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- ItemO ensino de ciências para estudantes com TDAH: estratégias, desafios e percepções dos professores(Universidade do Estado da Bahia, 0007-12-23) Santos, Vanessa Dias dos; Oliveira, Fábio de; Cezar, Valdete Alves; Ribeiro, Carla Cassiana Lima de AlmeidaO Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade TDAH, é uma alteração do neurodesenvolvimento, que apresenta impactos significativos na vida social, pessoal e acadêmica do indivíduo, devido a disfunções no funcionamento das funções executivas que estão associadas ao córtex pré-frontal responsáveis pela regulação de comportamento, emoção, habilidades cognitivas. Conforme apontado pelo Ministério da Saúde a prevalência de crianças com TDAH no Brasil é de entre 6 a 17 anos é de 7,6%, no contexto escolar em relação à disciplina de ciências, que tem uma demanda maior de atenção e concentração para aprender os conceitos científicos e experimental, os prejuízos são significativos no processo de ensino e aprendizagem dos alunos com essa condição. Diante disso, objetivo geral desse estudo foi compreender os desafios enfrentados pelos professores na educação de estudantes com TDAH na disciplina de Ciências. A pesquisa foi realizada por meio de um questionário semiestruturado contendo 16 questões, para coleta de dados, com uma amostra de 8 docentes, todos graduados pela Universidade do Estado da Bahia - Campus IV – Barreiras no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Os resultados apontaram uma lacuna significativa na formação inicial dos professores, e a falta de formação continuada voltada para educação inclusiva, como o TDAH. O estudo também indicou a urgência de que as instituições educacionais se adaptem para oferecer suporte adequado aos professores, como a disponibilização de recursos didáticos especializados e a inclusão de profissionais, como psicopedagogos, na equipe pedagógica, que podem desempenhar um papel vital no apoio tanto aos alunos quanto aos educadores. O estudo destacou a importância de um ensino de Ciências mais inclusivo e bem informado, ressaltando que a educação de qualidade para alunos com TDAH depende de uma compreensão profunda de suas necessidades específicas e de estratégias de ensino adaptadas, que levem em conta as suas particularidades e dificuldades.
- ItemAvaliação dos principais desafios enfrentados para produção de banana pela comunidade indígena Tuxá, em Ibotirama, oeste da Bahia.(Universidade do Estado da Bahia, 09-12-23) Soares, Renan Freire dos Santos; Silva, Alberto Nascimento, Alberto; Santos, Jonatas Barros dos; Cruz, José de OliveiraEssa pesquisa buscou investigar os principais desafios enfrentados para produção de banana pela agricultura familiar na comunidade indígena Tuxá, localizada em Ibotirama – BA. Para este propósito, essa investigação foi realizada por meio de uma entrevista realizada com agricultores familiares da comunidade. Adicionalmente, também foi realizada análise química e física do solo para avaliação da situação dos solos utilizados na produção da cultura. Os dados indicam que nem todas as famílias dependem exclusivamente da agricultura, muitas possuindo outras fontes de renda. No entanto, a falta de acesso a programas sociais impacta o desenvolvimento da agricultura familiar, especialmente na bananicultura. Os desafios climáticos ocupam a segunda posição entre os obstáculos para a produção de bananas, seguidos por altos custos e baixo valor comercial. Apesar dos desafios, a maioria dos agricultores depende da agricultura como principal fonte de renda, atendendo aos mercados locais. A conclusão sugere que investimentos, políticas públicas e extensões universitárias podem transformar a realidade dos pequenos agricultores, promovendo melhorias, ampliando o alcance comercial e aprimorando a qualidade do produto final.
