Bacharelado em Ciências Contábeis - Interdepartamental - DEDC13
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- ItemSimples nacional: benefícios decorrentes da simplificação da arrecadação tributária(2017-07-04) Gomes, Cássia diasO presente trabalho avalia o regime de tributação conhecido como “Simples Nacional”, identificando-o através das leis que o regulamentam e definindo o seu espaço de atuação para, então, dedicar-se sobre como se deu a sua implementação e sobre seus efeitos na economia e nos segmentos onde é aplicado. Adotou-se uma metodologia exploratória e descritiva, baseada na revisão de literatura, e uma captação de dados públicos e de relatórios que avaliassem os impactos das melhorias advindas com a simplificação tributária do Simples Nacional associadas às micro e pequenas empresas optantes pelo Simples. O trabalho se desenvolve sobre os principais resultados associados à literatura do tema, abordando ainda dados do SEBRAE, da RAIS e do Ministério do Trabalho para identificar as consequências desta proposta de desburocratização. Avalia-se que os principais resultados da sua implementação são a diminuição da informalidade na atividade de micro e pequenas empresas, com aumento da receita do governo, e maior estabilidade para o funcionamento destas empresas, caracterizando a medida como uma excelente forma de aperfeiçoar os resultados e a matriz tributária brasileira.
- ItemO curso de ciências contábeis no DEDC, Campus XIII da UNEB: sua relevância para Itaberaba - BA e cidades circunvizinhas.(2017-07-04) Rodrigues, Tiago RamosA presente pesquisa teve como objetivo evidenciar a importância da continuidade de um curso gratuito de Ciências Contábeis para Itaberaba (BA) e regiões vizinhas. A trilha metodológica teve o seguinte detalhamento: método indutivo, com contornos de estudos de casos múltiplos; tipologia quanto aos objetivos de caráter exploratório, com nuances descritiva; natureza da abordagem de cunho quantitativo e qualitativo; exposição do objeto investigativo de ordem teórico-empírica, apoiada em fontes bibliográficas, documentais, e eletrônica, além das percepções colhidas por meio de questionário e roteiro de entrevista estruturada. Os resultados alcançados apontaram para a continuidade da oferta do curso de Ciências Contábeis, no município de Itaberaba (BA), a cargo do Departamento de Educação Campus XIII (UNEB), de forma definitiva. Conclui-se que o curso continuará a contribuir para o desenvolvimento educacional, socioeconômico, e cultural para Itaberaba (BA) e Cidades Circunvizinhas.
- ItemME'S e EPP'S nas licitações: tratamento diferenciado dispensado pelo Município de Itaberaba(2017-07-04) Salles, Nádia do Rosário OliveiraO presente estudo tem por objetivo analisar os procedimentos no processo licitatório a ser adotados com microempresas e empresas de pequeno porte, visando atender a Lei Complementar 123/06. Com a regulamentação da Lei Complementar essas empresas passam a receber tratamento simplificado e diferenciado nas licitações realizadas pelos órgãos públicos. A pesquisa realizada neste estudo é classificada quanto aos seguintes aspectos: abordagem qualitativa e quantitativa, pesquisa exploratória e procedimentos técnicos com pesquisa bibliográfica e análise documental. Conclui-se que por causa do aumento significativo da participação e ganho crescente, de procedimentos licitatórios por parte das micro e pequenas empresas, mais de R$ 24.720.880,75 milhões dos estimados R$ 49.055.094,70 milhões licitados no período examinado, o Município de Itaberaba vem dispensando tratamento diferenciado as mesmas.
