos, principalmente na agricultura, podem causar sérios danos e colocar em risco as capacidades produtivas. Entre as variáveis meteorológicas, a precipitação pluviométrica, segundo o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), vem sofrendo alterações nos seus mecanismos, como a frequência e intensidade das chuvas, que causam severos danos sociais, econômicos e ambientais. Considerando a importância da precipitação para a reposição de água ao solo, assegurando assim, o desenvolvimento das culturas, principalmente, na agricultura de sequeiro, o presente estudo objetiva realizar uma análise de tendência probabilística da precipitação pluviométrica na região do Submédio do Vale do São Francisco. Para tanto, foram utilizados dados das estações meteorológicas da Embrapa Bebedouro/Petrolina e de Mandacaru/Juazeiro, Uneb/Juazeiro, Univasf Juazeiro e Petrolina e INMET, referente ao período de 2006 a 2021. Para análise estatística da variabilidade climática da precipitação pluviométrica, dentro da série temporal escolhida, foram aplicados teste de Mann-Kendall. Para a estimativa dos valores de precipitação pluviométrica, foram ajustadas as distribuições de probabilidade: Gama, Weibull, Beta, Normal e Exponencial; e calculados os índices de anomalia da chuva (IAC) e índice de concentração da precipitação (ICP). Os resultados quanto a análise de tendência indicou redução da precipitação pluviométrica ao longo do período. Quanto à distribuição de probabilidade, o modelo de Weibull apresentou melhores resultados. A partir do Índice de Anomalia da Chuva (IAC) e índice de concentração da precipitação (ICP) verificou-se a ocorrência de eventos extremos de seca e chuva nas estações verão e primavera, para a região do Submédio do Vale do São Francisco.
- ItemAnálise temporal e espacial da temperatura do ar na região do Submédio do vale do São Francisco(2021-12-16) SANTOS, Gabriela Vieira De Sá; OLIVEIRA, Gertrudes Macário deAs condições climáticas e suas variações têm sido objeto de estudo, visando melhor entendimento das mudanças que têm ocorrido no nosso ambiente. As variações climáticas que ocorrem no ambiente, independende da sua origem, causam diversos impactos; e, especificamente na agricultura, podem trazer sérios prejuízos, colocando em risco, a capacidade de produção. Entre as variáveis meteorológicas, a temperatura do ar, segundo o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), vem sofrendo alterações nos últimos anos, com previsão futura de aumento, em função da ação antrópica. Considerando que a temperatura do ar atua diretamente em diversos organismos e processos essenciais, como o metabolismo das plantas, objetivou-se no presente estudo, fazer uma análise temporal e espacial da temperatura do ar na região do Submédio da Vale do São Francisco. Para tanto, foram utilizados dados das estações meteorológicas de Bebedouro/Petrolina e de Mandacaru/Juazeiro, referente ao período de 1975 a 2014. Para análise estatítica da variabilidade climática da temperatura média, dentro da série temporal escolhida, foram aplicados cálculos de média aritmética, de desvio padrão, coeficiente de variação e da amplitude térmica. Para a análise de tendência, foi aplicado os testes não-paramétricos de Mann-Kendall e Curvatura de Sen. Os resultados indicaram que a variabilidade anual da temperatura mensal e anual é baixa para as cidades de Petrolina e Juazeiro. Quanto às tendências, apenas Juazeiro apresentou tendência negativa e significativa para o período de estudo.
