Campus XIV - Departamento de Educação (DEDC) - Conceição do Coité
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Campus XIV - Departamento de Educação (DEDC) - Conceição do Coité por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 211
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemFormação docente em serviço: construindo sentidos e significados nas plataformas colaborativas digitais(Universidade do Estado da Bahia, 0022-07-24) Souza, Suzanne Sales de; Silva, Obdália Santana Ferraz; Sirlaine Pereira Nascimento dos, Santos; Santana, Neidson Dionisio Freitas deEste estudo visa ao aprofundamento da compreensão sobre os usos que o professor do Ensino Médio faz das plataformas colaborativas de aprendizagem e como esse processo poderá contribuir na formação em serviço desses professores. Com a crescente presença das tecnologias digitais, tanto na vida dos professores quanto na dos alunos, torna-se crucial desenvolver abordagens pedagógicas que incorporem essas tecnologias de forma significativa, visando a uma prática pedagógica mais crítica e criativa. Surge, então, a questão central: de que maneira as plataformas colaborativas digitais podem contribuir na formação em serviço dos professores do Ensino Médio, com vistas à produção de abordagens críticas e criativas, no contexto educacional? Como objetivo geral, deseja-se compreender como as plataformas colaborativas digitais podem contribuir na formação em serviço dos professores do Ensino Médio, de modo a fomentar abordagens críticas e criativas, no contexto educacional. Para investigar essa questão, esta pesquisa foi conduzida com professores das áreas de linguagens e ciências humanas do Colégio Estadual Wilson Lins, em Valente-BA. O embasamento teórico se constituiu da discussão das seguintes categorias: tecnologias digitais na educação, formação docente, formação docente em serviço e plataformas colaborativas de aprendizagem. A metodologia adotada seguiu os princípios da pesquisa colaborativa, fundamentada na reflexão coletiva, através de sessões reflexivas. O desfecho deste estudo consistiu na criação de uma Sala de Aula Virtual, na plataforma colaborativa Google Classroom, com o objetivo de promover a interação entre professores e alunos, bem como entre os próprios alunos. Além disso, buscou-se promover uma compreensão mais abrangente da escola como espaço de formação em serviço e das plataformas digitais como ambientes propícios ao desenvolvimento da aprendizagem. Os resultados desta pesquisa indicam que as plataformas colaborativas digitais possuem um potencial significativo para enriquecer a formação contínua dos professores do Ensino Médio. A integração dessas tecnologias nas práticas pedagógicas dos professores pode propiciar uma maior interação e engajamento dos alunos, promovendo a colaboração e a construção coletiva do conhecimento. Ademais, a utilização da Sala de Aula Virtual, na plataforma Google Classroom, mostrou-se relevante para promover a autorreflexão coletiva entre os professores, possibilitando a troca de experiências e o compartilhamento de recursos e de propostas didático- pedagógicas. As plataformas colaborativas de aprendizagem podem se tornar um elemento catalisador do desenvolvimento da aprendizagem e um espaço dinâmico e criativo para a formação de professores do Ensino Médio, de modo a contribuir para o aprimoramento de suas práticas pedagógicas e para a promoção de uma educação mais inclusiva, participativa e contextualizada.