- ItemControle externo: um instrumento de avaliação das licitações municipais(2017-07-05) Santos , Samara SouzaO presente estudo foi elaborado tendo como objetivo evidenciar a relevância que o Tribunal de Contas dos Municípios Bahia – TCM tem, enquanto controle externo como órgão fiscalizador nas licitações da Prefeitura Municipal de Itaberaba. Utilizou - se na investigação o método indutivo, com pesquisas bibliográfica e utilização de sites, legislação especifica, revistas e pesquisa de campo. Tem-se como resultado que o TCM-BA é atuante nos processos licitatórios e com o apoio do controle interno municipal buscam melhorar a qualidade da gestão pública de Itaberaba, evitando-se erros ou inconformidades e adotando medidas saneadoras contra possíveis irregularidades na análise de todo o processo. A investigação tem por conclusão que o TCM em função dos poderes que lhe são atribuídos adotam medidas saneadoras contra possíveis irregularidades ou erros na análise de todo o processo licitatório e para reparar tais acontecimentos notificam os responsáveis e orienta a melhor maneira de seguir as leis pertinentes promovendo eventos para qualificação dos gestores.
- ItemA contabilidade gerencial enquanto subsidio à gestão empresarial(2017-07-05) Santos, Everilda Oliveira dosEste estudo tem como objetivo evidenciar o papel desempenhado pela contabilidade gerencial no processo de Tomada de decisão. O gênero metodologia teve a seguinte trilha: método indutivo; tipologia quanto aos objetivos do estudo – exploratória; natureza da abordagem – qualitativa; exposição quanto ao objeto da investigação – teórico, pois trata-se de artigo de revisão, a partir da literatura existente. Os resultados alcançados assinalam que, ocorrendo a interação entre a contabilidade e os gestores, e os processos estruturados, estes passam a ser executados de maneira correta, utilizando-se de relatórios desenvolvidos adequadamente para cada fase do processo, minimizando os riscos nas tomadas de decisões. Conclui-se que o resultado principal da investigação apontou que a contabilidade com suas ferramentas, é capaz de analisar os fatos já ocorridos, podendo projetar-se, medindo desempenho e avaliando os impactos financeiros da organização, subsidiando os gestores nas suas decisões, além propiciar o estabelecimento de padrões para solucionar os problemas encontrados e mitigar erros e falhas nos processos encontrados nas instituições públicas, empresas privadas e entidades do terceiro setor.
- ItemPrincipais fatores causadores da mortalidade precoce das micro e pequenas empresas na cidade de Itaberaba (BA)(2017-07-05) Santos, Everton SouzaO presente estudo objetivou analisar as causas da precocidade da mortalidade das micro e pequenas empresas na cidade de Itaberaba (BA). A trilha metodológica utilizada teve o seguinte delineamento: método dedutivo; tipologia quantos aos objetivos do trabalho de caráter exploratório, com nuances descritivas; natureza da abordagem qualitativa e quantitativa, ultimamente mais conhecida como quanti/quali; exposição do objeto investigativo de cunho teórico-empírico, alicerçado em fontes bibliográficas e eletrônicas, bem assim nas percepções dos públicos alvo, com auxílio de questionário e roteiro de entrevista. Os resultados indicaram o que se seguem: inexistência de plano de negócios, antes da abertura da empresa; planejamento de marketing deficiente, não levando em consideração o volume de capital de giro, dentre outros fatores que poderiam evitar o não fechamento precoce das empresas em epígrafe. Concluiu-se que é importante para a sobrevivência das Micro e Pequenas Empresas que os gestores estejam assessorados, com informações proveitosas para tomada de decisão, e nesse seguimento o profissional de contabilidade é indispensável e desempenha papel relevante.
