Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 299
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA agricultura familiar em uma perspectiva de viabilidade econômica e social(Universidade do Estado da Bahia, 0024-07-12) Laranjeira, Deivd Renan Oliveira; Oliveira, Fábio de; Besnosik, Raquel Lima; Barbosa, Adriana GonçalvesA agricultura familiar é uma cultura advinda das características dos povos que formaram o Brasil, povos indígenas, africanos e os portugueses, visto isto, este trabalho procurar entender a viabilidade econômica e social desta cultura. Este estudo tem como objetivo investigar o papel da agricultura familiar na economia nacional, abordando um contexto histórico, avaliando desdobramentos sociais e o desenvolvimento sustentável, por meio de uma revisão bibliográfica, analisando trabalhos científicos, livros e revistas para coleta de dados. Sendo assim, por meio deste levantamento, observa-se a importância desta atividade cultural e produtiva para o crescimento econômico por meio de mercados e feiras livres, especialmente da região nordeste, além de assegurar a subsistência utilizando entidades assistenciais, como escolas e creches e disseminando questões socioambientais por meio de projetos governamentais. Contudo, a partir deste estudo se comprova a grande importância desta cultura para o desenvolvimento econômico do país, gerando renda e dignidade financeira, trazendo apoio assistencial à sociedade, proporcionando uma alimentação de qualidade a e saberes ecológicos para a preservação e do meio ambiente.
- ItemA avaliação da Aprendizagem Escolar: Instrumentos e Finalidades(Poliana Silva dos Santos, 2024-07-22) Santos , Poliana Silva dos; Dias , Andressa dos Reis Rocha; Silva , Darto Vicente da; Santos, Neiva Pereira dos; Santos, Josânia SilvaA presente pesquisa tem como objetivo investigar o conceito de avaliação da aprendizagem, seus instrumentos e finalidades. Para tanto, discutimos o conceito de avaliação, os instrumentos de coleta de dados e os instrumentos de avaliação e uma reflexão sobre os mesmos. Os principais teóricos trabalhados foram Luckesi (2005), Luckesi (2011), Libâneo (2013), Perrenoud (2004), Neto e Aquino (2009), Moretto (2002) e Moraes (2011). Como resultado da pesquisa, tivemos: formulação do conceito de avaliação de aprendizagem; caracterização dos diversos instrumento de avaliação; assim como, a reflexão sobre os diversos instrumentos de avaliação e de aprendizagem.
- ItemA contação de história sob o olhar de professoras da educaçâo infantil nos municípios de São Desidério-BA e Wanderley-BA(Universidade do Estado da Bahia, 0010-07-24) Santos, Bruno Joaquim de Oliveira; Souza, Mariara Lourenço Silva de; Wanderley, Marta Maria Silva da Faria; Pereira, Neiva dos Santos; CarvalhoThe study had as aim to describe how the storytelling, Ana Jovina Oliveira VieiraO estudo teve como objetivo descrever como ocorre a contação de história, sob o olhar de professoras da educação infantil de duas escolas localizadas nos municipios de São Desiderio-BA e Wanderley-BA. Para tanto, foram analisadas questões que envolvem o desenvolvimento da contação de história, por meio de investigação sobre a importância e outros quesitos que contemplam o trabalho com a contação de historia na educação infantil. Os dados foram obtidos por meio de um questionario com questões abertas e fechadas. Os principais teóricos que fundamentaram a pesquisa foram: Abramovick (2002), Fazenda (1993), Luckesi (1990) e Machado (2002), dentre outros. A metodologia envolveu a pesquisa de campo a abordagem nos inspirou foi a qualitativa. Os dados da investigação foram obtidos com dez professoras, sujeitos da pesquisa, de duas escolas: uma da rede publica municipal e outra da rede particular dos municipios de São Desidério-BA, Wanderley-BA. Os resultados indicaram que as professoras consideram importante e desenvolvem a contação de historia nas instituições de educação infantil em que trabalham, compreendendo a sua relevância para o interesse pela leitura e formação de leitores.
