Campus IX - Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Barreiras
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- ItemA (in)aplicabilidade das políticas de educação escolar indígena nos livros didáticos do ensino fundamental I em uma escola pública de Barreiras-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-29) Souza, Nathalia Lessa Caires de; Cardoso, Jamille de Brito; Oliveira , Aderlan Messias de; Wanderley, Marta Maria Silva de Faria; Carvalho, Ana Jovina Oliveira Vieira deA obrigatoriedade da inserção das temáticas indígenas no currículo escolar é estabelecida pela Lei nº 11.645/2008, que determina o ensino da história e cultura dos povos indígenas em todos os níveis da educação básica. Este trabalho tem como objetivo analisar a (in)aplicabilidade dessas políticas educacionais em livros didáticos de Língua Portuguesa utilizados no Ensino Fundamental I, em uma escola da rede pública do município de Barreiras–BA. Para tanto, adotou-se uma abordagem qualitativa, de natureza documental, centrada na análise crítica de conteúdos e imagens presentes nos livros didáticos, considerando sua adequação às diretrizes legais. Os resultados evidenciam lacunas na representação da diversidade cultural indígena e apontam para a urgência de uma educação intercultural que valorize a pluralidade étnico-racial brasileira. O estudo reforça a necessidade de inclusão de mais autores indígenas nos materiais didáticos, como forma de promover uma educação mais equitativa e representativa.
- ItemA agricultura familiar em uma perspectiva de viabilidade econômica e social(Universidade do Estado da Bahia, 0024-07-12) Laranjeira, Deivd Renan Oliveira; Oliveira, Fábio de; Besnosik, Raquel Lima; Barbosa, Adriana GonçalvesA agricultura familiar é uma cultura advinda das características dos povos que formaram o Brasil, povos indígenas, africanos e os portugueses, visto isto, este trabalho procurar entender a viabilidade econômica e social desta cultura. Este estudo tem como objetivo investigar o papel da agricultura familiar na economia nacional, abordando um contexto histórico, avaliando desdobramentos sociais e o desenvolvimento sustentável, por meio de uma revisão bibliográfica, analisando trabalhos científicos, livros e revistas para coleta de dados. Sendo assim, por meio deste levantamento, observa-se a importância desta atividade cultural e produtiva para o crescimento econômico por meio de mercados e feiras livres, especialmente da região nordeste, além de assegurar a subsistência utilizando entidades assistenciais, como escolas e creches e disseminando questões socioambientais por meio de projetos governamentais. Contudo, a partir deste estudo se comprova a grande importância desta cultura para o desenvolvimento econômico do país, gerando renda e dignidade financeira, trazendo apoio assistencial à sociedade, proporcionando uma alimentação de qualidade a e saberes ecológicos para a preservação e do meio ambiente.
- ItemA avaliação da Aprendizagem Escolar: Instrumentos e Finalidades(Poliana Silva dos Santos, 2024-07-22) Santos, Poliana Silva dos; Dias, Andressa dos Reis Rocha; Silva, Darto Vicente da; Santos, Neiva Pereira dos; Santos, Josânia SilvaA presente pesquisa tem como objetivo investigar o conceito de avaliação da aprendizagem, seus instrumentos e finalidades. Para tanto, discutimos o conceito de avaliação, os instrumentos de coleta de dados e os instrumentos de avaliação e uma reflexão sobre os mesmos. Os principais teóricos trabalhados foram Luckesi (2005), Luckesi (2011), Libâneo (2013), Perrenoud (2004), Neto e Aquino (2009), Moretto (2002) e Moraes (2011). Como resultado da pesquisa, tivemos: formulação do conceito de avaliação de aprendizagem; caracterização dos diversos instrumento de avaliação; assim como, a reflexão sobre os diversos instrumentos de avaliação e de aprendizagem.