- ItemPrincípio da entidade: um entrave na aplicabilidade contábil das micro e pequenas empresas(2017-07-06) Souza, Valter Vanei Martins dePor meio deste estudo, analisou-se os fatores que impedem o cumprimento do Princípio da Entidade no âmbito das Micro e Pequenas Empresas. Utilizou-se o método hipotético-dedutivo, que serviu de âncora para anteceder as evidências; ao tempo que a tipologia teve cunho exploratório ao aprofundar-se nos conceitos previamente conhecidos; no que concerne à natureza da abordagem utilizada deu se através da metodologia qualitativa, que descreve a complexidade de um problema; quanto à sua natureza da exposição do objeto a investigação científica teve cunho teórico, ou seja, de revisão, apoiada nas pesquisas de fontes bibliográficas: livros, anais, artigos etc, além de fontes midiáticas como sites e e books. Apesar de tratar-se de tema específico, alcançou-se o objetivo geral de forma plena, na medida em que propiciou compreender as deficiências assentadas no terceiro capítulo, cuja importância do princípio para o setor empresarial foi abordada e ainda permitiu de maneira sutil, identificar novos achados relevantes. Concluiu-se, ao contextualizar a visão de alguns autores quanto à praticabilidade do princípio e a respectiva análise da interpretação daqueles que contestaram a exequibilidade à doutrina e prática contábil do princípio
- ItemA rotina da área fiscal do escritório alfa de contabilidade e consultoria, em Itaberaba (BA)(2017-07-06) Silva, Jaedson AlmeidaEste trabalho teve como objetivo analisar as atividades do escritório de contabilidade e consultoria Alfa, em Itaberaba (BA), detalhando a rotina no setor fiscal. O método utilizado foi o estudo de caso; a tipologia quanto aos objetivos, foi a exploratória; já a natureza da abordagem enquadrou-se como qualitativa; o tipo de exposição do objeto foi de cunho teórico-empírico, tendo como fontes bibliográficas livros e como fontes eletrônicas sites especializados, e-books e artigos eletrônicos; no que tange à parte empírica, empregou-se pesquisa documental, valendo-se da observação realizada em estágio supervisionado, registrada em relatório de estágio pelo autor. Enquanto resultados alcançados, evidenciaram-se a importância das atividades realizadas nos escritórios de contabilidade, em especial, na área fiscal. Explanaram-se, ainda, como os conhecimentos da contabilidade gerencial, tributária e de escrituração fiscal são importantes para desenvoltura das atividades de um profissional de contabilidade. Conclui-se, portanto, que o artigo mostrou como o trabalho em escritório contábil, mais especificamente o setor fiscal, contribui para o bom funcionamento das empresas e seu desenvolvimento sustentável.
- ItemA contabilidade como instrumento gerencial do produtor rural: o caso dos membros da APARSVA no município de Itaberaba (BA)(2018-07-06) Ribeiro, Humberto OliveiraO presente estudo tem por objetivo analisar a perspectiva dos pequenos agricultores rurais em relação à contabilidade enquanto instrumento gerencial da atividade rural. Os pequenos agricultores rurais não dão a devida importância à contabilidade, tendo em vista que suas maiores preocupações dizem respeito à aposentadoria e a possíveis financiamentos bancários para o desenvolvimento da atividade agropecuária. Para alcançar o objetivo proposto desenvolveu-se um estudo de caso, pelo fato deste ser considerado um método científico de pesquisa, cujo conjunto de técnicas para a coleta de dados acerca dos valores, práticas e comportamentos do grupo pesquisado apresenta os subsídios necessários a um relato escrito fiel do fenômeno estudado, a partir de fontes bibliográficas, a exemplo de livros, artigos de periódicos e materiais disponíveis na Internet em sities como a Receita Federal do Brasil e COSIF, bem como a legislação vigente. Quanto aos objetivos, esta pesquisa teve um cunho descritivo, com abordagens qualitativa e quantitativa. Os resultados indicam que os pequenos agricultores rurais não demonstram interesse nos aspectos contábeis em sua amplitude, quando utilizam os serviços de profissionais contábeis, os agricultores então preocupados apenas com a possibilidade/necessidade de pleitear benefícios e/ou financiamentos. Conclui se que os referidos agricultores necessitam de capacitação para melhor compreender seus direitos e obrigações, bem como os benefícios proporcionados pelo apoio de órgãos de fomento ao desenvolvimento agropecuário e dos serviços contábeis.
