Bacharelado em Enfermagem - DEDC7
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Bacharelado em Enfermagem - DEDC7 por Título
Agora exibindo 1 - 10 de 10
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAssistência de enfermagem em planejamento familiar : uma revisão de literatura(Universidadem do Estado da Bahia, 2012-12-19) Silva, Soraia Santos da; Almeida, Eliana do Sacramento de; Vale, Márcia Evangelista do; Suto, Cléuma Sueli SantosO programa de Planejamento Familiar é definido como um conjunto de ações de regulações da fecundidade garantindo ao individuo ou casal o direito de limitar ou aumentar sua prole. Atualmente sua assistência é oferecida predominantemente pelas equipes do Programa de Saúde da Família (PSF), cabendo ao enfermeiro, assistir em concepção e contracepção. O objetivo geral dessa pesquisa é descrever a assistência de enfermagem no programa de Planejamento Familiar e os específicos são discorrer sobre Saúde Reprodutiva e Planejamento Familiar destacando a importância da enfermagem neste tipo de atendimento. Para tanto foi utilizada a abordagem qualitativa da revisão de literatura sendo incluídas as publicações indexadas às buscas de dados LILACS e SCIELO além de publicações do Ministério da Saúde, no período compreendido entre os anos de 1996 a 2011. Os profissionais de saúde, principalmente os enfermeiros, ocupam papel de extrema relevância no desenvolvimento das ações de Planejamento Familiar sendo responsáveis por oferecer aos usuários do serviço informações sobre a importância de se planejar, os métodos de concepção e concepção disponíveis e autorizado pelo Ministério da Saúde, suas vantagens, desvantagens e mecanismos de ação, proporcionando aos mesmos, conhecimento suficiente para escolha consciente do que melhor se adapta a sua realidade para um efetivo planejamento reprodutivo reduzindo as taxas de gestações não planejadas além de incentivar o uso de dupla proteção que minimiza os riscos de contaminação por Doenças Sexualmente Transmissíveis.
- ItemCondições de trabalho e saúde: conhecendo a realidade de docentes de enfermagem(2021-04-22) SILVA, Amanda Tainá Lima da; Ferreira, Claudia Suely Barreto; Batista, Nildo; Araújo, BiancaÉ notória a importância de se ofertar condições de trabalho adequadas para os profissionais docentes, haja vista, que tais condições podem causar interferências diretas e indiretas na vida desse indivíduo, bem como na comunidade ao qual está inserido, já que são eles os responsáveis por contribuir para a construção de novos profissionais, assim como para a construção desses novos sujeitos. Assim, este artigo, tem como objetivo analisar se o processo de trabalho do docente da Instituição Superior do Estado da Bahia, especificamente do curso de Bacharelado em Enfermagem da UNEB – CAMPUS VII e as condições de sua realização influenciam no adoecimento (físico/ e ou mental) destes profissionais, assim como em morbidades e co-morbidades prévias. Sendo esta, uma pesquisa quantitativa, cujos dados foram coletados por meio de questionário, cujas questões inferiam sobre as diversas atividades desenvolvidas pelos mesmos, bem como condições para desenvolvê-las, além de questões relacionadas à saúde física e mental dos docentes pesquisados. Utilizamos a abordagem descritiva interpretativa para analisar e correlacionar todas as variáveis interligadas ao processo de condições de trabalho, cujo resultado revelou que o processo e as condições de trabalho inadequados têm influenciado negativamente na qualidade de vida deste profissional, bem como no desenvolvimento de atividades laborais. Entretanto, é possível afirmar que apesar de reconhecer as dificuldades relacionadas às condições de seu trabalho, os docentes referem sentir-se satisfeitos com suas profissões, este sentimento expressado por um número expressivo de docentes na pesquisa, corrobora para uma menor quantidade de queixas relacionada á saúde dos mesmos.
- ItemDiabetes mellitus e pé diabético : onde se justifica o trabalho da enfermagem(Universidade do Estado da Bahia, 2012-03-30) Soares, Ana Valéria Souza; Almeida,, Eliana do Sacramento de; Souto, Maria de Fatima Brazil dos Santos; Sampaio, Antonia Adonis CallouO diabetes mellitus é uma síndrome metabólica que representa na atualidade um importante problema de saúde pública devido a elevadas taxas de morbidade, mortalidade e complicações do associadas. O pé diabético é uma complicações do diabetes caracterizada por infecções e ulceração, associadas a disfunções neurológicas vários graus de doenças vascular periférica nos membros inferiores, sendo a amputação o resultado mais grave do diabetes para os membros inferiores. A atuação do enfermeiro junto à equipe de saúde é muito importante a fim de que os pacientes sejam orientados acerca da prevenção do aparecimento das lesões nos pés. O presente trabalho apresenta uma pesquisa bibliográfica com o objetivo de analisar as contribuições da assistência de enfermagem para prevenção do pé diabético nos clientes com diabetes mellitus. identificando as atribuições destes profissionais. Para tanto, foi realizada uma busca nas bases de dados LILACS e SciELO, no portal da Sociedade Brasileira de Diabetes e do Ministério da Saúde do Brasil das publicações sobre diabetes mellitus e pé diabéticos desenvolvidas em idioma português ( Brasil) entre os anos de 2001 a 2011 e associadas à assistência de enfermagem. Os resultados da pesquisa apontam que os profissionais enfermeiros são responsáveis por desenvolver as ações educativas e o exame dos membros inferiores nos clientes com diabetes e assim desempenhar uma assistência que coopera para prevenção do pé diabético.
