Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 299
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemO ensino de ciências para estudantes com TDAH: estratégias, desafios e percepções dos professores(Universidade do Estado da Bahia, 0007-12-23) Santos, Vanessa Dias dos; Oliveira, Fábio de; Cezar, Valdete Alves; Ribeiro, Carla Cassiana Lima de AlmeidaO Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade TDAH, é uma alteração do neurodesenvolvimento, que apresenta impactos significativos na vida social, pessoal e acadêmica do indivíduo, devido a disfunções no funcionamento das funções executivas que estão associadas ao córtex pré-frontal responsáveis pela regulação de comportamento, emoção, habilidades cognitivas. Conforme apontado pelo Ministério da Saúde a prevalência de crianças com TDAH no Brasil é de entre 6 a 17 anos é de 7,6%, no contexto escolar em relação à disciplina de ciências, que tem uma demanda maior de atenção e concentração para aprender os conceitos científicos e experimental, os prejuízos são significativos no processo de ensino e aprendizagem dos alunos com essa condição. Diante disso, objetivo geral desse estudo foi compreender os desafios enfrentados pelos professores na educação de estudantes com TDAH na disciplina de Ciências. A pesquisa foi realizada por meio de um questionário semiestruturado contendo 16 questões, para coleta de dados, com uma amostra de 8 docentes, todos graduados pela Universidade do Estado da Bahia - Campus IV – Barreiras no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Os resultados apontaram uma lacuna significativa na formação inicial dos professores, e a falta de formação continuada voltada para educação inclusiva, como o TDAH. O estudo também indicou a urgência de que as instituições educacionais se adaptem para oferecer suporte adequado aos professores, como a disponibilização de recursos didáticos especializados e a inclusão de profissionais, como psicopedagogos, na equipe pedagógica, que podem desempenhar um papel vital no apoio tanto aos alunos quanto aos educadores. O estudo destacou a importância de um ensino de Ciências mais inclusivo e bem informado, ressaltando que a educação de qualidade para alunos com TDAH depende de uma compreensão profunda de suas necessidades específicas e de estratégias de ensino adaptadas, que levem em conta as suas particularidades e dificuldades.
- ItemAvaliação dos principais desafios enfrentados para produção de banana pela comunidade indígena Tuxá, em Ibotirama, oeste da Bahia.(Universidade do Estado da Bahia, 09-12-23) Soares, Renan Freire dos Santos; Silva, Alberto Nascimento, Alberto; Santos, Jonatas Barros dos; Cruz, José de OliveiraEssa pesquisa buscou investigar os principais desafios enfrentados para produção de banana pela agricultura familiar na comunidade indígena Tuxá, localizada em Ibotirama – BA. Para este propósito, essa investigação foi realizada por meio de uma entrevista realizada com agricultores familiares da comunidade. Adicionalmente, também foi realizada análise química e física do solo para avaliação da situação dos solos utilizados na produção da cultura. Os dados indicam que nem todas as famílias dependem exclusivamente da agricultura, muitas possuindo outras fontes de renda. No entanto, a falta de acesso a programas sociais impacta o desenvolvimento da agricultura familiar, especialmente na bananicultura. Os desafios climáticos ocupam a segunda posição entre os obstáculos para a produção de bananas, seguidos por altos custos e baixo valor comercial. Apesar dos desafios, a maioria dos agricultores depende da agricultura como principal fonte de renda, atendendo aos mercados locais. A conclusão sugere que investimentos, políticas públicas e extensões universitárias podem transformar a realidade dos pequenos agricultores, promovendo melhorias, ampliando o alcance comercial e aprimorando a qualidade do produto final.
- ItemA contação de história sob o olhar de professoras da educaçâo infantil nos municípios de São Desidério-BA e Wanderley-BA(Universidade do Estado da Bahia, 0010-07-24) Santos, Bruno Joaquim de Oliveira; Souza, Mariara Lourenço Silva de; Wanderley, Marta Maria Silva da Faria; Pereira, Neiva dos Santos; CarvalhoThe study had as aim to describe how the storytelling, Ana Jovina Oliveira VieiraO estudo teve como objetivo descrever como ocorre a contação de história, sob o olhar de professoras da educação infantil de duas escolas localizadas nos municipios de São Desiderio-BA e Wanderley-BA. Para tanto, foram analisadas questões que envolvem o desenvolvimento da contação de história, por meio de investigação sobre a importância e outros quesitos que contemplam o trabalho com a contação de historia na educação infantil. Os dados foram obtidos por meio de um questionario com questões abertas e fechadas. Os principais teóricos que fundamentaram a pesquisa foram: Abramovick (2002), Fazenda (1993), Luckesi (1990) e Machado (2002), dentre outros. A metodologia envolveu a pesquisa de campo a abordagem nos inspirou foi a qualitativa. Os dados da investigação foram obtidos com dez professoras, sujeitos da pesquisa, de duas escolas: uma da rede publica municipal e outra da rede particular dos municipios de São Desidério-BA, Wanderley-BA. Os resultados indicaram que as professoras consideram importante e desenvolvem a contação de historia nas instituições de educação infantil em que trabalham, compreendendo a sua relevância para o interesse pela leitura e formação de leitores.
