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- ItemA comunidade quilombola de Helvécia: História, memória e os desafios da educação(2025-01-15) Barbosa, Juliana Santos; Pereira, Tamires Santos; Santos, Benedito de Souza; Silva, Gilsineth Joaquim SantosEste estudo analisa a importância histórica, social e cultural das comunidades quilombolas, com ênfase na comunidade de Helvécia, no município de Nova Viçosa, Bahia. Aborda a formação histórica dos quilombos, destacando seu papel na resistência à escravidão e na preservação da identidade cultural afro-brasileira. Além disso, investiga como a Escola Municipal João Martins Peixoto, por meio de seu Projeto Político Pedagógico (PPP), contribui para a valorização da cultura quilombola e a formação identitária dos alunos. O estudo revela que a escola desempenha um papel essencial na promoção de práticas pedagógicas inclusivas e antirracistas, destacando se como um espaço de resistência, aprendizado e transformação social.
- ItemA abordagem das avaliações externas em textos jornalísticos(2012-08) Batista, Adriana SantosNeste artigo apresentam-se algumas considerações sobre a forma como se abordam, em textos jornalísticos, as avaliações educacionais externas. O principal objetivo é analisar quais são as vozes autorizadas pela mídia a discutirem aspectos educacionais; para tanto, foram selecionados dois textos publicados por um jornal e uma revista em 2011. Como aparato teórico, mobilizaram-se as considerações de Authier-Revuz sobre heterogeneidade discursiva (1990) e conceitos da Análise do Discurso, predominantemente a noção de formação imaginária, de Pêcheux (1993).
- ItemAnálise de erros matemáticos envolvendo o pensamento algébrico nos anos finais do ensino fundamental: uma revisão sistemática.(UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA, 2024-12-17) Cajá, Brenda De Souza; Sales, Rosangela Prates Dos Santos; Santos, Sabrina Dias; Santos Junior, Clovis Lisboa dos; Santos Junior, Clovis Lisboa dos; Moreira, Francis Miller Barbosa; Sousa, Solon Gomes deEste estudo apresenta o desenvolvimento e os resultados de uma Revisão Sistemática de estudos acadêmicos focados em erros cometidos por estudantes na construção do pensamento algébrico, examinando o ponto de vista e a prática pedagógica do professor em relação a esses erros, com pesquisas realizadas entre janeiro de 2019 e setembro de 2024. Para embasar essa pesquisa, nos apoiamos em estudos de Skovsmose (2006), Macedo (1990), Casavola (1988), Figueiredo e Nascimento (2021) com relação à análise de erros matemáticos; Brousseau (1983) e Pinto (2000) com relação à importância dos erros no processo educativo; Blanton e Kaput (2005), Cyrino e Oliveira (2011), Vale e Pimentel (2011) e a BNCC (2017) referente à construção do pensamento algébrico. Este estudo está voltado para Educação Básica, especificamente nos anos 7°, 8° e 9° do Ensino Fundamental. O desenvolvimento do pensamento algébrico no Ensino Fundamental Anos Finais é importante para moldar os processos críticos e criativos dos alunos, o que pode vir a ajudar os estudantes a solucionar problemas algébricos. Este estudo é qualitativo, exploratório e descritivo. Os resultados da revisão indicam que os estudantes enfrentam desafios para entender os conceitos de equações de primeiro grau, o que resulta em um raciocínio algébrico ainda em desenvolvimento e, para superar esses desafios, pode ser considerável proporcionar um ensino mais atrativo e lúdico. Entre as pesquisas examinadas, constatou-se que o uso de metodologias variadas contribui para uma educação mais significativa, pois ao tornar o aprendizado uma experiência gratificante forma-se cidadãos mais criativos e cooperativos.