- ItemEstresse: um impacto no trabalho do enfermeiro(Universidade do Estado da Bahia, 2012-03-30) Sousa, Ana Paula Amorim da Silva; Brandão, Gláucia Sá; Souto, Maria de Fátima Brazil dos Santos; Fernandes, Thaisy Luzia CamposO estresse é um grande problema social em diversas profissões na área de saúde principalmente nas profissões que exige um contato interpessoal mais exigente como é o caso do enfermeiro. Em decorrência do estresse, um grande número de profissionais tem se afastado do trabalho. Devido a imensa carga de trabalho e a cobrança que esses profissionais sofrem os levam a um desgaste emocional e problemas psicossomáticos. Dessa forma torna-se evidente que as empresas sejam elas públicas ou privadas, não tem uma política para prevenção desse problema e assim tem crescido o número de profissionais com comprometimento físico e mental. Devido a esses fatores se faz necessário trabalhar com a prevenção e tratar aqueles profissionais que estão iniciando a patologia para evitar o agravo da mesma. Portanto é notória a importância de conhecer os principais geradores do estresse para se combater o mesmo e assim promover satisfação e saúde dos trabalhadores da enfermagem.
- ItemMotivos que levam os homens a não procurarem assistência preventiva em saúde(Universidade do Estado da Bahia, 0012-03-30) Almeida, Maryla Pinto; Almeida, Eliana do Sacramento de; Souto, Maria de Fátima Brazil dos Santos; Sampaio, Antonia Adonis CallouA Saúde do Homem é uma abordagem muito importante para a saúde Pública, porém por muito tempo foi um tema esquecido, o presente estudo consiste em uma revisão de literatura de publicações que abordam a saúde do sexo masculino e sua relação com a Assistência Preventiva em Saúde. Para isso, procurou-se descrever o processo de formação do ser masculino psicológica e culturalmente, os motivos justificados para a ausência de homens nas unidades de saúde da Atenção Básica, os índices de morbidade e mortalidade demonstrando a situação de saúde vivida pelos homens e as novas e fundamentais mudanças ocorridas em elação ao tema Saúde do Homem. O trabalho teve como objetivo de descrever os motivos que levam os indivíduos do sexo masculino a não procurarem a Assistência Preventiva em Saúde. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do estado foi a revisão bibliográfica em artigos cientifico, revistas e dados no período de 2005 a 2011 disponíveis nos espaços eletrônicos. Embasados nos estudos realizados podem ser mencionados alguns motivos importantes para essa ausência nas unidades de saúde como a forte influência cultural, o homem por décadas foi estereotipado pela sociedade como ser forte, resistente, outros motivos observados foram o ambiente vinculados ao sexo feminino: seu corpo de profissionais e seus programas de atuação de maior abrangência para esse sexo, a demora do atendimento, a falta de unidades, especificas ao homem, os horários de funcionamento da unidade incompatível com a jornada de trabalho, o medo da patologia e vergonha de se expor fortaleceram o afastamento de homem nas unidade de Atenção Preventiva em Saúde.
- ItemPercepção de mudanças na vida de pacientes submetidos à hemodiálise: um enfoque nas necessidades humanas básicas.(2021-04-22) Oliveira, Arly Silva; Marinho, Christielle Lidianne Alencar; Leite, Alana Mirele Colho; Silva, Rudval Souza daObjetivo: Conhecer a vivência de pacientes renais crônicos após a descoberta da patologia e início do tratamento de hemodiálise, relacionando-as à teoria das Necessidades Humanas Básicas de Wanda Horta (NHB). Método:Estudo descritivo, com abordagem qualitativa envolvendo pacientes com insuficiência renal crônica (IRC) submetidos à hemodiálise. A organização dos dados foi realizada por meio do método de Bardin e analisadas com base na Teoria das Necessidades humanas Básicas.Resultados:Os pacientes em hemodiálise vivenciam diversas alterações em sua rotina de vida ao descobrir-se portador da doença. Isto faz com que várias necessidades humanas básicas sejam afetadas e diante disso, encontram meios de enfrentar essas transformações. Considerações Finais: A realização do tratamento e a convivência com a IRC envolvem aspectos complexos e mudanças na vida diária que interferem não somente no ponto de vista físico, bem como psicológico do individuo, o que acarreta na insatisfação das NHB psicobiológicas e psicossociais.
