Campus I - Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Salvador
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Campus I - Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Salvador por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 277
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA arte de cozinhar e de comer em Dona Flor e seus dois maridos, de Jorge Amado(Universidade do Estado da Bahia, 2023-03-20) Portela, Laís Conceição; Silva, Márcia Rios da; Souza, Marcos Aurélio dos Santos; Vieira, Nancy Rita FerreiraEsta dissertação apresenta reflexões acerca da cozinha baiana no romance Dona Flor e seus dois maridos, do escritor Jorge Amado, publicado em 1966. Nesse sentido, consideram-se os estudos sobre a cultura alimentar na cidade do Salvador e da microrregião do Recôncavo Baiano, consolidada pela reinvenção alimentar dos povos africanos e indígenas e pela contribuição dos portugueses. São analisadas nessa prosa ficcional duas dimensões da cultura da alimentação: a) a arte de cozinhar, como uma atividade cotidiana, com foco na linguagem das receitas, procedência dos ingredientes, preparo dos pratos culinários e agentes dessa prática cultural implicados na dinâmica das relações de gênero; b) a arte de comer, como um exercício de comensalidade, promovida pela cozinha baiana, no qual emergem formas de sociabilidade peculiares, que são constitutivas de expressões identitárias. Para as análises dessas questões, são relevantes as contribuições teóricas do campo da antropologia alimentar, da sociologia e história da alimentação, bem como de estudos sobre os modos de cozinhar engendrados na vida cotidiana, linguagem receitual e contexto histórico e social, determinantes na formação da cozinha. O estudo realizado conclui que a literatura de Jorge Amado tem sua relevância na construção da história da culinária baiana. Ao incorporar na trama ficcional uma prática alimentar que se firma na Bahia, sobretudo com a contribuição dos povos africanos, o escritor tem sua colaboração na construção de uma identidade cultural baiana
- ItemA capoeira dos grupos localizados no Centro Histórico de Salvador, sua relação com os turistas e os impactos socioeconômicos e culturais para a tradição da capoeiragem(Universidade do Estado da Bahia, 2016-05-25) Silva, Bruno Santos da; Fernandes, Sarai Ondina; Reis, Rosana Santana dos; Avena, Biagio Mauricio; Santos, Tadeu Bello dos; Sá, . Natalia Silva Coimbra deA presente monografia analisa até que ponto os grupos de capoeira localizados no Centro Histórico de Salvador são impactados socioeconômico e culturalmente a partir do contato com os turistas que vêm à cidade inspirados pelo aprendizado da capoeira. A capoeira vem, ao longo dos anos, se expandido e atingindo uma série de praticantes espalhados pelo mundo; o que pode gerar uma preocupação a respeito da modificação da tradição, fazendo com que a prática se torne mal utilizada podendo se descaracterizar ou até mesmo levar à extinção dos fundamentos e da originalidade da capoeira. O objetivo geral da pesquisa é produzir conhecimento sobre de que forma os impactos gerados pela expansão da Capoeira afeta ou pode afetar os grupos localizados no Centro Histórico de Salvador e a tradição da capoeiragem. A análise da pesquisa ocorreu por meio das observações feitas pelos pesquisadores aos grupos que aceitaram contribuir com informações, respondendo a entrevistas feitas com mestres e questionários aplicados aos capoeiristas dos grupos e aos turistas capoeiristas. O estudo é embasado mediante a utilização de pesquisa bibliográfica, documental e observação participante com registro em caderno de campo que possibilitaram o entendimento da relação entre a capoeira dos grupos e o turismo, bem como a identificação dos impactos socioeconômicos e culturais que surgem por meio dessa relação. Contudo, o que se tenta demonstrar com a conclusão desse trabalho, é que qualquer arte ou tradição que entra em contato com o novo, tende a se modificar. Os participantes da mesma são os maiores responsáveis pela permissão da modificação, mas, por outro lado, também são os que em consenso e união, podem garantir sua preservação.