- ItemA contação de história sob o olhar de professoras da educaçâo infantil nos municípios de São Desidério-BA e Wanderley-BA(Universidade do Estado da Bahia, 0010-07-24) Santos, Bruno Joaquim de Oliveira; Souza, Mariara Lourenço Silva de; Wanderley, Marta Maria Silva da Faria; Pereira, Neiva dos Santos; CarvalhoThe study had as aim to describe how the storytelling, Ana Jovina Oliveira VieiraO estudo teve como objetivo descrever como ocorre a contação de história, sob o olhar de professoras da educação infantil de duas escolas localizadas nos municipios de São Desiderio-BA e Wanderley-BA. Para tanto, foram analisadas questões que envolvem o desenvolvimento da contação de história, por meio de investigação sobre a importância e outros quesitos que contemplam o trabalho com a contação de historia na educação infantil. Os dados foram obtidos por meio de um questionario com questões abertas e fechadas. Os principais teóricos que fundamentaram a pesquisa foram: Abramovick (2002), Fazenda (1993), Luckesi (1990) e Machado (2002), dentre outros. A metodologia envolveu a pesquisa de campo a abordagem nos inspirou foi a qualitativa. Os dados da investigação foram obtidos com dez professoras, sujeitos da pesquisa, de duas escolas: uma da rede publica municipal e outra da rede particular dos municipios de São Desidério-BA, Wanderley-BA. Os resultados indicaram que as professoras consideram importante e desenvolvem a contação de historia nas instituições de educação infantil em que trabalham, compreendendo a sua relevância para o interesse pela leitura e formação de leitores.
- ItemA importância da Contabilidade Gerencial para a tomada de decisões estratégicas: estudo de caso em uma empresa de manutenção aeronáutica(Universidade do Estado da Bahia, 0014-12-24) Ribeiro, Larissa Dias; Batista, Antonio Barbosa; Batista, Antonio Barbosa; Marinho, Delyana Santana de Britto; Lima, Jerônimo Mascarenhas deO presente trabalho aborda a relevância da contabilidade gerencial como ferramenta estratégica para a tomada de decisões em uma empresa de manutenção aeronáutica. O estudo tem como objetivo principal analisar como os instrumentos e relatórios gerenciais podem contribuir para uma gestão mais eficiente e fundamentada, especialmente em um setor tão especializado e competitivo. Através de um estudo de caso, foram avaliados indicadores financeiros e operacionais, como o ponto de equilíbrio, a margem de contribuição, o grau de alavancagem operacional (GAO), o fluxo de caixa e os índices de liquidez. Os resultados revelaram que a aplicação da contabilidade gerencial permite maior clareza sobre a rentabilidade, a alocação de recursos e os riscos financeiros, promovendo a sustentabilidade e a competitividade organizacional. Conclui-se que a contabilidade gerencial é indispensável para gestores que desejam tomar decisões estratégicas baseadas em dados concretos, especialmente em mercados exigentes e tecnicamente complexos, como o de manutenção aeronáutica.
- ItemA percepção dos alunos do 9º ano sobre temáticas ambientais em escolas públicas de Barreiras-BA(Universidade do Estado da Bahia, 0023-11-22) Rocha, Daiana de Souza; Costa, Adilson Alves; Miranda, Maria Anália Macedo de; Stefanelo, Daniela RossatoAtualmente estudos têm divulgado que os impactos das Mudanças Climáticas são mais extensos e graves do que previamente estipulado mesmo depois de 70 anos de conferências climáticas, onde acordos estabelecidos e legislações ambientais foram criadas. Diante da perspectiva de que a Educação Ambiental Crítica é uma ferramenta indispensável no combate desses problemas, essa pesquisa teve como objetivo principal avaliar a percepção dos estudantes do 9º ano sobre temáticas ambientais, em escolas públicas do município de Barreiras-BA. Para isso, foi feito uma revisão bibliográfica a respeito do tema e aplicado um questionário nas turmas, através do qual foi evidenciado que os estudantes possuem uma percepção muito superficial dos problemas ambientais, mostrando desconhecimento da situação climática atual, demonstrando traços de uma Educação Ambiental Conservadora e Pragmática.