- ItemAnálise do ensino de Língua Portuguesa a partir dos gêneros textuais no livro didático do 8º ano(2015-12-15) Penitente Andrade, NataliaA pesquisa tem como objetivo geral analisar se o livro didático do 8° ano, utilizado na rede municipal de Teixeira de Freitas, contempla um trabalho articulado no ensino de Língua Portuguesa, envolvendo a leitura, interpretação, produção de texto e análise linguística, a partir dos gêneros textuais e, como objetivos específicos, analisar a abordagem dada aos gêneros textuais no livro didático relacionada ao desenvolvimento da leitura, interpretação, produção textual e análise linguística; evidenciar a importância do desenvolvimento de um trabalho articulado no ensino de Língua Portuguesa; ressaltar a relevância do trabalho com a diversidade de gêneros textuais e propiciar discussões e reflexões sobre a importância da escolha do livro. Os teóricos que embasaram nossa pesquisa foram: Parâmetros Curriculares Nacionais (1996), Marcuschi (2010), Geraldi (2011), Antunes (2003), Bazerman (2011), dentre outros. A metodologia é qualitativa e quantitativa, compreendendo leitura, discussão de referencial teórico e análise do livro. Constatou-se que o livro analisado apresenta de forma articulada o ensino de Língua Portuguesa envolvendo a leitura, interpretação, produção de texto e análise linguística e que se faz presente a diversidade de gêneros textuais.
- ItemCaderno de resumos do I Seminario de Linguistica e Ensino de Lingua Portuguesa (I SeLELP)(2013-09-04) Batista, Adriana Santos; Pereira, Aline Maria dos Santos; Kallarrari, CelsoCaderno de resumos do I Seminario de Linguistica e Ensino de Lingua Portuguesa (I SeLELP), ocorrido no Departamento de Educacao do Campus X - Teixeira de Freitas, da Universidade do Estado da Bahia, de 4 a 6 de setembro de 2013.
- ItemCaderno de resumos do II Seminario de Linguistica e Ensino de Lingua Portuguesa (II SeLELP)(2015-10-26) Batista, Adriana Santos; Pereira, Aline Maria dos Santos; Kallarrari, Celso; Bessa, DécioCaderno de resumos do II Seminario de Linguistica e Ensino de Lingua Portuguesa (II SeLELP), ocorrido no Departamento de Educacao do Campus X - Teixeira de Freitas, da Universidade do Estado da Bahia, de 26 a 28 de outubro de 2015.
- ItemConsciência fonológica no ciclo de alfabetização: o que diz o Referencial Curricular Municipal de Teixeira de Freitas – BA?(Universidade do Estado da Bahia, 2025-08-07) Santos, Ranya de Sousa; Lima, Andressa Carvalho; Pereira, Priscila Alves; Carvalho, Cecília Maria Mourão; Costa, Quitéria RodriguesA presente pesquisa é fruto do componente Trabalho de Conclusão de Curso II, como uma exigência da matriz curricular do curso de Pedagogia, do Departamento de Educação, da Universidade do Estado da Bahia – Campus X, para a obtenção do título de Licenciada em Pedagogia. A temática pesquisada surgiu a partir de nossas inquietações ao estudarmos os componentes Processos de Alfabetização e Letramento, ofertado no semestre de 2023.1 e Alfabetização e Linguagens, ofertado em 2023.2. O presente trabalho teve como objetivo geral: analisar a presença da consciência fonológica nos objetivos de aprendizagem que constam no Referencial Curricular Municipal (RCM) de Teixeira de Freitas - BA para as turmas do primeiro e do segundo ano do ensino fundamental. Buscando alcançar esse objetivo, realizamos um estudo bibliográfico com o objetivo de conceituar alfabetização e consciência fonológica (CF), bem como realizar uma análise no RCM, em específico o componente de Língua Portuguesa, com foco nos objetivos de aprendizagem previstos para as turmas de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. A pesquisa realizada é de cunho qualitativa, do tipo pesquisa bibliográfica e para a coleta e interpretação dos dados, optamos pela análise documental. Concluímos que os resultados encontrados evidenciam a presença de apenas uma parte das habilidades da CF estabelecidas nos objetivos de aprendizagem, apesar de assegurar outros conteúdos importantes no processo de alfabetização, como o contato com textos que estão em circulação na sociedade, por exemplo. Portanto, o documento apresenta limitação na abordagem das habilidades da CF, fator que pode comprometer o processo de aquisição do sistema de escrita alfabética (SEA), sobretudo em contextos em que nem todas as crianças iniciam o primeiro ano com as mesmas condições de aprendizagem. Ressaltamos, então, a necessidade da complementação do referencial curricular a fim de promover um ensino significativo às crianças em processo de alfabetização favorecendo a aquisição do SEA.
