Campus XIV - Departamento de Educação (DEDC) - Conceição do Coité
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- ItemSaberes e fazeres em saúde na interface com a educação popular: experiência de mulheres no Quilombo de Trindade Biritinga (BA)(Universidade do Estado da Bahia, 0024-04-29) Meireles, Gercilene; Ferreira, Maria Jucilene Lima; Lima , Jamile da Silva; Carvalho, Sandra Maria GadelhaSaúde e Educação são referências para a produção da vida em sua totalidade. Nesse contexto, o caminho a ser seguido não pode prescindir da perspectiva da emancipação humana. As relações entre saúde popular e processos educativos perpassam o cuidado, a forma amorosa e respeitosa de interagir e reconhecer o(a) outro(a) em suas singularidades e diversidades. Estes são sinais reveladores, que apontam os desafios e limites que perpassam, especialmente, o campo da educação e saúde, principalmente no contexto atual, onde existe uma síndrome civilizatória contemporânea, marcada pelo descuido e descaso com a produção da vida. Essa síndrome (Boff, 2014) afeta a humanidade e a natureza com a lógica social capitalista, a qual prioriza interesses econômicos e lucrativos em detrimento da vida. Face a esse argumento, tem-se a seguinte indagação: de que modo os saberes e fazeres de mulheres no Quilombo de Trindade, localizado no município de Biritinga, na Bahia, potencializam práticas educativas não escolares, ao desenvolverem situações de cura e cuidado em saúde individual e coletiva? Quanto ao objeto, a pesquisa se propõe a analisar os saberes e fazeres em saúde individual e coletiva pelas mulheres no Quilombo de Trindade, bem como suas potencialidades educativas para as relações sociais e de saúde no quilombo. Quanto à metodologia, realizou-se, inicialmente, uma revisão sistemática para fins de apropriação da atualidade do tema. Este trabalho se constitui de uma pesquisa de natureza participante-ação e de abordagem quanti-qualitativa. Realizou-se, no campo empírico, a observação participante, entrevistas coletivas e roda de conversa, por meio do dispositivo intitulado Tenda do Conto (Gadelha, 2015), com oito interlocutores(as) da pesquisa. Esse processo oportunizou um encontro de diálogo e reflexão com as mulheres no Quilombo de Trindade que, por meio de suas falas, expressaram suas vivências, experiências e as práticas de cura, cuidado e formação em saúde individual e coletiva. No caminho percorrido, foi possível perceber a ausência de políticas públicas de saúde no Brasil, no âmbito do SUS, que atendam as especificidades e particularidades em saúde para os territórios quilombolas. Verificou-se, ainda, que os territórios da Atenção Básica (AB), no município, são marcados pelos interesses hegemônicos do capital, responsável por produzir na população do campo e quilombola desigualdades sociais em saúde extremas. A Estratégia Saúde da Família (ESF), a qual é atribuída a capacidade organizacional no planejamento da assistência à saúde de qualidade no território estudado, ainda se encontra marcada por iniciativa hegemônica, questão que compromete o protagonismo social das mulheres no quilombo e a capacidade do território para a efetividade de uma atenção integral à saúde da população quilombola. No Quilombo de Trindade, por meio da observação participante, constatamos um distanciamento entre os saberes técnicos dos profissionais de saúde e os saberes e fazeres em saúde de nossas interlocutoras, existindo, portanto, maior valorização da medicina convencional em detrimento dos saberes tradicionais quilombolas. Desse percurso, surge um projeto de intervenção, por meio da Tenda do Conto, que visa fortalecer os saberes e fazeres em saúde das mulheres no Quilombo de Trindade, abrindo caminhos de diálogo e entrelaçamento de saber, com práticas educativas (não escolar). Assim, os resultados apontam que as potencialidades das práticas de cura e cuidado em saúde individual e coletiva, desenvolvidas pelas interlocutoras da pesquisa, que se materializam no uso das plantas medicinais e espiritualidade, fortalecem a identidade das mulheres quilombolas, as quais são portadoras de práxis libertadoras, pautada na emancipação humana e transformação social, na medida em que socializam, divulgam e repassam a outras gerações seus saberes e fazeres, e têm o cuidado consigo mesmo e com o outro, como fundamento do seu agir humano, em que valores como partilha e solidariedade são essenciais em uma sociedade tão individualista como a nossa
- ItemProcessos ditatoriais do Brasil no século XX: a escola como elemento alienador(2009-02-03) Souza Filho, Luís Raimundo deO trabalho aqui apresentado tem como elemento fomentador as dúvidas sobre o campo educacional desse país. Buscando dessa forma esclarecer alguns dos mais importantes pontos responsáveis pelo caos atual no qual se encontra essa área. O levantamento das características sobre os modelos educacionais adotados em cada um dos regimes não democráticos pelos quais o Brasil atravessou no século XX é de fundamental importância para revelar o quadro de abandono que a educação passou devido aos interesses governamentais em diferentes épocas de nossa breve história. O pensamento ao qual chegamos resulta da completa análise dos dados possíveis levantados e aos sentimentos de desesperança de alterações fundamentais nos próximos tempos.