- ItemA corporeidade negra/gay em "contos negreiros"(UNEB, 2023-12-11) Landin Neto, Américo Paes; França, Thiago Alves; Santos, Rogério Luid Modesto dos; Oliveira, Fabio AraujoEste trabalho tem como objetivo analisar, a partir das lentes da Análise de Discurso Materialista (AD), as representações sobre a corporeidade negra/gay a partir da obraliterária “Contos Negreiros”, de Marcelino Freire, com enfoque nos efeitos de sentidos produzido por/para ou “ao redor” do que é enunciado por um autor branco, olhando especialmente para a afirmação de que a forma como os personagens são (re)construídos reforça um imaginário sobre sujeitos concretos. Nesta pesquisa, fizemos uma investigação sobre o funcionamento do imaginário sócio-histórico e cultural que autoriza a (re)produção dos efeitos de hipersexualização encontrados na obra. Examinamos como essas representações são influenciadas pelo discurso colonial e pelo discurso “pseudocientífico” que contribui para a construção do imaginário relacionado ao sujeito negros/gay. Além disso, abordamos a relação entre o autor, homem branco, produtor de um discurso reforçado pelo cânone literário, enquanto aparelho ideológico, e a representação feita por ele da(s) comunidade(s) negra/gay. Nesse sentido, a análise se concentrou em trechos específicos da obra, transformados em Sequencias Discursivas, que puseram à prova algumas hipóteses, entre elas a de que a forma como o autor (re) produz a hipersexualização como meio de representação limita as relações amorosas e sexuais dos sujeitos negros/gays à forma majoritária como seus corpos são socialmente interpretados. Neste trabalho, pudemos observar que a existência de uma cultura hegemônica brancocêntrica e heteronormativa acaba por explorar a estigmatização da estética negra. Dessa forma, a obra “Contos Negreiros” reflete e reforça essa dinâmica, contribuindo para a perpetuação de padrões discriminatórios na sociedade. Ao final desta pesquisa, pudemos compreender que a problemática da hipersexualização, a partir daquilo que não é dito, faz com que sujeitos masculinos interseccionalizados nas condições negra/gay sejam sujeitos aos quais se atribuem a ideia de não estabelecimentos de vínculos amorosos afetivos e efetivos. Por fim, dizemos que a desconstrução desses estereótipos é crucial para uma leitura mais justa e equitativa, visando a promover uma compreensão mais ampla e humana da diversidade de experiências presentes nos discursos contemporâneos.
- ItemA descrição do mundo femininono século XIX: o diálogo entre as obras Orgulho e Preconceito, O Visconde que Me Amava, e Senhora(Universidade do Estado da Bahia , 2023-12-08) Oliveira, Angélica Silva; Neres, Gleiciane Domingos; Sopran, Fátima Leonor; Souza, Alan Brasileiro de; Cruz, Erica Neitzke daA presente monografia tem como objetivo principal investigar o papel que a mulher exercia na sociedade do século XIX e o diálogo existente entre as personagens principais das obras "Orgulho e Preconceito", de Jane Austen, "O Visconde que me amava", de Julia Quinn e “Senhora", de José de Alencar. A realização desta análise foi baseada na Literatura Comparada, devido ao fato de ter sido feita uma análise comparativa acerca de aspectos do mundo feminino no contexto do século XIX, produzidas em culturas e contextos diferentes. Aqui, são analisados um romance brasileiro, um inglês e um norte-americano. Essa análise abarca aspectos sociais da vida de uma mulher dois séculos atrás, pontuando como elas eram vistas, sua educação e seus projetos de vida, comparando como cada autor aborda esses problemas, a fim de procurar semelhanças e divergências entre elas, sendo assim, esse trabalho faz um estudo de gênero. O trabalho tem como referencial teórico os estudos de Carvalhal (2006), Nitrini (1997), Boniatti (2000), Woolf (2019), Costa (2018), entre outros. Após a comparação, foi possível perceber que, apesar de suas diferenças culturais e de época, os três autores conseguiram descrever o universo feminino do século XIX com verossimilhança, ressaltando os desafios e a personalidade de cada protagonista.