- ItemA carne nova no pedaço: o turista LGBT dos territórios GLS de Salvador(Universidade do Estado da Bahia, 2014-12-17) Silva , Anderson da Cruz; Sousa , Larissa Montenegro Batista; Bandeira, Ariadna da Silva; Sá, Natalia Silva Coimbra de; Santos, Tadeu Bello dosA busca por novos mercados e segmentos contribui para que o turismo continue incrementando sua atividade econômica. O público homoafetivo vem ganhando visibilidade no cenário internacional e nacional do turismo, principalmente devido às conquistas dos movimentos sociais. Em decorrência disto e das características do consumidor, que deseja um produto diferenciado e personalizado de acordo com os seus interesses, o turismo de lésbicas, gays, bissexuais e trans (LGBT) passa a ser pauta. Este público ao longo das últimas décadas tem estabelecido territórios para gays, lésbicas e simpatizantes (GLS) e construído territorialidades, o que contribui tanto para sua visibilidade quanto para o crescimento da capacidade de atrair turistas LGBT das cidades onde este fenômeno se estabelece. Salvador, capital do estado da Bahia, se destaca nacionalmente enquanto destino de turistas deste segmento. Neste sentido, o objetivo desta monografia é analisar o perfil dos turistas LGBT que visitam ambientes declaradamente GLS na cidade de Salvador/BA. Este é um trabalho exploratório e descritivo que utilizou pesquisa bibliográfica e documental, através de entrevistas e formulários, para alcançar alguns dos resultados obtidos, como o diagnóstico do seu poder aquisitivo, escolaridade e hábitos de viagem. Os resultados apontam que estes turistas apresentam particularidades comportamentais como consumidores de produtos, que eles buscam um turismo de lazer e diversão, mas sem deixar de consumir os espaços culturais e históricos da cidade.
- ItemA conservação do meio ambiente: um estudo sobre o Projeto Tamar/Base Arembepe, Camaçari-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2010-03-12) Meneghetti , Vanessa Ribeiro; Bandeira, Ariadna da Silva; Oliveira, Fabiano Viana; Silva, Flavia Souza daA conservação ambiental deve ser suscitada para se permitir que gerações futuras usufruam dos recursos naturais, culturais, sociais, etc., uma vez que meio ambiente é definido por todas estas interações entre o homem e a natureza. Os órgãos governamentais e as organizações do terceiro setor, como as organizações não governamentais e as fundações, contribuem para a proteção do meio ambiente. As organizações civis do terceiro setor desenvolvem programas em prol dos interesses da coletividade com diversas finalidades, dentre elas a defesa do meio ambiente, em atividades educativas que promovem o uso sustentável de uma Área de Proteção Ambiental, por exemplo, junto à comunidade e para a prática do turismo. Os trabalhos de estudo e pesquisa desenvolvidos pela Fundação Pró-Tamar, utilizando uma espécie bandeira em seus Centros de Visitantes facilitam a comunicação com as pessoas a serem sensibilizadas através da educação ambiental. E este turismo, sustentável, causa mudança de atitude e comportamento dos turistas, pois este prima pelo respeito na troca das experiências. E é a partir dessa visão que o principal objetivo deste trabalho é analisar as ações do Projeto Tamar de Arembepe, Camaçari-Ba para a conservação do meio ambiente litorâneo, por meio da educação ambiental para a sensibilização do visitante/turista e ações específicas. Para tanto, foi utilizada a abordagem qualitativa permitindo a análise das atitudes, motivações e valores sensibilizados nos visitantes do Projeto Tamar de Arembepe. Os resultados mostram que a sensibilização do visitante ocorre contribuindo para a disseminação dos princípios da conservação do meio ambiente.