- ItemSaberes e fazeres em saúde na interface com a educação popular: experiência de mulheres no Quilombo de Trindade Biritinga (BA)(Universidade do Estado da Bahia, 0024-04-29) Meireles, Gercilene; Ferreira, Maria Jucilene Lima; Lima , Jamile da Silva; Carvalho, Sandra Maria GadelhaSaúde e Educação são referências para a produção da vida em sua totalidade. Nesse contexto, o caminho a ser seguido não pode prescindir da perspectiva da emancipação humana. As relações entre saúde popular e processos educativos perpassam o cuidado, a forma amorosa e respeitosa de interagir e reconhecer o(a) outro(a) em suas singularidades e diversidades. Estes são sinais reveladores, que apontam os desafios e limites que perpassam, especialmente, o campo da educação e saúde, principalmente no contexto atual, onde existe uma síndrome civilizatória contemporânea, marcada pelo descuido e descaso com a produção da vida. Essa síndrome (Boff, 2014) afeta a humanidade e a natureza com a lógica social capitalista, a qual prioriza interesses econômicos e lucrativos em detrimento da vida. Face a esse argumento, tem-se a seguinte indagação: de que modo os saberes e fazeres de mulheres no Quilombo de Trindade, localizado no município de Biritinga, na Bahia, potencializam práticas educativas não escolares, ao desenvolverem situações de cura e cuidado em saúde individual e coletiva? Quanto ao objeto, a pesquisa se propõe a analisar os saberes e fazeres em saúde individual e coletiva pelas mulheres no Quilombo de Trindade, bem como suas potencialidades educativas para as relações sociais e de saúde no quilombo. Quanto à metodologia, realizou-se, inicialmente, uma revisão sistemática para fins de apropriação da atualidade do tema. Este trabalho se constitui de uma pesquisa de natureza participante-ação e de abordagem quanti-qualitativa. Realizou-se, no campo empírico, a observação participante, entrevistas coletivas e roda de conversa, por meio do dispositivo intitulado Tenda do Conto (Gadelha, 2015), com oito interlocutores(as) da pesquisa. Esse processo oportunizou um encontro de diálogo e reflexão com as mulheres no Quilombo de Trindade que, por meio de suas falas, expressaram suas vivências, experiências e as práticas de cura, cuidado e formação em saúde individual e coletiva. No caminho percorrido, foi possível perceber a ausência de políticas públicas de saúde no Brasil, no âmbito do SUS, que atendam as especificidades e particularidades em saúde para os territórios quilombolas. Verificou-se, ainda, que os territórios da Atenção Básica (AB), no município, são marcados pelos interesses hegemônicos do capital, responsável por produzir na população do campo e quilombola desigualdades sociais em saúde extremas. A Estratégia Saúde da Família (ESF), a qual é atribuída a capacidade organizacional no planejamento da assistência à saúde de qualidade no território estudado, ainda se encontra marcada por iniciativa hegemônica, questão que compromete o protagonismo social das mulheres no quilombo e a capacidade do território para a efetividade de uma atenção integral à saúde da população quilombola. No Quilombo de Trindade, por meio da observação participante, constatamos um distanciamento entre os saberes técnicos dos profissionais de saúde e os saberes e fazeres em saúde de nossas interlocutoras, existindo, portanto, maior valorização da medicina convencional em detrimento dos saberes tradicionais quilombolas. Desse percurso, surge um projeto de intervenção, por meio da Tenda do Conto, que visa fortalecer os saberes e fazeres em saúde das mulheres no Quilombo de Trindade, abrindo caminhos de diálogo e entrelaçamento de saber, com práticas educativas (não escolar). Assim, os resultados apontam que as potencialidades das práticas de cura e cuidado em saúde individual e coletiva, desenvolvidas pelas interlocutoras da pesquisa, que se materializam no uso das plantas medicinais e espiritualidade, fortalecem a identidade das mulheres quilombolas, as quais são portadoras de práxis libertadoras, pautada na emancipação humana e transformação social, na medida em que socializam, divulgam e repassam a outras gerações seus saberes e fazeres, e têm o cuidado consigo mesmo e com o outro, como fundamento do seu agir humano, em que valores como partilha e solidariedade são essenciais em uma sociedade tão individualista como a nossa
- ItemProcessos ditatoriais do Brasil no século XX: a escola como elemento alienador(2009-02-03) Souza Filho, Luís Raimundo deO trabalho aqui apresentado tem como elemento fomentador as dúvidas sobre o campo educacional desse país. Buscando dessa forma esclarecer alguns dos mais importantes pontos responsáveis pelo caos atual no qual se encontra essa área. O levantamento das características sobre os modelos educacionais adotados em cada um dos regimes não democráticos pelos quais o Brasil atravessou no século XX é de fundamental importância para revelar o quadro de abandono que a educação passou devido aos interesses governamentais em diferentes épocas de nossa breve história. O pensamento ao qual chegamos resulta da completa análise dos dados possíveis levantados e aos sentimentos de desesperança de alterações fundamentais nos próximos tempos.