- ItemA educação ambiental no ensino fundamental: conceitos essenciais a serem trabalhados para garantir a formação ecológica(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-03) Pereira, Laurenice de Jesus; Souza, Marivan Lisboa de; Silva, Darto Vicente da; Pereira, Neiva dos Santos; Mendes, João RobertoA presente pesquisa teve como objetivo a investigação dos conceitos essenciais da educação ambiental para garantir a formação ecológica no ensino fundamental. Para tanto, discutimos o processo de aprendizagem e de ensino e, posteriormente, investigamos o papel da escola e do professor no processo de ensino e aprendizagem, buscamos também identificar os conceitos essenciais a serem trabalhados para garantir a formação ecológica e compreender como a ecopedagogia pode auxiliar na transmissão dos conceitos essenciais para promoção da consciência ecológica no ensino fundamental. Utilizamos nesta pesquisa a abordagem qualitativa e o tipo de pesquisa foi a bibliográfica. Os principais teóricos trabalhados foram: Reinach (2013), Savater (1998), Libâneo (2006), Saviani (2015), Tardif (2014) e Gadotti (2000). Como resultados da pesquisa, identificamos os seguintes conceitos essenciais: o conceito de degradação ambiental com suas causas e efeitos, o de planeta terra, o de sustentabilidade, o de poluição dos rios, o ser humano e a saúde, o de preservação ambiental e o de resíduos sólidos. Dentre esses conceitos, formulamos a definição de resíduos sólidos, tomando-a como exemplo de como se deve trabalhar para garantir a formação ecológica dos alunos.
- ItemA educação de jovens e adultos (EJA): o livro didático de ciências e biologia é adequado para seus fins?(Universidade do Estado da Bahia , 2023-11-24) Lima, Ana Francisca de Jesus; Santos, Loyana Dócio; Carvalho, Ana Jovina Oliveira Vieira de; Oliveira, Fábio de; Martins, Nilza da SilvaA Educação de Jovens e Adultos – EJA com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) n.º 9394/96 em seu Art. 37 garante o direito à educação para jovens e adultos que não tiveram acesso na idade adequada. No Brasil, a EJA tem a sua trajetória marcada por múltiplas dificuldades a serem sanadas. Pesquisas apontam fragilidades neste sistema que versam desde os conteúdos a serem ministrados até a existência de livros próprios, onde o material didático destinado a esse público não é suficiente para atender às necessidades dos alunos (e mesmo as da sociedade), sendo, muitas vezes, descontextualizados da realidade deles. Diante disso, são trazidos questionamentos sobre os livros quanto aos conteúdos, como é apresentada a abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), sendo que essa metodologia nos remete para reflexões onde o conhecimento científico é elemento importante na capacitação do sujeito para o pleno exercício da cidadania. Partindo destes pressupostos, o trabalho tem como objetivo geral verificar qualitativamente a coerência do conteúdo pedagógico dos livros didáticos de Ensino Fundamental II e Médio destinados a EJA e os temas de cunho científico publicados, nas disciplinas de Ciências e Biologia, contrastando com a abordagem CTSA, com vistas na exatidão dos conteúdos, adequação a realidade do aluno, e necessidades sociais para diversas áreas de trabalho incluindo inserção no ensino superior. Neste contexto, o presente trabalho visa analisar o conteúdo teórico, os recursos visuais e as atividades propostas, identificando a ocorrência da abordagem CTSA, além de apontar coerências ou incoerências nos conteúdos científicos e de assuntos necessários à vivência social. Para isso foram coletados livros didáticos da EJA nas bibliotecas das escolas de rede municipal e estadual do município de Wanderley — BA. Os resultados mostraram que, em geral, os livros didáticos possuem conteúdos resumidos e trazem uma adequação para a categoria quando buscam ampliar o conhecimento mediante um diálogo constante com a vivência do aluno.