- ItemA contabilidade como ferramenta de auxílio às finanças pessoais: perspectiva dos discentes de Ciências Contábeis da UNEB(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-18) Lima, Larissa Soares de; Dornelles, Ramão Jorge; Lacerda, Celso Almeida de; Marinho, Delyana Santana de BrittoO presente trabalho acadêmico tem como objetivo investigar a percepção dos estudantes do curso de Ciências Contábeis da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) sobre o uso da contabilidade para gerenciar finanças pessoais. A pesquisa parte da premissa de que a falta de conhecimento financeiro contribui para a má administração do patrimônio pessoal, o que pode ser resolvido com a aplicação de ferramentas contábeis no cotidiano das pessoas. O estudo justifica-se pela crescente importância da gestão eficiente das finanças pessoais em um cenário econômico cada vez mais complexo. A contabilidade, com suas ferramentas como o balanço patrimonial, demonstração de resultado do exercício (DRE) e o fluxo de caixa, pode ser aplicada não apenas em empresas, mas também na vida pessoal, ajudando a controlar despesas e investimentos. A pesquisa foi realizada com alunos do 6º e 8º semestres do curso, por meio de questionário, buscando avaliar o nível de conhecimento financeiro desses discentes e como aplicam os conceitos contábeis em suas próprias vidas. Entre os resultados, observou-se que, embora a maioria dos alunos tenha conhecimento sobre educação financeira, muitos não aplicam as ferramentas contábeis de forma consistente. Além disso, foi identificado que a contabilidade tem um papel importante no desenvolvimento da educação financeira, mas enfrenta barreiras em termos de sua implementação no cotidiano. O trabalho conclui que é essencial integrar mais disciplinas e projetos focados em finanças pessoais no currículo de Ciências Contábeis, para preparar os futuros profissionais a lidarem melhor com suas finanças e também orientarem outras pessoas.
- ItemA contabilidade como instrumento de apoio à tomada de decisão: uma análise com empresas agrícolas em Barreiras-BA.(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-14) Santos, Taynara Silva dos; Barbosa, Antonio Batista; Marinho, Delyana Santana de Britto; Lima, Jerônimo MascarenhasEsta monografia tem como objetivo analisar a importância da contabilidade como ferramenta de apoio à tomada de decisão especificamente em empresas agrícolas, com foco em produtores localizados no município de Barreiras, no estado da Bahia. Além disso, esse estudo buscou responder o seguinte questionamento, como a contabilidade auxilia no processo de tomada de decisão das empresas agrícolas na cidade de Barreiras–BA? Através de uma pesquisa bibliográfica e um estudo de campo com produtores rurais, busca-se compreender como a contabilidade é utilizada no dia a dia das propriedades, quais os principais desafios enfrentados e como a informação contábil influencia nas decisões estratégicas. Os resultados obtidos demonstram que a contabilidade ainda é pouco utilizada pelas empresas agrícolas da região, o que impacta negativamente na gestão dos negócios. A pesquisa realizada aponta para a necessidade de maior conscientização sobre a importância da contabilidade para a sustentabilidade financeira das empresas agrícolas, bem como a oferta de capacitações e ferramentas contábeis mais acessíveis aos produtores rurais.
- ItemA contabilidade rural como ferramenta de apoio à gestão para produtores rurais agrícolas no setor algodoeiro(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-18) Santos, Maria Eduarda; Lima, Jerônimo Mascarenhas de; Esquivel Filho, Fernando das Dores; Cerqueira, Pedro Augusto BittencourtEstá monografia foi realizada através de pesquisa bibliográfica, cujo objetivo é analisar a importância e necessidade do uso da contabilidade rural como ferramenta de gestão aos produtores rurais. Dessa maneira a gestão tem o papel decisivo de direcionar o produtor aos mellhores caminhos para uma lavoura altamente produtiva e com desenvolvimento econômico. O controle e organização de todo processo desde o plantio até a comercialização final, requer um plano que com o auxilio da contabilidade rural impulsionará o setor agrícola ao sucesso no mercado interno e externo. A cotonicultura é uma atividade que gradativamente ganha destaque no mercado nacional e internacional. O Brasil sempre se destacou no quesito agricultura, inclusivo no cultivo algodoeiro, atualmente é um dos maiores produtores e exportadores de algodão no mundo. O gestor rural deve sempre analisar os fatores externos como o consumismo, a mudança e crescimento social , leis e muitas outras e instruir o produtor a sempre apresentar produtos bons e de qualidade visando redução de custos e lucratividade.