- ItemCrônicas de Estudantes: Relato de atividade(2012) Batista, Adriana Santos; Mesquita, Helem Cristina BonfleurRelato de atividade desenvolvida em 2011, em uma escola da prefeitura do município de São Paulo, cujo objetivo foi o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita por meio da elaboração de um livro de crônicas.
- ItemDa terra das primaveras ao país do carnaval: episódios de racismos narrados por Edson Gomes nas letras de “Meus Direitos” e “Zumbi Dos Palmares”(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-19) Rocha, José Eduardo Januário Pereira; Santos, Vadir Nunes dos; Figuerêdo, Arolda Maria da Silva; Carvalho, Cecília Maria MourãoEste trabalho é o resultado da análise de duas letras de músicas de Edson Gomes buscando evidenciar como o negro é retratado e posto na sociedade, partindo da compreensão de que Edson Gomes, homem negro, viveu e vive as limitações que o racismo impõe aos negros no Brasil e como sua cidadania foi e continua a ser mutilada. O reggae enquanto gênero musical que canaliza em sua gênese um ativismo étnico-racial, voltando sua musicalidade para denunciar os preconceitos contra o negro. Tivemos como referencial teorico autores – Albuquerque (1997), Almeida (2021), Brandão (1985), Nascimento (2016), Santos (1997; 2000), Fanon (2021) e muitos outros. Ainda, elaboramos questões e objetivos na construção deste trabalho: Em que medida, o negro retratado nas letras de Edson Gomes dialoga com questões em pautas na atualidade? Como as peças artísticas de Edson Gomes são meios de denúncia, crítica e combate ao racismo, o preconceito e a discriminação, presentes na estrutura da sociedade? Tendo como objetivo geral: compreender a presença de comportamentos dos negros - desejos, sentimentos, interesses, lutas e conquistas - nas letras de músicas de Edson Gomes. Escolhemos a Pesquisa Social na abordagem qualitativa como sendo a mais adequada para este tipo de trabalho acadêmico/científico, tendo os estudos de Cecília Minayo como base de sustentação metodológica. A pesquisa bibliográfica possibilitou-nos fazer com o rigor que a natureza deste trabalho exige, descrever, analisar e relatar sobre os dados levantados acerca da obra artística de Edson Gomes, assim como de sua trajetória como artista negro que dedica a sua arte em prol de situações enfrentadas pelos negros no seu país. Esperamos que ao longo deste trabalho possamos compreender como o negro retratado por Edson Gomes, na década 1990, está nos dias atuais, bem como sua presença na sociedade. Verificamos que mesmo “livres” os negros vivem as limitações de um cativeiro simbólico e que a partir de suas músicas, Edson Gomes denuncia as muitas formas de preconceitos que prejudicam o negro neste país e a compreensão de uma sociedade racista e desigual. Os resultados alcançados apontam que, mesmo compostas na década de 1990, as músicas analisadas são importantes para compreender que a sociedade não permitiu ao negro ser cidadão e mutila sua cidadania diariamente.
- ItemDiscurso relatado em textos jornalísticos sobre avaliações externas(2014-01) Batista, Adriana Santos
- ItemEducação matemática crítica: uma proposta pedagógica para o ensino de conceitos matemáticos a partir dos foregrounds de estudantes do ensino médio.(UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA, 2024-12-16) Chaves, Natália de Oliveira; Santos Junior, Clovis Lisboa dos; Moreira, Francis Miller Barbosa; França, Lucas da Silva; Santos Junior, Clovis Lisboa dosO presente trabalho faz uma exploração bibliográfica acerca da teoria Educação Matemática Crítica (EMC). Trata-se de um estudo com análise qualitativa. Ao se realizar uma observação dos foregrounds de educandos do 3ª ano do Ensino Médio do Centro Educacional Professor Rômulo Galvão (CEPROG), após a aplicação de um questionário ocorreu a possibilidade da formulação de um material educacional. Por meio de uma abordagem metodológica de ensino crítico, direcionada a uma investigação das perspectivas de vida dos educandos, foi produzida uma Sequência Didática (SD) com a finalidade de auxiliar no processo de orientação dos educandos à desenvolverem uma percepção da aplicação da Matemática no mundo e em seus caminhos profissionais. Por meio desta ação didática os discentes, por vezes desmotivados em relação a aprendizagem Matemática, aprenderá a analisar criticamente os vários campos de aplicação dos conceitos matemáticos, e, como dominar esses conceitos influenciará a sua ascensão social, profissional e econômica. Os resultados obtidos por meio da aplicação do instrumento de coleta de dados mostram que os jovens tendem a ter dificuldades em perceber o significado real da atuação da Matemática para a evolução do mundo. Assim sendo, não compreendem a importância de se adquirir esses conhecimentos. O objetivo desse projeto foi direcionar os discentes a despertar suas habilidades de pensar criticamente, de forma que percebam a relevância da Matemática para o desenvolvimento da sociedade, assim, como para seu sucesso pessoal.