- ItemA importância da contabilidade gerencial para micro e pequenas empresas no município de Itaberaba (BA)(Universidade do Estado da Bahia, 2018-07-15) Dias, Nailma Fraga Neves de Oliveira; Santos, Luiz Carlos dos; Miranda, Valdir dos Santos; Santos, Luiz Carlos dos ; Barros, AntônioEste trabalho é resultado da pesquisa realizada na área da Contabilidade Gerencial, apresenta a importância deste ramo de atuação para o processo da tomada de decisão. Teve por objetivo geral elucidar a compreensão dos gestores das micro e pequenas empresas, situadas no município de Itaberaba (BA), sobre a importância da contabilidade gerencial. A metodologia utilizada lastrou-se no método indutivo; a tipologia quanto aos objetos da pesquisa - descritiva; natureza da abordagem – quantitativa e qualitativa; quanto a da exposição do objeto investigativo – cunho teórico-empírico; fontes: bibliográficas, a partir de livros e periódicos; - documental, mediante relatórios; - eletrônicos por intermédio de sites de natureza contábil, desde que confiáveis, e-books, revista eletrônica do Conselho Federal de Contabilidade e Google Acadêmico. No âmbito da parte empírica desta pesquisa, o universo foi constituído pelas empresas da cidade de Itaberaba; delimitado como amostra a partir de critério aleatório, 10 empresas situadas no centro comercial da referida cidade. O instrumento utilizado para coleta de dados, foi o questionário em dois modelos: “A” destinado aos empresários; e, “B” voltado aos profissionais contábeis, ambos com questões abertas e fechadas. Quanto aos resultados analisados compreende-se que as MPE’s pesquisadas usufruem dos serviços contábeis para manter-se regularizado com as obrigações impostas pela legislação. Constatou se que (90%) fazem uso do fluxo de caixa, e todos usam o controle de contas a pagar, controle de contas a receber, controle de custos e despesas, verificando que as micro empresas usam controles mais simples no seu cotidiano. Conclui-se que apesar dos pesquisados afirmarem terem conhecimento sobre a contabilidade gerencial, a maior preocupação dos microempresários é atender as exigências do Fisco. Os objetivos (geral e específicos) foram alcançados, uma vez que estes revelaram a importância da Contabilidade Gerencial para a vitalidade das micro e pequenas empresas.
- ItemMEI: os principais benefícios proporcionados ao trabalhador para sair da informalidade(2018-12-07) Souza, Carol Fraga de Oliveira; Santos, Luiz Carlos dos; Miranda, Valdir dos Santos; Macedo, Carlos Henrique de; Santos, Luiz Carlos dosEste trabalho é resultado da pesquisa realizada com os microempreendedores individuais de Itaberaba (BA). Teve por fulcro analisar quais foram os principais objetivos que levaram os trabalhadores informais a se tornarem um microempreendedor individual. A metodologia empregada para a elucidação da problemática investigativa teve o seguinte delineamento: método de levantamento ou survey; tipologia quanto aos objetivos do estudo de natureza descritiva; trajetória de suporte dos achados empíricos de cunho qualitativo, com apoio da técnica quantitativa; natureza da exposição do objeto pesquisado de ordem teórico-empírica, tendo como âncoras fontes bibliográficas, documentais e eletrônicas e utilização da técnica de questionários, no que concerne à coleta das informações pertinentes à temática desta produção científica. Os resultados alcançados assinalaram o que se segue: emissão de nota fiscal (40%); benefícios previdenciários (30%); baixa burocracia (10%); e, redução de impostos (15%). Estes foram os principais benefícios que levaram os trabalhadores informais a se tornarem um MEI. Portanto, conclui-se que se tornar um microempreendedor individual é, a princípio, a melhor solução para um trabalhador informal sair da informalidade e dentro da lei, usufruir dos direitos e benefícios que lhes são oferecidos, além de progredir em sua atividade.