- ItemA percepção dos alunos do 9º ano sobre temáticas ambientais em escolas públicas de Barreiras-BA(Universidade do Estado da Bahia, 0023-11-22) Rocha, Daiana de Souza; Costa, Adilson Alves; Miranda, Maria Anália Macedo de; Stefanelo, Daniela RossatoAtualmente estudos têm divulgado que os impactos das Mudanças Climáticas são mais extensos e graves do que previamente estipulado mesmo depois de 70 anos de conferências climáticas, onde acordos estabelecidos e legislações ambientais foram criadas. Diante da perspectiva de que a Educação Ambiental Crítica é uma ferramenta indispensável no combate desses problemas, essa pesquisa teve como objetivo principal avaliar a percepção dos estudantes do 9º ano sobre temáticas ambientais, em escolas públicas do município de Barreiras-BA. Para isso, foi feito uma revisão bibliográfica a respeito do tema e aplicado um questionário nas turmas, através do qual foi evidenciado que os estudantes possuem uma percepção muito superficial dos problemas ambientais, mostrando desconhecimento da situação climática atual, demonstrando traços de uma Educação Ambiental Conservadora e Pragmática.
- ItemAnálise multitemporal da paisagem no perimetro Irrigado Barreiras Norte.(UNEB, 0024-06-22) Silva, Márcia Cristina Neres da; Oliveira, Uldérico Rios; Silva, Marcos Antônio Vanderlei; Neto, Joaquim Pedro SoaresO uso da agricultura através de práticas inadequadas de manejo pode levar a intensas modificações do solo desta forma é indispensável o monitoramento constante da paisagem de áreas agrícolas e, uma das principais formas de avaliar a cobertura da área consiste no uso de técnicas de geoprocessamento como o NDVI. Nesse sentido está pesquisa tem como objetivo realizar a análise temporal da cobertura vegetal através do emprego do Índice de diferença Normalizada no perímetro irrigado Barreiras Norte, localizado em Barreiras no Oeste Baiano. Para a realização da pesquisa foram utilizadas imagens do satélite Landsat 5 e 8 para os anos de 1985, 1998, 2011 e 2024 obtidas no catálogo do Serviço Geológico dos Estados Unidos - USGS. O processamento foi feito utilizando o sistema QGIS versão 3.24.14, onde foi realizado o processamento digital das imagens para a obtenção do NDVI e banda colorida - RGB. Os resultados demonstram mudança significativa na área ao longo dos anos de 1985 a 2024, sendo que houve a transição da mata nativa para área agrícola no ano de 1998 e, por isso, houve elevada presença de solo exposto neste ano, com posterior recuperação da cobertura vegetal no ano de 2011 e 2024 que apresentaram elevado percentual de áreas com vegetação densa, além disso, o NDVI demonstrou-se apto para acompanhar modificações na área ao longo do tempo. Conclui-se, portanto, que houve modificação na área durante os anos analisados e que o NDVI é capaz de realizar o acompanhamento de tais modificações.
- ItemA agricultura familiar em uma perspectiva de viabilidade econômica e social(Universidade do Estado da Bahia, 0024-07-12) Laranjeira, Deivd Renan Oliveira; Oliveira, Fábio de; Besnosik, Raquel Lima; Barbosa, Adriana GonçalvesA agricultura familiar é uma cultura advinda das características dos povos que formaram o Brasil, povos indígenas, africanos e os portugueses, visto isto, este trabalho procurar entender a viabilidade econômica e social desta cultura. Este estudo tem como objetivo investigar o papel da agricultura familiar na economia nacional, abordando um contexto histórico, avaliando desdobramentos sociais e o desenvolvimento sustentável, por meio de uma revisão bibliográfica, analisando trabalhos científicos, livros e revistas para coleta de dados. Sendo assim, por meio deste levantamento, observa-se a importância desta atividade cultural e produtiva para o crescimento econômico por meio de mercados e feiras livres, especialmente da região nordeste, além de assegurar a subsistência utilizando entidades assistenciais, como escolas e creches e disseminando questões socioambientais por meio de projetos governamentais. Contudo, a partir deste estudo se comprova a grande importância desta cultura para o desenvolvimento econômico do país, gerando renda e dignidade financeira, trazendo apoio assistencial à sociedade, proporcionando uma alimentação de qualidade a e saberes ecológicos para a preservação e do meio ambiente.