- ItemA construção da imagem de Maria em sermões de Bernardo de Claraval.(Universidade do Estado da Bahia, 2014) Vieira Filho, David Rodrigues; Oliveira, Jaciara Ornélia Nogueira de; Abbade, Celina Márcia de Souza; Silva, Edvânia Gomes daA partir da aplicação de conceitos vinculados à Análise do Discurso de linha francesa filiada a Michel Pêcheux, em especial os conceitos de condições de produção, formações ideológicas e discursivas, sujeito e memória, analisa-se, nesta dissertação, como é construída a imagem de Maria, mãe de Jesus, nos sermões In Laudibus Viginis Matris ‘Em louvores a Virgem Mãe’ e Dominica infra octavam assumptionis, o qual, na tradução, recebe o nome Sobre as Palavras do Apocalipse, escritos no século XII por Bernardo, o abade de Claraval, um dos expoentes da Idade Média. Inicialmente discorre se sobre a vida e a obra de Bernardo e o período no qual ele viveu e as condições sócio históricas e ideológicas que marcaram a construção desses sermões e posicionaram Bernardo como sujeito-autor ligado à tradição religiosa cristã católica. Tecem-se, ainda, considerações sobre a mariologia do século III ao XII e enfatiza-se a utilização do léxico na construção das imagens de Maria arroladas por Bernardo nos sermões. Conclui-se que Bernardo pelo recurso da intertextualidade, traça comparações da figura de Maria com elementos veterotestamentários, com Eva, Jesus e o próprio Deus, lança mão também de inúmeros denominadores e qualificadores que colocam Maria na condição de medianeira entre Deus e os Homens, conferindo-lhe, sobretudo por sua virgindade e humildade, um status de superioridade entre todas as mulheres.
- ItemA disputa de sentidos da linguagem politicamente correta: uma análise discursiva na cartilha do politicamente correto & direitos humanos(Universidade do Estado da Bahia, 2013-12-04) Santos, Mariana Fernandes dos; Sobral, Gilberto Nazareno Telles; Machado, Rosa Helena Blanco; Heine, Palmira Virginia BahiaNeste trabalho, realizamos uma leitura sobre o Discurso Politicamente Correto a partir de um corpus constituído na Cartilha do Politicamente Correto e Direitos Humanos, publicada no ano de 2004 pela Secretaria Especial em Direitos Humanos durante o governo do ex- Presidente LULA. O corpus foi constituído dos textos da Apresentação e da Introdução da Cartilha, bem como de 22 termos e 3 expressões. A referida Cartilha apresenta termos considerados politicamente incorretos que devem substituídos por outros que não conotam preconceito e discriminação e, por isso, são considerados politicamente corretos, pelo movimento de militância ativista intitulado Movimento Politicamente Correto, muito em evidência na contemporaneidade. O referido trabalho, analisamos sob a ótica da Análise do Discurso de linha francesa de Michel Pêcheux, escola essa, que nos permitiu a interpretação e análise dos efeitos de sentido textualizados nos dizeres considerados politicamente corretos em relação aos incorretos. Diante disso, propusemos a seguinte questão: quais os efeitos de sentido que os discursos relacionados ao movimento politicamente correto enunciam em relação aos incorretos? Além disso, seria possível, por meio da substituição de termos nos discursos, minimizar preconceitos e discriminações historicamente construídos? Para essa proposta de interpretação, foram selecionados dispositivos teóricos que constituíram a base analítica, como: Interdiscurso, Esquecimentos, Condições de produção e Memória discursiva. Além dos teóricos específicos da Análise do Discurso, como Michel Pêcheux, Orlandi, Nagamine,Foucault,Possenti e Jean Courtine,outros teóricos contribuíram para a constituição das discussões em torno do presente trabalho, a saber: Bakhtin,Adilson Citelli, Bauman,David Harvey, entre outros. Cremos que essa dissertação sirva para repensar um discurso ativista muito em voga na sociedade atual que se caracteriza por uma política de linguagem hegemônica pautada no discurso da Ética, da Moral e de Direitos Humanos com intenções democratizantes. Entendemos, também, que o vigente trabalho possa contribuir para refletir as representações da linguagem e sua constituição do simbólico com o político nas práticas discursivas
- ItemA diversidade gastronômica internacional do bairro do Rio Vermelho, Salvador, Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-05) Lopes, Letícia Conceição; Silva, Pâmela Lúcia Pessoa Santos; Bnadeira, Ariadna da Silva; Dantas, Fernanda Rafaela Alves; Reis, Rosana Santana dosA cidade de Salvador, na Bahia, onde a identidade afro-brasileira é evidente, adotou no seu cenário gastronômico algumas culinárias vindas de outros países. O bairro do Rio Vermelho com sua característica boêmia abre espaço para essa variedade. O presente trabalho possui como tema: A variedade da oferta de restaurantes internacionais como fator de fortalecimento do turismo de Salvador. Este Trabalho de Conclusão do Curso tem como objetivo caracterizar 10 restaurantes de culinárias internacionais existentes no bairro gastronômico do Rio Vermelho em Salvador/BA. O referencial teórico utilizado foi construído com os temas: gastronomia; turismo; destinos turísticos; oferta turística; bairro gastronômico; gastronomia internacional. Quanto a pesquisa foi adotado a pesquisa de gabinete, onde foi feito um levantamento bibliográfico e documental, com coleta de dados de formato digital, através de redes sociais e sites de busca e de turismo. Ao final da caracterização percebe-se, que o Rio Vermelho possui restaurantes raros no cenário gastronômico de Salvador. Os restaurantes possuem um potencial para atrair a atividade turística com a adição da oferta de restaurantes de gastronomia internacional no bairro.
