Bacharelado em Ciências Contábeis - Interdepartamental - DEDC13
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- ItemA contabilidade como instrumento gerencial do produtor rural: o caso dos membros da APARSVA no município de Itaberaba (BA)(2018-07-06) Ribeiro, Humberto OliveiraO presente estudo tem por objetivo analisar a perspectiva dos pequenos agricultores rurais em relação à contabilidade enquanto instrumento gerencial da atividade rural. Os pequenos agricultores rurais não dão a devida importância à contabilidade, tendo em vista que suas maiores preocupações dizem respeito à aposentadoria e a possíveis financiamentos bancários para o desenvolvimento da atividade agropecuária. Para alcançar o objetivo proposto desenvolveu-se um estudo de caso, pelo fato deste ser considerado um método científico de pesquisa, cujo conjunto de técnicas para a coleta de dados acerca dos valores, práticas e comportamentos do grupo pesquisado apresenta os subsídios necessários a um relato escrito fiel do fenômeno estudado, a partir de fontes bibliográficas, a exemplo de livros, artigos de periódicos e materiais disponíveis na Internet em sities como a Receita Federal do Brasil e COSIF, bem como a legislação vigente. Quanto aos objetivos, esta pesquisa teve um cunho descritivo, com abordagens qualitativa e quantitativa. Os resultados indicam que os pequenos agricultores rurais não demonstram interesse nos aspectos contábeis em sua amplitude, quando utilizam os serviços de profissionais contábeis, os agricultores então preocupados apenas com a possibilidade/necessidade de pleitear benefícios e/ou financiamentos. Conclui se que os referidos agricultores necessitam de capacitação para melhor compreender seus direitos e obrigações, bem como os benefícios proporcionados pelo apoio de órgãos de fomento ao desenvolvimento agropecuário e dos serviços contábeis.
- ItemA contabilidade gerencial enquanto subsidio à gestão empresarial(2017-07-05) Santos, Everilda Oliveira dosEste estudo tem como objetivo evidenciar o papel desempenhado pela contabilidade gerencial no processo de Tomada de decisão. O gênero metodologia teve a seguinte trilha: método indutivo; tipologia quanto aos objetivos do estudo – exploratória; natureza da abordagem – qualitativa; exposição quanto ao objeto da investigação – teórico, pois trata-se de artigo de revisão, a partir da literatura existente. Os resultados alcançados assinalam que, ocorrendo a interação entre a contabilidade e os gestores, e os processos estruturados, estes passam a ser executados de maneira correta, utilizando-se de relatórios desenvolvidos adequadamente para cada fase do processo, minimizando os riscos nas tomadas de decisões. Conclui-se que o resultado principal da investigação apontou que a contabilidade com suas ferramentas, é capaz de analisar os fatos já ocorridos, podendo projetar-se, medindo desempenho e avaliando os impactos financeiros da organização, subsidiando os gestores nas suas decisões, além propiciar o estabelecimento de padrões para solucionar os problemas encontrados e mitigar erros e falhas nos processos encontrados nas instituições públicas, empresas privadas e entidades do terceiro setor.
