Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 397
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA (in)aplicabilidade das políticas de educação escolar indígena nos livros didáticos do ensino fundamental I em uma escola pública de Barreiras-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-29) Souza, Nathalia Lessa Caires de; Cardoso, Jamille de Brito; Oliveira , Aderlan Messias de; Wanderley, Marta Maria Silva de Faria; Carvalho, Ana Jovina Oliveira Vieira deA obrigatoriedade da inserção das temáticas indígenas no currículo escolar é estabelecida pela Lei nº 11.645/2008, que determina o ensino da história e cultura dos povos indígenas em todos os níveis da educação básica. Este trabalho tem como objetivo analisar a (in)aplicabilidade dessas políticas educacionais em livros didáticos de Língua Portuguesa utilizados no Ensino Fundamental I, em uma escola da rede pública do município de Barreiras–BA. Para tanto, adotou-se uma abordagem qualitativa, de natureza documental, centrada na análise crítica de conteúdos e imagens presentes nos livros didáticos, considerando sua adequação às diretrizes legais. Os resultados evidenciam lacunas na representação da diversidade cultural indígena e apontam para a urgência de uma educação intercultural que valorize a pluralidade étnico-racial brasileira. O estudo reforça a necessidade de inclusão de mais autores indígenas nos materiais didáticos, como forma de promover uma educação mais equitativa e representativa.
- ItemA agricultura familiar em uma perspectiva de viabilidade econômica e social(Universidade do Estado da Bahia, 0024-07-12) Laranjeira, Deivd Renan Oliveira; Oliveira, Fábio de; Besnosik, Raquel Lima; Barbosa, Adriana GonçalvesA agricultura familiar é uma cultura advinda das características dos povos que formaram o Brasil, povos indígenas, africanos e os portugueses, visto isto, este trabalho procurar entender a viabilidade econômica e social desta cultura. Este estudo tem como objetivo investigar o papel da agricultura familiar na economia nacional, abordando um contexto histórico, avaliando desdobramentos sociais e o desenvolvimento sustentável, por meio de uma revisão bibliográfica, analisando trabalhos científicos, livros e revistas para coleta de dados. Sendo assim, por meio deste levantamento, observa-se a importância desta atividade cultural e produtiva para o crescimento econômico por meio de mercados e feiras livres, especialmente da região nordeste, além de assegurar a subsistência utilizando entidades assistenciais, como escolas e creches e disseminando questões socioambientais por meio de projetos governamentais. Contudo, a partir deste estudo se comprova a grande importância desta cultura para o desenvolvimento econômico do país, gerando renda e dignidade financeira, trazendo apoio assistencial à sociedade, proporcionando uma alimentação de qualidade a e saberes ecológicos para a preservação e do meio ambiente.
- ItemA avaliação da Aprendizagem Escolar: Instrumentos e Finalidades(Poliana Silva dos Santos, 2024-07-22) Santos, Poliana Silva dos; Dias, Andressa dos Reis Rocha; Silva, Darto Vicente da; Santos, Neiva Pereira dos; Santos, Josânia SilvaA presente pesquisa tem como objetivo investigar o conceito de avaliação da aprendizagem, seus instrumentos e finalidades. Para tanto, discutimos o conceito de avaliação, os instrumentos de coleta de dados e os instrumentos de avaliação e uma reflexão sobre os mesmos. Os principais teóricos trabalhados foram Luckesi (2005), Luckesi (2011), Libâneo (2013), Perrenoud (2004), Neto e Aquino (2009), Moretto (2002) e Moraes (2011). Como resultado da pesquisa, tivemos: formulação do conceito de avaliação de aprendizagem; caracterização dos diversos instrumento de avaliação; assim como, a reflexão sobre os diversos instrumentos de avaliação e de aprendizagem.