- ItemA educação ambiental e o turismo: um estudo sobre o Parque das Dunas (Salvador-BA)(Universidade do Estado da Bahia, 2014-12-15) Lima Neto , Agnaldo Podestá; Santos , Júlia Borges Villas Boas dos; Gomes Sobrinho, Lirandina; Sá, Natalia Silva Coimbra de; Oliveira, Darluce da SilvaA educação ambiental é essencial à conservação do meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável, e pode ser viabilizada através da visitação às áreas naturais e do Turismo Sustentável. O Parque das Dunas – BA é uma Unidade de Conservação que protege remanescentes dos ecossistemas de dunas, lagoas e restingas da cidade de Salvador. O Parque também desenvolve o trabalho de educação ambiental por meio da interpretação do meio ambiente, sensibilizando aqueles que o visitam. É a partir dessa visão que o objetivo principal desse trabalho é analisar até que ponto a visitação ao Parque das Dunas pode contribuir para a sensibilização ambiental. Para isso, foi utilizada a abordagem qualiquantitativa, que permitiu analisar as atitudes e valores sensibilizados nos visitantes do Parque. Como instrumentos de pesquisa, foram utilizadas a pesquisa documental e bibliográfica e entrevistas com os dirigentes do Parque, assim como questionários dirigidos àqueles que visitam a unidade. Os resultados demonstram que a sensibilização ambiental ocorre e contribui para que os visitantes repensem a sua relação com o meio ambiente.
- ItemA expressão da futuridade verbal em Santo Antônio de Jesus: uma análise variacionista(Universidade do Estado da Bahia, 2012-04-25) Santos, Eduardo Pereira; Lopes, Norma da Silva; Oliveira, Josane Moreira de; Carvalho, Cristina dos SantosEsta pesquisa trata da expressão da futuridade verbal na cidade baiana de Santo Antônio de Jesus pelo enfoque da Teoria da Variação ou Sociolinguística Variacionista, a partir dos trabalhos de William Labov. Identifica as estratégias de futuridade verbal usadas nessa comunidade de fala, as variáveis linguísticas e sociais condicionadoras da seleção dessas formas em corpus sincrônico de língua falada distensa. Aponta o desaparecimento da forma sintética de futuro. Focaliza a relação entre a forma perifrástica de futuro, formada pelo verbo auxiliar ir e outro verbo no infinitivo, e a forma de presente com valor de futuro. Testa variáveis comuns à área, como ‘Ausência/Presença de outro constituinte de valor temporal’, ‘Paralelismo sintático-discursivo’ e ‘Paradigma verbal’, ‘Papel temático do sujeito’ e ‘Tipo semântico do verbo principal’, mas acrescenta a ‘Telicidade’, como aspecto semântico. Nesta variedade do português falado no Brasil, há o espraiamento da forma perifrástica de futuro, que convive em variação estável com a forma de presente, restrita esta a contextos específicos de uso, a saber: na expressão de futuro pelo verbo ir pleno ou outro verbo, inacusativo ou que apresente o traço acional da telicidade; na presença de outro constituinte de valor temporal; em sentenças matriz vinculadas a outra sentença subordinada adverbial condicional; com sujeito de primeira pessoa (argumento externo) com traço [+ agentivo]. Além dessas variáveis linguísticas, a pesquisa aponta a variável ‘Saída/Permanência na comunidade’ como característica social relevante para a seleção das formas de futuridade entre os santo antoniense.
