Campus XIV - Departamento de Educação (DEDC) - Conceição do Coité
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Campus XIV - Departamento de Educação (DEDC) - Conceição do Coité por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 211
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA comunicação comunitária em Santa Luz -ba: trajetórias e papéis da rádio Santa Luz fm na perspectiva da comunidade(UNEB, 2013) Pereira, Edisvânio do Nascimento; Sampaio , Tiago Santos; Santos, Vilbégina Monteiro dos; Azevedo, Nisia Rizzo deA dedicação empreendida durante o percurso deste estudo foi com a perspectiva de tentar trazer elementos teóricos e bases conceituais. A fim de buscar uma compreensão histórica da comunicação comunitária no município de Santa Luz, através da perspectiva da comunidade. Antes, trago a compreensão de como se dão as políticas de comunicação no Brasil: da comunicação hegemônica à comunicação comunitária, perpassando pela concentração midiática e a Constituição de 1988. Neste mesmo caminho, aponto para o cenário da comunicação na redemocratização e a lei que institui o serviço de radiodifusão comunitária, dialogando sobre a mesma, cidadania e mobilização, sem perder de vista a legislação vigente. Por meio destes esforços procuro abordar sobre radiodifusão comunitária: do cenário nacional ao Território do Sisal, abordando a rádio comunitária com focos no Território do Sisal: sua trajetória, conceitos e características e a Rádio Santa Luz FM: histórico e atuação. Como fator combinante para que haja a compreensão, trago as técnicas de pesquisa documental, revisão bibliográfica e entrevistas semi-abertas, a partir das quais descrevo o cenário da comunicação comunitária em Santa Luz: trajetórias e papéis da rádio Santa Luz FM na perspectiva da comunidade. Como resultado alcançado, percebe-se que na visão dos entrevistados a rádio tem cumprido o seu papel enquanto comunitária, porém ainda há lacunas que precisam ser preenchidas em relação à natureza da rádio comunitária.
- ItemA comunicação No Território Do Sisal Através Do Calila Notícias e a Participação do leitor via rede social(UNEB, 2016) Morais , Deise de Oliveira; Andrade , Pricilla; Jesus, Rosane Meire Vieira de; Santos, Vilbégina Monteiro dosO presente trabalho analisa o processo de produção da notícia elaborada pelo site Calila Notícias com o objetivo de identificar de que forma o referido site utiliza as ferramentas do webjornalismo para a disseminação de informações no Território do Sisal, levando em consideração a participação estabelecida entre o veículo e o público, critérios de noticiabilidade, as formas de apropriação da mídia social no facebook pelo próprio site. Como metodologia de trabalho utilizou-se pesquisa bibliográfica, análise de conteúdos no site e na página do facebook e o uso de ferramentas de busca disponíveis na internet. Recorrendo aos autores João Canavilhas (2001), que faz uma abordagem sobre as particularidades do jornalismo na web, aos conhecimentos do jornalista Nilson Lage (1982), que trata sobre as técnicas e características das notícias e também à autora Cecília Peruzzo, que aborda as tendências da mídia regional e local. O trabalho destaca as particularidades da comunicação regional e a ascensão do webjornalismo como meio de comunicação no Território do Sisal com ênfase na trajetória e crescimento do site Calila Notícias enquanto veículo de comunicação regional. Nesse contexto, pôde-se perceber que o webjornalismo vem transformando a maneira das pessoas se comunicarem e que através do trabalho realizado pelo site Calila Notícias, o Território do Sisal tem ganhado maior visibilidade.