- ItemComunicação e participação: os caminhos que levaram a sociedade civil organizada do território do Sisal à 1ª confecom(UNEB, 2009-09-21) Oliveira, Bruna Luana Bessa de; Moraes, Kátia; Sampaio, Tiago; Rizzo, NísiaO processo de organização da sociedade civil no Brasil tem um longo histórico de atuação. Na busca por melhores condições de vida, esses grupos começam a dialogar com o Estado, propondo ações de abertura política, que se intensificam após a Constituição de 1988. Nesse novo quadro, em que o Estado permanece como pólo de poder e a sociedade civil não é vista apenas como virtuosa, a comunicação social assoma como um direito reivindicado pela sociedade civil organizada na busca por liberdade de expressão. Buscando atender essa demanda, o Governo é pressionando a convocar a 1ª Conferência Nacional de Comunicação, onde empresário, poder público e sociedade civil se juntam para discutir os rumos da comunicação para o país. Nesse cenário, o Território do Sisal, localizado no semiárido da Bahia, espaço que tem a comunicação comunitária como ferramenta de contra discurso, procurou se organizar para garantir sua representação neste evento. Esse trabalho discute e analisa de que forma a sociedade civil organizada, do Território do Sisal, mobilizou a região para garantir sua representação na 1ª Conferência Nacional de Comunicação, realizada em dezembro de 2009. Para tal, usamos o método qualitativo de análise com etapas de levantamento bibliográfico, pesquisa exploratória e estudo de caso, por meio de técnica entrevistas. Num primeiro momento podemos dizer que o trabalho desenvolvido pelas entidades de comunicação no Território se deu em formatos de encontros de capacitações e elaboração de propostas a serem enviadas para etapa nacional da Conferência, sendo esses encontros locais, coordenados pelo Comitê pela Democratização da Comunicação do Território do Sisal, uma ação do Movimento de Organização Comunitária.
- ItemO ensino público em Biritinga e Riachão do Jacuípe(UNEB, 2010) Matos , Leandro Carneiro da silva; Vellanes, Paulo de Tarso; Soares, Jorge; Sampaio , TiagoCom base no retrato do ensino público no país e diante das notáveis transformações sociais que a educação de qualidade proporciona, este trabalho propõe uma reflexão sobre o sistema educacional vigente, partindo da importância do diálogo na construção do conhecimento e da informação como elemento fomentador do debate. Após pesquisa e verificação de diversas instituições educacionais nas cidades de Biritinga e Riachão do Jacuípe, ambientes nos quais o trabalho se passa, foi construído um registro do momento atual da educação pública nessas duas cidades. Como fundamentação teórica, foram utilizados autores como Belo (2006), para tipificar o livro-reportagem; Freire (1977), para falar da relação entre comunicação e educação; e outros autores da comunicação como Saviani (1977) e Bakhtin (1992). Esses conteúdos embasam tecnicamente os procedimentos utilizados na construção desse livro reportagem. Sendo descrito, ainda, no presente memorial, as etapas dessa construção
- ItemRepresentação da mulher no livro didático da 3ª série de história da década de 1980.(2010) Mercês, Graziela Silva dasEsse artigo tem como finalidade analisar a representação da mulher a partir do livro didático de História da década de 1980, trazendo a discussão de gênero, de Scott. Outro ponto também discutido é a discriminação sofrida pelas mulheres negras em meio ao principal recurso didático que deveria ser construído com base nas democracias, tanto raciais quanto sexuais, contribuindo para que as diferenças possam ser vistas como algo que constrói e não que discrimina.