- ItemA contação de história sob o olhar de professoras da educaçâo infantil nos municípios de São Desidério-BA e Wanderley-BA(Universidade do Estado da Bahia, 0010-07-24) Santos, Bruno Joaquim de Oliveira; Souza, Mariara Lourenço Silva de; Wanderley, Marta Maria Silva da Faria; Pereira, Neiva dos Santos; CarvalhoThe study had as aim to describe how the storytelling, Ana Jovina Oliveira VieiraO estudo teve como objetivo descrever como ocorre a contação de história, sob o olhar de professoras da educação infantil de duas escolas localizadas nos municipios de São Desiderio-BA e Wanderley-BA. Para tanto, foram analisadas questões que envolvem o desenvolvimento da contação de história, por meio de investigação sobre a importância e outros quesitos que contemplam o trabalho com a contação de historia na educação infantil. Os dados foram obtidos por meio de um questionario com questões abertas e fechadas. Os principais teóricos que fundamentaram a pesquisa foram: Abramovick (2002), Fazenda (1993), Luckesi (1990) e Machado (2002), dentre outros. A metodologia envolveu a pesquisa de campo a abordagem nos inspirou foi a qualitativa. Os dados da investigação foram obtidos com dez professoras, sujeitos da pesquisa, de duas escolas: uma da rede publica municipal e outra da rede particular dos municipios de São Desidério-BA, Wanderley-BA. Os resultados indicaram que as professoras consideram importante e desenvolvem a contação de historia nas instituições de educação infantil em que trabalham, compreendendo a sua relevância para o interesse pela leitura e formação de leitores.
- ItemA corporeidade negra/gay em "contos negreiros"(UNEB, 2023-12-11) Landin Neto, Américo Paes; França, Thiago Alves; Santos, Rogério Luid Modesto dos; Oliveira, Fabio AraujoEste trabalho tem como objetivo analisar, a partir das lentes da Análise de Discurso Materialista (AD), as representações sobre a corporeidade negra/gay a partir da obraliterária “Contos Negreiros”, de Marcelino Freire, com enfoque nos efeitos de sentidos produzido por/para ou “ao redor” do que é enunciado por um autor branco, olhando especialmente para a afirmação de que a forma como os personagens são (re)construídos reforça um imaginário sobre sujeitos concretos. Nesta pesquisa, fizemos uma investigação sobre o funcionamento do imaginário sócio-histórico e cultural que autoriza a (re)produção dos efeitos de hipersexualização encontrados na obra. Examinamos como essas representações são influenciadas pelo discurso colonial e pelo discurso “pseudocientífico” que contribui para a construção do imaginário relacionado ao sujeito negros/gay. Além disso, abordamos a relação entre o autor, homem branco, produtor de um discurso reforçado pelo cânone literário, enquanto aparelho ideológico, e a representação feita por ele da(s) comunidade(s) negra/gay. Nesse sentido, a análise se concentrou em trechos específicos da obra, transformados em Sequencias Discursivas, que puseram à prova algumas hipóteses, entre elas a de que a forma como o autor (re) produz a hipersexualização como meio de representação limita as relações amorosas e sexuais dos sujeitos negros/gays à forma majoritária como seus corpos são socialmente interpretados. Neste trabalho, pudemos observar que a existência de uma cultura hegemônica brancocêntrica e heteronormativa acaba por explorar a estigmatização da estética negra. Dessa forma, a obra “Contos Negreiros” reflete e reforça essa dinâmica, contribuindo para a perpetuação de padrões discriminatórios na sociedade. Ao final desta pesquisa, pudemos compreender que a problemática da hipersexualização, a partir daquilo que não é dito, faz com que sujeitos masculinos interseccionalizados nas condições negra/gay sejam sujeitos aos quais se atribuem a ideia de não estabelecimentos de vínculos amorosos afetivos e efetivos. Por fim, dizemos que a desconstrução desses estereótipos é crucial para uma leitura mais justa e equitativa, visando a promover uma compreensão mais ampla e humana da diversidade de experiências presentes nos discursos contemporâneos.