- ItemAnálise multitemporal da paisagem no perimetro Irrigado Barreiras Norte.(UNEB, 0024-06-22) Silva, Márcia Cristina Neres da; Oliveira, Uldérico Rios; Silva, Marcos Antônio Vanderlei; Neto, Joaquim Pedro SoaresO uso da agricultura através de práticas inadequadas de manejo pode levar a intensas modificações do solo desta forma é indispensável o monitoramento constante da paisagem de áreas agrícolas e, uma das principais formas de avaliar a cobertura da área consiste no uso de técnicas de geoprocessamento como o NDVI. Nesse sentido está pesquisa tem como objetivo realizar a análise temporal da cobertura vegetal através do emprego do Índice de diferença Normalizada no perímetro irrigado Barreiras Norte, localizado em Barreiras no Oeste Baiano. Para a realização da pesquisa foram utilizadas imagens do satélite Landsat 5 e 8 para os anos de 1985, 1998, 2011 e 2024 obtidas no catálogo do Serviço Geológico dos Estados Unidos - USGS. O processamento foi feito utilizando o sistema QGIS versão 3.24.14, onde foi realizado o processamento digital das imagens para a obtenção do NDVI e banda colorida - RGB. Os resultados demonstram mudança significativa na área ao longo dos anos de 1985 a 2024, sendo que houve a transição da mata nativa para área agrícola no ano de 1998 e, por isso, houve elevada presença de solo exposto neste ano, com posterior recuperação da cobertura vegetal no ano de 2011 e 2024 que apresentaram elevado percentual de áreas com vegetação densa, além disso, o NDVI demonstrou-se apto para acompanhar modificações na área ao longo do tempo. Conclui-se, portanto, que houve modificação na área durante os anos analisados e que o NDVI é capaz de realizar o acompanhamento de tais modificações.
- ItemA agricultura familiar em uma perspectiva de viabilidade econômica e social(Universidade do Estado da Bahia, 0024-07-12) Laranjeira, Deivd Renan Oliveira; Oliveira, Fábio de; Besnosik, Raquel Lima; Barbosa, Adriana GonçalvesA agricultura familiar é uma cultura advinda das características dos povos que formaram o Brasil, povos indígenas, africanos e os portugueses, visto isto, este trabalho procurar entender a viabilidade econômica e social desta cultura. Este estudo tem como objetivo investigar o papel da agricultura familiar na economia nacional, abordando um contexto histórico, avaliando desdobramentos sociais e o desenvolvimento sustentável, por meio de uma revisão bibliográfica, analisando trabalhos científicos, livros e revistas para coleta de dados. Sendo assim, por meio deste levantamento, observa-se a importância desta atividade cultural e produtiva para o crescimento econômico por meio de mercados e feiras livres, especialmente da região nordeste, além de assegurar a subsistência utilizando entidades assistenciais, como escolas e creches e disseminando questões socioambientais por meio de projetos governamentais. Contudo, a partir deste estudo se comprova a grande importância desta cultura para o desenvolvimento econômico do país, gerando renda e dignidade financeira, trazendo apoio assistencial à sociedade, proporcionando uma alimentação de qualidade a e saberes ecológicos para a preservação e do meio ambiente.
- ItemAs práticas pedagógicas de letramento literário no ciclo de alfabetização(Universidade do Estado da Bahia, 0024-07-15) Justo, Daniela de Souza; Oliveira, Caroline Campos da Silva de; Cunha, Débora Anunciação da Silva Bastos; Santos, Jânia Cardoso dos; Santos, Josânia SilvaO presente trabalho de conclusão de curso se propôs a realizar um levantamento e análise das práticas pedagógicas de letramento literário no ciclo de alfabetização, tendo como referência os conceitos de alfabetização e letramento, as habilidades de letramento discutidas pela literatura da área e a proposta pedagógica de uma sequência básica apresentada por Rildo Cosson (2006) que apresenta quatro etapas para o trabalho pedagógico com o letramento literário. A pesquisa de campo de cunho qualitativo, foi realizada em duas turmas de primeiro ano do ensino fundamental sendo uma de escola pública e outra de escola privada. Os dados foram coletados por meio de um roteiro de observação. Os resultados da pesquisa mostraram uma grande defasagem no trabalho pedagógico da escola pública no que concerne às práticas de letramento literário que deveriam ser desenvolvidas no processo de alfabetização. Na escola particular, embora seja dada maior atenção ao letramento literário, ainda há necessidade de avanços. Os dados como um todo indicam a necessidade de atenção à formação de leitores desde do ciclo de alfabetização.