- ItemA importância da contabilidade gerencial para micro e pequenas empresas no município de Itaberaba (BA)(Universidade do Estado da Bahia, 2018-07-15) Dias, Nailma Fraga Neves de Oliveira; Santos, Luiz Carlos dos; Miranda, Valdir dos Santos; Santos, Luiz Carlos dos ; Barros, AntônioEste trabalho é resultado da pesquisa realizada na área da Contabilidade Gerencial, apresenta a importância deste ramo de atuação para o processo da tomada de decisão. Teve por objetivo geral elucidar a compreensão dos gestores das micro e pequenas empresas, situadas no município de Itaberaba (BA), sobre a importância da contabilidade gerencial. A metodologia utilizada lastrou-se no método indutivo; a tipologia quanto aos objetos da pesquisa - descritiva; natureza da abordagem – quantitativa e qualitativa; quanto a da exposição do objeto investigativo – cunho teórico-empírico; fontes: bibliográficas, a partir de livros e periódicos; - documental, mediante relatórios; - eletrônicos por intermédio de sites de natureza contábil, desde que confiáveis, e-books, revista eletrônica do Conselho Federal de Contabilidade e Google Acadêmico. No âmbito da parte empírica desta pesquisa, o universo foi constituído pelas empresas da cidade de Itaberaba; delimitado como amostra a partir de critério aleatório, 10 empresas situadas no centro comercial da referida cidade. O instrumento utilizado para coleta de dados, foi o questionário em dois modelos: “A” destinado aos empresários; e, “B” voltado aos profissionais contábeis, ambos com questões abertas e fechadas. Quanto aos resultados analisados compreende-se que as MPE’s pesquisadas usufruem dos serviços contábeis para manter-se regularizado com as obrigações impostas pela legislação. Constatou se que (90%) fazem uso do fluxo de caixa, e todos usam o controle de contas a pagar, controle de contas a receber, controle de custos e despesas, verificando que as micro empresas usam controles mais simples no seu cotidiano. Conclui-se que apesar dos pesquisados afirmarem terem conhecimento sobre a contabilidade gerencial, a maior preocupação dos microempresários é atender as exigências do Fisco. Os objetivos (geral e específicos) foram alcançados, uma vez que estes revelaram a importância da Contabilidade Gerencial para a vitalidade das micro e pequenas empresas.
- ItemA metodologia Lean aplicada a melhoria de processos administrativos(2021-12-03) Souza, Carlos Ariel Silva DeO lean é um modelo de gestão desenvolvido pelo sistema Toyotista, onde tem-se como objetivo fazer mais com menos ou mais com o mesmo, eliminando os desperdícios e maximizando os lucros de maneira eficiente e eficaz. O responsável pela criação deste sistema é o engenheiro da Toyota, Taiichi Ohno e seu precursor: Sakichi Toyoda. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo geral compreender a contribuição da metodologia lean aplicada à melhoria de processos administrativos por meio de estudo de caso. A metodologia adotada na pesquisa tem o seguinte enquadramento: método – estudo de caso; tipologia quanto aos objetivos do estudo – exploratória; natureza de abordagem – qualitativa; natureza da exposição do objeto investigativo – teórico-empírico; fontes de pesquisa quanto a origem – bibliográfica, documental e eletrônica. Enquanto resultados alcançados entende-se que os objetivos do estudo foram atingidos porque exemplifica uma organização com os princípios lean bem estruturados com garantia de grande relevância para a tomada de decisão, margem de crescimento e redução de custo, refletindo positivamente em seus resultados. Assim, a supramencionada está em evolução contínua e com diferencial competitivo. Pelo exposto, conclui-se que é imprescindível a aplicação do lean office dentro das organizações, além de ressaltar que involuntariamente contribui para a formação pessoal do quadro pessoal, traz expertise ao time em relação a mudanças ou ações positivas na resolução de problemas na empresa.
- ItemA relevância do backup em escritório de pequeno porte em Itaberaba: um estudo de caso(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-10) Araújo, Joelton Oliveira de; Santos, Luiz Carlos dos; Miranda, Valdir dos Santos; Macedo, Carlos Henrique de; Santos, Luiz Carlos dosO presente Trabalho de Conclusão de Curso teve por objetivo evidenciar a relevância do backup em um escritório de contabilidade de pequeno porte. O desenvolvimento desta pesquisa se deu com um estudo de caso sobre o uso do backup como ferramenta de trabalho, buscando um maior detalhamento do assunto. Para alcançar o objetivo proposto, este estudo contemplou a seguinte trilha metodológica: método – indutivo; tipologia quanto aos objetivos – exploratória com contornos descritivos; natureza da abordagem – predominantemente qualitativa; tipo de exposição do objeto de pesquisa – teórico-empírico; fontes de pesquisa – bibliográfica, utilizando-se de livros, periódicos e artigos acadêmicos, eletrônicos – sites especializados, e-books e pesquisa de campo, com aplicação de um questionário. O universo compreendido pela pesquisa foi um escritório de contabilidade da cidade de Itaberaba. Os resultados alcançados apontam que o backup se apresenta como uma solução adequada para a guarda e segurança de dados, no entanto, necessita-se de um planejamento estratégico e um plano de contingência bem elaborado; mais de um meio para arquivamento, como o armazenamento em uma empresa especializada e o backup em nuvem; além de capacitação de todos os funcionários da empresa para o uso adequado da ferramenta. Concluiu-se, portanto, que o backup como cópia de segurança é um instrumento extremamente importante em qualquer ambiente, principalmente no corporativo, pois, a criação de uma política de backups é crucial para que a empresa possa ter uma infraestrutura mais confiável, capaz de responder de maneira eficaz e eficiente aos incidentes e desastres, evitando transtornos e trazendo mais segurança, possibilitando a continuidade de negócios da empresa.