- ItemA comunicação Radiofônica do Sintraf Serrinha(UNEB, 2018) Jesus , Maria Vilma da Silva; Santana, André Luís Oliveira de; Santos., Vilbégina Monteiro dos; Pereira, Edisvânio do NascimentoO presente trabalho tem como objetivo compreender o consumo de notícias através dos ouvintes do Programa A Voz do Homem do Campo do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Serrinha (SINTRAF), por meio de pesquisa qualitativa realizada na comunidade de Dois Irmãos, observando a relação que estes possuem com o programa e como essa produção de sentidos interferem em suas atividades do dia a dia. A verificação foi realizada através de questionários com 10 (dez) agricultores, sócios e não sócios da entidade. O questionário possui 5 (cinco) questões e delimita-se a comunidade de Dois Irmãos, sediada a 12 quilômetros da sede do município. Neste aspecto, abordaremos brevemente as discussões relacionadas à comunicação na contemporaneidade e como elas interagem na área rural
- ItemA construção da identidade étnico racial na infância: entre representações e mediações sensíveis a partir da literatura infantil(UNEB, 2017) Baraúna, Valdêmia de Jesus; Santana, Jorge Luiz Nery de; Boas, Antonio Vilas; Filho, José Ernane Carneiro CarvalhoEste trabalho é uma reflexão sobre as relações raciais na educação infantil a partir das propostas apontadas na Lei 10.639/2003, bem como as Diretrizes Nacionais Curriculares que a acompanha e que faz uma observação sobre os impactos da referida lei nos espaços educacionais de educação infantil. O texto exibe um diálogo teórico sobre os ideais dos Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, além de apresentar a pesquisa teórica acerca da questão racial. No trabalho com imagens presentes em obras literárias voltadas para a educação infantil. Este trabalho aborda uma breve reflexão sobre o histórico da Lei 10.639/2003, mostrando suas contribuições para o ensino da história e cultura africana nas escolas brasileiras. Tendo como referencial de análise as obras infantis “Menina bonita do laço de fita” de Ana Maria Machado e “O cabelo de Lelê”, de Valéria Belém, este estudo procura refletir as contribuições que a leitura desenvolve no processo de construção de identidades raciais na infância.
- ItemA construção discursiva dos bastidores da notícia: uma análise semiolinguística do programa profissão repórter(UNEB, 2013) Alves , Jussara Borges; Sampaio, Tiago dos Santos; Macedo, Carolina Ruiz de; Azevedo, Nísia Alejandra Rizzo deO corpus deste trabalho desenvolve-se a partir da observância das formas emergentes de fazer jornalismo no Brasil na última década, no que se refere à construção da notícia mostrada para o telespectador e ao desenvolvimento da metalinguagem, no caso, no programa Profissão Repórter. Uma produção mais longa, pertencente ao quadro de programação de uma rede de TV aberta do Brasil, voltada para o desenvolvimento de reportagens investigativas, por meio de pesquisas e entrevistas que exploram exaustivamente os temas abordados. A partir de então, inquieta-se com o seguinte questionamento: como é formada discursivamente a ideia de construção da notícia no programa Profissão Repórter? Para tanto, propõe-se analisar o funcionamento do discurso midiático sobre a construção da notícia neste programa, pautando-se na abordagem do newsmaking e da semiolinguística, a partir da análise de aspectos deontológicos. Uma análise discursiva semiolinguística é proposta como abordagem teórica e metodológica, já que nas tendências atuais de Análise do Discurso há uma busca pela representatividade do corpus, compreendendo de forma mais exaustiva os mecanismos de construção do discurso jornalístico. Observa-se ainda neste contexto, a abordagem do newsmaking articulada sobre a cultura e a organização do trabalho e dos processos de produção jornalística, culminando também em uma observância de aspectos deontológicos, mais especificamente no que se refere ao Código de Ética do Jornalismo Brasileiro, como preocupação dos estudos propostos nesta monografia.
- ItemA Cultura Do Privilégio No Brasil Colonial: Bahia Século XVIII(UNEB, 2022-07-14) Santos , Lucineide De Jesus; Borges, Eduardo José Santos; Severs, Suzana Maria de Souza Santos; Santos , Augusto Fagundes da Silva dosEsta monografia tem como objetivo analisar práticas de privilégios na Bahia colonial em fins do século XVIII. Inicialmente foi feito um debate com a historiografia especializada, no sentido de demonstrar sua prática como um instrumento de negociação política por parte da Coroa que se utilizou da concessão de mercês e privilégios para moldar a dinâmica social do Portugal do Antigo Regime. No ultramar a dinâmica foi a mesma tanto na administração governamental, quanto no funcionamento das instituições estabelecidas como parte integrante para manutenção do Império. Utilizamos como base documental um ofício do governador da Capitania da Bahia, Manuel da Cunha e Menezes, depositado no Arquivo Histórico Ultramarino de Lisboa que se refere à prática de privilégios na Bahia. A análise do documento nos coloca diante dos desafios diários que compreende a dinâmica da administração pública em território colonial. Na oportunidade, apresentamos o impacto que os privilégios representaram na administração do poder local.