- ItemAs práticas pedagógicas de letramento literário no ciclo de alfabetização(Universidade do Estado da Bahia, 0024-07-15) Justo, Daniela de Souza; Oliveira, Caroline Campos da Silva de; Cunha, Débora Anunciação da Silva Bastos; Santos, Jânia Cardoso dos; Santos, Josânia SilvaO presente trabalho de conclusão de curso se propôs a realizar um levantamento e análise das práticas pedagógicas de letramento literário no ciclo de alfabetização, tendo como referência os conceitos de alfabetização e letramento, as habilidades de letramento discutidas pela literatura da área e a proposta pedagógica de uma sequência básica apresentada por Rildo Cosson (2006) que apresenta quatro etapas para o trabalho pedagógico com o letramento literário. A pesquisa de campo de cunho qualitativo, foi realizada em duas turmas de primeiro ano do ensino fundamental sendo uma de escola pública e outra de escola privada. Os dados foram coletados por meio de um roteiro de observação. Os resultados da pesquisa mostraram uma grande defasagem no trabalho pedagógico da escola pública no que concerne às práticas de letramento literário que deveriam ser desenvolvidas no processo de alfabetização. Na escola particular, embora seja dada maior atenção ao letramento literário, ainda há necessidade de avanços. Os dados como um todo indicam a necessidade de atenção à formação de leitores desde do ciclo de alfabetização.
- ItemRelatório final de estágio supervisional(Universidade do Estado da Bahia, 0025-06-25) Anjos, Jéssica Miranda dos; Silva, Vanessa Bonfim da SilvaO estágio complementa e aperfeiçoa o ensino ministrado na faculdade, pois além de possibilitar uma primeira experiência profissional e aprender a aplicar de forma prática os conhecimentos acadêmicos com pessoas capacitadas, tem-se a oportunidade de vivenciar o dia a dia de um médico veterinário numa agência de defesa agropecuária, além de aumentar a rede de contatos do aluno. As atividades realizadas ao longo do estágio foram: Vacinação assistida para febre aftosa; Inspeção em unidades de beneficiamento de carne e produtos cárneos; Vigilância ativa em granja avícola de corte; Vigilância ativa em granja avícola de postura; Vigilância ativa em granja avícola de postura no sistema de criação, popularmente, conhecido como “galinha feliz”; Vigilância ativa em indústria de laticínios; Atendimento de intercorrência no posto de fiscalização; Vigilância sorológica para influenza aviária.
- ItemRelatório final de estágio supervisionado(Universidade do Estado da Bahia, 0027-06-24) Souza, Valquíria Olíveira; Lima Carneiro , Rodrigo; Ribeiro Barbosa, Nataly; Darklei dos Santos Silva, NaianeO estágio curricular visa aprimorar os conhecimentos adquiridos no decorrer do curso, através da prática na área de clínica médica, permitindo o desenvolvimento do discente na área de trabalho e na rotina clínica, os tornando preparados para assumir o papel de médico veterinário após formação acadêmica. Este relatório teve como objetivo relatar o que foi executado no campo de estágio curricular supervisionado na área de reprodução bovina e na área de clínica médica e cirúrgica de pequenos animais. Durante o estágio, respeitando-se o plano de trabalho previsto, as atividades programadas foram: Acompanhar o diagnóstico gestacional, com ênfase no número de vacas prenhes e vazias, Inicio do protocolo de IATF, auxiliar na identificação dos lotes que serão protocolados, repor os hormônios a serem aplicados nas fêmeas no momento do D0, montagem de aplicador de implante vaginal, aprender como montar o aplicador que será usado para a inseminação, aprender a fazer o cálculo de taxa de prenhez em cada propriedade. Assim como, acompanhar atendimentos clínicos, auxiliar na realização de exames de hemograma, bioquímico, e sumário de urina, participar de procedimentos ambulatoriais e cirúrgicos da rotina clínica, preparar matérias para cirurgia, e o centro 5 cirúrgico, monitorar o animal pós cirurgia como administrar sua medicação, realizar limpeza das baias e dos animais internados.