- ItemRelatório do estágio curricular supervisionado(Universidade do Estado da Bahia, 0025-06-22) Rezende, Eduardo Almeida; Brandão, Tiago Oliveira
- ItemRelatório final de estágio supervisional(Universidade do Estado da Bahia, 0025-06-25) Anjos, Jéssica Miranda dos; Silva, Vanessa Bonfim da SilvaO estágio complementa e aperfeiçoa o ensino ministrado na faculdade, pois além de possibilitar uma primeira experiência profissional e aprender a aplicar de forma prática os conhecimentos acadêmicos com pessoas capacitadas, tem-se a oportunidade de vivenciar o dia a dia de um médico veterinário numa agência de defesa agropecuária, além de aumentar a rede de contatos do aluno. As atividades realizadas ao longo do estágio foram: Vacinação assistida para febre aftosa; Inspeção em unidades de beneficiamento de carne e produtos cárneos; Vigilância ativa em granja avícola de corte; Vigilância ativa em granja avícola de postura; Vigilância ativa em granja avícola de postura no sistema de criação, popularmente, conhecido como “galinha feliz”; Vigilância ativa em indústria de laticínios; Atendimento de intercorrência no posto de fiscalização; Vigilância sorológica para influenza aviária.
- ItemA prática do xadrez como ferramenta pedagógica para a aprendizagem de crianças com TDAH(Universidade do Estado da Bahia, 0025-07-17) Bastos Junior, Altamir da Costa; Besnosik, Raquel lima; Matos, Aline Teixeira de; Quadros, Tatiane Alves Gusmão deO presente trabalho aborda a prática do xadrez como ferramenta pedagógica voltada para a aprendizagem de crianças com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). O objetivo da pesquisa foi identificar as habilidades cognitivas mobilizadas durante o jogo de xadrez, compreender como as especificidades do TDAH interferem no processo de aprendizagem e analisar de que maneira a prática do xadrez pode favorecer esse processo. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, com delineamento exploratório-experimental. Para a coleta de dados, foi criado um grupo focal composto por crianças diagnosticadas com TDAH. A análise dos dados observados dos alunos durante as aulas e das entrevistas feitas antes e após o grupo focal, foi realizada por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados indicaram que o xadrez contribuiu para o desenvolvimento da atenção, memória, tomada de decisões e autorregulação, apontando para o potencial pedagógico do jogo na educação inclusiva.
- ItemA contabilidade como ferramenta de apoio à gestão das empresas MEIs(Universidade do Estado da Bahia, 0025-07-25) Silva, Graciane da Costa; Lacerda, Celso Almeida de; Cerqueira, Pedro Augusto Bitencourt; Esquivel Filho, Fernando das DoresEste trabalho tem como objetivo geral avaliar a importância da contabilidade como ferramenta de apoio para o Microempreendedor Individual nas tomadas de decisões gerenciais da empresa. A pesquisa é de natureza qualitativa, com abordagem bibliográfica e descritiva, utilizando como fontes: livros, artigos científicos e legislações atualizadas, priorizando publicações entre os anos de 2006 e 2024. A investigação se justifica pela crescente formalização de pequenos empreendedores no Brasil, impulsionada pela Lei Complementar nº 128/2008, e pela necessidade de compreender como a atuação contábil pode contribuir para a sustentabilidade desses negócios. A análise evidenciou que, embora o regime MEI seja simplificado, muitos empreendedores carecem de conhecimentos técnicos para gerir adequadamente seus recursos. Nesse contexto, o contador exerce papel fundamental, atuando não apenas na execução de rotinas fiscais, mas também como consultor estratégico, orientando sobre planejamento financeiro, controle de custos e tomada de decisões gerenciais. A pesquisa também abordou ferramentas como a contabilidade gerencial, financeira, de custos e consultiva, além da importância do planejamento estratégico e da adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Conclui-se que a contabilidade, quando aplicada de forma eficiente e alinhada à realidade do MEI, contribui significativamente para o crescimento sustentável do microempreendimento, ampliando sua capacidade de planejamento, análise e adaptação ao mercado.