- ItemA DIVERSIDADE DO TERRITÓRIO DO SISAL: Samba de Roda e Cultura Local(UNEB, 2025-01-09) Lima, Roberta Ramos; Santana, Tássio Lima de; Barbosa, Helen Campos; Ramos, Cleidiana Patrícia Costa; Amorim, Maurício José SouzaEste memorial apresenta a Websérie documental “A Diversidade do Território do Sisal: Samba de Roda e Cultura Local”, que aborda as manifestações culturais populares da região sisaleira, com ênfase no samba de roda e nas cantigas de roda, presentes em cidades como Serrinha e Lamarão. O estudo explora o contexto histórico do samba de roda, desde suas origens no recôncavo baiano, e como essa expressão cênico-musical se desenvolveu no território do sisal. Através de entrevistas com representantes dos grupos Filhos de Quelé (samba de chula), Arco-íris (samba corrido) e Pavão Dourado (cantiga de roda), buscamos compreender as características e origens dessas manifestações, ressaltando sua importância para a valorização e fortalecimento da cultura local. O memorial também descreve o processo de concepção da Websérie, composta por quatro episódios, detalhando as principais ideias que orientaram sua realização, tanto no aspecto teórico quanto nas práticas técnicas que marcaram a experiência de produção.
- ItemA história local no currículo escolar: contribuições para a formação de uma identidade local no morro dos Lopes em Santaluz-ba.(UNEB, 2017) Nascimento, Maria José Souza do; Boas, Antonio Vilas; Lopes, Jackeline Silva; Filho, osé Ernane Carneiro CarvalhoEste trabalho discute a história local no currículo escolar, objetivando investigar se a forma como é trabalhada a história local na Escola Municipal Morro dos Lopes contribui para a formação de uma identidade de pertencimento ao meio no qual o aluno está inserido. Fazemos uso da metodologia do estudo de caso do tipo etnográfico, utilizando como fontes aplicação de questionários com as professoras do 1º, 2º e 3º ano do ensino fundamental I da referida escola, realização de grupo focal com estudantes, observações de aulas com produção de diário de bordo e análises do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola e dos Currículos da Secretaria Municipal de Educação de Santaluz do 1º, 2º e 3º ano, referentes aos anos de 2016 e 2017. Tomamos como referenciais as concepções de Fonseca (1993) e (2003); Bitencourt (2011); Sacristán (1998); Silva (2006), (2010) e (2011); Neves (2002); Schmidt (2005) e (2009); Cerri (2011) e Hall (2011). Concluímos que nessa primeira fase de alfabetização, o ensino de história, ocupa um papel secundário em relação às outras áreas de ensino, a partir do qual o ensino de história local tem um foco ainda menor sendo trabalhado com maior ênfase nos meses de junho e julho; no que se refere aos estudantes, estes detêm um grande conhecimento sobre a localidade onde vivenciam e demonstram ter orgulho de pertencerem aquele local, seja por este ser um ponto turístico, seja pelas suas relações de trabalho ou pelas formas de convivência.
- ItemA influência da comunicação para atuação de jovens nos movimentos sociais no município de Retirolândia(UNEB, 2018) Santiago , Eugenia Santos; Viana, Moisés dos Santos; Andrade, Pricila de Sousa; Rocha, Vera da SilvaO presente trabalho tem como objetivo entender como acontece à comunicação no processo de transformação e atuação de jovens nos movimentos sociais no município de Retirolândia. Apresenta experiências de comunicação vivenciadas por jovens nas organizações sociais do município. Onde por meio da pesquisa participante sequenciada por abordagem qualitativa destaca-se, quatro jovens que relatam suas experiências adquiridas no processo de engajamento nos movimentos sociais. Enfatiza como os grupos se organizam para dialogar e desenvolver ações que beneficiam a juventude. Tendo em vista as ferramentas comunicacionais, o Whatsapp, Facebook, Instagram, Twitter e E-mail como uso pessoal e social desses sujeitos. As redes sociais têm facilitado a comunicação entre os jovens e as organizações onde estão inseridos. Apresento alguns autores que abordam sobre o conceito de comunicação, juventude, movimentos sociais, redes sociais e tecnologia. Para comprovação da pesquisa exponho relatos do caderno de campo e fotografias do momento das entrevistas, obtidas com os jovens pesquisados.