- ItemA gestão escolar e a prova do SAEB: planejamento em escolas públicas dos municípios de Angical e Barreiras-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-15) Câmara, Adriana Pereira da; Santos, Jânia Cardoso dos; Ribeiro, Carla Cassiana Lima de Almeida; Melo, Sandra Cristina Lousada deO presente trabalho teve como objetivo geral compreender as ações adotadas pela gestão escolar antes da aplicação da prova do SAEB em escolas públicas do fundamenta 1 dos municípios de Angical e Barreiras – BA. A proposta de pesquisa básica caminhou com a sustentação de dois instrumentos, a saber: análise documental e entrevistas. Foram considerados documentos institucionais para verificação de pontos que delineavam as ações da gestão escolar para aplicação da avaliação externa, nesse sentido, consideraram-se as categorias: gestão escolar democrática, gestão pedagógica, gestão administrativa, avaliação externa. Os aspectos que emergiram desta pesquisa permitiram identificar as fragilidades nas decisões dos gestores no que se refere ao realinhamento dos documentos indenitários, bem como uma política de organização voltada para a qualidade cognitiva e operativa das aprendizagens por meio da aplicação da avaliação ex-terna. Os resultados ainda apontaram algumas poucas ações realizadas pelos gestores antes da aplicação da prova do SAEB, a saber: no que se refere ao apoio emocional aos estudantes, bem como aplicação de simulados como os descritores exigidos pela referida avaliação. Palavras-chaves: Gestão escolar; Avaliação externa; Prova do SAEB; Ações; Planejamento.
- ItemA importância do manejo sanitário no controle da mastite com ênfase na saúde única(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-25) Anjos, Jéssica Miranda dos; Silva, Vanessa Bonfim da; Lima, Isak Samir de Souza; Silva, Naiane Darklei dos SantosA mastite é uma inflamação da glândula mamária causada por microrganismos, traumas físicos e substâncias químicas irritantes, podendo ser infecciosa ou traumática, causando um dos maiores prejuízos dentro da produção leiteira bovina. Desta forma, esta revisão tem por objetivo investigar e analisar a importância do manejo sanitário na pecuária leiteira como estratégia eficaz no controle da mastite a partir dos artigos científicos publicados na literatura. Em sua grande maioria, a mastite é infecciosa, dividindo-se em contagiosa, causada por patógenos presentes na pele e mucosas dos animais, e ambiental, onde os patógenos estão no ambiente de manejo. A mastite pode se apresentar de forma clínica, com alterações visíveis no leite e na glândula mamária, ou subclínica, onde o leite parece normal e as alterações não são visíveis. A prevenção e controle da mastite exigem um manejo sanitário adequado, incluindo a higiene do ordenhador, tratamento das vacas doentes, e limpeza e desinfecção diária dos equipamentos de ordenha. No contexto de Saúde Única, a mastite afeta a saúde humana, ambiental e animal. Isso se dá por fatores como a resistência bacteriana devido ao uso indiscriminado de antimicrobianos e intoxicações alimentares por ingestão de leite contaminado. O conceito de Saúde Única, reconhece a interdependência entre saúde humana, animal e ambiental. A abordagem integrada dessas áreas é essencial para lidar com os impactos da mastite, enfatizando a necessidade de práticas preventivas e manejo adequado para proteger a saúde global.
- ItemA inclusão e acessibilidade de crianças com transtorno espectro autista nos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de São Desidério – BA.(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-10) Soares, Isabella Monteiro; Souza, Joseana de Jesus; Melo, Sandra Cristina Lousada de; Silva, Darto Vicente da; Ribeiro, Carla Cassiana Lima de AlmeidaEste Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo apresentar a análise da inclusão e acessibilidade de alunos com Transtorno do Espectro Autista, nos anos iniciais do ensino fundamental, em uma escola localizada no município de São Desidério-BA. Para tanto, investigamos por meio da pesquisa de campo, de base qualitativa o processo de inclusão e acessibilidade a partir do diálogo estabelecido pelas discussões referenciadas pela Declaração Salamanca (1994), Constituição Federal (1988), Campbell e Oliver (2003), Reis (2010), Santana (2012), LBI (2015), Mantoan (2015), Mazzota (2012), Canja e Apodoca (2008), entre outros. Os resultados da pesquisa apontam que a inclusão não deve ser apenas um ideal, mas uma prática cotidiana que reflita o respeito à diversidade e a dignidade humana. A inclusão e acessibilidade de pessoas com TEA demandam um esforço coletivo e contínuo que não se limita à inserção física no ambiente escolar, mas envolve a participação ativa e significativa das crianças em todas as atividades escolares.