- ItemCooperativismo de crédito: instrumento de desenvolvimento econômico endógeno e equilíbrio social(Universidade do Estado da Bahia, 2018-12-07) Neves, Franciele Bomfim; Santos, Luiz Carlos dos; Miranda, Valdir dos Santos; Macedo, Carlos Henrique de; Santos, Luiz Carlos dosO presente trabalho monográfico objetivou apresentar as contribuições da cooperativa de crédito local para a ascensão econômica da cidade de Itaberaba (BA). Para elucidação da problemática, o percurso metodológico compreendeu: método hipotético dedutivo; no que tange à tipologia quanto aos objetivos teve caráter exploratório, com contornos descritivos; em relação à natureza da abordagem delimitou-se como quantitativa e qualitativa; no tocante à natureza da exposição do objeto, caracterizou-se como teórico-documental; em termos de fontes tiveram como bases pesquisas bibliográficas, documentais e eletrônicas; no que concerne à parte documental, utilizou-se dados estatísticos referentes ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para fins de comparação com cidades circunvizinhas que não possuem cooperativa de crédito. Enquanto resultados alcançados apurou-se que a localidade onde atua a cooperativa de crédito possui o índice de desenvolvimento humano mais elevado, entre as demais cidades da localidade, portanto, conclui-se que a cooperativa de crédito trouxe benefícios significativos ao longo dos anos ao município de Itaberaba (BA).
- ItemAnálise de viabilidade econômico-financeira na prestação dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário, pela Embasa, no município de Ruy Barbosa (BA)(Universidade do Estado da Bahia, 2019-09-13) Oliveira, Diogo dos Santos; Santos, Doutor Luiz Carlos dos; Miranda, Valdir dos Santos; Silva, AdemirA presente investigação teve por objetivo analisar a capacidade orçamentária da EMBASA, no Município de Ruy Barbosa (BA), para custear os serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário, garantindo investimentos no setor. A metodologia utilizada teve o seguinte percurso: método estudo de caso; tipologia quanto aos objetivos – descritiva e exploratória; a natureza da abordagem – quantitativa e qualitativa; tipo de exposição ao objeto investigativo – teórico-empírica; fontes – bibliográfica, documental e eletrônica; universo – colaboradores da UNE/EMBASA; amostra – profissionais de áreas estratégicas da UNE; técnicas de coleta de dados – questionário e entrevista. Os resultados alcançados no estudo de caso revelaram que o município de Ruy Barbosa possui uma capacidade econômico financeira insuficiente para custear os serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário e garantir investimentos para o setor num horizonte contratual de 30 anos, à vista disso será necessário o cumprimento de condicionantes e premissas técnicas, caso os recursos investidos não sejam recuperados em eventos presentes no contrato. Constatou-se nos achados empíricos que 100% dos respondentes sinalizam o serviço de esgotamento sanitário como o mais carente de investimento no município e todos expressam saber da existência de um planejamento orçamentário destinado as demandas locais. Além do mais, apontou-se que os serviços prestados pela EMBASA necessitam de aplicações da ordem de R$ 60 a R$ 90 milhões, entretanto, metade dos inquiridos não demonstram conhecer o fluxo entre as receitas e despesas geradas no município. Quanto à contribuição da entrevista, destaca-se que a PPP pode ser uma boa alternativa para a sustentabilidade econômica da empresa, caso o foco continue sendo a universalização e a acessibilidade dos serviços. Por outro lado, o Projeto de Lei n° 3.261, em tramitação, oferece risco às companhias estaduais devido à imposição de licitar, o que abre caminho para as empresas privadas. Conclui-se que os objetivos foram alcançados uma vez que o intento geral se ancorou aos escopos específicos e evidenciou que Ruy Barbosa não gera receita suficiente para custear os serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário, apresentando prejuízo operacional da ordem de R$ 9.435.983 milhões, quiçá custear o fluxo de investimentos projetados referentes a R$ 51.414.661 milhões.