- ItemA leitura e a escritura como experiência do devir no processo de ressignificação das identidades e da diferença dos(as) estudantes de Ensino Médio.(Universidade do Estado da Bahia, 2024-10-31) Silva, Fábio Carneiro da; Rego, Adrino Eysen; Gomes, Antenor Rita; Cordeiro, Marcia de FreitasEste estudo propõe compreender a função da leitura e da escritura como experiência do devir no processo de ressignificação das identidades e da diferença dos(as) estudantes de Ensino Médio. Nesse aspecto, percebemos que nenhuma escritura é neutra, já que há sempre uma motivação, um reflexo das identidades, da diferença, das multiplicidades e dos investimentos libidinais do(a) autor(a) e do(a) leitor(a) do discurso. Sendo assim, partimos do seguinte questionamento: de que maneira a leitura e a escritura como experiência do devir podem contribuir com o processo de ressignificação das identidades e da diferença dos(as) estudantes de Ensino Médio? Trata-se de uma pesquisa qualitativa de base colaborativa e conta com a participação de um(a) gestor(as), um(a) coordenador(a) pedagógico(a), três alunos(as) e quatro professores(as) de Língua Portuguesa do Ensino Médio no Colégio Polivalente de Conceição do Coité/BA, cidade situada no Território do Sisal no semiárido baiano. Para melhor fundamentarmos as discussões acerca do objeto de estudo, dialogamos basicamente com as categorias e os autores(as) a seguir, tais quais, leitura, escritura, identidade, diferença, presença, ausência, logocentrismo, fonocentrismo, suplementariedade, arquiescritura, desconstrução, significado transcendental, rizoma, multiplicidade, desejo e devir, entre as quais nos pautamos basicamente em DERRIDA (1973, 1991 e 2005); HALL (2011), SILVA (2012); SILVA E SANTOS (2022); DELEUZE e GUATARRI (1995). Os instrumentos utilizados na pesquisa foram o questionário e a entrevista semiestruturada. Realizamos, também, cinco oficinas com os sujeitos da pesquisa visando trabalhar colaborativamente e dialogar com eles a respeito da proposta e dos objetivos de nosso estudo. Com o propósito de assegurar a concretização do produto da pesquisa, algumas sequências didáticas foram criadas e intitulada: O desejo, a multiplicidade e a diferença na leitura e na escritura: ressignificando identidades. Ao considerarmos os significados da leitura e da escritura como uma experiência do devir, esperamos que os(as) alunos(as), gestores(as), coordenadores(as) pedagógicos(as) e professores(as) de Língua Portuguesa do Ensino Médio possam ressignificar a si e o mundo, ao vivenciarem uma educação leitora, escritora descentrada e rizomática, valorizando a multiplicidade de perspectivas na compreensão e produção de discursos. Com efeito, esses sujeitos podem tornar-se capazes de operar o múltiplo, sem se acrescentar como uma dimensão superior, pois, é somente dessa maneira que o uno faz parte da multiplicidade, estando sempre subtraído dela. Sendo assim, acreditamos que a ausência de um centro ou de uma origem nas práticas de leitura e de escritura faça com que a significação se estabeleça mediante uma operação de diferenças, criando possibilidades para os sujeitos desenvolverem diferentes maneiras de pensar e de agir no contexto educacional, promovendo uma formação escolar plural, acolhedora, sustentável, inclusiva e ética.
- ItemA Poesia do Sertão uma Videorreportagem sobre os Cordelistas da cidade de Santaluz, Bahia(UNEB, 2018) Costa , Eude da Silva; Moura , Tatiane Yasmin Lima de; Ramos, Cleidiana Patrícia Costa; Macedo, Carolina Ruiz de Macedo; Santana, André LuísEste trabalho consiste num projeto experimental em comunicação social, que explora a videorreportagem, um produto ágil e multifuncional que tem como tema os cordelistas da Cidade de Santaluz, Bahia, usando como mídia digital de divulgação o Youtube. Há um aprofundamento teórico em torno da cultura popular, videorreportagem e suas relações com cibercultura. Por meio da produção de uma videorreportagem, o presente trabalho visa contribuir de alguma forma para um melhor conhecimento e compreensão dos cordelistas luzenses, uma vez que partimos do pressuposto de que as novas tecnologias têm cooperado para a diminuição do acesso aos livretos e, também, dão a devida importância aos cordelistas restantes na cidade, essa escolhida, dentre tantas da região sisaleira devido à nossa afinidade e pertencimento. A coleta dos discursos se deu mediante entrevista semiestruturada, onde foi possível compreender que os cordelistas luzenses escrevem, até os dias de hoje, por amor e prazer, apesar das recorrentes falas sobre desvalorização do seu trabalho. Em linhas gerais, a videorreportagem contribui para um melhor conhecimento e compreensão da real dimensão do trabalho dos cordelistas de Santaluz.