- ItemA rotina da área fiscal do escritório alfa de contabilidade e consultoria, em Itaberaba (BA)(2017-07-06) Silva, Jaedson AlmeidaEste trabalho teve como objetivo analisar as atividades do escritório de contabilidade e consultoria Alfa, em Itaberaba (BA), detalhando a rotina no setor fiscal. O método utilizado foi o estudo de caso; a tipologia quanto aos objetivos, foi a exploratória; já a natureza da abordagem enquadrou-se como qualitativa; o tipo de exposição do objeto foi de cunho teórico-empírico, tendo como fontes bibliográficas livros e como fontes eletrônicas sites especializados, e-books e artigos eletrônicos; no que tange à parte empírica, empregou-se pesquisa documental, valendo-se da observação realizada em estágio supervisionado, registrada em relatório de estágio pelo autor. Enquanto resultados alcançados, evidenciaram-se a importância das atividades realizadas nos escritórios de contabilidade, em especial, na área fiscal. Explanaram-se, ainda, como os conhecimentos da contabilidade gerencial, tributária e de escrituração fiscal são importantes para desenvoltura das atividades de um profissional de contabilidade. Conclui-se, portanto, que o artigo mostrou como o trabalho em escritório contábil, mais especificamente o setor fiscal, contribui para o bom funcionamento das empresas e seu desenvolvimento sustentável.
- ItemA utilização do método de custeio variável e aplicação do Mark-up na formação do preço de venda em uma microempresa: um estudo de caso em Itaberaba(2023-07-07) Sousa , Antônio Alcenir Chaves deEste artigo tem por objetivo evidenciar para a importância do custeio variável na aplicação da formação de preço de venda, utilizando o mark-up. Trata-se de um estudo de caso de microempresa localizada em Itaberaba, cuja tipologia quanto aos objetivos do estudo tem caráter exploratório, natureza de abordagem qualitativa com nuances quantitativas, cunho teórico-empírico, sendo aplicada a técnica de entrevista estruturada tanto para o gestor quanto para o contador, fundamentada em fontes de pesquisa bibliográfica, documental e eletrônica. Os resultados apurados revelam que, apesar da importância do custeio variável bem assim da relevância da aplicação do mark-up na precificação de mercadoria, a empresa estudada não conseguiu, ainda, adotar tais estratégias por falta de pleno conhecimento acerca das mencionadas metodologias. No tocante ao custeio variável tem-se como técnica comum na formação do preço de venda, separando custos fixos e variáveis e considerando apenas os últimos, de forma a ajustar preços sem prejudicar a lucratividade e é útil para empresas com alta variação no volume de produção, é uma ferramenta importante para analisar a viabilidade de produtos, sendo adequado para análises em curto prazo, porém não é aceito pela legislação para fins contábeis e legais em demonstrações financeiras externas do imposto de renda, já que diminui o lucro da empresa no período em relação ao custeio por absorção. No que se refere ao mark-up serve como índice utilizado para precificação de mercadorias/produtos, calculado a partir dos custos fixos e variáveis de uma empresa, custo de produção da mercadoria e margem de lucro pretendida.