- ItemAlavancagem operacional: sua importância na gerência das empresas(Universidade do Estado da Bahia, 2020-03-14) Tanan, Lucas de Oliveira Santana; Santos, Luiz Carlos dos; Miranda, Valdir dos Santos; Silva, AdemirO presente estudo teve como objetivo analisar o grau de importância da alavancagem operacional na tomada de decisões, sendo abordadas informações gerenciais de custos e aspectos ligados ao lucro e volume de produção/vendas. O percurso metodológico teve a seguinte trajetória: método – dedutivo; tipologia quanto aos objetivos – descritiva; natureza da abordagem – qualitativa com nuances quantitativas; natureza da exposição do objeto investigativo de cunho teórico, ou revisional; fontes de pesquisa – bibliográfica, mediante livros em formato físico; documental, por meio de normas técnicas; e eletrônica, através de conteúdo localizado em sites especializados. Os resultados alcançados com base no estudo teórico dos aspectos relativos à contabilidade gerencial, contabilidade de custos, e demonstrações contábeis; juntamente com a aplicação de exemplos fictícios do uso da alavancagem operacional demonstraram a relevância desta ferramenta em influenciar na modificação da estrutura de custos de determinada empresa com base na verificação do grau de alavancagem operacional. Para isso, é de grande importância que o gestor possua a capacidade de classificar corretamente os custos e as despesas da organização em fixos ou variáveis, compreenda como é calculado o ponto de equilíbrio e a margem de contribuição, sendo necessário também promover a análise de fatores externos associados às vendas. Foi evidenciada a variação do grau de alavancagem operacional com relação à mudança do valor de custos fixos e também à mudança dos custos variáveis, além da projeção de lucros com base na estimativa do volume de vendas após determinado tempo. Constatou se que quanto maior o grau de alavancagem operacional, maior variação nos lucros pode ser alcançada, embora a empresa esteja mais suscetível ao risco de grandes perdas. Outro ponto a ser notado refere-se à alavancagem operacional apresentar limitação quanto à existência de custos fixos não repetitivos. Portanto, a utilização de tal ferramenta auxilia os gestores na tomada de decisões quanto à estruturação dos custos, devendo-se considerar os devidos riscos e o fator limitante mencionado nesta pesquisa.
- ItemRedução dos custos por meio da eliminação de desperdícios com uso da metodologia Lean caso: indústria de calçados(2020-03-19) Tanan , Leonardo da SilvaA presente pesquisa teve como tema central o estudo da redução de custos em uma indústria de calçados com o uso da metodologia Lean. Para tanto, definiu-se como problema central de pesquisa a seguinte questão: Qual a contribuição da metodologia Lean para a potencialização da produtividade e redução dos desperdícios de produção na empresa de estudo? Para atender a esta problemática, definiu-se como objetivo geral: Identificar a contribuição da metodologia Lean na redução de desperdícios e aumento da produtividade ligados à produção. Como objetivos específicos foram definidos: Caracterizar a metodologia Lean e seus aspectos ligados à redução de desperdícios e aumento da produtividade; identificar os principais pontos de desperdício na empresa pesquisada; demonstrar as melhorias provocadas pelo uso da metodologia na referida empresa. Em relação à metodologia, a pesquisa foi baseada em um estudo de caso numa indústria de calçados da cidade de Itaberaba/BA. Escolheu-se para estudo o produto denominado modelo A, o qual, após as análises e interpretações dos desperdícios, identificou-os como principais o excesso de movimentação, transporte e retrabalho. Ao final, chegou-se ao resultado em relação aos desperdícios identificados, onde além da redução dos custos anuais, a empresa pode aumentar, significante, a produtividade para este produto denominado modelo A.