- ItemA produção do conhecimento sobre cuidados paliativos na pós-graduação em enfermagem no Brasil: um estudo bibliométrico.(2021-04-22) Almeida, Ana Raquel Lima Peralva de; Silva, Rudval Souza da; Leite, Alana Mirelle Coelho; Marinho, Christielle Lidianne AlencarObjetivo: identificar e analisar a produção científica brasileira sobre cuidados paliativos nos cursos de mestrados e dourados na área da Enfermagem. Método: estudo bibliométrico, descritivo e retrospectivo, o qual utilizou como base a pesquisa documental. Resultados: Após busca na Plataforma Sucupira, resultando numa amostra inicial de 148 publicações, foi realizada a leitura dos títulos e objetivos das dissertações e teses o que possibilitou selecionar 119 estudos que atenderam aos critérios de inclusão. Conclusão: foi possível identificar um crescente interesse dos enfermeiros em desenvolver pesquisas sobre a temática dos cuidados paliativos, de modo a favorecer o crescimento de publicações na área, contudo as publicações ainda se restringem ao conhecimento e percepção dos participantes, poucas são as pesquisas que apresentam evidências da prática assistencial de enfermagem no contexto dos cuidados paliativos.
- ItemRelatos maternos sobre o impacto do diagnóstico de microcefalia dos filhos(2021-04-22) Unfried, Aloysia Graça Costa; Linhares, Tatiane Pina; Piva, Silvana Gomes Nunes; Costa, Laura Emmanuela LimaObjetivo: conhecer os sentimentos e reações das mães, diante da noticia da microcefalia dos filhos, além de sua percepção a respeito da postura dos profissionais de saúde ao comunicar o diagnóstico. Método: o presente estudo de caráter descritivo-exploratório-qualitativo foi realizado na cidade de Senhor do Bonfim-Ba com três mães de crianças com microcefalia nascidos no período 2015-2016. Resultados: emergiram três categorias: Reações e sentimentos no momento da descoberta da microcefalia, o filho imaginado e o filho real, a atuação do profissional de saúde diante da assistência a família do microcéfalo, na percepção da mãe. Considerações finais: o estudo se mostrou elucidativo, apontando como o diagnóstico de microcefalia é um momento delicado e conflitante para as mães, demandando um atendimento profissional qualificado, neste cenário em que a humanização e conhecimento são fatores indispensáveis.
- ItemViolência contra a mulher: facilidades e dificuldades relacionados a assistência multiprofissional.(2021-04-22) Oliveira, Ana Paula Reis de; Sena, Chalana Duarte; Paixão, Gilvânia Patrícia Nascimento; Lírio, Josinete Gonçalves Dos SantosConsiderada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como problema de saúde pública, a violência contra a mulher (VCM) é uma epidemia mundial, estima-se que as mulheres em vivência de violência doméstica, ao longo de suas vidas, apresentam mais problemas de saúde e buscam, com mais frequência os serviços de saúde do que pessoas que não sofrem estes maus tratos. Diante do exposto, o presente estudo tem como objetivo: Identificar os fatores que facilitam e dificultam a assistência a saúde a mulher em situação de violência domestica segundo a literatura brasileira, visando à importância da identificação das mulheres em vivência de violência e a ampliação deste cuidado não apenas para a cura/tratamento, mas para o vínculo e acolhimento eficaz e humano entre o agente cuidador e o agente alvo de cuidados, visando à superação tanto do cenário atual, quanto de tal momento doloroso na vida na mulher.
- ItemViolência intrafamiliar contra criança : atribuições do profissional de enfermagem(Universidade do Estado da Bahia, ) Santos, Clice kelly Felix dos; Paixão, Gilvânia Patrícia do Nascimento; Carvalho, Milca Ramaiane da Silva; Sena, Chalana Duarte deA Violência intrafamiliar é um problema social que atinge indiscriminadamente todas as etnias e classes e classes sociais. Pode se manifestar de várias maneiras, sendo classificadas como: agressão física, sexual, negligência e violência psicológica. Embora seja reconhecida como importante, encontra resistência para ser notificada. O objetivo desse trabalho consiste em discutir o papel do profissional de enfermagem no cuidado a crianças vítimas de violência intrafamiliar, a partir da análise da produção científica nacional acerca desta temática. É uma pesquisa de revisão sistemática. As produções foram encontrada por meio de combinações entre os descritores, realizadas nos indexadores LILACS e SciELO, obtendo como resultado 10 publicações. Após a leitura de todas, emergiram 05 categorias, a saber: Identificar e notificar casos suspeitos; Implementar serviços para diagnóstico e tratamento dos casos de violência; Educação em saúde; Assistência de enfermagem; Desenvolver e conduzir programas de prevenção. Sendo assim o profissional de enfermagem tem papel relevante no enfrentamento deste fenômeno, pois está envolvido em todas as etapas, desde a prevenção, até os cuidados com as vítimas.