- ItemA expressão da nova Barra em Salvador- Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2014-12-15) Ramos , Alessandra Ferreira; Santos , Rosanna Fernandes; Carvalho, Renata Coppieters O. de; Silva, Emília Maria Salvador da; Santos, Tadeu Bello dosO presente trabalho se propõe a estudar como residentes e visitantes perceberam a reestruturação urbanística da Barra no município de Salvador – Bahia. O local escolhido é um dos bairros mais tradicionais de Salvador, que possui uma localização geográfica privilegiada, sendo banhado tanto pela Baía de Todos os Santos, quanto pelo oceano Atlântico. Foi um espaço de grande relevância histórica para o município de Salvador, contendo atrativos culturais e naturais com grande poder de atratividade turística. Como objetivos específicos pretende referenciar o PDITS 2011 do município de Salvador para compreender o projeto RUB; caracterizar o projeto de Reestruturação Urbanística e turística da Barra e evidenciar os pontos positivos e negativos do RUB com base na percepção dos residentes e turistas no bairro. Para alcance desses objetivos, utilizou-se o estudo de caso como metodologia, dando uma abordagem descritiva. Utilizou-se questionários semi estruturados para 100 (cem) turistas e 100 (cem) visitantes para avaliar a mudança da modernização ocorrida no bairro da Barra, pois o trabalho fez compreender a continuidade política na execução do projeto e atendeu as expectativas dos residentes e turistas quanto a intervenção ocorrida na Barra, ou seja, a resstruturação urbanística e turistica da barra foi recebida de forma positiva por residentes e visitantes.
- ItemA festa de São João tradicional da cultura nordestina e a festa de São João do centro histórico de Salvador(Universidade do Estado da Bahia, 2010-08-13) Assis , Ananaíra Rios; Soares, Myriam Freire de Mello; Costa, Sebastião Heber Vieira; Feitosa, Ana Paula Carvalho CruzA cultura, com toda sua riqueza e singularidade, é a principal assinatura de uma sociedade e, assim como ela, está em constante transformação. Entretanto, a manutenção dessa cultura tende a ser, por conseguinte, a manutenção da própria sociedade a qual pertence. O turismo na Bahia, por sua vez, assume o papel de difusor da cultura, transformando-a em um produto a ser vendido em larga escala sem, muitas vezes, preocupar-se com sua preservação. Com isso, este trabalho tem o objetivo de estudar a evolução da festa de São João realizada no Centro Histórico de Salvador, a fim de conhecer as principais transformações ocorridas com o passar do tempo, descobrir quais elementos podem causar descaracterização dessa festa e, ainda, entender qual o papel assumido pelo turismo, além dos seus principais impactos negativos e/ou positivos.
- ItemA harmonia vocálica de /e/: uma análise sociolinguística na comunidade de Santo Antônio de Jesus(Universidade do Estado da Bahia, 2023-03-16) Correia, Amanda Galiza; Gomes, Aline Silva; Lopes, Norma da Silva; Souza, Pedro Daniel dos Santos; Gayer, Juliana Escalier Ludwing; Gonçalves, Clézio RobertoCom base na perspectiva da Sociolinguística Variacionista proposta por Labov (2008 [1972]), nesta dissertação tem-se como foco principal descrever o fenômeno variável da harmonia vocálica de /e/ em dados da fala popular de Santo Antônio de Jesus, cidade do estado da Bahia. A Harmonia Vocálica (HV) é um processo fonológico de assimilação regressiva que se caracteriza pela elevação das vogais médias /e/ e /o/ em correspondência à influência de uma vogal alta /i/ ou /u/ em sílaba adjacente, como em b/e/bida ~ b/i/bida, f[i/]rida ~f[e]rida e etc. Neste estudo, analisaram-se os contextos favoráveis e desfavoráveis para a aplicação da regra da HV na cidade de Santo Antônio de Jesus, averiguou-se se os contextos favoráveis e desfavoráveis para a aplicação da regra são os mesmos observados em outras amostras do português brasileiro, bem como se investigouse há diferença entre os resultados encontrados na sede e na zona rural da comunidade pesquisada. Além disso, se avaliou se o fenômeno encontra-se em processo de estabilidade ou de mudança linguística