- ItemAssociação de bactérias do gênero Bradyrhizobium spp e Azospirillum brasilense na promoção de crescimento de feijão-caupí(UNEB, 2024-07-19) Silva, Leonilson Osvaldo da; Martins, Lindete Miria Vieira; Barros, Bruno Gabriel Amorim; Silva, Teonis Batista da; Leal, Verônica de Castro; Carvalho, Jayslane Leal de; Jesus Junior , Paulo Roberto BarbosaTendo em vista a evidente necessidade de estratégias para melhorar o manejo do nitrogênio na cultura de feijão-caupí, com o intuito de aumentar seu potencial produtivo, reduzir o uso de adubação química e minimizar os impactos ao meio ambiente. O presente trabalho estudou a co-inoculação de bactérias do gênero Bradyrhizobium spp e Azospirillum brasilense na promoção do crescimento de feijão-caupí em amostra de Neossolo Flúvico no Submédio do Vale do São Francisco. Foi realizado uma pesquisa em casa de vegetação do DTCS-UNEB, na qual foram utilizadas estirpes de Bradyrhizobium spp. e A. brasilense. O delineamento adotado foi o inteiramente casualizado (DIC) com 13 tratamentos e 04 repetições. Os tratamentos são: testemunha absoluta (T01); aplicação de nitrogênio mineral (T02); inoculação com A. Brasilense (T03); inoculação com Bradyrhizobium (BR 3262) (T04); inoculação com Bradyrhizobium (BR 3267) (T05); co-inoculação de Bradyrhizobium (BR 3262) + A. Brasilense (T06); co-inoculação de Bradyrhizobium (BR 3267) + A. brasilense (T07); coinoculação de ESA 168 + A. Brasilense (T08); co-inoculação de ESA 192 + A. Brasilense (T09); co-inoculação de ESA 370 + A. Brasilense (T10); co-inoculação de ESA 377 + A. Brasilense (T11); co-inoculação de ESA 378 + A. Brasilense (T12); co-inoculação de ESA 380 + A. Brasilense (T13), totalizando 52 unidades amostrais. O experimento foi realizado em vasos, utilizando a variedade BRS Acauã de feijão-caupí, após 30 dias da germinação no período conhecido como pré-florada, as plantas foram submetidas a análises fitotécnicas de altura de parte aérea e raiz e massas frescas e secas de parte aérea e raiz, bem como análises fisiológicas de índice SPAD nos 15 e 30 após emergência. De acordo com o presente estudo, a co-inoculação entre estirpes de Bradyrhizobium spp. e Azospirillum brasilense pode promover maior eficiência na Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN) em plantas de feijão-caupí cultivado em amostra de solo do Semiárido. Dessa forma, faz-se necessária a instalação de novos experimentos, afim de investigar o potencial dessas estirpes em termos de eficiência agronômica.
- ItemAtividade inseticida dos óleos essenciais(2021-12-13) COUTINHO, Diego Lima; NOGUEIRA, Carlos Henrique FeitosaOs óleos essenciais tem sido estudados por possuir propriedades biológicas, os mesmos possuem papel importante em diversas aplicabilidades como terapêutica, famarcêutica, medicinal, indústria alimentícia e têxtil, assim como, na agricultura para o controle de pragas. Essa classe é uma alternativa promissora para o controle de insetos pragas devido a sua alta eficácia contra uma ampla gama de insetos, além do seu baixo impacto ambiental. Desta forma, o objetivo do presente trabalho foi fazer uma revisão bibliográfica sobre o tema de modo a expor o seu contexto científico atual. A revisão foi realizada a partir de estudo exploratório consultado em bases de dados virtuais de periódicos científicos. Por meio da revisão analisou-se que os óleos essenciais tanto os inseridos no mercado quanto os óleos essenciais com potencialidade para desenvolvimento de novos produtos comerciais apresenta uma elevada eficiência no controle de insetos-praga, mostrando-se como uma alternativa para uma agricultura mais sustentável.
- ItemAvaliação da drenagem e da irrigação de uma área experimental de cultivo de mangueira em Juazeiro-BA(2023-12-21) Santos, Fernando Leite dos; Marinho, Ligia Borges; Leal, Larissa de Sá Gomes; Santana, Frenisson ReisA irrigação tem sido um dos grandes destaques para aumentar a produção agrícola, principalmente polo Juazeiro-Petrolina, no Submédio São Francisco. O estresse gerado devido ao excesso de umidade no solo resulta na redução do nível de oxigênio disponível. Durante os períodos chuvosos e de estiagem, o lençol freático sofre flutuações. Contudo, o objetivo do trabalho foi identificar os possíveis problemas de má drenabilidade numa área experimental do DTCS/UNEB cultivada com diferentes genótipos de mangueira. Foram confeccionados e instalados poços de observação para o monitoramento do lençol freático, em pontos equidistantes (a cada 24 m), no centro do camalhão, para instalação de 36 poços. A coleta dos dados referentes à profundidade do lençol freático foi efetuada por meio de uma régua milimétrica, em cada poço. Os poços foram georreferenciados, por meio de um sistema RTK GPS, com uma base e um receptor. Adicionalmente, foi efetuada a avaliação do sistema de irrigação da área nas subunidades, onde mediu-se a volume de água emitidos pelos microaspersores em uma unidade operacional, por meio de proveta, com capacidade de 2 L. Com os dados coletados, foram analisados o Coeficiente de Uniformidade de Christiasen (CUC), Coeficiente de Uniformidade de Distribuição (CUD), Eficiência do Sistema (EF), Variação de Pressão, além de inspeção abrangente em toda a área irrigada da mangueira. Imediatamente após as análises, constatou-se que houve a presença do lençol freático em três pontos distintos (P07, P11 e P23). Efetuando uma observação na área, pôde-se identificar que a causa da água nos poços, se devia a problemas no sistema de irrigação. Constatou-se que na 1ª Subunidade o CUC foi de 58,81%, o CUD de 37%, a EF de 35,15% e a variação de pressão ao final das linhas laterais de 92, 86% e na 2ª Subunidade, respectivamente 69,70%; 54,46%, 51,74% e 40%. Após examinar minuciosamente o estado atual do sistema de irrigação na área experimental, constatou-se uma significativa proporção de microaspersores danificados e mangueiras perfuradas ao longo das linhas laterais; evidenciando um considerável desperdício de água e desuniformidade do sistema de irrigação. Não foram identificados problemas relacionados à drenagem na área experimental cultivada com manga. Recomenda-se a manutenção e ou troca do sistema de irrigação da área experimental.