- ItemEducação para a conservação da fauna silvestre em unidades de conservação da Mata Atlântica do Sul da Bahia: a produção de uma coleção de materiais educativos.(Universidade do Estado da Bahia, 2025-08-12) Santos, Flávia Rosa dos; Coswosk, Édila Dalmaso; Gomes, Ivo Fernandes; Martins, LizianeConsiderando que a Educação Ambiental é essencial para a conservação da biodiversidade, este trabalho buscou elaborar uma coleção de materiais educativos para a proteção da fauna silvestre em Unidades de Conservação (UCs) federais de proteção integral da Mata Atlântica do Sul da Bahia. Para isso, adotou-se a abordagem qualitativa, com análises das listas de espécies das UCs e a criação de 7 Histórias em Quadrinhos (HQs) de espécies cinegéticas. Os resultados revelam que a elaboração de HQs tem potencial de informar o panorama da diversidade biológica local de forma mais didática e instrutiva para a sociedade. Além disso, sugere-se a continuidade da produção de materiais semelhantes, também voltados para a flora das UCs, sobretudo aquelas ameaçadas de extinção.
- ItemEncontros com a literatura no ensino, na extensão e na pesquisa: rememorando o caminhar pelas trilhas formativas da graduação(2021-08) Silva, Daiane AlvesEste trabalho de conclusão de curso, no gênero memorial multipaper, retoma experiências do percurso na graduação no curso de Letras – Língua Inglesa e Literaturas, do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), campus XXIII – Seabra, entre os anos de 2016 e 2021. Através deste, relata-se as atividades e produções sobre literatura de escritoras de língua inglesa, a fim de refletir como essas ações construíram o processo de formação da autora como leitora, pesquisadora e professora. Para isso, esse trabalho se divide em cinco capítulos: 1. Introdução: rememorar, no qual resgata-se memórias de períodos anteriores ao ingresso na universidade que influenciaram a aproximação com a literatura, até chegar à graduação; 2. A visualização de novos horizontes: conhecendo escritoras e a escrita de mulheres negras, registra-se a experiência em um projeto de extensão voltado ao estudo, tradução e circulação de textos de escritoras negras; 3. Visitando o “mundo Jane Austen”: desafios fascínio e estudo no caminho da literatura, discorre sobre as atividades e produções realizadas a partir da leitura de textos de Jane Austen; 4. Iniciação Científica: trabalho em equipe e formação, reflete e descreve as ações durante participação no projeto de iniciação científica, coordenado pela professora Dra. Juliana Cristina Salvadori; e por fim, 5. Considerações finais. Ao retomar essas experiências, destaca-se a importância dessas na formação da autora, salientando a contribuição da trajetória vivida no curso não só em termos acadêmicos, mas também no aspecto pessoal. Para fundamentação teórica, em relação à pesquisa de cunho autobiográfica e ao memorial, toma-se Bragança (2011) e Brasileiro (2021); sobre reescrita e tradução: Lefevere (1998) e Venuti (2019); Even-Zohar (1990), que discute a teoria de polissistemas; Bonnici (1998), sobre literatura pós-colonial; Tom Moylan (2005), Sargent (2005) e Margaret Atwood (2005), sobre utopia e distopia; Genette (2009) sobre paratexto e paratradução; entre outros. A escrita desse memorial constituiu-se um processo de resgate, significação e validação de práticas e processos vivenciados. Por meio desse percurso, foi possível experienciar trilhas formativas do ensino, da pesquisa e da extensão, que guiaram a crescer, despertando interesses e desejos de planejar práticas com esse propósito, e, assim, reconhecer o potencial transformador da educação.