- ItemA relevância do backup em escritório de pequeno porte em Itaberaba: um estudo de caso(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-10) Araújo, Joelton Oliveira de; Santos, Luiz Carlos dos; Miranda, Valdir dos Santos; Macedo, Carlos Henrique de; Santos, Luiz Carlos dosO presente Trabalho de Conclusão de Curso teve por objetivo evidenciar a relevância do backup em um escritório de contabilidade de pequeno porte. O desenvolvimento desta pesquisa se deu com um estudo de caso sobre o uso do backup como ferramenta de trabalho, buscando um maior detalhamento do assunto. Para alcançar o objetivo proposto, este estudo contemplou a seguinte trilha metodológica: método – indutivo; tipologia quanto aos objetivos – exploratória com contornos descritivos; natureza da abordagem – predominantemente qualitativa; tipo de exposição do objeto de pesquisa – teórico-empírico; fontes de pesquisa – bibliográfica, utilizando-se de livros, periódicos e artigos acadêmicos, eletrônicos – sites especializados, e-books e pesquisa de campo, com aplicação de um questionário. O universo compreendido pela pesquisa foi um escritório de contabilidade da cidade de Itaberaba. Os resultados alcançados apontam que o backup se apresenta como uma solução adequada para a guarda e segurança de dados, no entanto, necessita-se de um planejamento estratégico e um plano de contingência bem elaborado; mais de um meio para arquivamento, como o armazenamento em uma empresa especializada e o backup em nuvem; além de capacitação de todos os funcionários da empresa para o uso adequado da ferramenta. Concluiu-se, portanto, que o backup como cópia de segurança é um instrumento extremamente importante em qualquer ambiente, principalmente no corporativo, pois, a criação de uma política de backups é crucial para que a empresa possa ter uma infraestrutura mais confiável, capaz de responder de maneira eficaz e eficiente aos incidentes e desastres, evitando transtornos e trazendo mais segurança, possibilitando a continuidade de negócios da empresa.
- ItemEmpreendedorismo: razões de fechamento precoce do negócio(2021-12-03) Santos, Andréa PassosO atual estudo teve como objetivo geral evidenciar os principais motivos relacionados ao fechamento precoce de empresas bem como apresentar soluções que podem ajudar a minimizar esse problema. Deu-se início apresentando os motivos que levam pessoas a arriscarem a abertura do seu próprio negócio e problemas consequentes da falta de organização adequada e estudo de dados, verificando pontos que serviram de motivo para culminar no fim de uma empresa e analisando como o plano de negócio pode contribuir para o não fechamento. A metodologia utilizada nesta produção compreendeu: método dedutivo; tipologia quantos aos objetivos de cunho explicativo; natureza de abordagem de caráter quantitativo e qualitativo; natureza da exposição do objeto investigativo de ordem teórico-empírica, apoiada em fontes bibliográficas, documentais e eletrônicas, sendo que na pesquisa de campo recorreu-se à técnica da entrevista com o intuito de buscar informações com ex- empresários a respeito do seu antigo negócio e o fechamento dele. Dentre os resultados alcançados, detectou-se que: criatividade, inovação, liderança, conhecimento técnico e atualização contínua são fatores preponderantes em qualquer empreendimento; o planejamento de um negócio se faz necessário para a sua permanência no mercado, com destaque à existência de capital de giro. Concluiu-se que o plano de negócios é fundamental para a administração de uma empresa minimizando os problemas que podem resultar na extinção de uma sociedade jurídica.
- ItemA metodologia Lean aplicada a melhoria de processos administrativos(2021-12-03) Souza, Carlos Ariel Silva DeO lean é um modelo de gestão desenvolvido pelo sistema Toyotista, onde tem-se como objetivo fazer mais com menos ou mais com o mesmo, eliminando os desperdícios e maximizando os lucros de maneira eficiente e eficaz. O responsável pela criação deste sistema é o engenheiro da Toyota, Taiichi Ohno e seu precursor: Sakichi Toyoda. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo geral compreender a contribuição da metodologia lean aplicada à melhoria de processos administrativos por meio de estudo de caso. A metodologia adotada na pesquisa tem o seguinte enquadramento: método – estudo de caso; tipologia quanto aos objetivos do estudo – exploratória; natureza de abordagem – qualitativa; natureza da exposição do objeto investigativo – teórico-empírico; fontes de pesquisa quanto a origem – bibliográfica, documental e eletrônica. Enquanto resultados alcançados entende-se que os objetivos do estudo foram atingidos porque exemplifica uma organização com os princípios lean bem estruturados com garantia de grande relevância para a tomada de decisão, margem de crescimento e redução de custo, refletindo positivamente em seus resultados. Assim, a supramencionada está em evolução contínua e com diferencial competitivo. Pelo exposto, conclui-se que é imprescindível a aplicação do lean office dentro das organizações, além de ressaltar que involuntariamente contribui para a formação pessoal do quadro pessoal, traz expertise ao time em relação a mudanças ou ações positivas na resolução de problemas na empresa.