- ItemA prática pedagógica e os multiletramentos na cultura digital: um estudo com professoras do ensino médio do Colégio Polivalente de Conceição do Coité.(Universidade do Estado da Bahia, 2023-09-22) Santos, Maria Aparecida Mota; Carvalho Filho, José Ernane Carneiro; Silva, Obdália Santana Ferraz; Gomes, Antenor RIta; Garcia, Rosineide Pereira MubarackO presente estudo visa observar as práticas pedagógicas das docentes que atuam na área de Linguagens do ensino médio, no Colégio Polivalente de Conceição do Coité, no contexto da cultura digital, tendo como referência as atividades letivas ocorridas no período após as aulas remotas. A questão norteadora que originou a investigação é: como os multiletramentos são trabalhados nas práticas pedagógicas do ensino médio do Colégio Polivalente de Conceição do Coité, no contexto da cultura digital? Por conseguinte, o objetivo geral consiste em compreender como os multiletramentos são trabalhados nas práticas pedagógicas do ensino médio do Colégio Polivalente de Conceição do Coité, no contexto da cultura digital. Para o desenvolvimento do trabalho, a metodologia escolhida foi a abordagem qualitativa, através da pesquisa colaborativa, por apresentar uma proposta formativa apoiada em sessões reflexivas e possibilitar às participantes o papel de coconstrutoras das atividades realizadas. Os dispositivos utilizados foram a entrevista semiestruturada e a observação colaborativa, associada ao diário de campo. O corpus construído durante a pesquisa foi analisado e interpretado segundo os princípios da Análise Textual Discursiva. Tal análise teve como base as seguintes categorias teóricas: prática pedagógica, cultura digital e multiletramentos. A pesquisa contou com cinco professoras colaboradoras da área de Linguagens que atuam no Colégio Polivalente de Conceição do Coité. Como proposta de intervenção, foram realizadas oficinas com o objetivo de discutir o conceito de multiletramentos e permitir a reflexão e a troca de experiências com relação à ação pedagógica mediada pelas tecnologias digitais e fundamentada nos multiletramentos, com o objetivo de contribuir para a formação continuada das docentes da referida unidade de ensino, em contexto de pós-pandemia. Como produto da intervenção, foi sugerida a produção de propostas didático-metodológicas de forma colaborativa. Como resultado da pesquisa, foi possível perceber que as condições de uso das tecnologias digitais no ambiente escolar dependem da quantidade de artefatos disponíveis em bom estado de conservação e da qualidade da conexão com a internet, pois quando tais requisitos não são obedecidos, prejudica a atividade docente. Constatou-se também a importância do processo de formação continuada para que as partícipes do estudo possam empregar as tecnologias digitais de forma didática. Tal processo ocorre predominantemente por vias informais, com o auxílio da comunidade escolar e de cursos e plataformas educativas por elas pesquisadas na Web. As educadoras não conheciam a teoria dos multiletramentos em profundidade e as suas práticas pedagógicas mesclam a metodologia tradicional, apoiada na aula expositiva, com outras que promovem a autonomia e a colaboração dos(das) estudantes, a partir do uso dos recursos tecnológicos.
- ItemA produção do saber histórico escolar: um estudo de caso no Colégio Polivalente de Conceição do Coité-BA.(UNEB, 2014-08-05) Oliveira, Pedro Márcio Pinto De; Boas , Antônio Vilas; Lopes, Jackeline Silva; Oliveira, Maria CezarelaO presente trabalho tem como objetivo principal, fazer uma análise de como o saber histórico vem sendo produzido no Colégio Polivalente de Conceição do Coité-BA, isto é, como os professores de história selecionam os conteúdos a serem trabalhados em suas aulas, como esses conteúdos são trabalhados por esses docentes e qual a repercussão desses conteúdos entre os estudantes. Buscando entender o universo da sala de aula nas aulas de história; que relações se estabelecem entre o “desinteresse” dos estudantes e a forma como o saber histórico escolar é construído por professores e pelos próprios alunos, durante a seleção, desenvolvimento e apreensão dos conteúdos. Esse trabalho propõe respostas concretas e fundamentadas aos questionamentos, cujas respostas de tais questões, é elemento imprescindível para o entendimento do objetivo principal da pesquisa. Como se processa ali o ensino? Que tipos de relações os sujeitos estabelecem com o conhecimento histórico? Quais são ou como professores e alunos elaboram a sua compreensão sobre as ideias históricas? Que significados o conhecimento histórico tem para os sujeitos envolvidos no processo ensino/aprendizagem? Como os alunos reagem aos processos de produção do conhecimento histórico? Qual o resultado do conhecimento histórico na formação da consciência histórica dos alunos? As respostas a esses questionamentos é o resultado desse trabalho.