no português do interior do estado da Bahia. Além dos pressupostos teórico-metodológicos da Sociolinguística Laboviana, tomou-se como baliza a Fonologia Autossegmental e a Geometria deTraços como modelos fonológicos de estudo. No que tange aos procedimentos metodológicos, o corpus alvo de observação são entrevistas realizadas com 24 informantes, sendo 12 falantes da zona sede e 12 da zona rural da comunidade mencionada. As informações analisadas pertencem ao acervo do Projeto Vertentes do Português Popular do Estado da Bahia. As variáveis linguísticas controladas nesta pesquisa foram: contiguidade, homorganicidade, nasalidade, contexto fonológico precedente (do alvo), contexto fonológico seguinte (do alvo), atonicidade, tonicidade, localização morfológica do gatilho, tipo de sílaba, classe gramatical.Como variáveis sociais consideraram-se: sexo, idade, escolaridade, zonas e estada fora da comunidade.Para defini-las, tomamos como aporte diferentes pesquisas como Bisol (1981), Schwindt (1995 [2002]), Fernandes (2016) e Casagrande (2004).Os resultados gerais denotam que a regra variável da HV na comunidade de Santo Antônio de Jesus é favorecida pelos contextos linguísticos contiguidade (vogais contíguas), nasalidade (oral e nasal na sílaba seguinte) e tipo de sílaba (em sílabas sem coda).
- ItemA hospitalidade como instrumento de humanização dos hospitais: o caso do Hospital da Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2010-03-10) Dias , Maria Jerusa de Jesus; Reis, Rosana Santana dos; Muniz, Moema de Souza Silva; Cypriano, Carlos Alex de CantuáriaNa busca pela humanização dos serviços, as instituições de saúde se revestem dos atributos da hospitalidade praticadas na hotelaria tradicional. A humanização é uma forma de tornar os serviços diferenciados, oferecendo aos clientes um ambiente mais confortável e seguro. Tomando por base a similaridade do hotel com o hospital, os gestores deste investem nas estruturas arquitetônicas, em tecnologia e nos recursos humanos para desmitificar a impressão pavorosa que se tem de um hospital. O paciente passa a ser tratado como um cliente, participando e decidindo sobre o seu tratamento. A hotelaria hospitalar é então, um conjunto de atividades, serviços e equipamentos que contribuem para que o ambiente do hospital se torne mais humanizado e com serviços de qualidade. O objetivo desse trabalho é verificar quais são os atributos da hospitalidade que contribuem para a humanização dos serviços oferecidos pelo Hospital da Bahia, através da pesquisa de campo, com observação e aplicação de questionários. Este trabalho contribuirá cientificamente para o desenvolvimento de novas técnicas que permitam a melhoria das instalações físicas e da qualidade dos serviços prestados, melhorando a percepção por parte dos clientes e oferecendo uma nova compreensão de hospitalidade. Considera-se que o Hospital da Bahia reveste-se dos atributos da hotelaria tradicional para oferecer aos clientes um tratamento mais humanizado.
- ItemA influência das condições de trabalho na qualidade de serviço no setor de hospedagem da hotelaria de grande porte de Salvador(Universidade do Estado da Bahia, 2012-12-18) Bispo , Jorge Eduardo Rocha; Lobo , Maiana de Jesus; Portela , Priscila Santos; Reis, Rosana Santana dos; Avena, Biagio Maurício; Lima, Laerton de AndradeA análise das relações existentes no espaço hoteleiro, bem como as implicações das condições laborais no comportamento dos profissionais e na qualidade dos serviços que eles desenvolvem dentro da empresa, constitui-se uma possibilidade de compreensão da hotelaria contemporânea. Esse trabalho manifesta a intenção de analisar a atividade hoteleira que possui variadas maneiras de se manifestar para o alcance da qualidade nos serviços. Foi escolhido o exemplo de um hotel na cidade de Salvador, onde foi possível perceber que as ações de um hotel que preocupa-se com a qualidade, entre outros fatores, precisam atentar para as condições de trabalho dos seus funcionários, como também para a influência que essas condições exercem direta e indiretamente nos seus serviços.