- ItemManifestações de violencia no Anime Naruto(UNEB, 2010) Souza, Marcelo felipe Gomes de; Macêdo, Carolina Ruiz; Sampaio , Tiago SantosOs desenhos animados são ferramentas que compõem o imaginário infanto-juvenil e auxiliam as crianças a entender e interpretar o universo a sua volta. Partindo deste princípio, o desenho animado japonês Naruto foi escolhido como objeto desta pesquisa, que tem como objetivo destacar e analisar algumas formas de violência apresentadas nos 106 capítulos do desenho, o que equivale às suas quatro primeiras temporadas. A análise foi realizada a partir da versão do desenho exibida nacionalmente pelo SBT, o que abrange a edição feita por esta emissora. Para compreender melhor a violência apresentada, a análise da narrativa visual também foi considerada na construção do sentido. Além de identificar as manifestações de violência presentes no anime Naruto, foram levantados alguns dos possíveis impactos que a exposição da violência na mídia audiovisual pode ter sobre os seus espectadores, usando como referência investigações feitas por outros pesquisadores. Esta pesquisa utilizou a análise de conteúdo para identificação das formas de violência divididas nas categorias física, verbal e subjetiva.
- Item“Que A Justiça De Água Fria Te Condene”. O Julgamento De Um Santo No Sertão Baiano(2010) Matos, Ariene Pinto GóesEste artigo conta a história do julgamento e condenação da imagem de Santo Antônio das Queimadas a qual foi responsabilizada por um assassinato na região de Queimadas em razão de ter recebido toda a herança de uma devota, proprietária desta imagem e, dentre ela estar um escravo, autor do crime. A legislação de final do século XVIII e início do XIX, quando este episódio parece se desenvolver, atribui responsabilidade de crimes cometidos por escravos a seus donos. Sendo assim, a imagem do santo foi obrigada a pagar por um crime e condenado à perda dos seus bens para custear as despesas do processo. Por ausência de comprovação do julgamento, esta história faz parte do imaginário coletivo de Queimadas sendo responsável, algumas vezes, pelos infortúnios que ocorrem no município. E é este aspecto que apuramos neste trabalho.
- ItemRenovação carismática católica em Santa Luz: aproximações e distanciamentos com a universal do reino de Deus.(UNEB, 2010) Cunha , Paulo Viana; Silva, Aldo José Morais; Oliveira, Iris Verena; Almeida, CarlosO propósito deste artigo é examinar de que maneira ocorre a complexa rede de influências entre a Igreja Universal do Reino de Deus e a Renovação Carismática Católica no município de Santa Luz, destacando as peculiaridades existentes na localidade. Esses grupos religiosos demonstram um alto grau de similaridade em vários aspectos, como em partes de suas liturgias, formas de organização dos grupos, clara rejeição a religiões africanas e uma não leitura da Bíblia. Esses aspectos puderam ser notados decorrentes de análise de fontes primárias, que foram: entrevistas com membros do grupo Reviver em Santa Luz (representante da Renovação Carismática no município), livro de orações do grupo reviver utilizados nas reuniões, cultos da igreja Universal do Reino de Deus em Santa Luz e do grupo Reviver (visitação, observação sistemática e descrição densa), a ementa da aula inaugural da escola Paulo Apóstolo na diocese de Serrinha e módulos básicos do ministério de formação da Renovação Carismáticos Católicos destinados a formação de coordenadores dos grupos de oração.