- ItemA ludicidade na prática pedagógica da educação infantil em uma creche no municipio de Barreiras– BA(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-15) Pinheiro, Cassia Ludimila Santos Almeida; Barreto, Fabiola Veras; Carvalho, Ana Jovina Oliveira Vieira de; Santos, Jânia Cardoso dos; Figueiredo, Márcia RasiaEste trabalho de Conclusão de curso de Pedagogia do Departamento de Ciências Humanas, campus IX da Universidade do Estado da Bahia, tem como objeto de pesquisa investigar de que forma a ludicidade está presente na Prática Pedagógica da educação infantil para garantir os direitos de aprendizagem previsto na BNCC, nas turmas da creche pesquisada no município de Barreiras. Para tanto investigamos de que forma a ludicidade está presente na Prática Pedagógica das turmas de educação infantil. Nessa mesma linha traz como objetivos específicos descrever como as propostas pedagógicas da creche pesquisada garantem os direitos de aprendizagem da criança preconizados pela BNCC e como a ludicidade contribui no seu processo de desenvolvimento e aprendizagem na educação infantil, Analisamos como ludicidade está presente na pratica pedagógica docente da Educação Infantil, a influência no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, e identificamos os pontos comuns e divergentes das propostas pedagógicas pesquisadas , quanto a garantia de direito de aprendizagem das crianças na educação infantil, e de que forma o lúdico está presente nessas propostas. Trata- se de uma pesquisa de campo com uma abordagem qualitativa, com levantamento através de entrevistas, questionários e visita em observação in lócus. Participaram três professoras e uma coordenadora pedagógica. Os principais teóricos que fundamentaram nosso trabalho foram: D´Avila (2018), Maluf (2022) e Kishimoto (2017). A pesquisa proporcionou informações de grande relevância mostrando a importância do brincar como um instrumento essencial no desenvolvimento da criança, tendo em vista que mais do que lazer e diversão, o brincar é aprendizagem.
- ItemA percepção dos alunos do 9º ano sobre temáticas ambientais em escolas públicas de Barreiras-BA(Universidade do Estado da Bahia, 0023-11-22) Rocha, Daiana de Souza; Costa, Adilson Alves; Miranda, Maria Anália Macedo de; Stefanelo, Daniela RossatoAtualmente estudos têm divulgado que os impactos das Mudanças Climáticas são mais extensos e graves do que previamente estipulado mesmo depois de 70 anos de conferências climáticas, onde acordos estabelecidos e legislações ambientais foram criadas. Diante da perspectiva de que a Educação Ambiental Crítica é uma ferramenta indispensável no combate desses problemas, essa pesquisa teve como objetivo principal avaliar a percepção dos estudantes do 9º ano sobre temáticas ambientais, em escolas públicas do município de Barreiras-BA. Para isso, foi feito uma revisão bibliográfica a respeito do tema e aplicado um questionário nas turmas, através do qual foi evidenciado que os estudantes possuem uma percepção muito superficial dos problemas ambientais, mostrando desconhecimento da situação climática atual, demonstrando traços de uma Educação Ambiental Conservadora e Pragmática.
- ItemA relevância da literatura afro-brasileira na construção da identidade negra no ensino fundamental I(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-21) Rocha, Marta Dias; Argolo, Gerson do Carmo; Hanashiro, Walker Umeki; Carvalho , Cosme Wilson Ferreira deA literatura afro-brasileira é essencial para fortalecer a identidade negra, especialmente entre as crianças do ensino fundamental I, que muitas vezes não se veem representadas nos livros didáticos. A introdução dessa literatura nas escolas. Em formas de material paradidáticos, se constitui numa importante ferramenta pedagógica para combater a manutenção de estereótipos e promover um reconhecimento e respeito da diversidade cultural existente em nossa sociedade. Apesar da Lei 10.639/2003, que tornou obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira nas escolas, a história e cultura euro-centrada ainda predomina nos currículos escolares. Nesse sentido, essa pesquisa ressalta a importância de se incluir autores negros e obras que retratem a cultura afro-brasileira de forma positiva na realidade escolar. O presente estudo tem caráter bibliográfico e teve como principal objetivo refletir sobre a relevância de introduzir a literatura afro-brasileira como recurso pedagógico na construção da identidade negra no ensino fundamental I.