- ItemEntre a Lei nº 9.795/99 e a BNCC: um estudo documental e bibliográfico sobre as abordagens da educação ambiental no Brasil(2025-07-23) Santos, Maélly Souza; Santos, Rebeca Teixeira Nunes; Almeida, Yolanda Aparecida de Castro; Gomes, Ariosvaldo Alves; Brandão, Sepora da SilvaConforme os impactos ambientais iam sendo materializados pelos meios informativos, cresceu a necessidade de discutir tais questionamentos. Considerando a Lei 9795/1999 e a Base Nacional Comum Curricular, (BNCC) enquanto norteadora das competências gerais da educação básica, questionou-se se há consonância entre a maneira que a educação ambiental se materializa na BNCC com a referida lei. Assim, objetivou-se nesta pesquisa, compreender de que maneira esta Lei está relacionada com o documento da BNCC, considerando esta avaliação em relação aos anos inicias do Ensino Fundamental. Optou-se pela abordagem qualitativa, com a investigação de uma pesquisa bibliográfica. Os dois documentos analisados foram a Lei 9795/199 e a BNCC. Ainda colaboraram no referencial teórico, principalmente Antunes (1999); Rodrigues e Guimarães (2011); Soares, (2006); Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Básica (2013); Saldanha (2016); Brasil (2018); Callegari (2019). Este estudo teve como principal conclusão que, embora a BNCC contemple em parte a proposta da Lei 9795/1999, ainda se percebe que a Educação Ambiental é contemplada em sua maior parte, considerando os anos iniciais do Ensino Fundamental, apenas nas disciplinas de Ciências e Geografia. Acredita-se na relevância desta pesquisa, por ela poder contribuir nos estudos de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Palavras-chave: Educação Ambiental; Lei 9795/199; BNCC
- ItemO espaço da literatura infantil no 3º ano do ensino fundamental da escola municipal Armando Xavier de Oliveira, em Jacobina(2019-07) Rego, Regiane Silva; Souza, Josilene MaianeEste Trabalho de Conclusão de Curso analisa o lugar da literatura infantil no 3º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Armando Xavier de Oliveira, em Jacobina – Bahia, com base na mediação da leitura literária. Para tanto, traçaram-se os seguintes objetivos: avaliar se nas aulas de leitura literária há um trabalho direcionado para a compreensão e interpretação de textos, com base na literariedade do texto infantil (aspectos lúdicos e estéticos), analisando um texto infantil trabalhado pela professora do 3º ano, a fim de identificar os aspectos lúdicos e estéticos. O desenvolvimento do tema apoiou-se nos estudos de Cademartori (2006), Martins (2012), Yunes (2002) e Zilberman e Lajolo (1982). Entre os diversos resultados, destacamos: a) a metodologia trabalhada na escola oscila entre o pontual e o casual; b) os recursos utilizados pela professora atendem ao seu propósito de mediação de leitura literária, pois são trabalhados aspectos literários e pedagógicos, com base no livro infantil impresso; c) a mediação desenvolvida pela docente permite um contato com a leitura literária, mesmo com a presença do aspecto educativo; d) toda atividade de leitura realizada abrange espaços para a compreensão e a interpretação do texto lido e) a professora poderia explorar mais os aspectos sensoriais e emocionais do texto, a partir da contação de histórias, com ênfase na literariedade do texto
- ItemEvasão dos alunos do curso de Ciências Biológicas da Universidade do Estado da Bahia- UNEB- campus X durante a pandemia de covid-19.(Universidade do Estado da Bahia Campus X, 2024-12-19) Bonatto, Lorrane Stephani Sena; Muniz, Danielle de Jesus; Coswosk, Édila Dalmaso; Martins, Liziane; Gomes, Ivo FernandesO presente estudo tem como objetivo geral investigar os motivos que levaram os Universitários a se evadir do curso de Ciências Biológicas da Universidade do Estado da Bahia - UNEB campus X no período de Covid 19. Para atingir o objetivo geral, os seguintes objetivos específicos foram definidos: verificar quais impactos que a pandemia trouxe na vida acadêmica desses estudantes; analisar o público alvo através do levantamento de dados sociais e econômicos; compreender os suportes que a universidade poderia ter utilizado para a permanência dos mesmos. Como metodologia para este trabalho utilizou-se o desenvolvimento de uma pesquisa de caráter interpretativa conforme seus objetivos. Utilizando-se da abordagem qualitativa, o estudo investigou os motivos da evasão de estudantes do curso de Ciências Biológicas durante a pandemia, incluindo uma análise dos impactos da pandemia na vida acadêmica desses alunos, a identificação do perfil dos estudantes e a avaliação dos suportes que a universidade poderia ter oferecido para enfrentar a situação. Tendo em vista os aspectos apresentados, conclui-se que o delongamento no retorno às atividades presenciais e a falta de recursos financeiros, juntamente com a interrupção repentina das aulas durante a pandemia, tiveram impactos significativos na vida acadêmica dos discentes, aumentando a probabilidade de desistência.