- ItemAlavancagem operacional: sua importância na gerência das empresas(Universidade do Estado da Bahia, 2020-03-14) Tanan, Lucas de Oliveira Santana; Santos, Luiz Carlos dos; Miranda, Valdir dos Santos; Silva, AdemirO presente estudo teve como objetivo analisar o grau de importância da alavancagem operacional na tomada de decisões, sendo abordadas informações gerenciais de custos e aspectos ligados ao lucro e volume de produção/vendas. O percurso metodológico teve a seguinte trajetória: método – dedutivo; tipologia quanto aos objetivos – descritiva; natureza da abordagem – qualitativa com nuances quantitativas; natureza da exposição do objeto investigativo de cunho teórico, ou revisional; fontes de pesquisa – bibliográfica, mediante livros em formato físico; documental, por meio de normas técnicas; e eletrônica, através de conteúdo localizado em sites especializados. Os resultados alcançados com base no estudo teórico dos aspectos relativos à contabilidade gerencial, contabilidade de custos, e demonstrações contábeis; juntamente com a aplicação de exemplos fictícios do uso da alavancagem operacional demonstraram a relevância desta ferramenta em influenciar na modificação da estrutura de custos de determinada empresa com base na verificação do grau de alavancagem operacional. Para isso, é de grande importância que o gestor possua a capacidade de classificar corretamente os custos e as despesas da organização em fixos ou variáveis, compreenda como é calculado o ponto de equilíbrio e a margem de contribuição, sendo necessário também promover a análise de fatores externos associados às vendas. Foi evidenciada a variação do grau de alavancagem operacional com relação à mudança do valor de custos fixos e também à mudança dos custos variáveis, além da projeção de lucros com base na estimativa do volume de vendas após determinado tempo. Constatou se que quanto maior o grau de alavancagem operacional, maior variação nos lucros pode ser alcançada, embora a empresa esteja mais suscetível ao risco de grandes perdas. Outro ponto a ser notado refere-se à alavancagem operacional apresentar limitação quanto à existência de custos fixos não repetitivos. Portanto, a utilização de tal ferramenta auxilia os gestores na tomada de decisões quanto à estruturação dos custos, devendo-se considerar os devidos riscos e o fator limitante mencionado nesta pesquisa.
- ItemAnálise das reformas tributárias brasileiras em atendimento à justiça distributiva(2021-12-03) Brandão, Mauricio NunesEste trabalho tem como objetivo o estudo das propostas de Emenda à Constituição números 45 e 110, bem como o Projeto de Lei nº 2337/2021 sob a ótica de distribuição de renda, mediante aumento do poder de compra das classes menos favorecidas. A metodologia utilizada apresenta-se com a seguinte síntese: método – dedutivo; tipologia quanto aos objetivos do estudo – exploratória; natureza de abordagem – qualitativa; natureza de exposição do objeto investigativo – teórica; fontes de pesquisa – bibliográfica, em formato impresso, tais como livros e artigos; fontes documentais, mediante arquivos públicos e eletrônicos, por intermédio de e-books, monografias, dissertações e teses. Enquanto resultados alcançados, apurou-se que o Brasil tem a segunda maior concentração mundial de tributação no consumo ao invés da renda ou do patrimônio; a citada Emenda Constitucional nº 45 apresenta-se como forma de reunir em um único imposto, o IBS, porém impactará na tributação de consumo e serviços, enquanto a Emenda Constitucional nº 110, prevê a reunião de nove tributos, ambas Emendas, prevendo devolução de impostos pagos a pessoas de classes sociais menos favorecidas, através de lei complementar; já o Projeto de Lei 2337/2021 surge como correção da tabela do Imposto de Renda, mas não tem alinhamento com a justiça distributiva por meio da tributação, uma vez que não eleva a carga tributária sobre renda/patrimônio, não mexe na tributação sob o consumo. Conclui-se do estudo, que nenhuma das propostas (Emendas e Projeto de Lei) se apresenta como solução de justiça distributiva tributária, permanecendo o status quo – carga tributária injusta para as classes menos favorecidas.