- ItemConstrução do catolicismo em Conceição do Coité Da colonização ao primeiro centenário da Paróquia Nossa Senhora da Conceição do Coité(2010) Sampaio, Antonio Thiago GordianoEste artigo tem por objetivo apresentar um panorama religioso da Paróquia Nossa Senhora da Conceição do Coité, analisando desde a colonização das terras onde está sito o município, a elevação da capela à condição de Freguesia até o primeiro centenário da mesma. Nesse sentido são privilegiados estudos das atividades pastorais desenvolvidas pelos padres que ocuparam a direção espiritual do rebanho católico local, tendo por base o Livro de Tombo da Freguesia, o mesmo desde 1855, e das práticas religiosas populares, longe ou não do clero, através de entrevistas com pessoas conhecidas na comunidade católica coiteense.
- ItemBarrocas, emancipação política um jogo de poder(2010) Queiroz, Ana Paula OliveiraEste artigo tem por objetivo analisar o primeiro processo de emancipação do Município de Barrocas, localizado no estado da Bahia, levantar os fatores determinantes que contribuíram para o retorno deste à condição de distrito do município de Serrinha, além de refletir sobre a influência das elites políticas locais dentro desse evento histórico ocorrido na década de oitenta. Nesse sentido, foram realizadas pesquisas bibliográficas, documentais e utilização de entrevistas. Os resultados assinalam a forte influência política dos representantes desta região perante a população do início ao fim dos processos investigados.
- ItemRapto: estratégia de conjugalidade e honra feminina na vila de Conceição do Coité no séc. XIX(2010) Umbelino, Eugênia BarretoO propósito do texto é discutir como a sociedade coiteense relacionava a honestidade sexual das mulheres aos valores de preservação da família e moralidade social, através da análise de discursos jurídicos e depoimentos das pessoas envolvidas num processo crime de rapto ocorrido em 1893. Com o objetivo de revelar padrões de comportamento feminino com relação ao casamento bem como arranjos matrimoniais que não se amoldava aos padrões, tradicionalmente apontados como válidos pela historiografia. Levando em consideração que na segunda metade do século XIX no Brasil houve uma tendência cada vez maior em se romper com arranjos matrimoniais e desafiar a autoridade paterna, em defesa do ideal romântico do casamento por amor.
- ItemBreves e inesquecíveis lembranças de guerra(2010) Santos, Dogivane Marques dosEssa pesquisa tem como embasamento o trabalho com a memória. Nesse trabalho constam as recordações de dois personagens, que vivenciaram cada um em situação diferente, o cenário da Segunda Guerra Mundial. Um soldado-praça, ex-combatente da FEB (Força Expedicionária Brasileira), e o filho de um casal de judeus, que diante do anti-semitismo que marcou profundamente a Europa na primeira metade do século XX, seus pais vêem em direção ao Brasil, e assim trazem consigo os momentos de terror vivenciado num país massacrado pelas forças nazistas, ambos esses personagens atualmente, são residentes no pequeno município de Riachão do Jacuípe, Bahia.
- ItemUm estudo sobre a comunicação empregada nas campanhas de vacinação infantil em Conceição do Coité-ba(UNEB, 2010) Lopes , Paulo Roberto Pinheiro; Araújo , Patrícia Rocha; Sampaio, Tiago; Monteiro, VilbéginaO estudo teve como objetivo identificar que significado tem para os pais ou responsáveis a comunicação empregada nas campanhas de vacinação em crianças com até um ano de idade no município de Conceição do Coité-Bahia. Utilizou-se da técnica do grupo focal como metodologia qualitativa, formando-se dois grupos, conduzidos através de questões norteadoras. Os diálogos gravados e transcritos, foram sistematizados a partir da técnica de análise de conteúdo. Os resultados revelaram que há deficiência na comunicação, que as campanhas priorizam a vacinação contra a poliomielite, em detrimento de outras vacinas, e que muitas mães ou responsáveis, provavelmente, não estejam plenamente convencidos da importância da imunização.