- ItemFormação docente: a ludicidade no Projeto Pedagógico de Curso e na prática pedagógica(Universidade do estado da Bahia, 2025-08-05) Silva, Ana Clara Andrade; Batista, Karen Heloisa Oliveira; Reis , Minervina Joseli Espíndola; Reis, Jessyluce Cardoso Canário; Santos, Elzicleia Tavares dosEste Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo investigar como a ludicidade, o brincar e a criação de jogos pedagógicos são propostos no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Departamento de Educação - Campus X (DEDC-X), e de que forma o currículo oficial se desenvolve e se efetiva, ao longo da graduação, nas práticas pedagógicas exercidas nos componentes curriculares. O estudo foi desenvolvido a partir da análise cautelosa do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de 2022 e da Resolução CNE/CP nº 2/2015, que fundamenta legalmente o projeto analisado. A abordagem metodológica adotada foi qualitativa, com ênfase na Análise Documental e na pesquisa participante, considerando as experiências das autoras como discentes da turma 2020.1, diretamente envolvidas no currículo analisado. A pesquisa analisou como as propostas lúdicas previstas nos documentos oficiais são efetivadas na prática pedagógica cotidiana do curso, a partir de um lugar legítimo de fala, sobre como a vivência das práticas pedagógicas dos docentes do curso e o PPC influencia diretamente a trajetória formativa das pesquisadoras. A partir dos resultados das análises, podemos afirmar que o currículo oficial, proposto no PPC, precisa ser constantemente acompanhado por todos os envolvidos no curso, para que as propostas previstas no papel se concretizem na prática de forma coerente e eficaz. A ludicidade não deve ocupar apenas espaço nos documentos institucionais, mas integrar, de fato, o cotidiano das práticas formativas no chão da universidade. A ludicidade desempenha um papel essencial na formação docente e no desenvolvimento integral da criança. Incorporar o brincar e os jogos didáticos à prática pedagógica vai além de uma estratégia metodológica; trata-se de reconhecer que a aprendizagem significativa se constrói em experiências que mobilizam criatividade, interação e reflexão crítica. Ao valorizar a ludicidade na formação inicial, os cursos de Pedagogia contribuem para preparar professores capazes de criar ambientes educativos mais dinâmicos e inclusivos, favorecendo o protagonismo infantil.
- ItemGêneros textuais e letramento: ánalise de conteúdo da coleção Bem-Me-Quer Mais Língua Portuguesa(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-16) França , Daiane Berto; Porto, Helânia Thomazine; Santos, Ireni Alves dos; Pereira, Priscila AlvesNas últimas décadas, o trabalho com os gêneros textuais passou a ocupar um espaço importante nas discussões sobre o ensino de Língua Portuguesa, principalmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Isso aconteceu por causa das mudanças na forma como as pessoas se comunicam: da conversa falada para os textos escritos, do papel para as telas. Os gêneros se multiplicaram, mudaram de formato, apareceram em novos lugares, inclusive na sala de aula. Marcuschi (2008) aponta que essa variedade ampliou bastante os tipos de textos que circulam na escola e no dia a dia. Diante desse contexto, formulou-se as seguintes perguntas de pesquisa: Qual a importância dada aos gêneros textuais na organização da coleção Bem-me-quer mais língua portuguesa? Quais os gêneros textuais mais recorrentes nos livros didáticos desta coleção? Em que medida os gêneros recorrentes contribuem para a formação leitora dos(as) estudantes? A partir dessas problemáticas, definiu-se como objetivo geral: Analisar o tratamento didático-pedagógico dado aos gêneros textuais nos livros didáticos da coleção Bem-me-quer mais língua portuguesa, no que se refere ao desenvolvimento de competências leitoras e ao letramento literário. Para a realização deste estudo, adotou-se a pesquisa de natureza quanti-qualitativa, apoiada nos pressupostos teóricos da Análise de Conteúdo (AC), de Laurence Bardin (1977), considerando dialéticas estabelecidas em estudos dos seguintes teóricos: Bakhtin (1997), Marcuschi (2008), Antunes (2008), Soares (2009) e Cosson (2014). O estudo apontou para a importância de se propor atividades que estimulem o protagonismo dos(as) alunos(as), incentivando a criação, a expressão pessoal e a reflexão crítica, elementos importantes para o fortalecimento do letramento literário e para uma formação leitora mais ativa.