- ItemO livro de literatura infantil como recurso didático para despertar o interesse das crianças pela leitura(Universidade do Estado da Bahia, 0025-08-06) Franque, Caren Marilu; Vieira, Natasha Bispo; Wanderley, Marta Maria Silva de Faria; Pereira, Neiva dos Santos; Melo, Sandra Cristina Lousada deEste trabalho tem como objetivo analisar o uso do livro de literatura infantil como recurso didático capaz de despertar o interesse das crianças pela leitura na Educação Infantil. A pesquisa foi desenvolvida com abordagem qualitativa, por meio de estudo bibliográfico e pesquisa de campo realizada em duas escolas públicas do município de Barreiras – BA. Participaram do estudo, gestores escolares e professores da Educação Infantil, cujas respostas foram coletadas por meio de questionário. A fundamentação teórica inclui autores consagrados como Freire (1987), Abramovich (1997), Postman (1999), Coelho (2000), Lajolo & Zilberman (2007), Menegon (2014), que discutem o papel da leitura na formação da criança, as especificidades da literatura infantil e a atuação do professor como mediador de práticas pedagógicas significativas. A pesquisa também se apoia na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB (1996), na Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2018), no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (1990), entre outras políticas pública voltadas aos direitos das crianças. Os dados da pesquisa revelaram iniciativas promissoras, como projetos e cantinhos de leitura, mas também evidenciaram desafios como acervos limitados, ausência de bibliotecas físicas e falta de apoio financeiro. Por fim, conclui-se que a literatura infantil pode, sim, ser uma poderosa ferramenta para formar leitores sensíveis e criativos, desde que esteja acessível, adequadamente utilizada e acompanhada por práticas pedagógicas que respeitem a infância como etapa única e importante do desenvolvimento humano.
- ItemO brincar e as brincadeiras no processo de aprendizagem da criança na educação infantil uma análise sob a perspectiva dos professores(Universidade do Estado da Bahia, 0025-08-06) Silva, Alessandra Serpa da; Tiano, Saionara dos Santos; Wanderley, Marta Maria Silva de Faria; Carvalho, Ana Jovina Oliveira Vieira de; Oliveira, Aderian Messias deEste trabalho tem como objetivo analisar a importância do brincar e das brincadeiras no processo de aprendizagem das crianças na Educação Infantil, a partir da percepção dos professores. A pesquisa do brincar e da brincadeira como elementos importantes para o desenvolvimento integral da criança, abrange aspectos cognitivos, emocionais, sociais e motores. Foi adotada uma abordagem qualitativa de pesquisa, utilizando entrevistas com docentes como principal instrumento de coleta de dados. Participaram da pesquisa 05 professores de educação infantil de uma rede particular da cidade de Barreiras-Bahia. Como suporte teórico o estudo teve como principais teóricos Kishimoto (2008), Base Nacional Comum Curricular (2017), Moylles (2002), dentre outros. Os resultados revelam que o brincar vai além do simples, sendo uma prática pedagógica significativa que estimula a criatividade, a autonomia e o aprendizado. Constatou-se que, quando as brincadeiras são planejadas de forma intencional e respeitam os interesses infantis, elas se tornam ferramentas essenciais no processo educativo. O estudo reforça a necessidade de valorizar o brincar como parte fundamental da prática docente na Educação Infantil.