- ItemA descrição do mundo feminino no século XIX: o diálogo entre as obras Orgulho e Preconceito, O Visconde que Me Amava, e Senhora(Universidade do Estado da Bahia , 2023-12-08) Oliveira, Angélica Silva; Neres, Gleiciane Domingos; Sopran, Fátima Leonor; Souza, Alan Brasileiro de; Cruz, Erica Neitzke daA presente monografia tem como objetivo principal investigar o papel que a mulher exercia na sociedade do século XIX e o diálogo existente entre as personagens principais das obras "Orgulho e Preconceito", de Jane Austen, "O Visconde que me amava", de Julia Quinn e “Senhora", de José de Alencar. A realização desta análise foi baseada na Literatura Comparada, devido ao fato de ter sido feita uma análise comparativa acerca de aspectos do mundo feminino no contexto do século XIX, produzidas em culturas e contextos diferentes. Aqui, são analisados um romance brasileiro, um inglês e um norte-americano. Essa análise abarca aspectos sociais da vida de uma mulher dois séculos atrás, pontuando como elas eram vistas, sua educação e seus projetos de vida, comparando como cada autor aborda esses problemas, a fim de procurar semelhanças e divergências entre elas, sendo assim, esse trabalho faz um estudo de gênero. O trabalho tem como referencial teórico os estudos de Carvalhal (2006), Nitrini (1997), Boniatti (2000), Woolf (2019), Costa (2018), entre outros. Após a comparação, foi possível perceber que, apesar de suas diferenças culturais e de época, os três autores conseguiram descrever o universo feminino do século XIX com verossimilhança, ressaltando os desafios e a personalidade de cada protagonista.
- ItemA educação ambiental no ensino fundamental: conceitos essenciais a serem trabalhados para garantir a formação ecológica(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-03) Pereira, Laurenice de Jesus; Souza, Marivan Lisboa de; Silva, Darto Vicente da; Pereira, Neiva dos Santos; Mendes, João RobertoA presente pesquisa teve como objetivo a investigação dos conceitos essenciais da educação ambiental para garantir a formação ecológica no ensino fundamental. Para tanto, discutimos o processo de aprendizagem e de ensino e, posteriormente, investigamos o papel da escola e do professor no processo de ensino e aprendizagem, buscamos também identificar os conceitos essenciais a serem trabalhados para garantir a formação ecológica e compreender como a ecopedagogia pode auxiliar na transmissão dos conceitos essenciais para promoção da consciência ecológica no ensino fundamental. Utilizamos nesta pesquisa a abordagem qualitativa e o tipo de pesquisa foi a bibliográfica. Os principais teóricos trabalhados foram: Reinach (2013), Savater (1998), Libâneo (2006), Saviani (2015), Tardif (2014) e Gadotti (2000). Como resultados da pesquisa, identificamos os seguintes conceitos essenciais: o conceito de degradação ambiental com suas causas e efeitos, o de planeta terra, o de sustentabilidade, o de poluição dos rios, o ser humano e a saúde, o de preservação ambiental e o de resíduos sólidos. Dentre esses conceitos, formulamos a definição de resíduos sólidos, tomando-a como exemplo de como se deve trabalhar para garantir a formação ecológica dos alunos.