- ItemAvaliação de ganhos de rendimento no preparo de solo com o uso de projeto linhas georreferenciadas(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-15) Soares, Pedro Henrique Gomes Borges; Oliveira, Flávio José Vieira de; Rocha, Ruy de Carvalho; Figueiredo Neto, AcácioAs tecnologias de agricultura de precisão têm sido uma peça-chave para impulsionar a produtividade das fazendas, apresentando soluções inovadoras capazes de melhorar o rendimento das operações mecanizadas e, ao mesmo tempo, reduzir seus custos e impactos no meio ambiente. O surgimento das tecnologias GNSS, do piloto automático e de softwares avançados de desenho técnico proporcionou novas possibilidades nunca vistas para o setor agrícola, principalmente relacionadas ao tráfego planejado e automatizado de veículos. As operações de preparo de solo, embora importantes, costumam ser onerosas, tendo grande impacto nos custos finais da produção. Nesse contexto, o presente trabalho buscou demonstrar os ganhos em economia e produtividade com o uso de projetos de linhas georreferenciadas no planejamento e execução de operações de preparo de solo, através de dados de subsolagens de diferentes anos, provenientes da Usina Sucroalcooleira Agroindústrias do Vale do São Francisco S/A (Agrovale). Neste trabalho, foram comparados os valores de rendimento em horas/hectare e consumo de combustível de diferentes campos submetidos a subsolagem nos anos de 2018, 2019, 2020 e 2021. Ao longo dos anos de utilização da tecnologia, foi observado um ganho expressivo de rendimento em horas/hectare de até 47,28% e economia de combustível nas operações de até 22,77%, comparando campos subsolados sem e com o projeto de linhas georreferenciadas. A tecnologia se mostrou eficiente, cabendo mais estudos para observar outros possíveis benefícios atrelados ao seu uso, como a redução de compactação do solo, aumento de produtividade e redução dos custos totais.
- ItemAvaliação do efeito do hipoclorito de sódio na germinação e vigor de sementes de milho (Zea mays L. )(UNEB, 2024-07-18) Silva, Letícya Abreu; Passos, Anna Christina; Rocha, Ruy de Carvalho; Carvalho, Rubens da SilvaO presente trabalho teve como objetivo testar o efeito do hipoclorito de sódio nos atributos fisiológicos, relacionados a germinação, vigor, e fatores patologicos de sementes de milho, utilizando hipoclorito de sódio a 10%, aplicado em diferentes concentrações 0, 2, 4 e 6% e dois tempos de desinfestação 3, 6 minutos. As sementes permaneceram embebidas durante os dois tempos. Decorrido este tempo, a solução foi drenada com auxílio de uma peneira e em seguida adicionadas 100 mL de água destilada, visando remover o excesso de hipoclorito. Depois de cada respectivo tempo, novamente as sementes foram separadas da água e postas para secar sobre duas folhas de papel germitest esterelizado em autoclave. Em seguida montados os testes de germinação, CE e sanidade. O experimento foi conduzido em delineamento inteiramente casualizado (DIC), com 4 repetições. Com os dados aplicou-se a análise de variância (Anova) e comparação de médias pelo teste de Skott-Knott a 5% de probabilidade, pelo programa estatístico Agrostat. Houve efeito deletério à germinação e vigor das sementes quando aplicada as maiores concentrações de hipoclorito de sódio e tempo de imersão de sementes de milho. As concentrações de 4 e 6% de hipoclorito foram as mais eficientes no controle de patógenos, porém interferiram negativamente na mioria das variáveis de vigor das sementes de milho.