- ItemAnálise de viabilidade econômico-financeira na prestação dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário, pela Embasa, no município de Ruy Barbosa (BA)(Universidade do Estado da Bahia, 2019-09-13) Oliveira, Diogo dos Santos; Santos, Doutor Luiz Carlos dos; Miranda, Valdir dos Santos; Silva, AdemirA presente investigação teve por objetivo analisar a capacidade orçamentária da EMBASA, no Município de Ruy Barbosa (BA), para custear os serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário, garantindo investimentos no setor. A metodologia utilizada teve o seguinte percurso: método estudo de caso; tipologia quanto aos objetivos – descritiva e exploratória; a natureza da abordagem – quantitativa e qualitativa; tipo de exposição ao objeto investigativo – teórico-empírica; fontes – bibliográfica, documental e eletrônica; universo – colaboradores da UNE/EMBASA; amostra – profissionais de áreas estratégicas da UNE; técnicas de coleta de dados – questionário e entrevista. Os resultados alcançados no estudo de caso revelaram que o município de Ruy Barbosa possui uma capacidade econômico financeira insuficiente para custear os serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário e garantir investimentos para o setor num horizonte contratual de 30 anos, à vista disso será necessário o cumprimento de condicionantes e premissas técnicas, caso os recursos investidos não sejam recuperados em eventos presentes no contrato. Constatou-se nos achados empíricos que 100% dos respondentes sinalizam o serviço de esgotamento sanitário como o mais carente de investimento no município e todos expressam saber da existência de um planejamento orçamentário destinado as demandas locais. Além do mais, apontou-se que os serviços prestados pela EMBASA necessitam de aplicações da ordem de R$ 60 a R$ 90 milhões, entretanto, metade dos inquiridos não demonstram conhecer o fluxo entre as receitas e despesas geradas no município. Quanto à contribuição da entrevista, destaca-se que a PPP pode ser uma boa alternativa para a sustentabilidade econômica da empresa, caso o foco continue sendo a universalização e a acessibilidade dos serviços. Por outro lado, o Projeto de Lei n° 3.261, em tramitação, oferece risco às companhias estaduais devido à imposição de licitar, o que abre caminho para as empresas privadas. Conclui-se que os objetivos foram alcançados uma vez que o intento geral se ancorou aos escopos específicos e evidenciou que Ruy Barbosa não gera receita suficiente para custear os serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário, apresentando prejuízo operacional da ordem de R$ 9.435.983 milhões, quiçá custear o fluxo de investimentos projetados referentes a R$ 51.414.661 milhões.
- ItemConsultoria tributária: ferramenta estratégica para redução de riscos fiscais e diminuição da carga tributária(2023-07-07) Oliveira , Andreia FragaO presente artigo tem por objetivo geral compreender a importância da consultoria tributária para auxiliar as organizações de modo a reduzir seus riscos fiscais, evitando futuras autuações e diminuindo a sua carga tributária. Trata-se de pesquisa revisional, de natureza qualitativa, orientada pelo método dedutivo e técnica descritiva, fundamentada em fontes bibliográficas, documentais e eletrônicas. Enquanto resultados alcançados, constata-se que a consultoria tributária não se circunscreve a procedimento de auditoria, e sim, estratégia em expansão no mundo hodierno, capaz de regularizar o recolhimento de tributos diretos e indiretos, na perspectiva da redução do custo tributário das organizações, muitas vezes pago de maneira indevida. Conclui-se do estudo que, por meio da consultoria tributária, as empresas podem ampliar sua performance relativamente ao fluxo de caixa e, para além disso, prevenirem-se de eventuais atuações do fisco nas três esferas. Espera-se que a presente pesquisa se some a outros escritos congêneres e tenham eco nas corporações, lideradas por federações – comércio, indústria, agricultura, serviços e o Conselho Regional de Contabilidade da Bahia (CRC-BA).