- ItemComunicação Interna e clima organizacional : Um estudo de caso em uma empresade de Saúde(UNEB, 2010-03) Neto , João Vitor de Oliveira; Sampaio, Tiago Santos; Morais , Kátia Santos de; Fontes , Hanayana Brandão GuimarãesA presente monografia teve como objetivo principal estudar a relação entre a comunicação interna (CI) e o clima organizacional (CO) a partir do estudo de caso de uma empresa de saúde. Sendo assim, utilizou-se o método do estudo de caso como suporte para o desenvolvimento da pesquisa empírica na qual foi aplicado um questionário específico para os funcionários, baseado em textos teóricos acerca da comunicação organizacional. Pôde ser constatado na pesquisa que a maioria dos funcionários nunca ouviu falar em comunicação organizacional, devido a sua ausência de forma estruturada e bem aplicada à empresa, e ainda avaliaram a comunicação interna como regular, mas, que ainda pode melhorar seus processos gerenciais, resultando em um CO bom. Portanto, a comunicação interna e o clima organizacional são algo que ainda podem ser melhorados, ou seja, melhor planejado de forma integrada na empresa de saúde.
- ItemTv Regional: O jornalismo da Tv Subaé(UNEB, 2010-03) Oliveira, Lorenna Katharine Nascimento; Macêdo, Carolina Ruiz de; Araújo, Patrícia Rocha de; Sampaio , Tiago SantosNo ano 1988 é instituída a TV Subaé, a primeira afiliada da Rede Globo no interior da Bahia, localizada em Feira de Santana, região que pertence ao semi-árido baiano. Entendendo que os meios de comunicação estão diretamente ligados aos fatores sociais e desenvolvimento de uma determinada região, é necessário refletir sobre a relação estabelecida entre a TV Subaé e a região. Este trabalho tem como objetivo principal compreender como o regional é apresentado no jornalismo da TV Subaé e se esta pode ser considerada uma emissora regional. Sendo assim, os objetivos específicos propostos pela pesquisa são delinear o histórico da TV Subaé em seus 21 anos de existência, identificar os projetos sociais e culturais desenvolvidos pela emissora e verificar como a microrregião de Feira de Santana, principal região abrangida pela TV Subaé, aparece no seu telejornalismo. Esta pesquisa utilizou o método da análise de conteúdo para categorizar e analisar as matérias veiculadas no telejornal para que após a análise desses dados, pudesse ser identificado como o regional é apresentado no jornalismo da TV Subaé. Verificou-se que a TV busca valorizar o regional, mostrando a figura do nordestino através de suas manifestações culturais e fortalecendo a identidade regional através das matérias exibidas no seu telejornalismo.
- ItemEntre a fé e a folia: festas de reis realizadas em Conceição do Coité (1990-2009)(2010-03) Oliveira, Fabiane Pinto da SilvaA festa revela não apenas os momentos festivos de uma localidade, mas também as vivências cotidianas, suas identidades, valores e tensões. Este artigo discute as festividades em homenagem aos Santos Reis, ocorridas no município de Conceição do Coité durante o período de 1990 a 2009. Analiso as imbricações entre as esferas sagradas e profanas existentes nessa festividade; as rupturas e continuidades, que se efetivaram ao longo dos anos; como também a contribuição da cultura africana para tal festejo. A fim de entender essa festa, recorro às narrativas dos participantes bem como registros fotográficos e audiovisuais.