- ItemA transmidialidade de múltiplas linguagens para uma noite em L’enfer, de Davi Calil: a HQ como uma complexa rede intersemiótica.(UNEB, 2022-07-11) Dias, Filipe Rosa dos Santos ; Santos, Nelma Arônia; Santos, Nelma Arônia; Souza, Alan Brasileiro de; Soprano, Fátima LeonorO presente trabalho tem como objetivo analisar as relações intermidiáticas presentes na obra Uma noite em L’enfer de Davi Calil a partir dos diálogos evidenciados dentro dos seus requadros entre a obra ultrarromântica Uma noite na taverna de Álvares de Azevedo, a narrativa oral tradicional e a pintura de Francisco de Goya. Para a realização do trabalho, depreendeu-se uma análise de cunho qualitativo e comparativo, evidenciando as relações presentes entre as ramificações da história em quadrinhos. O impulso para a produção da pesquisa foi resultante das inquietações promovidas pelo quadrinho, pois dentro da sua narrativa, ocorrem relações de sentido que extrapolam a obra fonte como a mudança dos personagens para pintores que mudaram o panorama da arte ocidental (Vincent Van Gogh, Paul Gauguin, Henri de Toulouse Lautrec, Gustav Klimt e Francisco de Goya) e, junto com eles, referências as suas pinturas. Além das referências ao romance de Azevedo e a aproximação com a pintura, percebemos dentro dos diálogos promovidos, uma aproximação com a narrativa oral tradicional Nau Catrineta dentro da evocação do personagem Goya que comete o ato da Antropofagia. Portanto, a pesquisa se fundamentou em investigar como essas diversas mídias se ramificam a partir da macroestrutura do quadrinho e em como a linguagem dos quadrinhos possibilita um outro olhar sobre a obra clássica. Para tanto, foram necessários estudos que sustentassem essa visão rizomática sobre a obra analisada como as pesquisas sobre intermidialidade como as realizadas por Rajewsky (2012), Elleström (2017) e André Gaudreault (2012) possibilitaram analisar as particularidades das estruturas analisadas, bem como as suas zonas de convergência; teorias sobre a linguagem dos quadrinhos e a sua estrutura, principalmente, os realizados por Thierry Groensteen (2015) e Bárbara Postema (2018); as produções coordenadas por Jacob Guinsburg (1985) acerca das particularidades do romantismo, não só como uma limitação temporal, mas como a produção de uma estética; as investigações sobre a estética do grotesco e as suas manifestações ao longo do tempo representadas aqui por Kayser (2003) e Bakhtin (1987). Dessa forma, obtivemos, como resultado, um olhar rizomático sobre as camadas presentes dos quadrinhos, pois agregam outros sentidos além da obra fonte e aproxima a visão grotesca do romance para a estrutura do quadrinho.
- ItemA utilização das TICs como facilitador do trabalho do coordenador pedagógico(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-13) Gonçalo, Elis Raisa Silva; Bernardino, Geisiana; Pereira, Lourivaldo Barreto; Silva, Neiva dos Santos da; Silva, Darto Vicente daA presente pesquisa objetivou investigar o uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) como facilitador no trabalho do coordenador pedagógico. Para a realização desta obra primeiramente buscamos conceituar o uso das TICs no contexto escolar, assim como o papel do coordenador nesse contexto educacional, subsequentemente discutimos as TICs como ferramenta de trabalho do coordenador, além de como pode ser utilizada na sala de aula. Para fundamentar nossa pesquisa nos baseamos nas contribuições de Moran (2013), Levy (1999), Ferreira (2012), Franco (2008), Pinto (2013), Marcand (2013) e Clementi (2003). Optamos pela abordagem qualitativa e o tipo de pesquisa bibliográfica, podemos apontar os seguintes resultados da pesquisa: A utilização das TICs podem ser bem sucedidas no contexto educacional. No entanto é importante notar que o sucesso da implementação dessas tecnologias depende de vários fatores, incluindo a disponibilidade de recursos, a formação dos professores e a receptividade dos alunos. Em conclusão, o uso das TICs na educação tem o potencial de enriquecer, mas também apresenta desafios. A profissionalização da equipe e o uso eficaz dos recursos são fundamentais para aproveitar ao máximo as oportunidades oferecidas pelas tecnologias.