- ItemContabilidade social: um olhar sobre o programa bolsa família no município de Lagoa Real-BA.(2018-07-03) Silva, Janio Gonzaga DaO presente estudo propõe-se a compreender a importância do Programa Bolsa Família no município de Lagoa Real e sua contribuição para geração e distribuição de renda, com o intuito de ampliar os conhecimentos científicos, com ênfase na contabilidade social e seus meios, já que esta proporciona a análise dos impactos sobre a circulação da riqueza entre a entidade e a sociedade. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com autores, tais como Aranha (1993), Duarte (2008), Mendonça (2008), Mourão (2008), Paulani (2007), Ramos (2017), Rosa (2006), Rossetti (1995), Schimidt (1998), Souza (2010), Zimmermann (2004), Zylberberg (2008). Posteriormente, realizou-se uma entrevista com a assistente social do referido município e aplicou-se um questionário semiestruturado a 10% das famílias beneficiadas, com o intuito de obter informações sobre o funcionamento e impactos do Programa para Lagoa Real. Justifica-se a realização deste estudo abrangendo o tema sobre o Programa Bolsa Família aliado à Contabilidade Social como ferramenta de mensuração, considerando as hipóteses de que o Programa diminui a carência econômica das famílias em situação de pobreza, atendendo as necessidades básicas. Deste modo, foi possível analisar que o Programa é de extrema importância para o município, auxiliando não só no crescimento da economia local, mas também no desenvolvimento da mesma, visto que 90,7% das famílias pobres do município recebem o benefício.
- ItemControle externo: um instrumento de avaliação das licitações municipais(2017-07-05) Santos , Samara SouzaO presente estudo foi elaborado tendo como objetivo evidenciar a relevância que o Tribunal de Contas dos Municípios Bahia – TCM tem, enquanto controle externo como órgão fiscalizador nas licitações da Prefeitura Municipal de Itaberaba. Utilizou - se na investigação o método indutivo, com pesquisas bibliográfica e utilização de sites, legislação especifica, revistas e pesquisa de campo. Tem-se como resultado que o TCM-BA é atuante nos processos licitatórios e com o apoio do controle interno municipal buscam melhorar a qualidade da gestão pública de Itaberaba, evitando-se erros ou inconformidades e adotando medidas saneadoras contra possíveis irregularidades na análise de todo o processo. A investigação tem por conclusão que o TCM em função dos poderes que lhe são atribuídos adotam medidas saneadoras contra possíveis irregularidades ou erros na análise de todo o processo licitatório e para reparar tais acontecimentos notificam os responsáveis e orienta a melhor maneira de seguir as leis pertinentes promovendo eventos para qualificação dos gestores.
- ItemCooperativismo de crédito: instrumento de desenvolvimento econômico endógeno e equilíbrio social(Universidade do Estado da Bahia, 2018-12-07) Neves, Franciele Bomfim; Santos, Luiz Carlos dos; Miranda, Valdir dos Santos; Macedo, Carlos Henrique de; Santos, Luiz Carlos dosO presente trabalho monográfico objetivou apresentar as contribuições da cooperativa de crédito local para a ascensão econômica da cidade de Itaberaba (BA). Para elucidação da problemática, o percurso metodológico compreendeu: método hipotético dedutivo; no que tange à tipologia quanto aos objetivos teve caráter exploratório, com contornos descritivos; em relação à natureza da abordagem delimitou-se como quantitativa e qualitativa; no tocante à natureza da exposição do objeto, caracterizou-se como teórico-documental; em termos de fontes tiveram como bases pesquisas bibliográficas, documentais e eletrônicas; no que concerne à parte documental, utilizou-se dados estatísticos referentes ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para fins de comparação com cidades circunvizinhas que não possuem cooperativa de crédito. Enquanto resultados alcançados apurou-se que a localidade onde atua a cooperativa de crédito possui o índice de desenvolvimento humano mais elevado, entre as demais cidades da localidade, portanto, conclui-se que a cooperativa de crédito trouxe benefícios significativos ao longo dos anos ao município de Itaberaba (BA).