- ItemGêneros textuais e letramento: análise de conteúdo da coleção Bem-Me-Quer Mais Língua Portuguesa(Universidade do Estado da Bahia, 2025) França, Daiane Berto; Porto, Helânia Thomazine; Pereira, Priscila Alves; Santos, Ireni Alves dosNas últimas décadas, o trabalho com os gêneros textuais passou a ocupar um espaço importante nas discussões sobre o ensino de Língua Portuguesa, principalmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Isso aconteceu por causa das mudanças na forma como as pessoas se comunicam: da conversa falada para os textos escritos, do papel para as telas. Os gêneros se multiplicaram, mudaram de formato, apareceram em novos lugares, inclusive na sala de aula. Marcuschi (2008) aponta que essa variedade ampliou bastante os tipos de textos que circulam na escola e no dia a dia. Diante desse contexto, formulou-se as seguintes perguntas de pesquisa: Qual a importância dada aos gêneros textuais na organização da coleção Bem-me-quer mais língua portuguesa? Quais os gêneros textuais mais recorrentes nos livros didáticos desta coleção? Em que medida os gêneros recorrentes contribuem para a formação leitora dos(as) estudantes? A partir dessas problemáticas, definiu-se como objetivo geral: Analisar o tratamento didático-pedagógico dado aos gêneros textuais nos livros didáticos da coleção Bem-me-quer mais língua portuguesa, no que se refere ao desenvolvimento de competências leitoras e ao letramento literário. Para a realização deste estudo, adotou-se a pesquisa de natureza quanti-qualitativa, apoiada nos pressupostos teóricos da Análise de Conteúdo (AC), de Laurence Bardin (1977), considerando dialéticas estabelecidas em estudos dos seguintes teóricos: Bakhtin (1997), Marcuschi (2008), Antunes (2008), Soares (2009) e Cosson (2014). O estudo apontou para a importância de se propor atividades que estimulem o protagonismo dos(as) alunos(as), incentivando a criação, a expressão pessoal e a reflexão crítica, elementos importantes para o fortalecimento do letramento literário e para uma formação leitora mais ativa.
- ItemGramática e Ensino: Uma perspectiva de interação(2017-08-15) Penitente Andrade, NatáliaA pesquisa tem como objetivo geral analisar se a gramática normativa é desenvolvida no livro didático do 9º ano da Coleção Teláris, em uso no município de Teixeira de Freitas-BA, de forma integrada com a leitura, interpretação, produção textual e análise linguística, a partir dos gêneros textuais. Como objetivos específicos, busca verificar se há uma diversidade de gêneros textuais orais e escritos no livro didático bem como se as atividades contemplam situações formais e informais de uso. Além disso, tem como proposta propiciar discussões e reflexões sobre a importância da escolha do manual didático. Para tanto, utilizase como referencial teórico Marcuschi e Cavalcante (2005), Marcuschi (2010), os PCNs (1998), Antunes (2003), Possenti (1998), Lopes-Rossi (2002), Bezerra (2005), dentre outros. A partir de uma pesquisa qualitativa, constata-se que os aspectos gramaticais são contextualizados, colaborando com a reflexão crítica do aluno, bem como partem de um gênero textual para as definições. Dessa forma, conclui-se que as atividades envolvendo a gramática, frequentemente, perpassam a leitura, a interpretação, a produção textual e a análise linguística, propiciando uma aprendizagem significativa para o aluno. Também é possível afirma que o livro didático contempla uma diversidade de gêneros textuais e orais e apresenta a distinção das situações formais e informais da língua.