- ItemAbordagem transversal da doença de chagas na rede pública de educação do município de Cristópolis-Bahia(2021-07-30) Souza, Taise Rodrigues deA Doença de Chagas tem origem no agente etiológico protozoário flagelado Trypanosoma cruzi. Embora seja uma doença cujo tratamento e formas de prevenção já tenham sido propaladas, a reincidência desta enfermidade ainda afeta 1,9 a 4,6 milhões de indivíduos no país. Esta pesquisa objetiva discutir como a Rede Municipal de Educação de Cristópolis/BA assume a problemática desta doença nas diferentes áreas do conhecimento nas escolas da cidade e do campo. Especificamente, objetiva ainda, identificar programas e projetos de Educação Ambiental que combatam pedagogicamente a Doença de Chagas e suas medidas de proteção. Trata-se de uma pesquisa de levantamento de cunho exploratório e abordagem qualitativa que fez uso de questionário fechado e estudo bibliográfico que tem como principais referências Enrique Leff (2015), Assis e Araújo-Jorge (2018), Malafaia e Rodrigues (2010), Mari Elizabete Bernardini Seiffert (2007) e Antônio Carlos Gil (2008). O estudo conferiu na materialidade da escola pública, seja no aspecto pedagógico ou da Política de Saúde Pública, seja nas limitações concretas das famílias (socioambientalmente vulneráveis) atendidas, como as políticas públicas municipais conferem frágil ou nenhuma atenção à problemática da Doença de Chagas que afeta a população do município. Não foram identificadas atividades que divulgassem as formas de transmissão, bem como os diferentes tipos de vetores da doença de Chagas na região.
- ItemAdaptação do Modelo Century4.5 para Simulação dos Estoques de Carbono e Nitrogênio em Áreas Agricultáveis no Cerrado(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-28) Medeiros, Victória Luzia Ribeiro; Costa, Adilson Alves; Costa , Adilson Alves; Silva Júnior , Jorge da; Pereira , Renata CunhaA utilização inadequada de práticas agrícolas e o uso intensivo dos solos do Cerrado, alteram a dinâmica nos seus estoques de carbono (C) e nitrogênio (N). Neste sentido, o uso de modelos matemáticos, como o Century, é importante para simular a dinâmica dos estoques de C e N em solos de diferentes regiões. O objetivo desse trabalho foi adaptar o Modelo Century4.5 nas condições edafoclimáticas do Cerrado para simular os estoques de carbono e nitrogênio em áreas sob sistema de plantio convencional e sistema de plantio direto e indicar o melhor sistema de manejo para manter e aumentar os estoques de C e N no solo. A pesquisa foi desenvolvida no município de São Desidério, Bahia, em áreas de campo sob vegetação nativa, para estimar os valores dos estoques originais de carbono e nitrogênio, sistema de plantio convencional e sistema de plantio direto. Em cada área foram coletadas 20 amostras simples deformadas e indeformadas, aleatoriamente, na profundidade de 0-20 cm, e após, foi feita a determinação dos teores e dos estoques de Carbono Orgânico Total (COT) e Nitrogênio Total (NT). A calibração do modelo consistiu no levantamento dos históricos das áreas para obtenção dos valores de entrada, além de modificações nos valores originais dos parâmetros do modelo de acordo com as características do local de estudo. Após a sua calibração, foram avaliadas variáveis de saídas referentes a dinâmica dos estoques de COT e NT. O modelo Century4.5 mostra-se sensível ao estudo dos estoques de carbono nas áreas estudadas com valores de 24,00 Mg ha-1(observados) e 24,97 Mg ha-1(simulados) para sistema de plantio convencional e 27,70 Mg ha-1(observados) e 27,40 Mg ha-1(simulados) para sistema de plantio direto. Para o nitrogênio, os valores foram 1,70 Mg ha-1(observados) e 1,99 Mg ha-1(simulados) para sistema de plantio convencional e 3,20 Mg ha-1(observados) e 3,41 Mg ha-1(simulados) para sistema de plantio direto. O modelo Century4.5 mostra-se eficaz na simulação do carbono e nitrogênio e o sistema de plantio direto é o melhor para manter e aumentar os estoques de C e N no solo.