- ItemA contabilidade como ferramenta de apoio à gestão das empresas MEIs(Universidade do Estado da Bahia, 0025-07-25) Silva, Graciane da Costa; Lacerda, Celso Almeida de; Cerqueira, Pedro Augusto Bitencourt; Esquivel Filho, Fernando das DoresEste trabalho tem como objetivo geral avaliar a importância da contabilidade como ferramenta de apoio para o Microempreendedor Individual nas tomadas de decisões gerenciais da empresa. A pesquisa é de natureza qualitativa, com abordagem bibliográfica e descritiva, utilizando como fontes: livros, artigos científicos e legislações atualizadas, priorizando publicações entre os anos de 2006 e 2024. A investigação se justifica pela crescente formalização de pequenos empreendedores no Brasil, impulsionada pela Lei Complementar nº 128/2008, e pela necessidade de compreender como a atuação contábil pode contribuir para a sustentabilidade desses negócios. A análise evidenciou que, embora o regime MEI seja simplificado, muitos empreendedores carecem de conhecimentos técnicos para gerir adequadamente seus recursos. Nesse contexto, o contador exerce papel fundamental, atuando não apenas na execução de rotinas fiscais, mas também como consultor estratégico, orientando sobre planejamento financeiro, controle de custos e tomada de decisões gerenciais. A pesquisa também abordou ferramentas como a contabilidade gerencial, financeira, de custos e consultiva, além da importância do planejamento estratégico e da adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Conclui-se que a contabilidade, quando aplicada de forma eficiente e alinhada à realidade do MEI, contribui significativamente para o crescimento sustentável do microempreendimento, ampliando sua capacidade de planejamento, análise e adaptação ao mercado.
- ItemA contabilidade como ferramenta de auxílio às finanças pessoais: perspectiva dos discentes de Ciências Contábeis da UNEB(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-18) Lima, Larissa Soares de; Dornelles, Ramão Jorge; Lacerda, Celso Almeida de; Marinho, Delyana Santana de BrittoO presente trabalho acadêmico tem como objetivo investigar a percepção dos estudantes do curso de Ciências Contábeis da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) sobre o uso da contabilidade para gerenciar finanças pessoais. A pesquisa parte da premissa de que a falta de conhecimento financeiro contribui para a má administração do patrimônio pessoal, o que pode ser resolvido com a aplicação de ferramentas contábeis no cotidiano das pessoas. O estudo justifica-se pela crescente importância da gestão eficiente das finanças pessoais em um cenário econômico cada vez mais complexo. A contabilidade, com suas ferramentas como o balanço patrimonial, demonstração de resultado do exercício (DRE) e o fluxo de caixa, pode ser aplicada não apenas em empresas, mas também na vida pessoal, ajudando a controlar despesas e investimentos. A pesquisa foi realizada com alunos do 6º e 8º semestres do curso, por meio de questionário, buscando avaliar o nível de conhecimento financeiro desses discentes e como aplicam os conceitos contábeis em suas próprias vidas. Entre os resultados, observou-se que, embora a maioria dos alunos tenha conhecimento sobre educação financeira, muitos não aplicam as ferramentas contábeis de forma consistente. Além disso, foi identificado que a contabilidade tem um papel importante no desenvolvimento da educação financeira, mas enfrenta barreiras em termos de sua implementação no cotidiano. O trabalho conclui que é essencial integrar mais disciplinas e projetos focados em finanças pessoais no currículo de Ciências Contábeis, para preparar os futuros profissionais a lidarem melhor com suas finanças e também orientarem outras pessoas.
- ItemA contabilidade como instrumento de apoio à tomada de decisão: uma análise com empresas agrícolas em Barreiras-BA.(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-14) Santos, Taynara Silva dos; Barbosa, Antonio Batista; Marinho, Delyana Santana de Britto; Lima, Jerônimo MascarenhasEsta monografia tem como objetivo analisar a importância da contabilidade como ferramenta de apoio à tomada de decisão especificamente em empresas agrícolas, com foco em produtores localizados no município de Barreiras, no estado da Bahia. Além disso, esse estudo buscou responder o seguinte questionamento, como a contabilidade auxilia no processo de tomada de decisão das empresas agrícolas na cidade de Barreiras–BA? Através de uma pesquisa bibliográfica e um estudo de campo com produtores rurais, busca-se compreender como a contabilidade é utilizada no dia a dia das propriedades, quais os principais desafios enfrentados e como a informação contábil influencia nas decisões estratégicas. Os resultados obtidos demonstram que a contabilidade ainda é pouco utilizada pelas empresas agrícolas da região, o que impacta negativamente na gestão dos negócios. A pesquisa realizada aponta para a necessidade de maior conscientização sobre a importância da contabilidade para a sustentabilidade financeira das empresas agrícolas, bem como a oferta de capacitações e ferramentas contábeis mais acessíveis aos produtores rurais.