- ItemAnálise temporal através do sensoriamento remoto da cobertura vegetal da bacia do rio Grande no oeste da Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 0027-06-24) Oliveira, Daniel da Silva de; Oliveira, Uldérico Rios de; Stefanelo, Daniela Rossato; Reis, Tadeu CavalcanteA Região Oeste da Bahia sofreu fortes mudanças no cenário ambiental ao longo dos anos devido à expansão do agronegócio. Nesse sentido é importante acompanhar a exploração dessa área para monitorar e gerenciar de forma confiável a bacia hidrográfica existentes no local. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo analisar temporalmente a cobertura vegetal a partir de imagens de sensoriamento remoto da bacia do Rio Grande ao longo de 30 anos. Foi realizada a espacialização e quantificação da vegetação nativa da bacia, identificando as mudanças ocorridas ao longo de 30 anos. Foi utilizado o Indice por Diferença Normalizada (NVDI) obtido através do processamento de imagens de satélite. Os resultados encontrados mostraram uma redução no indice de vegetação, onde as vegetações de intervalos > 0,30 (vegetação densa) teve uma constante redução no percentual vegetativo ao longo dos anos, e as vegetações com intervalos < 0,20 (solo expostos e áreas antropizadas) tiveram um aumento significativo. Portanto, com essa diminuição do índice de vegetação o solo tem ficado mais exposto, notando-se as alterações ao longo dos anos.
- ItemRelatório do estágio curricular supervisionado em Medicina Veterinária(Universidade do Estado da Bahia, 0028-06-24) Santos, Sthefany Duque dos; Silva, Naiane Darklei dos Santos; Souza, Diego Cabral de; Lima , Rodrigo CarneiroO presente trabalho tem como objetivo descrever as atividades realizadas no período de Estágio Obrigatório Curricular Área de Defesa Sanitária Animal que foi desenvolvido na Agência de Defesa Agropecuária (ADAB) no período de 129 dias, iniciando dia 05 de março de 2024 e terminando dia 12 de julho de 2024, totalizando 528 horas. Foi possível observar durante o período de estágio supervisionado na área defesa sanitária animal expressa a dificuldade do cumprimento dos programas de fiscalização que devem ser executados. Há programas que devem ser cumpridos, mas se tem recursos escassos para cumprimento de tais. A realidade operacional é de muita luta onde quando se coloca a experiência profissional pode se enxergar a importância da vigilância sanitária não só para sanidade animal e sim principalmente para saúde pública, além disso para economia do país. Durante o estágio houve uma extensão de conhecimentos sobre a atuação burocrática e a campo na área de defesa sanitária que atualmente divide suas atividades em realizar educação sanitária e repreensão de irregularidades. Diante disso, entende-se a importância do serviço veterinário de inspeção que trabalha principalmente com a profilaxia a fim de evitar a disseminação de doenças e garantir o bem-estar animal.
- ItemA extensão como eixo transversal do ensino(2012) Martins, Nilza da Silva; Santos, Cleonice Ferreira; Santos, Jadeíres Carneiro; Silva, Queina de Lima
- ItemProdução de coentro em função de doses do adubo organico bokashi(2017) Régis, Léa Márcia dos Santos; Reis, Tadeu Cavalcante; Cocozza, Fabio del Monte; Nunes, Heliab BonfimPara alcançar altas produtividades em hortaliças um dos fatores fundamentais é o manejo adequado da adubação. Assim, este trabalho teve como objetivo avaliar a produção do coentro em função de doses do adubo orgânico bokashi. O experimento foi conduzido em condições de campo na Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Campus IX, Barreiras, Bahia, no período de maio a junho de 2017. Foram avaliados cinco tratamentos, constituídos de diferentes doses de bokashi: T1: Testemunha (sem adubação); T2: 150; T3: 250; T4: 350; T5: 450 gramas/m2 . O delineamento experimental usado foi o de blocos ao acaso, com cinco tratamentos e quatro repetições. O coentro foi semeado 20 dias após a incorporação do adubo. A colheita foi realizada aos 37 dias após a semeadura. Foram avaliadas as seguintes características: altura de plantas; número de hastes por planta; matéria fresca da parte aérea; comprimento de raiz e massa seca da parte aérea. Com a adição de doses crescentes de bokashi, observou-se aumento linear da produção para a maioria das variáveis estudadas. Entre os tratamentos com bokashi, o que apresentou melhores resultados foi o de 450g m-2.