- ItemAnálise temporal através do sensoriamento remoto da cobertura vegetal da bacia do rio Grande no oeste da Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 0027-06-24) Oliveira, Daniel da Silva de; Oliveira, Uldérico Rios de; Stefanelo, Daniela Rossato; Reis, Tadeu CavalcanteA Região Oeste da Bahia sofreu fortes mudanças no cenário ambiental ao longo dos anos devido à expansão do agronegócio. Nesse sentido é importante acompanhar a exploração dessa área para monitorar e gerenciar de forma confiável a bacia hidrográfica existentes no local. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo analisar temporalmente a cobertura vegetal a partir de imagens de sensoriamento remoto da bacia do Rio Grande ao longo de 30 anos. Foi realizada a espacialização e quantificação da vegetação nativa da bacia, identificando as mudanças ocorridas ao longo de 30 anos. Foi utilizado o Indice por Diferença Normalizada (NVDI) obtido através do processamento de imagens de satélite. Os resultados encontrados mostraram uma redução no indice de vegetação, onde as vegetações de intervalos > 0,30 (vegetação densa) teve uma constante redução no percentual vegetativo ao longo dos anos, e as vegetações com intervalos < 0,20 (solo expostos e áreas antropizadas) tiveram um aumento significativo. Portanto, com essa diminuição do índice de vegetação o solo tem ficado mais exposto, notando-se as alterações ao longo dos anos.
- ItemRelatório final de estágio supervisionado(Universidade do Estado da Bahia, 0027-06-24) Souza, Valquíria Olíveira; Lima Carneiro , Rodrigo; Ribeiro Barbosa, Nataly; Darklei dos Santos Silva, NaianeO estágio curricular visa aprimorar os conhecimentos adquiridos no decorrer do curso, através da prática na área de clínica médica, permitindo o desenvolvimento do discente na área de trabalho e na rotina clínica, os tornando preparados para assumir o papel de médico veterinário após formação acadêmica. Este relatório teve como objetivo relatar o que foi executado no campo de estágio curricular supervisionado na área de reprodução bovina e na área de clínica médica e cirúrgica de pequenos animais. Durante o estágio, respeitando-se o plano de trabalho previsto, as atividades programadas foram: Acompanhar o diagnóstico gestacional, com ênfase no número de vacas prenhes e vazias, Inicio do protocolo de IATF, auxiliar na identificação dos lotes que serão protocolados, repor os hormônios a serem aplicados nas fêmeas no momento do D0, montagem de aplicador de implante vaginal, aprender como montar o aplicador que será usado para a inseminação, aprender a fazer o cálculo de taxa de prenhez em cada propriedade. Assim como, acompanhar atendimentos clínicos, auxiliar na realização de exames de hemograma, bioquímico, e sumário de urina, participar de procedimentos ambulatoriais e cirúrgicos da rotina clínica, preparar matérias para cirurgia, e o centro 5 cirúrgico, monitorar o animal pós cirurgia como administrar sua medicação, realizar limpeza das baias e dos animais internados.
- ItemRelatório do estágio curricular supervisionado em Medicina Veterinária(Universidade do Estado da Bahia, 0028-06-24) Santos, Sthefany Duque dos; Silva, Naiane Darklei dos Santos; Souza, Diego Cabral de; Lima , Rodrigo CarneiroO presente trabalho tem como objetivo descrever as atividades realizadas no período de Estágio Obrigatório Curricular Área de Defesa Sanitária Animal que foi desenvolvido na Agência de Defesa Agropecuária (ADAB) no período de 129 dias, iniciando dia 05 de março de 2024 e terminando dia 12 de julho de 2024, totalizando 528 horas. Foi possível observar durante o período de estágio supervisionado na área defesa sanitária animal expressa a dificuldade do cumprimento dos programas de fiscalização que devem ser executados. Há programas que devem ser cumpridos, mas se tem recursos escassos para cumprimento de tais. A realidade operacional é de muita luta onde quando se coloca a experiência profissional pode se enxergar a importância da vigilância sanitária não só para sanidade animal e sim principalmente para saúde pública, além disso para economia do país. Durante o estágio houve uma extensão de conhecimentos sobre a atuação burocrática e a campo na área de defesa sanitária que atualmente divide suas atividades em realizar educação sanitária e repreensão de irregularidades. Diante disso, entende-se a importância do serviço veterinário de inspeção que trabalha principalmente com a profilaxia a fim de evitar a disseminação de doenças e garantir o bem-estar animal.