- ItemA contabilidade rural como ferramenta de apoio à gestão para produtores rurais agrícolas no setor algodoeiro(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-18) Santos, Maria Eduarda; Lima, Jerônimo Mascarenhas de; Esquivel Filho, Fernando das Dores; Cerqueira, Pedro Augusto BittencourtEstá monografia foi realizada através de pesquisa bibliográfica, cujo objetivo é analisar a importância e necessidade do uso da contabilidade rural como ferramenta de gestão aos produtores rurais. Dessa maneira a gestão tem o papel decisivo de direcionar o produtor aos mellhores caminhos para uma lavoura altamente produtiva e com desenvolvimento econômico. O controle e organização de todo processo desde o plantio até a comercialização final, requer um plano que com o auxilio da contabilidade rural impulsionará o setor agrícola ao sucesso no mercado interno e externo. A cotonicultura é uma atividade que gradativamente ganha destaque no mercado nacional e internacional. O Brasil sempre se destacou no quesito agricultura, inclusivo no cultivo algodoeiro, atualmente é um dos maiores produtores e exportadores de algodão no mundo. O gestor rural deve sempre analisar os fatores externos como o consumismo, a mudança e crescimento social , leis e muitas outras e instruir o produtor a sempre apresentar produtos bons e de qualidade visando redução de custos e lucratividade.
- ItemA contação de história sob o olhar de professoras da educaçâo infantil nos municípios de São Desidério-BA e Wanderley-BA(Universidade do Estado da Bahia, 0010-07-24) Santos, Bruno Joaquim de Oliveira; Souza, Mariara Lourenço Silva de; Wanderley, Marta Maria Silva da Faria; Pereira, Neiva dos Santos; CarvalhoThe study had as aim to describe how the storytelling, Ana Jovina Oliveira VieiraO estudo teve como objetivo descrever como ocorre a contação de história, sob o olhar de professoras da educação infantil de duas escolas localizadas nos municipios de São Desiderio-BA e Wanderley-BA. Para tanto, foram analisadas questões que envolvem o desenvolvimento da contação de história, por meio de investigação sobre a importância e outros quesitos que contemplam o trabalho com a contação de historia na educação infantil. Os dados foram obtidos por meio de um questionario com questões abertas e fechadas. Os principais teóricos que fundamentaram a pesquisa foram: Abramovick (2002), Fazenda (1993), Luckesi (1990) e Machado (2002), dentre outros. A metodologia envolveu a pesquisa de campo a abordagem nos inspirou foi a qualitativa. Os dados da investigação foram obtidos com dez professoras, sujeitos da pesquisa, de duas escolas: uma da rede publica municipal e outra da rede particular dos municipios de São Desidério-BA, Wanderley-BA. Os resultados indicaram que as professoras consideram importante e desenvolvem a contação de historia nas instituições de educação infantil em que trabalham, compreendendo a sua relevância para o interesse pela leitura e formação de leitores.