- ItemAnálise das reformas tributárias brasileiras em atendimento à justiça distributiva(2021-12-03) Brandão, Mauricio NunesEste trabalho tem como objetivo o estudo das propostas de Emenda à Constituição números 45 e 110, bem como o Projeto de Lei nº 2337/2021 sob a ótica de distribuição de renda, mediante aumento do poder de compra das classes menos favorecidas. A metodologia utilizada apresenta-se com a seguinte síntese: método – dedutivo; tipologia quanto aos objetivos do estudo – exploratória; natureza de abordagem – qualitativa; natureza de exposição do objeto investigativo – teórica; fontes de pesquisa – bibliográfica, em formato impresso, tais como livros e artigos; fontes documentais, mediante arquivos públicos e eletrônicos, por intermédio de e-books, monografias, dissertações e teses. Enquanto resultados alcançados, apurou-se que o Brasil tem a segunda maior concentração mundial de tributação no consumo ao invés da renda ou do patrimônio; a citada Emenda Constitucional nº 45 apresenta-se como forma de reunir em um único imposto, o IBS, porém impactará na tributação de consumo e serviços, enquanto a Emenda Constitucional nº 110, prevê a reunião de nove tributos, ambas Emendas, prevendo devolução de impostos pagos a pessoas de classes sociais menos favorecidas, através de lei complementar; já o Projeto de Lei 2337/2021 surge como correção da tabela do Imposto de Renda, mas não tem alinhamento com a justiça distributiva por meio da tributação, uma vez que não eleva a carga tributária sobre renda/patrimônio, não mexe na tributação sob o consumo. Conclui-se do estudo, que nenhuma das propostas (Emendas e Projeto de Lei) se apresenta como solução de justiça distributiva tributária, permanecendo o status quo – carga tributária injusta para as classes menos favorecidas.
- ItemImpactos da pandemia do Covid-19 no funcionamento dos bares e restaurantes noturnos da cidade de Itaberaba/Ba: análise dos danos causados(2022-07-08) Santos, Adria de JesusA presente pesquisa teve por objetivo evidenciar os impactos do COVID-19 no funcionamento dos bares e restaurantes de Itaberaba, estado da Bahia. Para alcançar o objetivo proposto, este estudo utilizou-se do seguinte percurso metodológico: método – dedutivo e estudo de casos múltiplos; tipologia quanto aos objetivos do estudo – exploratória com contornos descritivos; natureza da abordagem – recaiu nas vertentes quantitativa e qualitativa; tipo de exposição do objeto de pesquisa – teórico-empírico; fontes de pesquisa – bibliográfica, utilizando-se de livros, periódicos e artigos acadêmicos, eletrônica – sites especializados, e-books, resultado de pesquisas, legislação em formato digital e pesquisa de campo, cujos dados foram obtidos por meio da aplicação de um formulário. O universo compreendido pela pesquisa de campo foi constituído pelos proprietários de bares e restaurantes noturnos da cidade de Itaberaba. Para possibilitar o desenvolvimento desta pesquisa o critério amostral adotado foi o aleatório, tendo em vista não ter sido possível trabalhar com, pelo menos, 20% do universo, como apregoam os estatísticos. Assim, a iniciante da pesquisa, para além da referida justificativa, deparou-se com - tempo limitativo para conclusão do TCC; procurou os estabelecimentos (bares e restaurantes) mais próximos de sua residência. Os resultados alcançados sinalizaram que o planejamento financeiro é extremamente necessário para a manutenção da saúde financeira de uma empresa ainda que ela seja de pequeno ou médio porte, pois através dele o empreendedor pode prevenir se tornando-se apto a passar por situações imprevisíveis. Concluiu-se com a pesquisa que os empreendedores em geral, principalmente os micro e pequenos empresários precisam buscar um preparo com profissionais qualificados procurando prevenir-se para situações adversas semelhantes ao surgimento da pandemia do COVID-19.