- ItemA representação da mulher na obra a normalista de Adolfo Caminha(UNEB, 2018) Lemos, Eliana Nascimento; Sarmento, Maria Aurélia; Boudoux, Adriana Silva Teles; Silva, MarinéliaO presente trabalho objetivou analisar como o romance A normalista, escrito por Adolfo Caminha, publicada no ano de 1893, representa a figura feminina. Buscamos para tanto problematizar as relações existentes entre a escrita literária e a histórica, a partir dos conceitos de Representação segundo Roger Chartier (2002) e Gênero segundo Joan Scott (1989). Apresentamos as possíveis aproximações e distanciamentos entre a história e a literatura, a partir do conceito de representação, mostrando como a segunda apesar de ser considerada uma ficção se constitui enquanto uma fonte rica para a análise histórica, Além de ser ela mesma um acontecimento. Entendendo que mesmo sendo campos diferentes há sim possibilidades de aproximá-las.
- ItemA representação das Rezadeiras no processo de construção cultural de rachão do Jacuípe(2011-09) Soares, Joseita dos SantosO presente artigo objetiva identificar e descrever a arte de rezar no município de Riachão do Jacuípe, interior do estado da Bahia, e analisar a representação das rezadeiras pela sociedade jacuipense, mostrando as conquistas e entraves encontrados por este grupo nas ultimas décadas entre o século XX e XXI. Utilizando-se da metodologia da historia oral, foram entrevistadas três rezadeiras sendo duas de bairros periféricos e uma da zona rural. Nenhuma outra fonte poderia ser melhor utilizada para representá-las visto que ao entrevistá-las ficaram perceptíveis suas angústias e frustrações por suas rezas não terem recebido o reconhecimento enquanto manifestação cultural local. Ao aplicar um questionário com seis pessoas da comunidade quatro católicos e dois evangélicos foi possível configurar as relações que as rezadeiras exercem na sociedade jacuipense.
- ItemA representação de poder da inspetoria no jogo político local.(UNEB, 2011) Matos, Carleila de Queiroz; Borges, Eduardo José Santos; Santana, Carlos José de Almeida; Araujo, Augusto César deO presente trabalho busca pensar as diferentes estruturas de poder que estão postas na sociedade, dando ênfase ao poder representado pelo cargo de Inspetor. Para isto analisamos o cotidiano de alguns sujeitos históricos que estiveram a frente deste cargo entre as décadas de 60 e 70 no município de Serrinha – Bahia. Com a intenção de entender o universo diário desses sujeitos “marginais” procuramos analisar a construção identitária dessas personalidades dentro do seu espaço de convivência e atuação
- ItemA SALVADOR MODERNA: representações iconográficas dos cartões-postais 1912-1916(UNEB, 2013) Santana, Ironaide da Silva; Castro, Rute Andrade; Boudoux, Adriana Silva Telles; Filho, Kleber José Fonseca Simões- O presente trabalho discute a modernização ocorrida em Salvador durante os anos de 1912 a 1916, período em que se intensificam as reformas urbanas na capital durante o governo de J. J Seabra espelhadas no modelo urbano carioca de influência francesa. A análise é desenvolvida com base na leitura crítica da representação do cartão-postal, inserida em uma concepção que está intrinsecamente ligada à incorporação de interesse da elite política e socioeconômica soteropolitana em empreender a modernidade na capital. A análise é desenvolvida tomando como base teórica, a análise de discussões de estudiosos sobre o processo da construção da significação em relação à imagem visual, exatamente para ressaltar e questionar a criação de um “ver” dominante, para favorecer relações de poder.