- ItemAvaliação da qualidade físico-química de polpas de maracujá congeladas comercializadas na cidade de Barreiras- BA(2017) Assis, Vera Marta Santos de; Cocozza, Fábio Del Monte; Louzada, Gisele Angélica de Souza; Schneider, Lucinéia CavalheiroO Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de maracujá, pois a fruta encontra condições favoráveis de desenvolvimento em regiões tropicais e subtropicais, por apresentar diversificada aptidão edafoclimática, maior rendimento de suco, maior acidez e maior produção por hectare. A qualidade de polpas de fruta é regulamentada pela Instrução Normativa N.1, de 07 de janeiro de 2000, que determina os Padrões de Identidade e Qualidade (PIQ). Esta resolução define polpa de fruta como sendo o produto não fermentado, não concentrado e não diluído, obtido de frutos polposos através de processo tecnológico adequado, com um teor mínimo de sólidos totais, proveniente da parte comestível do fruto. Assim, este trabalho teve como objetivo avaliar a qualidade físico-química das polpas de maracujá congeladas comercializadas na cidade de Barreiras-Ba. As análises foram realizadas no Laboratório de Processamento e Armazenamento de Produtos Vegetais, da Universidade do Estado da Bahia, Campus IX. O experimento foi montado em delineamento inteiramente casualizado (DIC), com quatro tratamentos( marca A, B, D e polpa artesanal) e cinco repetições. Foram analisadas 20 amostras, contendo 100g cada polpa.Determinou-se pH, acidez total titulável (ATT) e sólidos solúveis totais (SST), todos de acordo com as normas preconizadas pelo Instituto Adolfo Lutz.De forma geral, o tratamento in natura (controle) e os tratamentos 2 e 3 ( marca A e B), foram os que proporcionaram características mais satisfatórias quanto ao padrão de identidade de qualidade estabelecido pelo MAPA, em relação aos parâmetros teor de SST e pH.
- ItemSequestro de CO2 por sistema de integração- lavourapecuária na região oeste da Bahia(2017) Oliveira Junior, Wilton Barbosa de ; Soares Neto, Joaquin Pedro; Nunes, Heliab Bomfim; Reis, Tadeu CavalcanteUm grande desafio para a agricultura na contemporaneidade é contornar os problemas decorrentes de décadas de práticas agrícolas com elevada pressão sobre o meio ambiente, buscando, entre outros: a redução da erosão e da perda de fertilidade do solo, bem como do assoreamento de cursos d’água, a redução da poluição do solo e da água e a mitigação das emissões de gases de efeito estufa. Neste sentido, o presente trabalho traz em si uma análise sobre o Sequestro de CO2 por Sistema de Integração- Lavoura-Pecuária na Região Oeste da Bahia. Para isto, Foram abertos perfis em quatro pontos, nas profundidades de 0 – 0,10; 0,10 – 0,20; 0,20 – 0,30; e 0,30 - 0,40 m, nos quais foram coletadas amostras deformadas e indeformadas. Foram avaliadas as seguintes propriedades físicas do solo: macroagregados e microagregados, diâmetro médio ponderado e diâmetro médio geométrico, estoque de carbono por profundidade, estoque de carbono total e sequestro de CO2 total. Houve diferenças entre a agregação e o carbono total entre as áreas estudadas e entre o cerrado, sendo que a área de ILP1 alcançou maiores valores de carbono orgânico total.