- ItemEmpreendedorismo: razões de fechamento precoce do negócio(2021-12-03) Santos, Andréa PassosO atual estudo teve como objetivo geral evidenciar os principais motivos relacionados ao fechamento precoce de empresas bem como apresentar soluções que podem ajudar a minimizar esse problema. Deu-se início apresentando os motivos que levam pessoas a arriscarem a abertura do seu próprio negócio e problemas consequentes da falta de organização adequada e estudo de dados, verificando pontos que serviram de motivo para culminar no fim de uma empresa e analisando como o plano de negócio pode contribuir para o não fechamento. A metodologia utilizada nesta produção compreendeu: método dedutivo; tipologia quantos aos objetivos de cunho explicativo; natureza de abordagem de caráter quantitativo e qualitativo; natureza da exposição do objeto investigativo de ordem teórico-empírica, apoiada em fontes bibliográficas, documentais e eletrônicas, sendo que na pesquisa de campo recorreu-se à técnica da entrevista com o intuito de buscar informações com ex- empresários a respeito do seu antigo negócio e o fechamento dele. Dentre os resultados alcançados, detectou-se que: criatividade, inovação, liderança, conhecimento técnico e atualização contínua são fatores preponderantes em qualquer empreendimento; o planejamento de um negócio se faz necessário para a sua permanência no mercado, com destaque à existência de capital de giro. Concluiu-se que o plano de negócios é fundamental para a administração de uma empresa minimizando os problemas que podem resultar na extinção de uma sociedade jurídica.
- ItemÉtica: a importância na profissão contábil(2017-07-10) Santos Neto , Geraldo José DosEste presente artigo teve o objetivo de investigar a ética enquanto ramo da ciência que visa estudar os códigos e valores morais aos quais os indivíduos são submetidos, bem como os comportamentos individuais segundo a moral inserida em determinada sociedade, ao longo da história. O percurso metodológico teve o seguinte delineamento: método dedutivo; tipologia quanto aos objetivos de ordem exploratória; natureza da abordagem qualitativa; exposição quanto ao objeto investigativo teórico-empírica, apoiada em fontes bibliográficas e eletrônicas, além de ter se valido da pesquisa de percepção de diferentes profissionais, atuantes na área contábil. Mediante investigação empírica, foi possível notar que a ética impõe obrigações e deveres para aqueles que militam no labor contábil, devendo cada contador observar, atender, respeitar e praticar a ética na sua plenitude. Isto é válido, também, deve se estender ao convívio familiar e social convívio. Concluiu-se que o profissional contábil deve adotar uma postura ética perante o desenvolvimento de suas atividades, necessitando ter autonomia para que tudo ocorra de forma eficaz na prestação dos serviços, no fornecimento das informações e avaliações econômicas financeiras acerca do patrimônio de aziendal e das pessoas físicas, para tomada de decisões.
- ItemImpactos da pandemia do Covid-19 no funcionamento dos bares e restaurantes noturnos da cidade de Itaberaba/Ba: análise dos danos causados(2022-07-08) Santos, Adria de JesusA presente pesquisa teve por objetivo evidenciar os impactos do COVID-19 no funcionamento dos bares e restaurantes de Itaberaba, estado da Bahia. Para alcançar o objetivo proposto, este estudo utilizou-se do seguinte percurso metodológico: método – dedutivo e estudo de casos múltiplos; tipologia quanto aos objetivos do estudo – exploratória com contornos descritivos; natureza da abordagem – recaiu nas vertentes quantitativa e qualitativa; tipo de exposição do objeto de pesquisa – teórico-empírico; fontes de pesquisa – bibliográfica, utilizando-se de livros, periódicos e artigos acadêmicos, eletrônica – sites especializados, e-books, resultado de pesquisas, legislação em formato digital e pesquisa de campo, cujos dados foram obtidos por meio da aplicação de um formulário. O universo compreendido pela pesquisa de campo foi constituído pelos proprietários de bares e restaurantes noturnos da cidade de Itaberaba. Para possibilitar o desenvolvimento desta pesquisa o critério amostral adotado foi o aleatório, tendo em vista não ter sido possível trabalhar com, pelo menos, 20% do universo, como apregoam os estatísticos. Assim, a iniciante da pesquisa, para além da referida justificativa, deparou-se com - tempo limitativo para conclusão do TCC; procurou os estabelecimentos (bares e restaurantes) mais próximos de sua residência. Os resultados alcançados sinalizaram que o planejamento financeiro é extremamente necessário para a manutenção da saúde financeira de uma empresa ainda que ela seja de pequeno ou médio porte, pois através dele o empreendedor pode prevenir se tornando-se apto a passar por situações imprevisíveis. Concluiu-se com a pesquisa que os empreendedores em geral, principalmente os micro e pequenos empresários precisam buscar um preparo com profissionais qualificados procurando prevenir-se para situações adversas semelhantes ao surgimento da pandemia do COVID-19.