- ItemCanudos múltiplos molhares: permanência e rupturas nos discursos(2010-03-04) Carneiro, Maria Juliana de MatosA pesquisa buscou fazer um balanço sobre as várias correntes historiográficas existentes à cerca do tema Canudos, através da análise dialógica com as fontes pertinentes à referida temática, averiguando as continuidades e mudanças nos discursos. Do ponto de vista metodológico, o estudo segue por meio de uma revisão bibliográfica através do confrontamento do material já produzido e escrito sobre o tema, trazendo à baila diversas questões polêmicas no seio da historiografia e nos discursos ideologizados, abordando tipificações diversas a respeito de Belo Monte, no tocante a sua população, a imagem de seu líder, modos de vida, organização econômica, política e social, apresentando às vezes semelhanças e divergências. Em virtude disso, torna-se necessário, fazer este levantamento sobre essas várias interpretações, com o intuito de resgatá-las e analisá-las para compreender como as quatro gerações de historiadores explanaram a sociedade canudense e as razões que levaram a eclosão da guerra que se configurou como uma das mais violentas da história brasileira. O estudo realizado permitiu concluir que a história de Canudos é explicada de maneiras distintas pelos pesquisadores, pois cada um a historiou de acordo as suas peculiaridades, interpretações, olhares, e através de suas tendências teóricas, pois é analisada sob o ponto de vista militar, religioso, político, econômico, cultural, outros uma visão marxista ortodoxa, etc. Enfim, neste estudo analiso justamente como se deu a criação das diferentes ideologias defendidas pela dinâmica histórica.
- ItemCanudos múltiplos olhares: permanências e rupturas nos discursos(UNEB, 2010-03-04) Carneiro, Maria Juliana de Matos; Silva, Rogério Souza; Eduardo , Eduardo; Zuleide , ZuleideA pesquisa buscou fazer um balanço sobre as várias correntes historiográficas existentes à cerca do tema Canudos, através da análise dialógica com as fontes pertinentes à referida temática, averiguando as continuidades e mudanças nos discursos. Do ponto de vista metodológico, o estudo segue por meio de uma revisão bibliográfica através do confrontamento do material já produzido e escrito sobre o tema, trazendo à baila diversas questões polêmicas no seio da historiografia e nos discursos ideologizados, abordando tipificações diversas a respeito de Belo Monte, no tocante a sua população, a imagem de seu líder, modos de vida, organização econômica, política e social, apresentando às vezes semelhanças e divergências. Em virtude disso, torna-se necessário, fazer este levantamento sobre essas várias interpretações, com o intuito de resgatá-las e analisá-las para compreender como as quatro gerações de historiadores explanaram a sociedade canudense e as razões que levaram a eclosão da guerra que se configurou como uma das mais violentas da história brasileira. O estudo realizado permitiu concluir que a história de Canudos é explicada de maneiras distintas pelos pesquisadores, pois cada um a historiou de acordo as suas peculiaridades, interpretações, olhares, e através de suas tendências teóricas, pois é analisada sob o ponto de vista militar, religioso, político, econômico, cultural, outros uma visão marxista ortodoxa, etc. Enfim, neste estudo analiso justamente como se deu a criação das diferentes ideologias defendidas pela dinâmica histórica.
- ItemEscola Digital? Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas à Educação(UNEB, 2011) Silva, Rilzimar Carneiro; Carneiro, Teones Araújo; Morais , Kátia; Xavier, Raimundo Cláudio Silva; Nonato, Emanuel Rosário dos SantosPor meio da produção de um vídeo-documentário, o presente trabalho busca mostrar como as tecnologias da informação e comunicação (TIC) têm sido aplicadas no processo ensino/aprendizagem em escolas públicas do semi-árido baiano, ressaltando as mudanças das práticas pedagógicas em relação ao ensino tradicional, sob a perspectiva dos alunos, especialistas e profissionais da área. O vídeo discute a inserção das TIC no universo escolar, a articulação desses recursos com o projeto pedagógico, como o Estado tem atuado no sentido de preparar os docentes e no investimento/manutenção em suportes tecnológicos, com ênfase para o Território do Sisal, onde se localizam as escolas pesquisadas. Embora as TIC tenham inovado as metodologias educacionais, entendemos, a partir dos discursos dos sujeitos expressos no vídeo, que as Tecnologias da Informação e Comunicação são suportes que potencializam o papel do professor e não subestimam suas funções no processo de ensino-aprendizagem.