- ItemA educação de jovens e adultos (EJA): o livro didático de ciências e biologia é adequado para seus fins?(Universidade do Estado da Bahia , 2023-11-24) Lima, Ana Francisca de Jesus; Santos, Loyana Dócio; Carvalho, Ana Jovina Oliveira Vieira de; Oliveira, Fábio de; Martins, Nilza da SilvaA Educação de Jovens e Adultos – EJA com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) n.º 9394/96 em seu Art. 37 garante o direito à educação para jovens e adultos que não tiveram acesso na idade adequada. No Brasil, a EJA tem a sua trajetória marcada por múltiplas dificuldades a serem sanadas. Pesquisas apontam fragilidades neste sistema que versam desde os conteúdos a serem ministrados até a existência de livros próprios, onde o material didático destinado a esse público não é suficiente para atender às necessidades dos alunos (e mesmo as da sociedade), sendo, muitas vezes, descontextualizados da realidade deles. Diante disso, são trazidos questionamentos sobre os livros quanto aos conteúdos, como é apresentada a abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), sendo que essa metodologia nos remete para reflexões onde o conhecimento científico é elemento importante na capacitação do sujeito para o pleno exercício da cidadania. Partindo destes pressupostos, o trabalho tem como objetivo geral verificar qualitativamente a coerência do conteúdo pedagógico dos livros didáticos de Ensino Fundamental II e Médio destinados a EJA e os temas de cunho científico publicados, nas disciplinas de Ciências e Biologia, contrastando com a abordagem CTSA, com vistas na exatidão dos conteúdos, adequação a realidade do aluno, e necessidades sociais para diversas áreas de trabalho incluindo inserção no ensino superior. Neste contexto, o presente trabalho visa analisar o conteúdo teórico, os recursos visuais e as atividades propostas, identificando a ocorrência da abordagem CTSA, além de apontar coerências ou incoerências nos conteúdos científicos e de assuntos necessários à vivência social. Para isso foram coletados livros didáticos da EJA nas bibliotecas das escolas de rede municipal e estadual do município de Wanderley — BA. Os resultados mostraram que, em geral, os livros didáticos possuem conteúdos resumidos e trazem uma adequação para a categoria quando buscam ampliar o conhecimento mediante um diálogo constante com a vivência do aluno.
- ItemA gestão escolar e a prova do SAEB: planejamento em escolas públicas dos municípios de Angical e Barreiras-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-15) Câmara, Adriana Pereira da; Santos, Jânia Cardoso dos; Ribeiro, Carla Cassiana Lima de Almeida; Melo, Sandra Cristina Lousada deO presente trabalho teve como objetivo geral compreender as ações adotadas pela gestão escolar antes da aplicação da prova do SAEB em escolas públicas do fundamenta 1 dos municípios de Angical e Barreiras – BA. A proposta de pesquisa básica caminhou com a sustentação de dois instrumentos, a saber: análise documental e entrevistas. Foram considerados documentos institucionais para verificação de pontos que delineavam as ações da gestão escolar para aplicação da avaliação externa, nesse sentido, consideraram-se as categorias: gestão escolar democrática, gestão pedagógica, gestão administrativa, avaliação externa. Os aspectos que emergiram desta pesquisa permitiram identificar as fragilidades nas decisões dos gestores no que se refere ao realinhamento dos documentos indenitários, bem como uma política de organização voltada para a qualidade cognitiva e operativa das aprendizagens por meio da aplicação da avaliação ex-terna. Os resultados ainda apontaram algumas poucas ações realizadas pelos gestores antes da aplicação da prova do SAEB, a saber: no que se refere ao apoio emocional aos estudantes, bem como aplicação de simulados como os descritores exigidos pela referida avaliação. Palavras-chaves: Gestão escolar; Avaliação externa; Prova do SAEB; Ações; Planejamento.