- ItemA lei Maria da Penha e a comunicação social: por um encontro promissor(Universidade do Estado da Bahia, 2009) Farias, Maria Auxiliadora De Oliveira; Cordeiro, TâniaSancionada há dois anos (07 de agosto de 2006), a Lei de número 11.340/2006, divulgada com o nome de Lei Maria da Penha, cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do parágrafo 8º do artigo 226 da Constituição Federal, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres e da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher. É uma resposta jurídica a um problema social, que perpassa a dimensão de valores como a liberdade e a igualdade entre os homens, sem distinção de qualquer natureza, inclusive de sexo.
- ItemÁ lexical: o léxico de terreiro em tenda dos milagres, construção identitária do povo-de-santo(Universidade do Estado da Bahia, 2010-03-23) Dourado, Lise Mary Arruda; Abbade, Celina Márcia de Souza; Aragão, Maria do Socorro Silva; Oliveira, Silvio Roberto dos Santos; Castro , Yeda Pessoa deNesta dissertação, tem-se como objetivo apresentar uma análise dos campos lexicais constituídos pelas duzentos e noventa lexias de terreiro, presentes na 1ª edição de Tenda dos Milagres, metaficção historiográfica da autoria de Jorge Amado (1969). Para tanto, fez-se o levantamento dessas duzentos e noventa lexias de terreiro, corpus da pesquisa, as quais foram organizadas em glosas e, posteriormente, classificadas em doze campos lexicais, referentes ao universo litúrgico afro-brasileiro: das nações; dos santos; da hierarquia dos membros; das saudações; das insígnias; do vestuário; da cozinha-de-santo; das plantas; dos instrumentos musicais; da dança; dos ritos; e dos espaços sagrados. Com o intuito de atingir os objetivos propostos, utilizaram-se como fundamentação: a teoria dos campos lexicais, proposta por Coseriu (1977); o conceito de identidade a partir da língua, de Rajagopalan (2004a, 2004b, 2004c); as definições de língua-de-santo e de linguagem usual do povo-de-santo, ambas elaboradas por Castro (2005[2001]); e o conceito de povo-de-santo, de Lody (1995). Devido ao caráter lexicológico da referida pesquisa, foram também consultados compêndios lexicográficos: dicionários de especialidades, tais como o de Lody (2003) e o de Cacciatore (1935); os dicionários de línguas africanas, o de Fonseca Júnior (1983) e o de Fernandes Portugal (1998[1985]); o dicionário de língua banto no português do Brasil, de Lopes (2003); o vocabulário afro-brasileiro, de Castro (2005[2001]); entre outros.
- ItemA memória discursiva regulando sentidos sobre a identidade afro-baiana em reportagens do Jornal da Nacional: entre o mesmo e o novo(Universidade do Estado da Bahia, 2016-07-22) Conceição, Débora de Jesus; Freitas, Ricardo Oliveira; Machado, Rosa Helena Blanco; Silva , Célia Regina daA presente pesquisa pretende observar os efeitos discursivos presentes em reportagens do Jornal Nacional decorrentes da reconfiguração de elementos da identidade baiana ocorrida a partir da década de 70 do século XX, momento em que a porção afro começou a ser ressaltada. Para isso, foram selecionadas quatro reportagens referentes aos anos 2007, 2009, 2011 e 2013 cujos efeitos de sentidos são reflexos da herança negra na identidade baiana, quais sejam: a preguiça, o candomblé, a capoeira e a sensualidade. O referencial teórico que norteia essa pesquisa é o da Análise do Discurso. A principal ferramenta analítica utilizada é a memória discursiva que ao mesmo tempo que regula, conservando sentidos, permite o rompimento, o deslocamento, possibilitando que novos sentidos passem a fazer parte dessa identidade, de modo a atender as novas exigências socioeconômicas.