- ItemPadronização de metodologia para extração de nematóides pelo método de peneiramento e flutuação em centrifuga com solução de sacarose (Método de Jenkins 1964)(2017) Ferreira, Luise Santos; Coimbra, João Luíz; Reis, Tadeu Cavalcante; Nunes, Heliab BomfimO diagnóstico de nematóides é feito em laboratório nematológico, com amostras de solo e raízes. Em laboratório as amostras passam pelo processo de extração que são desenvolvidas por métodos específicos para cada tipo de amostra, para amostras de solo o método usado é o de peneiramento e flutuação em centrifuga com solução de sacarose método de Jenkins1964. A partir da extração os nematoides são identificados e as espécies presentes na área são quantificadas, essas são informações indispensáveis para dar inicio a escolhas de qual melhor método de controle para a atual situação do campo. O trabalho teve como objetivo padronizar a metodologia usada no Método de Jenkins (1964) ou método do peneiramento e flutuação em centrífuga. Para estudar a melhor metodologia para extração os experimentos foram desenvolvidos em fatorial 2x3 sendo os fatores quantidades de solo (100 cc e 200cc) e volume de água (0,6L, 1L e 2L). Amostras de solo foram colocadas em balde plástico juntamente com a água e com as mãos o solo foi misturado com água e vertido em peneiras de 60, 200 e 500 mesh o material retido na peneira de 500 mesh é recuperado e colocados para centrifugar por 5 minutos a uma rotação de 1800 giros, após esse tempo o sobrenadante é descartado e adicionado solução de sacarose com densidade de 1,15 que é centrifugado por 1mim e o sobrenadante e vertido em peneira de 500 mesh onde são recuperados os nematoides extraídos que são visualizados em microscópio. A interação dos fatores quantidade de solo e volume de água apresentou diferença significativa entre todos os tratamentos compostos por 100 cc de solo e 0,6L, 1L e 2L. Para os tratamentos de 200 cc de solo e 0,6L e 1L de água não houve diferenças já para o tratamento de 2L de água apresentou diferença significativa quando comparado com os demais tratamentos. A extração Nematologica realizada com amostras de solo de 100 cc de solo e volume de 0,6 L de água apresentou-se melhor metodologia na quantificação de nematoides juvenis de segundo estagio.
- ItemEficiência de inseticidas químicos no controle do Bicudo (Anthonomus grandis) (Boheman, 1843) por contaminação tarsal e contato(2017) Sales, Cinara Ramos; Tamai, Marco Antônio; Martins, Mônica Cagnin; Ghazzaoui, Hannan Ali NunesO manejo de Anthonomus grandis (Boheman, 1843) nas lavouras deve envolver medidas integradas de controle, dentre essas medidas o uso de inseticidas químicos é indispensável. O objetivo desta pesquisa foi de avaliar os inseticidas químicos comerciais, para controle do bicudo em condições de laboratório e casa de vegetação quando aplicados isoladamente e em mistura com óleo. A pesquisa foi conduzida no Laboratório de Entomologia Agrícola da Universidade do Estado da Bahia, Barreiras-BA, de dezembro/2016 a abril/2017. O delineamento estatístico foi o inteiramente casualizado com quatro repetições e 27 tratamentos, com e sem óleo para os conduzidos em laboratório: T1) Testemunha (sem aplicação); T2) Acetamiprid CCAB® 200SP (0,10 Kg/ha); T3) Actara® 250WG (0,30 Kg/ha); T4) Ampligo® (0,25 L/ha); T5) Benevia® (0,75L/ha); T6) Bulldock® 125 SC (0,10 L/ha); T7) Connect® 112,5SC (1,00 L/ha); T8) Curyom® 550 CE (0,80 L/ha); T9) Danimen® 300EC (0,40 L/ha); T10) Engeo Pleno® 247EC (0,30 L/ha); T11) Exalt® (0,20 L/ha); T12) Fastac® 100SC (0,50 L/ha); T13) Fipronil® 800WG (0,05 L/ha); T14) Fury® 200EW (0,30 L/ha); T15) Fury® 400EC (0,15 L/ha); T16) Galil® SC (0,40 L/ha); T17) Imidacloprid Nortox® (0,35 L/ha); T18) Karate Zeon® 250CS (0,12 L/ha); T19) Lancer Gold® (1,00 Kg/ha); T20) Malathion® 1000EC (1,00 L/ha); T21) Pirate® (1,00 L/ha); T22) Pirephos® EC (0,60 