- ItemA importância da Contabilidade Gerencial para a tomada de decisões estratégicas: estudo de caso em uma empresa de manutenção aeronáutica(Universidade do Estado da Bahia, 0014-12-24) Ribeiro, Larissa Dias; Batista, Antonio Barbosa; Batista, Antonio Barbosa; Marinho, Delyana Santana de Britto; Lima, Jerônimo Mascarenhas deO presente trabalho aborda a relevância da contabilidade gerencial como ferramenta estratégica para a tomada de decisões em uma empresa de manutenção aeronáutica. O estudo tem como objetivo principal analisar como os instrumentos e relatórios gerenciais podem contribuir para uma gestão mais eficiente e fundamentada, especialmente em um setor tão especializado e competitivo. Através de um estudo de caso, foram avaliados indicadores financeiros e operacionais, como o ponto de equilíbrio, a margem de contribuição, o grau de alavancagem operacional (GAO), o fluxo de caixa e os índices de liquidez. Os resultados revelaram que a aplicação da contabilidade gerencial permite maior clareza sobre a rentabilidade, a alocação de recursos e os riscos financeiros, promovendo a sustentabilidade e a competitividade organizacional. Conclui-se que a contabilidade gerencial é indispensável para gestores que desejam tomar decisões estratégicas baseadas em dados concretos, especialmente em mercados exigentes e tecnicamente complexos, como o de manutenção aeronáutica.
- ItemA importância da contabilidade na estruturação de empresas recém-estabelecidas para acesso ao mercado financeiro(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-18) Silva, Matheus Lima; Dornelles, Ramão Jorge; Marinho, Delyana Santana de Britto; Lacerda, Celso Almeida deO estudo aborda a contabilidade como uma ferramenta crucial de apoio para novas empresas no mercado de capitais. Em um cenário econômico competitivo e regulado, a contabilidade desempenha um papel vital na gestão financeira e na conformidade regulatória das pequenas empresas. O estudo tem como objetivo analisar como a contabilidade pode atuar como ferramenta estratégica para apoiar empresas recém-estabelecidas em sua inserção e permanência no mercado financeiro. Os resultados destacam que a adoção eficaz dessas ferramentas contribui significativamente para o sucesso e a estabilidade das empresas no mercado de capitais. Concluiu-se que contabilidade é fundamental para estruturar empresas recém-estabelecidas, oferecendo transparência e controle financeiro que facilitam o acesso ao mercado de capitais. Com informações claras e conformidade regulatória, as empresas ganham credibilidade junto a investidores e instituições financeiras, o que fortalece sua posição no mercado e impulsiona o crescimento e consolidação no mercado.
- ItemA importância do manejo sanitário no controle da mastite com ênfase na saúde única(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-25) Anjos, Jéssica Miranda dos; Silva, Vanessa Bonfim da; Lima, Isak Samir de Souza; Silva, Naiane Darklei dos SantosA mastite é uma inflamação da glândula mamária causada por microrganismos, traumas físicos e substâncias químicas irritantes, podendo ser infecciosa ou traumática, causando um dos maiores prejuízos dentro da produção leiteira bovina. Desta forma, esta revisão tem por objetivo investigar e analisar a importância do manejo sanitário na pecuária leiteira como estratégia eficaz no controle da mastite a partir dos artigos científicos publicados na literatura. Em sua grande maioria, a mastite é infecciosa, dividindo-se em contagiosa, causada por patógenos presentes na pele e mucosas dos animais, e ambiental, onde os patógenos estão no ambiente de manejo. A mastite pode se apresentar de forma clínica, com alterações visíveis no leite e na glândula mamária, ou subclínica, onde o leite parece normal e as alterações não são visíveis. A prevenção e controle da mastite exigem um manejo sanitário adequado, incluindo a higiene do ordenhador, tratamento das vacas doentes, e limpeza e desinfecção diária dos equipamentos de ordenha. No contexto de Saúde Única, a mastite afeta a saúde humana, ambiental e animal. Isso se dá por fatores como a resistência bacteriana devido ao uso indiscriminado de antimicrobianos e intoxicações alimentares por ingestão de leite contaminado. O conceito de Saúde Única, reconhece a interdependência entre saúde humana, animal e ambiental. A abordagem integrada dessas áreas é essencial para lidar com os impactos da mastite, enfatizando a necessidade de práticas preventivas e manejo adequado para proteger a saúde global.