- ItemA participação da Bahiatursa na rede turística do estado da Bahia (1968 - 2006)(Universidade do Estado da Bahia, 2012-08-09) Silva , Núbia Anunciação da; Silva, Francisca de Paula Santos da; Martins, Luciana Conceição de Almeida; Sá, Natalia Coimbra deO objetivo desta pesquisa é analisar a participação da Bahiatursa na rede turística do Estado da Bahia, no período de 1968 a 2006, cujo escopo é construir conhecimentos sobre as políticas públicas para o turismo e a gestão da Bahiatursa, visando identificar as ações desta instituição que promoveram o desenvolvimento o turismo na Bahia. Os dados foram levantando em fontes primárias, em jornais como A Tarde, Diário de Notícias e Jornal da Bahia da época, e em relatórios da Bahiatursa. Por meio desta instituição, foram criadas diretrizes, planejamentos e promoções, fazendo com que a Bahia se tornasse conhecida nacional e internacionalmente.
- ItemA percepção dos stakeholders sobre o turismo cultural em Canudos-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2014-07-24) Almeida , Diego Abreu de; Messias , Manuela dos Reis; Lima, Carmen Lúcia Castro; Amazonas, Archimedes Ribas; Reis, Rosana Santana dosEste trabalho buscou identificar na percepção dos stakeholders, atores sociais envolvidos com o turismo cultural em Canudos-BA, os pontos positivos e negativos da atividade turística nesta localidade, as potencialidades e limitações para o desenvolvimento do turismo cultural na região, bem como suas sugestões para solucionar os problemas existentes e para que a atividade turística no local seja aperfeiçoada. Para a coleta de informações, utilizou-se pesquisa bibliográfica, e aplicação de questionários e entrevistas. Entrevistou-se os stakeholders locais, representantes do poder público, empresários, gerentes de pousadas e hotéis, monitores de turismo, pessoas que trabalham nos atrativos turísticos, membros de sindicatos e associações. Destacaram-se como benefícios acarretados pelo turismo, a valorização do patrimônio e a geração de emprego e renda. As ações sugeridas para desenvolver o turismo são: o investimento na infraestrutura básica, a qualificação dos profissionais, e mais participação da população. É necessário que os stakeholders atuem de forma integrada para conseguir melhores resultados para a comunidade de Canudos-BA.
- ItemA possibilidade da revitalização turística da Lagoa do Abaeté em Salvador, Bahia: discussão sobre o papel do grupo “as Ganhadeiras de Itapuã"(Universidade do Estado da Bahia, 2022-07-14) Santana, Aila Conceição de; Lima, Carmen Lúcia Castro; Sá, Natália Silva Coimbra de; Queiroz, Lúcia Maria Aquino deConhecida por sua áurea misteriosa e encantadora, pela natural beleza, de água escura, alvíssima areia e grandiosas dunas que despertam deslumbramento, pelo seu território gigantesco, pelo sincretismo religioso que a circunda e a torna sagrada. Por ter sido berço de tradições e importantes manifestações culturais, inspirando criações de músicas, poemas e demais demonstrações artísticas, a Lagoa do Abaeté está situada no bairro de Itapuã na cidade de Salvador, no estado da Bahia e no Brasil. Respeitada pela sua imensidão religiosa, é tida como a morada da divindade Oxum. Esse trabalho busca estudar a viabilidade da reestruturação e revitalização turística da Lagoa do Abaeté na cidade de Salvador, Bahia, tendo como principal foco o grupo musical “As Ganhadeiras de Itapuã” e a sua atuação, influência histórica, cultural e turística para a localidade. Grupo que nasceu em Itapuã e inspira-se no Abaeté. Este leva para o Brasil, por intermédio do samba de mar aberto, a história e vivência antiga desses lugares e da vida de ganho que diversas mulheres escravizadas tinham antigamente na localidade. Dessa forma, a metodologia do trabalho consiste em sua natureza a pesquisa básica, enquanto o método de abordagem foi utilizado o método dedutivo. Os métodos de procedimento utilizados foram três sendo eles o histórico, o qualitativo e o estudo de caso. Sendo então concluído que existem dezenas de entraves que acabam limitando a revitalização turística da Lagoa do Abaeté apenas utilizando como alicerce a atuação do grupo.