- ItemA corporeidade negra/gay em "contos negreiros"(UNEB, 2023-12-11) Landin Neto, Américo Paes; França, Thiago Alves; Santos, Rogério Luid Modesto dos; Oliveira, Fabio AraujoEste trabalho tem como objetivo analisar, a partir das lentes da Análise de Discurso Materialista (AD), as representações sobre a corporeidade negra/gay a partir da obraliterária “Contos Negreiros”, de Marcelino Freire, com enfoque nos efeitos de sentidos produzido por/para ou “ao redor” do que é enunciado por um autor branco, olhando especialmente para a afirmação de que a forma como os personagens são (re)construídos reforça um imaginário sobre sujeitos concretos. Nesta pesquisa, fizemos uma investigação sobre o funcionamento do imaginário sócio-histórico e cultural que autoriza a (re)produção dos efeitos de hipersexualização encontrados na obra. Examinamos como essas representações são influenciadas pelo discurso colonial e pelo discurso “pseudocientífico” que contribui para a construção do imaginário relacionado ao sujeito negros/gay. Além disso, abordamos a relação entre o autor, homem branco, produtor de um discurso reforçado pelo cânone literário, enquanto aparelho ideológico, e a representação feita por ele da(s) comunidade(s) negra/gay. Nesse sentido, a análise se concentrou em trechos específicos da obra, transformados em Sequencias Discursivas, que puseram à prova algumas hipóteses, entre elas a de que a forma como o autor (re) produz a hipersexualização como meio de representação limita as relações amorosas e sexuais dos sujeitos negros/gays à forma majoritária como seus corpos são socialmente interpretados. Neste trabalho, pudemos observar que a existência de uma cultura hegemônica brancocêntrica e heteronormativa acaba por explorar a estigmatização da estética negra. Dessa forma, a obra “Contos Negreiros” reflete e reforça essa dinâmica, contribuindo para a perpetuação de padrões discriminatórios na sociedade. Ao final desta pesquisa, pudemos compreender que a problemática da hipersexualização, a partir daquilo que não é dito, faz com que sujeitos masculinos interseccionalizados nas condições negra/gay sejam sujeitos aos quais se atribuem a ideia de não estabelecimentos de vínculos amorosos afetivos e efetivos. Por fim, dizemos que a desconstrução desses estereótipos é crucial para uma leitura mais justa e equitativa, visando a promover uma compreensão mais ampla e humana da diversidade de experiências presentes nos discursos contemporâneos.
- ItemA descrição do mundo feminino no século XIX: o diálogo entre as obras Orgulho e Preconceito, O Visconde que Me Amava, e Senhora(Universidade do Estado da Bahia , 2023-12-08) Oliveira, Angélica Silva; Neres, Gleiciane Domingos; Sopran, Fátima Leonor; Souza, Alan Brasileiro de; Cruz, Erica Neitzke daA presente monografia tem como objetivo principal investigar o papel que a mulher exercia na sociedade do século XIX e o diálogo existente entre as personagens principais das obras "Orgulho e Preconceito", de Jane Austen, "O Visconde que me amava", de Julia Quinn e “Senhora", de José de Alencar. A realização desta análise foi baseada na Literatura Comparada, devido ao fato de ter sido feita uma análise comparativa acerca de aspectos do mundo feminino no contexto do século XIX, produzidas em culturas e contextos diferentes. Aqui, são analisados um romance brasileiro, um inglês e um norte-americano. Essa análise abarca aspectos sociais da vida de uma mulher dois séculos atrás, pontuando como elas eram vistas, sua educação e seus projetos de vida, comparando como cada autor aborda esses problemas, a fim de procurar semelhanças e divergências entre elas, sendo assim, esse trabalho faz um estudo de gênero. O trabalho tem como referencial teórico os estudos de Carvalhal (2006), Nitrini (1997), Boniatti (2000), Woolf (2019), Costa (2018), entre outros. Após a comparação, foi possível perceber que, apesar de suas diferenças culturais e de época, os três autores conseguiram descrever o universo feminino do século XIX com verossimilhança, ressaltando os desafios e a personalidade de cada protagonista.