- ItemA inclusão e acessibilidade de crianças com transtorno espectro autista nos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de São Desidério – BA.(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-10) Soares, Isabella Monteiro; Souza, Joseana de Jesus; Melo, Sandra Cristina Lousada de; Silva, Darto Vicente da; Ribeiro, Carla Cassiana Lima de AlmeidaEste Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo apresentar a análise da inclusão e acessibilidade de alunos com Transtorno do Espectro Autista, nos anos iniciais do ensino fundamental, em uma escola localizada no município de São Desidério-BA. Para tanto, investigamos por meio da pesquisa de campo, de base qualitativa o processo de inclusão e acessibilidade a partir do diálogo estabelecido pelas discussões referenciadas pela Declaração Salamanca (1994), Constituição Federal (1988), Campbell e Oliver (2003), Reis (2010), Santana (2012), LBI (2015), Mantoan (2015), Mazzota (2012), Canja e Apodoca (2008), entre outros. Os resultados da pesquisa apontam que a inclusão não deve ser apenas um ideal, mas uma prática cotidiana que reflita o respeito à diversidade e a dignidade humana. A inclusão e acessibilidade de pessoas com TEA demandam um esforço coletivo e contínuo que não se limita à inserção física no ambiente escolar, mas envolve a participação ativa e significativa das crianças em todas as atividades escolares.
- ItemA intensificação do trabalho docente na educação básica e seus efeitos na qualidade dos processos de ensino e de aprendizagem(Universidade do Estado da Bahia, 0029-07-25) Teixeira , Aline dos Santos; Nepomoceno , Virna Carneiro da Silva; Silva , Darto Vicente da; Pereira , Neiva dos Santos; Amaral , Emília Karla de Araújo; Melo, Sandra Cristina Lousada deAo longo dos anos, a escola passou por mudanças que impactaram a organização e a realização do trabalho desenvolvido pelos professores. Novas demandas sociais adentram o espaço da instituição escolar e produzem efeitos diretos e indiretos sobre a atividade docente, as quais contribuem para torná-la mais árdua e complexa. Tendo isso em vista, o presente estudo teve por objetivo analisar como a intensificação do trabalho docente na educação básica produz efeitos na qualidade dos processos de ensino e de aprendizagem. Com base neste objetivo, o trabalho discute a docência como uma atividade profissional complexa e marcada por múltiplas demandas, que exigem dos professores um dispêndio considerável de tempo e energias. O referencial teórico foi respaldado, principalmente, nos escritos de Tardif e Lessard (2014), Libâneo (2006) e Viegas (2022). A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi inspirada na estratégia de unidade de análise proposta pelo estudo de caso, sendo realizada numa escola da rede pública de ensino do município de São Desidério-BA. Os resultados demonstram que novas exigências, somadas às antigas do ofício docente, têm provocado a intensificação do trabalho docente. No conjunto de múltiplos fatores que contribuem para isso, identificamos que os relacionados à inclusão dos alunos com necessidades específicas, ao excesso de demandas burocráticas e às atuais tensões nas relações com os estudantes foram os mais apontados pelos professores entrevistados.