- ItemLei de responsabilidade fiscal: Gastos de Pessoal X Lei da Terceirização(2017-07-10) Oliveira , Elisana AragãoEsta investigação teve como objetivo geral analisar os aspectos jurídicos da Lei de Responsabilidade Fiscal, sob a ótica com gastos de pessoal, levando em consideração a terceirização preconizada na Lei Federal nº 13.429/2017. O percurso metodológico teve o detalhamento adiante discriminado: método dedutivo; tipologia quanto aos objetivos de caráter exploratórios com contornos descritivos; natureza de abordagem qualitativa; forma de exposição do objeto investigativo teórico-empírica; fontes de pesquisa – bibliográfica, documental e eletrônica; e, em relação à pesquisa de campo, usou-se roteiro de entrevista estruturada para a coleta de percepções acerca da temática em tela. Diante das informações colhidas neste estudo foi possível identificar o modús operandi da terceirização, implantado na Administração Pública, a partir da necessidade de prestação de serviços básicos, servindo de aporte para a diminuição das despesas de pessoal estabelecidas pela LRF. Concluiu-se, portanto, que a contratação da mão-de-obra terceirizada terá maior efetividade com o advento da Lei de Terceirização que, de certo modo, os gestores públicos veem de forma positiva, pois significa diminuição das despesas, o que os ajudará a cumprir os limites estabelecidos pela Lei complementar 101/2000.
- ItemME'S e EPP'S nas licitações: tratamento diferenciado dispensado pelo Município de Itaberaba(2017-07-04) Salles, Nádia do Rosário OliveiraO presente estudo tem por objetivo analisar os procedimentos no processo licitatório a ser adotados com microempresas e empresas de pequeno porte, visando atender a Lei Complementar 123/06. Com a regulamentação da Lei Complementar essas empresas passam a receber tratamento simplificado e diferenciado nas licitações realizadas pelos órgãos públicos. A pesquisa realizada neste estudo é classificada quanto aos seguintes aspectos: abordagem qualitativa e quantitativa, pesquisa exploratória e procedimentos técnicos com pesquisa bibliográfica e análise documental. Conclui-se que por causa do aumento significativo da participação e ganho crescente, de procedimentos licitatórios por parte das micro e pequenas empresas, mais de R$ 24.720.880,75 milhões dos estimados R$ 49.055.094,70 milhões licitados no período examinado, o Município de Itaberaba vem dispensando tratamento diferenciado as mesmas.
- ItemMEI: os principais benefícios proporcionados ao trabalhador para sair da informalidade(2018-12-07) Souza, Carol Fraga de Oliveira; Santos, Luiz Carlos dos; Miranda, Valdir dos Santos; Macedo, Carlos Henrique de; Santos, Luiz Carlos dosEste trabalho é resultado da pesquisa realizada com os microempreendedores individuais de Itaberaba (BA). Teve por fulcro analisar quais foram os principais objetivos que levaram os trabalhadores informais a se tornarem um microempreendedor individual. A metodologia empregada para a elucidação da problemática investigativa teve o seguinte delineamento: método de levantamento ou survey; tipologia quanto aos objetivos do estudo de natureza descritiva; trajetória de suporte dos achados empíricos de cunho qualitativo, com apoio da técnica quantitativa; natureza da exposição do objeto pesquisado de ordem teórico-empírica, tendo como âncoras fontes bibliográficas, documentais e eletrônicas e utilização da técnica de questionários, no que concerne à coleta das informações pertinentes à temática desta produção científica. Os resultados alcançados assinalaram o que se segue: emissão de nota fiscal (40%); benefícios previdenciários (30%); baixa burocracia (10%); e, redução de impostos (15%). Estes foram os principais benefícios que levaram os trabalhadores informais a se tornarem um MEI. Portanto, conclui-se que se tornar um microempreendedor individual é, a princípio, a melhor solução para um trabalhador informal sair da informalidade e dentro da lei, usufruir dos direitos e benefícios que lhes são oferecidos, além de progredir em sua atividade.