- ItemA didática como instrumentalizadora da prática pedagógica do professor do ensino fundamental I(Universidade do Estado da Bahia, ) Almeida, Luciene de Oliveira dos Santos de; Carvalho, Cosme Wilson; Carvalho, Ana Jovina Vieira de; Wanderley, Marta Maria Silva de FariaO presente trabalho teve como objetivo analisar o trabalho do professor do Ensino Fundamental I numa perspectiva de encontra a didática adotada pelo professor em sala de aula, focando nas turmas do 2º, 3º e 4º anos de uma escola da rede municipal de Barreiras – BA. A pesquisa utilizou abordagem qualitativa, com coleta de dados por meio de observações em sala de aula, aplicação de questionários e análise de planos de aula. Participaram da pesquisa três professores e um coordenador pedagógico. A análise de conteúdo permitiu identificar as estratégias didáticas adotadas e compreender a percepção dos profissionais sobre a importância da didática na organização e execução das atividades pedagógicas. Os resultados indicaram que a didática é fundamental para instrumentalizar a prática docente, contribuindo para o desenvolvimento de um ensino mais significativo e alinhado às necessidades dos alunos. Observou-se que os professores recorrem com frequência a metodologias ativas, como jogos pedagógicos e recursos visuais, na tentativa de tornar o processo de ensino mais atrativo e eficaz. Além disso, evidenciou-se o papel do coordenador pedagógico como figura central no apoio à construção coletiva do planejamento e na mediação das práticas educativas. O estudo também revelou desafios enfrentados pelos docentes, como a falta de recursos materiais e a carência de formações continuadas específicas, ressaltando a necessidade de políticas educacionais que valorizem a didática como eixo estruturante do ensino. Conclui-se que a prática didática eficaz está diretamente associada ao planejamento reflexivo, ao uso de estratégias diversificadas e ao apoio institucional, sendo imprescindível investir na formação contínua dos professores para que possam aprimorar sua atuação pedagógica e promover aprendizagens mais significativas.
- ItemA documentação sociolinguística como aparato metodologico no ensino de língua portuguesa: desafios e perspectivas(Colegiado de Letras, 2025-03-24) Ferreira, Andreina Daniely Castro; Macêdo, Juliete Bastos; Monteiro, Uilson Melo Barbosa; Pereira, Jordielson SilvaEste trabalho parte de uma observação sobre o ensino de Língua Portuguesa considerando a importância de um ensino sob os contextos das variações do Português Brasileiro (PB) utilizando a documentação sociolinguística como aparato metodológico. Consideramos este tipo de abordagem, pois as variações linguísticas estão presentes tanto nos aspectos linguísticos, quanto nos aspectos socioculturais que abarcam os diferentes grupos, regiões, escolaridade, sexo, faixa etária etc. (Macêdo, 2020). Desse modo, a partir da reflexão sobre a variação linguística e a diversidade do português brasileiro objetivamos discutir como a sociolinguística variacionista pode contribuir para o ensino de língua portuguesa na Educação Básica, considerando os contextos reais da Língua Portuguesa no Brasil. Diante disso, amparamo-nos nos estudos da área da Linguística (Saussure, 1916; Chomsky, 2015) e da Sociolinguística (Viotti, 2008; Labov, 2008; Bally, 2006; Paulista, 2017; Sechehaye, 2006; Macêdo, 2020, 2023 etc.) para discutir os conceitos sobre Língua, a diversidade linguística que abarca o PB. Observamos, diante das discussões instauradas, a importância de um ensino alinhado à BNCC (2018) com as habilidades e competências para o estudo da Língua e suas variações, e aos contextos reais, os quais nos foram proporcionados através da Documentação Sociolinguística realizada, suscitando numa sugestão de trabalho: o plano de aula apresentado. Assim, consideramos que para haver um ensino de língua portuguesa que aproxime o ensino de Gramática Normativa à realidade do aluno é necessário associar este ensino aos usos reais da língua estudada.
- ItemA educação ambiental no ensino fundamental: conceitos essenciais a serem trabalhados para garantir a formação ecológica(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-03) Pereira, Laurenice de Jesus; Souza, Marivan Lisboa de; Silva, Darto Vicente da; Pereira, Neiva dos Santos; Mendes, João RobertoA presente pesquisa teve como objetivo a investigação dos conceitos essenciais da educação ambiental para garantir a formação ecológica no ensino fundamental. Para tanto, discutimos o processo de aprendizagem e de ensino e, posteriormente, investigamos o papel da escola e do professor no processo de ensino e aprendizagem, buscamos também identificar os conceitos essenciais a serem trabalhados para garantir a formação ecológica e compreender como a ecopedagogia pode auxiliar na transmissão dos conceitos essenciais para promoção da consciência ecológica no ensino fundamental. Utilizamos nesta pesquisa a abordagem qualitativa e o tipo de pesquisa foi a bibliográfica. Os principais teóricos trabalhados foram: Reinach (2013), Savater (1998), Libâneo (2006), Saviani (2015), Tardif (2014) e Gadotti (2000). Como resultados da pesquisa, identificamos os seguintes conceitos essenciais: o conceito de degradação ambiental com suas causas e efeitos, o de planeta terra, o de sustentabilidade, o de poluição dos rios, o ser humano e a saúde, o de preservação ambiental e o de resíduos sólidos. Dentre esses conceitos, formulamos a definição de resíduos sólidos, tomando-a como exemplo de como se deve trabalhar para garantir a formação ecológica dos alunos.