L/ha); T23) Safety® (0,35 L/ha); T24) Singular® BR (0,05 L/ha); T25) Singular® BR (0,07 L/ha); T26) Talstar® 100CE (0,60 L/ha); T27) Voliam Flexi® (0,25 L/ha). Em casa de vegetação obedeceu ao mesmo delineamento com 12 tratamentos e 5 repetições: T1) Testemunha (sem aplicação); T2) Actara® 250 WG (0,3 kg/ha); T3) E. Benzoato CCAB® ; T4) Engeo Pleno® 247 EC (0,3 L/ha); T5) Lannate® BR (1,5 L/ha); T6) Lorsban® 480 BR (1,5 L/ha); T7) Malathion® 1000 EC (1,0 L/ha); T8) Marshal Star® (1,0 L/ha); T9) Pirate® (1,0 L/ha); T9) Pirephos® EC (0,6 L/ha); T11) Polytrin® (1,0 L/ha); T12) Singular® BR (0,05 L/ha). A aplicação dos tratamentos foi feita com pulverizador costal pressurizado a CO2 (4,0 bar e 150,0 L/ha). Após a aplicação, foram realizadas dez avaliações (1, 2, 3, 8, 22, 26, 32, 46, 50 e 56 horas), determinando o número de insetos mortos para o trabalho avaliado em laboratório, a avaliação da casa de vegetação foi feita em intervalo de 5 dias. Os dados obtidos para insetos mortos foram transformados em porcentagem, e então submetidos à análise estatística por meio do teste de Scott-Knott a 5%, para comparação de médias, utilizando o programa SASM-Agri. Para o teste conduzido em laboratório, sem a presença do óleo os produtos que se destacaram na ultima avalição foram: Acetamiprid CCAB® 200SP; Actara® 250WG; Curyim® 550CE; Engeo Pleno® 247EC; Fipronil® 800WG Nortox; Malathion® 100EC; Pirephos® EC e Singular® BR que se mostraram eficientes, com valores entre 95-100% de controle do inseto. Os inseticidas com adição de óleo que se destacaram foram: Acetamiprid CCAB® 200SP; Actara® 250WG; Connect® Curyim® 550CE; Engeo Pleno® 247EC; Fipronil® 800WG Nortox; Fury® 400EC; Lancer Gold® ; Malathion® 100EC; Pirate® ; Pirephos® EC e Voliam Flex® que apresentaram porcentagem de mortalidade acumulada de 94,7 a 100 % na eficiência do controle. O óleo aumentou a eficiência de controle dos inseticidas, Connect® 112,5SC; Fury® 400EC; Lancer Gold® ; Pirate® e Voliam Flex® . O teste conduzido em casa de vegetação ao quinto dia que foi o ultimo de avaliação apresentou como destaque os produtos, Lorbsan® 480 BR, Marshal Star® , Pirate® e Singular® BR onde faixa de controle desses produtos ficou entre 82 e 100% de eficiência.
- ItemEfeito da aplicação do hidróxido de cálcio (CA(OH)2) sobre os atributos químicos de um latossolo vermelho-amarelo distrófico típico(2017) Cunha, Weslei dos Santos; Reis, Tadeu CavalcanteA presença de acidez é uma característica marcante dos solos do Cerrado. Essa acidez, na maioria das vezes, não se limita apenas à camada superficial, se encontra também em subsuperfície, o que dificulta o crescimento das raízes de culturas cultivadas em razão de elevadas concentrações de íons Al3+ e da baixa disponibilidade de nutrientes. Esse trabalho teve como objetivo avaliar a eficiência do hidróxido de cálcio sobre os atributos químicos de um Latossolo Vermelho-Amarelo Distrófico tipico. Os tratamentos foram compostos por um fatorial 2x5, sendo utilizadas duas formas de aplicação de Ca(OH)2 (solubilizada em água e incorporada) em 5 doses crescentes(0; 2,5; 5,0; 7,5 e 10 t ha-1 ) equivalentes a PRNT de 100%. Os tratamentos foram dispostos em um Delineamento Inteiramente Casualizado (DIC) com 4 repetições, totalizando 40 unidades experimentais. Passados 90 dias da implantação do ensaio, foram analisadas, no Laboratório de Fertilidade do Solo da UNEB/Campus IX, variáveis químicas do solo relacionadas com a acidez, como pH, teores de H+ + Al3+, alumínio, cálcio e magnésio, em cada uma das 5 camadas. A forma incorporada de aplicação do Ca(OH)2 obteve melhor desempenho que a forma solubilizada nas camadas até 60 cm de profundidade. Com o aumento das doses incorporadas de Ca(OH)2, reduziu-se a acidez potencial (H+ + Al3+) e o teor de Al tóxico, além de ter ocorrido elevação do pH, aumento nos teores de Ca e Mg nas camadas subsuperficiais do solo.