- ItemA intensificação do trabalho docente na educação básica e seus efeitos na qualidade dos processos de ensino e de aprendizagem(Universidade do Estado da Bahia, 0029-07-25) Teixeira , Aline dos Santos; Nepomoceno , Virna Carneiro da Silva; Silva , Darto Vicente da; Pereira , Neiva dos Santos; Amaral , Emília Karla de Araújo; Melo, Sandra Cristina Lousada deAo longo dos anos, a escola passou por mudanças que impactaram a organização e a realização do trabalho desenvolvido pelos professores. Novas demandas sociais adentram o espaço da instituição escolar e produzem efeitos diretos e indiretos sobre a atividade docente, as quais contribuem para torná-la mais árdua e complexa. Tendo isso em vista, o presente estudo teve por objetivo analisar como a intensificação do trabalho docente na educação básica produz efeitos na qualidade dos processos de ensino e de aprendizagem. Com base neste objetivo, o trabalho discute a docência como uma atividade profissional complexa e marcada por múltiplas demandas, que exigem dos professores um dispêndio considerável de tempo e energias. O referencial teórico foi respaldado, principalmente, nos escritos de Tardif e Lessard (2014), Libâneo (2006) e Viegas (2022). A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi inspirada na estratégia de unidade de análise proposta pelo estudo de caso, sendo realizada numa escola da rede pública de ensino do município de São Desidério-BA. Os resultados demonstram que novas exigências, somadas às antigas do ofício docente, têm provocado a intensificação do trabalho docente. No conjunto de múltiplos fatores que contribuem para isso, identificamos que os relacionados à inclusão dos alunos com necessidades específicas, ao excesso de demandas burocráticas e às atuais tensões nas relações com os estudantes foram os mais apontados pelos professores entrevistados.
- ItemEstereótipo de depreciação da mulher: aspectos dos funcionamentos discursivos do humor e do machismo(Universidade do Estado da Bahia, 2005-07-17) Camara, Amanda Rodrigues da Silva; França, Thiago Alves; Macedo, Juliete Bastos; Melo, Sandra Cristina Lousada deEste trabalho tem como foco a (re)produção do discurso machista sob a forma de humor no que diz respeito à materialização de estereótipos acerca da mulher. Neste estudo, abordamos essa questão a partir do programa de entretenimento humorístico “Tô de graça”, exibido na MultiShow, bem como a partir de piadas selecionadas do livro “Piadas sobre meninas: (para meninos lerem)”, do escritor Paul Hassada, a partir do qual selecionamos, para analisar, alguns recortes, os quais chamamos de Sequências Discursivas (SD), que têm ou pretendem ter efeito de humor, explorando a depreciação da aparência feminina e de suas capacidades. No total, neste trabalho, analisamos 15 SDs, sendo 6 (seis) produzidas a partir do Programa, e 9 (nove), do livro. Ao final desse estudo, pretendemos ter respondido o seguinte questionamento: como funcionam os discursosque, no programa “Tô de graça” e em piadas do livro “Piadas sobre meninas: (para meninos lerem)”, (re)produzem riso e humor a partir de estereótipos sobre a depreciação feminina? Para responder nossa pergunta de pesquisa, mobilizamos a Análise do Discurso (AD) como aporte teórico. No processo, refletimos sobre a necessidade de conscientização acerca de como essa linguagem humorística está sendo utilizada, levando em consideração os impactos que esses discursos humorísticos podem causar nos sujeitos.
- ItemA extensão como eixo transversal do ensino(2012) Martins, Nilza da Silva; Santos, Cleonice Ferreira; Santos, Jadeíres Carneiro; Silva, Queina de Lima