- ItemA educação de jovens e adultos (EJA): o livro didático de ciências e biologia é adequado para seus fins?(Universidade do Estado da Bahia , 2023-11-24) Lima, Ana Francisca de Jesus; Santos, Loyana Dócio; Carvalho, Ana Jovina Oliveira Vieira de; Oliveira, Fábio de; Martins, Nilza da SilvaA Educação de Jovens e Adultos – EJA com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) n.º 9394/96 em seu Art. 37 garante o direito à educação para jovens e adultos que não tiveram acesso na idade adequada. No Brasil, a EJA tem a sua trajetória marcada por múltiplas dificuldades a serem sanadas. Pesquisas apontam fragilidades neste sistema que versam desde os conteúdos a serem ministrados até a existência de livros próprios, onde o material didático destinado a esse público não é suficiente para atender às necessidades dos alunos (e mesmo as da sociedade), sendo, muitas vezes, descontextualizados da realidade deles. Diante disso, são trazidos questionamentos sobre os livros quanto aos conteúdos, como é apresentada a abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), sendo que essa metodologia nos remete para reflexões onde o conhecimento científico é elemento importante na capacitação do sujeito para o pleno exercício da cidadania. Partindo destes pressupostos, o trabalho tem como objetivo geral verificar qualitativamente a coerência do conteúdo pedagógico dos livros didáticos de Ensino Fundamental II e Médio destinados a EJA e os temas de cunho científico publicados, nas disciplinas de Ciências e Biologia, contrastando com a abordagem CTSA, com vistas na exatidão dos conteúdos, adequação a realidade do aluno, e necessidades sociais para diversas áreas de trabalho incluindo inserção no ensino superior. Neste contexto, o presente trabalho visa analisar o conteúdo teórico, os recursos visuais e as atividades propostas, identificando a ocorrência da abordagem CTSA, além de apontar coerências ou incoerências nos conteúdos científicos e de assuntos necessários à vivência social. Para isso foram coletados livros didáticos da EJA nas bibliotecas das escolas de rede municipal e estadual do município de Wanderley — BA. Os resultados mostraram que, em geral, os livros didáticos possuem conteúdos resumidos e trazem uma adequação para a categoria quando buscam ampliar o conhecimento mediante um diálogo constante com a vivência do aluno.
- ItemA estética da morte em As Troianas, de Sêneca(Universidade do Estado da Bahia, 2025-08-29) Brito, Iago de Souza; Silva, Luzinete dos Santos; Oliveira, Aderlan Messias de; Wanderley, Marta Maria Silva de Faria; Santos, Josânia SilvaEste trabalho tem como objetivo analisar a da estética da morte na Tragédia As Troianas, de Sêneca, evidenciando como esse elemento é estruturante dentro do gênero trágico na literatura latina. A escolha por essa temática se justifica pela importância da morte como um dos principais motores do drama trágico, especialmente nas Tragédias de Sêneca, que se distinguem por seu caráter filosófico, poético e reflexivo. A peça em questão retrata o sofrimento das mulheres troianas após a destruição de sua cidade, destacando como o lamento e a dor são transformados em resistência simbólica e discurso estético. Metodologicamente, o estudo se baseia em pesquisa bibliográfica, a partir de autores como Aristóteles (2008), Cardoso (2011), Moisés (2014), Montenegro (2022), entre outros, que fornecem o suporte teórico para a análise do gênero trágico e da construção literária e estética da morte. Também se apoia em reflexões filosóficas de autores como Aranha (1993) e Perissé (2014), no intuito de aprofundar o sentido existencial e simbólico da morte na obra senequiana. A análise mostrou que a morte, na tragédia As Troianas, de Sêneca, aparece de forma intensa e cheia de significado. Ela não é vista apenas como um fim, mas como algo que leva à reflexão sobre a vida, o sofrimento e a condição humana. As falas das personagens, especialmente das mulheres troianas, transformam a dor em força simbólica e em memória. Assim, a peça destaca como o lamento e a tristeza podem se tornar uma forma de resistência e expressão estética.