- ItemAfetividade na Educação Infantil:A importância do afeto no processo de ensino-aprendizagem(2021-07-13) Siqueira, Eliete de Oliveira; Sampaio, Janie dos Santos CoimbraO presente trabalho apresenta uma reflexão sobre a afetividade, a partir de estudos sobre o tema realizados no período de 2019 a 2021, buscando investigar para compreender qual a importância da afetividade no processo ensino-aprendizagem de crianças da educação infantil. Nesse sentido, trabalhamos com os seguintes objetivos específicos: compreender a afetividade na educação infantil; explicar a importância da afetividade na relação professor/aluno e caracterizar as manifestações afetivas da educação infantil que interferem no processo ensino-aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica que utilizou alguns referenciais teóricos, dentre eles podemos citar Piaget e Wallon. Este estudo é importante na medida em que consegue identificar aspectos para compreender a importância da afetividade no processo ensino-aprendizagem.
- ItemAlbedo e emissividade média do cerrado nativo e monocultivo por imagem de satélite(2017-08-14) Araujo, Gutemberg Porto de; Silva, Marcos Antônio Vanderlei da; Souza, Silas Alves; Santana, Charles Cardoso; Felix, Rafael de SouzaO sensoriamento remoto orbital identifica as mudanças no uso da terra e por conseguinte, favorecer a identificação das alterações climáticas advindas de tais mudanças. Dentre suas vantagens, destaca-se a grande cobertura espacial, facilidade de obtenção de imagens, possibilidade de estimar diversos parâmetros do planejamento de atividades agrícolas. Assim, o presente trabalho teve como objetivo estimar o albedo superficial e a emissividade média, em área de monocultivo e cerrado nativo, a partir de produtos do sensor MODIS (Moderate-Resolution Imaging Spectroradiometer), realizando posteriormente a estatística descritiva para fins de comparações. A pesquisa foi conduzida, na Fazenda Busato I localizada no município de São Desidério-BA. As imagem MODIS foram baixadas do site da NASA, cujos produtos utilizados foram o MOD09GA e o MOD11A1. A estimativa do albedo e da emissividade média foram obtidas através do algoritmo SEBAL. Para tal processo realizou a digitação dos dados em formato vetorial, os quais foram transportados posteriormente para o Erdas Imagine 9.1, e transformados para o formato matricial, funcionando como informações de entrada para a ferramenta Model Maker. A partir dos resultados foi possível observar que o albedo apresentou a mesma tendência evolutiva para área de cultivo de algodão e para cerrado nativo, porém, para a área de monocultivo, um valor maior até os 85 dias após a emergência das plântulas de algodão. Entre o período de 36 e 126 dias após a emergência, a emissividade média foram semelhantes para ambas a áreas. Os valores alcançados foram condizentes com o comportamento espectral dos alvos.
- ItemAlfabetização e letramento: reflexões teórico-práticas sobre as dificuldades de aprendizagem(2021-07-19) Almeida, Catiene Lemos de; Santos, Sabrina GouveiaO presente trabalho monográfico intitulado como “Alfabetização e Letramento: reflexões teórico-práticas acerca das dificuldades de aprendizagem” teve como objetivo analisar as intervenções didáticas do professor alfabetizador frente às dificuldades apresentadas pelos alunos durante o ciclo da Alfabetização. Discute a interseção do processo de Alfabetização e letramento durante a prática do alfabetizador, bem como suas especificidades no tocante ao desenvolvimento das competências e habilidades da lecto-escrita. Para referenciar este estudo, foi feita uma pesquisa bibliográfica, a qual contou com autores (as) como: Vygotsky (1998), Freire (2007), Soares (2007), Carvalho (2008), Ferreiro, e Teberosk (2008), dentre outros. A pesquisa de campo exploratória e qualitativa teve como técnica e instrumento o questionário aplicado junto ao grupo de professoras alfabetizadoras da rede pública de ensino da cidade de Barreiras - BA. Entre os achados da pesquisa compreendemos que o professor alfabetizador deve conduzir sua prática de maneira a atender às necessidades específicas dos alunos, oferecer propostas de ensino significativas articuladas a linguagem lúdica e inseridas em contextos de letramento, a partir de estratégias que permitam-lhes alfabetizar - letrando, tornando-os protagonistas da sua própria aprendizagem.