- ItemAbordagens da Geografia Urbana: uma proposição didática a partir de filmes no Centro Municipal de Educação Santa Rita de Cássia.(Universidade do Estado da Bahia, 2023-10-03) Martins , Ely Makeise Araujo dos Santos; Andriano Eysen, Rego; Portugal, Jussara Fraga; Almeida, Lorena Ferreira de SouzaEsta dissertação situa-se no âmbito das pesquisas que discutem o ensino de geografia e o cinema, numa perspectiva de novas aprendizagens sobre o fenômeno da Geografia urbana no Centro Municipal de Educação Santa Rita de Cássia, com alunos/as do 7° ano dos anos finais do ensino fundamental, a partir da análise de duas películas fílmicas: Mauá, o imperador e o rei e, Trash: a esperança vem do lixo. Tem como compreender como a linguagem cinematográfica pode potencializar o ensino/aprendizagem da Geografia urbana em sala de aula. A questão que nos moveu foi: Como a linguagem cinematográfica pode potencializar o ensino/aprendizagem da Geografia urbana em sala de aula? Nessa perspectiva, a investigação teve como aporte metodológico a abordagem qualitativa colaborativa, baseado em Ibiapina, (2006) e Flick, (2009). Com efeito, fizemos uma revisão bibliográfica elegendo alguns teóricos da Geografia Cultural, a exemplo de: Claval, (1997), Corrêa (2007, 2009), Cosgrove, (1983), Rosendahl (2007), Sauer, (1931). Nas discussões sobre urbanização, esta investigação esteve pautada em estudiosos/as, como: Santos, 1997; Carlos, (2013); Calvalcante (2008), Lefebvre, (2002); Sposito, (2004); Sposito, (2006). Certamente, para tratar dos diálogos relacionados ao cinema e a Geografia, temos o embasamento dos(as) autores(as) como: (Portugal, (2013); Oliveira, (2011); Morin, (2002); Cousin, (2012); Duarte, (2002), dentre outros(as) autores(as) que deram embasamento teórico e metodológico para a identificação da importância do filme no ensino da Geografia urbana, considerando-o como instrumento responsável por um ensino lúdico e potente na formação crítica/reflexiva do(da) estudante no seu processo de formação crítica. Como produto, foi criada uma página no instagram com a participação dos(as) alunos(as), onde será divulgado dicas de filmes que possa ser correlacionados com conceitos geográficos, a partir dos momentos experienciados durante a participação nos Ateliês Geo-cinematográficos, com o propósito de fazer os educandos refletirem acerca da utilização do cinema em sala de aula como suporte didático-pedagógico para potencializar a compreensão dos conceitos, temas, fenômenos e processos da geografia urbana, assim, oportunizando uma formação crítica/reflexiva a partir do cinema.
- ItemAlém do campo; mulheres nas arquibancadas(UNEB, 2025-01-08) Santos, Elisamara da Silva; Rizzo, Nísia Alejandra; Barbosa, Hellen Campos; Amorim, Maurício José SouzaO documentário “Além do Campo: Mulheres nas Arquibancadas” explora as vivências de mulheres de diferentes idades em suas relações com o futebol e as arquibancadas. Guiado pelo amor ao esporte e experiências pessoais, o trabalho visa ouvir essas mulheres, destacando suas perspectivas, desafios e paixões, e celebrando a presença em um ambiente que frequentemente as invisibiliza. O filme documental busca inspirar diálogos sobre igualdade, representatividade e a força do feminino no futebol.
- ItemAntônio Conselheiro E Canudos Sob O Olhar De Frei João Evangelista De Monte Marciano(2014) Morais, Ricardo PintoO propósito deste artigo é analisar o papel desempenhado pelo Frei Capuchinho João Evangelista de Monte Marciano na restauração do prestígio da Igreja Católica e a ortodoxia da sua fé, bem como pelo remodelamento do clero, tornando-o exemplar e virtuoso, de modo que as práticas e as crenças religiosas do Brasil pudessem ficar de acordo com a fé católica praticada em Roma. Será utilizado como instrumento para isso, o Relatório elaborado e apresentado ao Arcebispado da Bahia, em 1895, com base na ação missionária comandada pelo Frei Monte Marciano, que pretendia dissolver o Arraial de Canudos e convencer os adeptos de Antônio Conselheiro a retornarem as suas terras de origem. Desdobramento do processo de romanização, a missão do referido Frei Capuchinho italiano constitui-se uma forma da Igreja justificar o seu poder de organização social.