- ItemA gestão escolar e a prova do SAEB: planejamento em escolas públicas dos municípios de Angical e Barreiras-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-15) Câmara, Adriana Pereira da; Santos, Jânia Cardoso dos; Ribeiro, Carla Cassiana Lima de Almeida; Melo, Sandra Cristina Lousada deO presente trabalho teve como objetivo geral compreender as ações adotadas pela gestão escolar antes da aplicação da prova do SAEB em escolas públicas do fundamenta 1 dos municípios de Angical e Barreiras – BA. A proposta de pesquisa básica caminhou com a sustentação de dois instrumentos, a saber: análise documental e entrevistas. Foram considerados documentos institucionais para verificação de pontos que delineavam as ações da gestão escolar para aplicação da avaliação externa, nesse sentido, consideraram-se as categorias: gestão escolar democrática, gestão pedagógica, gestão administrativa, avaliação externa. Os aspectos que emergiram desta pesquisa permitiram identificar as fragilidades nas decisões dos gestores no que se refere ao realinhamento dos documentos indenitários, bem como uma política de organização voltada para a qualidade cognitiva e operativa das aprendizagens por meio da aplicação da avaliação ex-terna. Os resultados ainda apontaram algumas poucas ações realizadas pelos gestores antes da aplicação da prova do SAEB, a saber: no que se refere ao apoio emocional aos estudantes, bem como aplicação de simulados como os descritores exigidos pela referida avaliação. Palavras-chaves: Gestão escolar; Avaliação externa; Prova do SAEB; Ações; Planejamento.
- ItemA história da contabilidade: uma análise de como a contabilidade evoluiu ao longo do tempo(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-25) Santos, Manoela Neris dos; Lacerda, Celso Almeida de; Esquivel Filho, Fernando das Dores; Cerqueira, Pedro Augusto BittencourtDesde o começo da história, a Contabilidade evoluiu junto com a sociedade. No início, os registros eram feitos de forma bem simples, mas, com a invenção da escrita e dos números, passaram a ser mais organizados e detalhados, sendo essencial para o controle e a organização dos recursos. Sendo assim, o objetivo desse estudo é analisar as principais fases de evolução da contabilidade, desde suas origens até os dias atuais. Acredita-se que a contabilidade, é uma ciência em constante evolução que acompanha o desenvolvimento das civilizações, tem se adaptado às mudanças do mercado, desde registros rudimentares na antiguidade até a formalização moderna com normas internacionais e avanços tecnológicos. Para alcançar o objetivo geral, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: as principais fases e marcos históricos da contabilidade, como as mudanças nas práticas contábeis influenciaram o registro e a interpretação das informações financeiras em diferentes períodos históricos; a importância da contabilidade no contexto econômico, evidenciando sua evolução em resposta às demandas e desafios. Conclui-se, portanto, que a história da contabilidade não se resume a uma mera linha do tempo de registros e sistemas, mas reflete o avanço da sociedade em sua busca por controle, eficiência e responsabilidade. Reconhecer essa evolução é fundamental não apenas para a formação acadêmica dos estudantes de Ciências Contábeis, mas também para o aprimoramento contínuo das práticas profissionais, alinhadas às exigências de um mundo cada vez mais dinâmico e interconectado. Palavras-chave: Contabilidade; Evolução histórica; Práticas contábeis
- ItemA importância da Contabilidade Gerencial para a tomada de decisões estratégicas: estudo de caso em uma empresa de manutenção aeronáutica(Universidade do Estado da Bahia, 0014-12-24) Ribeiro, Larissa Dias; Batista, Antonio Barbosa; Batista, Antonio Barbosa; Marinho, Delyana Santana de Britto; Lima, Jerônimo Mascarenhas deO presente trabalho aborda a relevância da contabilidade gerencial como ferramenta estratégica para a tomada de decisões em uma empresa de manutenção aeronáutica. O estudo tem como objetivo principal analisar como os instrumentos e relatórios gerenciais podem contribuir para uma gestão mais eficiente e fundamentada, especialmente em um setor tão especializado e competitivo. Através de um estudo de caso, foram avaliados indicadores financeiros e operacionais, como o ponto de equilíbrio, a margem de contribuição, o grau de alavancagem operacional (GAO), o fluxo de caixa e os índices de liquidez. Os resultados revelaram que a aplicação da contabilidade gerencial permite maior clareza sobre a rentabilidade, a alocação de recursos e os riscos financeiros, promovendo a sustentabilidade e a competitividade organizacional. Conclui-se que a contabilidade gerencial é indispensável para gestores que desejam tomar decisões estratégicas baseadas em dados concretos, especialmente em mercados exigentes e tecnicamente complexos, como o de manutenção aeronáutica.