- ItemControle de spodoptera frugiperda (J. E. Smith, 1797) de diferentes ínstares larvais por inseticidas químicos aplicados em folhas de algodão(2017) Bonfim, Lidiany Rayny de Jesus; Tamai, Marco Antonio; Martins, Mônica Cagnin; Carvalho Filho, Magno Rodrigues deO objetivo deste trabalho foi avaliar a eficiência de inseticidas químicos de ingestão para o controle de S. frugiperda no segundo, terceiro e quarto instares. As lagartas utilizadas nos experimentos foram oriundas de criação na Fazenda Modelo, localizada na cidade de Barreiras - BA. Foram avaliados 28 tratamentos, sendo 1 Testemunha (sem aplicação) e 27 inseticidas para cada instar larval estudado. O delineamento estatístico foi o inteiramente casualizado com 4 repetições sendo 10 lagartas por repetição para cada tratamento. A aplicação, após preparo e dosagem dos produtos, foi feita com pulverizador costal sob as folhas de algodão de plantas com 20 dias de emergência. Após a aplicação, as folhas foram transferidas para tubos de vidro contendo 1 lagarta/tubo, tamponados com algodão hidrofóbico, colocados em grades identificadas e mantidos em BOD a 25±1ºC e 12 horas de fotofase, avaliando diariamente pelo período de 5 dias. As folhas de todos os tratamentos foram substituídas após 3 dias por dieta artificial. A mortalidade acumulada de insetos na Testemunha (sem aplicação) foi de 2,5% após cinco dias de avaliação, evidenciando o bom estado de sanidade e vigor dos insetos utilizados. Nos três instares estudados, os melhores tratamentos apresentaram eficácia nas primeiras 24h. Para o segundo instar, os produtos que mostraram maior mortalidade, acima de 80%, foram Avatar® (400,0 mL e 600,0 mL), Benevia® (750,0 mL), Exalt® (75,0 mL, 100,0 mL e 125,0 mL), Lannate® BR (1,5 L), Larvin® 800 WG (500,0 g), Lorsban® 480 BR (1,5 L) e Pirate® (0,8 L e 1,0 L). No terceiro instar, os mais eficientes foram Avatar® (400,0 mL e 600,0 mL), Exalt® (100,0 mL e 125,0 mL), Lannate® BR (1,5 L), Larvin® 800 WG (500,0 g), Perito® (1,5 Kg) e Pirate® (0,8 L e 1,0 L). Já no quarto instar os melhores foram Larvin® 800 WG (500,0 g), Perito ® (1,5 Kg) e Pirate® (0,8 L e 1,0 L). Apenas os produtos Larvin® 800 WG (500,0 g) e Pirate® (0,8 L e 1,0 L) mostraram eficientes no segundo, terceiro e quarto instar, sendo indicado por serem inseticidas que possuem ampla eficiência em diferentes estágios larvais.
- ItemAvaliação do baculovírus AcMNPV no controle de diferentes instares larvais de Chrysodeixis includens (WALKER, 1858) E Spodoptera frugiperda (SMITH, 1797) em condições de laboratório(2017) Pereira, Jakiana Mendes; Tamai, Marco Antonio; Martins, Mônica Cagnin; Carvalho Filho, Magno Rodrigues deDentro do complexo de lagartas desfolhadoras da família Noctuidae no Brasil destacam-se as espécies Chrysodeixis includens e Spodoptera frugiperda pela elevada capacidade de causar danos às culturas da soja e algodão. Sendo assim a pesquisa teve como objetivo avaliar a eficiência do baculovirus AcMNPV no controle de C. includens e S. frugiperda no 1°, 2° e 3° instares larvais em condições de laboratório. A pesquisa foi conduzida no Laboratório de Entomologia Agrícola da Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Ciências Humanas Campus IX, em Barreiras - BA, no período de maio a setembro/2017. Avaliou-se a mortalidade diária de lagartas submetida a alimentação em folhas de soja (C. includens) e algodão (S. frugiperda) pulverizadas com quatro doses do baculovirus AcMNPV (50,0 mL, 100,0 mL, 150,0 mL e 200,0 mL/ha). O delineamento estatístico foi o inteiramente casualizado, com 5 tratamentos e 4 repetições, sendo cada repetição representada por 10 lagartas. Os valores de mortalidades foram submetidos à análise de variância por meio do teste de Scott-Knoot (1974), a 5% de probabilidade. Para o controle de C. includens os valores mais elevados de mortalidade acumulada de lagartas de 1º ínstar após 12 dias foram obtidos nas doses de 100,0 mL (57,0%) e de 150,0 mL e 200,0 mL (65,0%). Lagartas de 2º e 3º instares foram menos sensíveis ao vírus, com valores de mortalidade inferiores a 30,0% para as quatro doses do vírus. Para S. frugiperda não houve diferença significativa entre as doses de AcMNPV no controle do 1º ínstar larval, com valores acumulados aos 12 dias de 35,0% a 52,5%. Assim como ocorreu para C. includens, também para S. frugiperda a mortalidade acumulada aos 12 dias foi muito reduzida para lagartas infectadas no 2º e 3º instares larvais paras as quatro doses do vírus (≤ 15,0%).