- ItemAvaliação dos índices vegetativos por sensoriamento remoto em perímetros irrigados no município de Juazeiro-Ba(UNEB, 2025-07-25) Oliveira, Felipe Salis de; Oliveira, Flávio José Vieira de; Aragão, Carlos Alberto; Pereira Filho, AntônioEste trabalho tem como objetivo avaliar os índices de vegetação NDVI e SAVI por meio de sensoriamento remoto nos projetos públicos de irrigação Curaçá, Maniçoba, Mandacaru e Tourão, situados no município de Juazeiro-BA. A área estudada está inserida no Submédio São Francisco, região marcada pela fruticultura irrigada como principal atividade econômica. Foram utilizadas imagens do satélite Sentinel-2, obtidas na plataforma Copernicus Browser e processadas no software QGIS 3.38. Os índices espectrais NDVI e SAVI foram calculados com base nas bandas do vermelho e infravermelho próximo, visando avaliar a densidade e o vigor da cobertura vegetal. Os resultados revelaram que o Projeto Tourão apresentou os maiores valores médios de NDVI (0,381) e SAVI (0,476), indicando vegetação mais vigorosa, possivelmente em decorrência do cultivo predominante da cana-de-açúcar. Já o Projeto Mandacaru apresentou os menores coeficientes de variação, apontando maior uniformidade na cobertura vegetal. A comparação entre os índices indicou que o SAVI, por considerar a influência do solo, apresentou maior sensibilidade em áreas com cobertura vegetal mais esparsa. Conclui-se que os índices de vegetação são ferramentas eficazes para o monitoramento da variabilidade espacial da vegetação em áreas irrigadas, contribuindo com a gestão agrícola e a agricultura de precisão.
- ItemAvaliação econômica da produção de cocoverde (cocos nucifera l.) em módulos de Agricultura familiar do perímetro irrigado rodelas–Bahia(2021-12-10) SILVA, Fábio Henrique Dos Santos; ALBUQUERQUE, Gilton Carlos Anísio deA coqueicultura se destaca no âmbito da fruticultura irrigada, de base familiar do Submédio São Francisco, no nordeste brasileiro, demandando análises que evidencie sua importância econômica em contextos específicos, de modo a favorecer análises mais aprofundadas. Este estudo tem como objetivo avaliar economicamente a produção de coco verde em módulos de agricultura familiar no perímetro de irrigação de Rodelas-Bahia, onde foi analisada a produção para consumo in natura, com a cultura em fase de produção estabilizada, no transcorrer do ano de 2021. Foi selecionada uma amostra de cinco produtores, na qual, com auxílio de um questionário, foram levantados e tabulados os respectivos dados, em planilha eletrônica do programa Excel. Foram coletados dados em pomares um hectare de área, com características similares em relação à idade, quantidade média de frutos por pé, espaçamento, manejo de solo, água e planta. Os dados relativos aos preços de venda do coco foram levantados junto a produtores e intermediários da cadeia de comercialização local. Foi realizada a análise dos custos de produção para obtenção da receita bruta, receita liquida, custo operacional efetivo, custo operacional total, custo total, margem de segurança, relação custo/benefício e ponto de nivelamento, com base na metodologia de Matsunaga (1976). Foi analisada ainda a viabilidade para de produção sem a taxa da água e com o acréscimo da taxa da água para irrigação. Como resultados, verificou-se que as receitas auferidas superaram os custos totais e que, em todos os parâmetros analisados a cultura do coco é uma alternativa viável economicamente para os agricultores familiares daquele contexto específico.
- ItemBactérias promotoras de crescimento no desempenho do milho cultivado sob estresse hídrico(UNEB, 2025-07-28) Passos, Paula Pereira dos; Martins, Lindete Míria Vieira; Carvalho, Rubens Silva; Marinho, Ligia BorgesO estresse hídrico é considerado como um dos fatores mais limitantes para o crescimento e desenvolvimento das plantas, exigindo estratégias de adaptação para mitigar seus efeitos em cenários futuros de mudanças climáticas. Microrganismos dos gêneros Bacillus spp. e Azospirillum spp. tem se mostrado como agentes promissores na agricultura por manter a sanidade dos cultivos e reverter danos causados por estresses abióticos. O trabalho teve por objetivo avaliar a inoculação de Bactérias Promotoras de Crescimento Vegetal (BPCV) no desenvolvimento e produtividade do milho cultivado sob condições de estresse hídrico, na região do Submédio do Vale do São Francisco. O experimento foi conduzido na área experimental do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais na Universidade do Estado da Bahia (DTCS/UNEB), durante os meses de fevereiro a abril de 2025, utilizando a cultivar AG 1051, sob dois níveis de irrigação (100% e 50% da Evapotranspiração da Cultura - ETC) associados a diferentes tratamentos com inoculação (Azospirillum brasilense ‘Ab-V5’ + 50% de N, Bacillus spp. ‘ESA 402’ + 50% de N, Mix, contendo ambas as cepas + 50% de N, e dois controles representados um por 50% e outro por 100% da adubação nitrogenada). O delineamento experimental foi em blocos casualizados em arranjo fatorial 5x2, e quatro repetições, totalizando em 40 parcelas amostrais. A inoculação bacteriana promoveu incrementos significativos no crescimento das plantas, por meio da altura, diâmetro do colmo e número de folhas, mesmo estando sob condições de 50% da ETC. Na produtividade, a inoculação com Mix, possibilitou maior produtividade de espigas sob estresse hídrico. A inoculação com BPCV possui potencial para viabilizar o cultivo do milho em ambientes de restrições hídrica na região do Submédio do Vale do São Francisco.