- ItemA importância da contabilidade na estruturação de empresas recém-estabelecidas para acesso ao mercado financeiro(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-18) Silva, Matheus Lima; Dornelles, Ramão Jorge; Marinho, Delyana Santana de Britto; Lacerda, Celso Almeida deO estudo aborda a contabilidade como uma ferramenta crucial de apoio para novas empresas no mercado de capitais. Em um cenário econômico competitivo e regulado, a contabilidade desempenha um papel vital na gestão financeira e na conformidade regulatória das pequenas empresas. O estudo tem como objetivo analisar como a contabilidade pode atuar como ferramenta estratégica para apoiar empresas recém-estabelecidas em sua inserção e permanência no mercado financeiro. Os resultados destacam que a adoção eficaz dessas ferramentas contribui significativamente para o sucesso e a estabilidade das empresas no mercado de capitais. Concluiu-se que contabilidade é fundamental para estruturar empresas recém-estabelecidas, oferecendo transparência e controle financeiro que facilitam o acesso ao mercado de capitais. Com informações claras e conformidade regulatória, as empresas ganham credibilidade junto a investidores e instituições financeiras, o que fortalece sua posição no mercado e impulsiona o crescimento e consolidação no mercado.
- ItemA importância do manejo sanitário no controle da mastite com ênfase na saúde única(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-25) Anjos, Jéssica Miranda dos; Silva, Vanessa Bonfim da; Lima, Isak Samir de Souza; Silva, Naiane Darklei dos SantosA mastite é uma inflamação da glândula mamária causada por microrganismos, traumas físicos e substâncias químicas irritantes, podendo ser infecciosa ou traumática, causando um dos maiores prejuízos dentro da produção leiteira bovina. Desta forma, esta revisão tem por objetivo investigar e analisar a importância do manejo sanitário na pecuária leiteira como estratégia eficaz no controle da mastite a partir dos artigos científicos publicados na literatura. Em sua grande maioria, a mastite é infecciosa, dividindo-se em contagiosa, causada por patógenos presentes na pele e mucosas dos animais, e ambiental, onde os patógenos estão no ambiente de manejo. A mastite pode se apresentar de forma clínica, com alterações visíveis no leite e na glândula mamária, ou subclínica, onde o leite parece normal e as alterações não são visíveis. A prevenção e controle da mastite exigem um manejo sanitário adequado, incluindo a higiene do ordenhador, tratamento das vacas doentes, e limpeza e desinfecção diária dos equipamentos de ordenha. No contexto de Saúde Única, a mastite afeta a saúde humana, ambiental e animal. Isso se dá por fatores como a resistência bacteriana devido ao uso indiscriminado de antimicrobianos e intoxicações alimentares por ingestão de leite contaminado. O conceito de Saúde Única, reconhece a interdependência entre saúde humana, animal e ambiental. A abordagem integrada dessas áreas é essencial para lidar com os impactos da mastite, enfatizando a necessidade de práticas preventivas e manejo adequado para proteger a saúde global.