- ItemA ludicidade na prática pedagógica da educação infantil em uma creche no municipio de Barreiras– BA(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-15) Pinheiro, Cassia Ludimila Santos Almeida; Barreto, Fabiola Veras; Carvalho, Ana Jovina Oliveira Vieira de; Santos, Jânia Cardoso dos; Figueiredo, Márcia RasiaEste trabalho de Conclusão de curso de Pedagogia do Departamento de Ciências Humanas, campus IX da Universidade do Estado da Bahia, tem como objeto de pesquisa investigar de que forma a ludicidade está presente na Prática Pedagógica da educação infantil para garantir os direitos de aprendizagem previsto na BNCC, nas turmas da creche pesquisada no município de Barreiras. Para tanto investigamos de que forma a ludicidade está presente na Prática Pedagógica das turmas de educação infantil. Nessa mesma linha traz como objetivos específicos descrever como as propostas pedagógicas da creche pesquisada garantem os direitos de aprendizagem da criança preconizados pela BNCC e como a ludicidade contribui no seu processo de desenvolvimento e aprendizagem na educação infantil, Analisamos como ludicidade está presente na pratica pedagógica docente da Educação Infantil, a influência no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, e identificamos os pontos comuns e divergentes das propostas pedagógicas pesquisadas , quanto a garantia de direito de aprendizagem das crianças na educação infantil, e de que forma o lúdico está presente nessas propostas. Trata- se de uma pesquisa de campo com uma abordagem qualitativa, com levantamento através de entrevistas, questionários e visita em observação in lócus. Participaram três professoras e uma coordenadora pedagógica. Os principais teóricos que fundamentaram nosso trabalho foram: D´Avila (2018), Maluf (2022) e Kishimoto (2017). A pesquisa proporcionou informações de grande relevância mostrando a importância do brincar como um instrumento essencial no desenvolvimento da criança, tendo em vista que mais do que lazer e diversão, o brincar é aprendizagem.
- ItemA percepção dos alunos do 9º ano sobre temáticas ambientais em escolas públicas de Barreiras-BA(Universidade do Estado da Bahia, 0023-11-22) Rocha, Daiana de Souza; Costa, Adilson Alves; Miranda, Maria Anália Macedo de; Stefanelo, Daniela RossatoAtualmente estudos têm divulgado que os impactos das Mudanças Climáticas são mais extensos e graves do que previamente estipulado mesmo depois de 70 anos de conferências climáticas, onde acordos estabelecidos e legislações ambientais foram criadas. Diante da perspectiva de que a Educação Ambiental Crítica é uma ferramenta indispensável no combate desses problemas, essa pesquisa teve como objetivo principal avaliar a percepção dos estudantes do 9º ano sobre temáticas ambientais, em escolas públicas do município de Barreiras-BA. Para isso, foi feito uma revisão bibliográfica a respeito do tema e aplicado um questionário nas turmas, através do qual foi evidenciado que os estudantes possuem uma percepção muito superficial dos problemas ambientais, mostrando desconhecimento da situação climática atual, demonstrando traços de uma Educação Ambiental Conservadora e Pragmática.
- ItemA prática do xadrez como ferramenta pedagógica para a aprendizagem de crianças com TDAH(Universidade do Estado da Bahia, 0025-07-17) Bastos Junior, Altamir da Costa; Besnosik, Raquel lima; Matos, Aline Teixeira de; Quadros, Tatiane Alves Gusmão deO presente trabalho aborda a prática do xadrez como ferramenta pedagógica voltada para a aprendizagem de crianças com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). O objetivo da pesquisa foi identificar as habilidades cognitivas mobilizadas durante o jogo de xadrez, compreender como as especificidades do TDAH interferem no processo de aprendizagem e analisar de que maneira a prática do xadrez pode favorecer esse processo. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, com delineamento exploratório-experimental. Para a coleta de dados, foi criado um grupo focal composto por crianças diagnosticadas com TDAH. A análise dos dados observados dos alunos durante as aulas e das entrevistas feitas antes e após o grupo focal, foi realizada por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados indicaram que o xadrez contribuiu para o desenvolvimento da atenção, memória, tomada de decisões e autorregulação, apontando para o potencial pedagógico do jogo na educação inclusiva.