- ItemCanudos múltiplos molhares: permanência e rupturas nos discursos(2010-03-04) Carneiro, Maria Juliana de MatosA pesquisa buscou fazer um balanço sobre as várias correntes historiográficas existentes à cerca do tema Canudos, através da análise dialógica com as fontes pertinentes à referida temática, averiguando as continuidades e mudanças nos discursos. Do ponto de vista metodológico, o estudo segue por meio de uma revisão bibliográfica através do confrontamento do material já produzido e escrito sobre o tema, trazendo à baila diversas questões polêmicas no seio da historiografia e nos discursos ideologizados, abordando tipificações diversas a respeito de Belo Monte, no tocante a sua população, a imagem de seu líder, modos de vida, organização econômica, política e social, apresentando às vezes semelhanças e divergências. Em virtude disso, torna-se necessário, fazer este levantamento sobre essas várias interpretações, com o intuito de resgatá-las e analisá-las para compreender como as quatro gerações de historiadores explanaram a sociedade canudense e as razões que levaram a eclosão da guerra que se configurou como uma das mais violentas da história brasileira. O estudo realizado permitiu concluir que a história de Canudos é explicada de maneiras distintas pelos pesquisadores, pois cada um a historiou de acordo as suas peculiaridades, interpretações, olhares, e através de suas tendências teóricas, pois é analisada sob o ponto de vista militar, religioso, político, econômico, cultural, outros uma visão marxista ortodoxa, etc. Enfim, neste estudo analiso justamente como se deu a criação das diferentes ideologias defendidas pela dinâmica histórica.
- ItemA representação das rezadeiras no processo de construção cultural de Riachão do Jacuípe(2011-09-14) Soares, Joselita dos SantosO presente artigo objetiva identificar e descrever a arte de rezar no município de Riachão do Jacuípe, interior do estado da Bahia, e analisar a representação das rezadeiras pela sociedade jacuipense, mostrando as conquistas e entraves encontrados por este grupo nas ultimas décadas entre o século XX e XXI. Utilizando-se da metodologia da historia oral, foram entrevistadas três rezadeiras sendo duas de bairros periféricos e uma da zona rural. Nenhuma outra fonte poderia ser melhor utilizada para representá-las visto que ao entrevistálas ficaram perceptíveis suas angústias e frustrações por suas rezas não terem recebido o reconhecimento enquanto manifestação cultural local. Ao aplicar um questionário com seis pessoas da comunidade quatro católicos e dois evangélicos foi possível configurar as relações que as rezadeiras exercem na sociedade jacuipense.
- ItemLampião e seus cangaceiros (as) na mira do jornal à tarde (1926-1940)(2011-09-28) Santos, Luis Eduardo Simões dosO objeto de estudo desse trabalho é o cangaço, exatamente o cangaceirismo da época de Virgolino Ferreira da Silva, vulgo Lampião. O presente trabalho pretende analisar as representações feitas pelo Jornal A Tarde em suas reportagens tecidas sobre Virgolino Ferreira da Silva e seus cangaceiros (as). Procura examinar de que forma esses sujeitos ocupavam espaço nas páginas do referido Jornal no período de 1926-1940. Como é unânime afirmar que Lampião e seu bando sempre foram notícias, mesmo tendo terminado o ciclo do cangaceirismo no Brasil, há ainda muitas controvérsias, informações distorcidas e descobertas a serem feitas sobre esse tema. A escolha do jornal de maior circulação na Bahia, ou seja, o Jornal A Tarde, para servir de fonte para a pesquisa, se deu com o objetivo de explorar a amplitude do discurso que circulava em suas páginas no cotidiano das suas publicações no período proposto sobre Lampião e seus comparsas.
- ItemA representação do poder da inspetoria no jogo político local(2011-09-29) Matos, Carelila de QueirozO presente trabalho busca pensar as diferentes estruturas de poder que estão postas na sociedade, dando ênfase ao poder representado pelo cargo de Inspetor. Para isto analisamos o cotidiano de alguns sujeitos históricos que estiveram a frente deste cargo entre as décadas de 60 e 70 no município de Serrinha – Bahia. Com a intenção de entender o universo diário desses sujeitos “marginais” procuramos analisar a construção identitária dessas personalidades dentro do seu espaço de convivência e atuação.
- Item“Os povos das praias” entre o Recôncavo e Sertão: mobilidade espacial de uma comunidade negra rural em um município do interior da Bahia chamado Serrinha.(2012-08-09) Souza, Diogo SantosEste trabalho tem em vista analisar as narrativas históricas e as práticas culturais da comunidade rural chamada “Praianos”, localizada no município de Serrinha/BA. Segundo a tradição oral sua formação tem origem no trânsito migratório de pessoas em busca de trabalho entre o semiárido e o Recôncavo e vice – versa, no contexto dos anos pós-abolição no Brasil. A localidade é marcada por uma forte presença da oralidade que pode ser externados tanto nas histórias contadas como nas músicas, nas cantorias, assim como o samba de roda.
- ItemLivro de notas nº 52: Inquirindo fontes documentais.(2013-01-17) OLIVEIRA, Nelucia dos SantosO trabalho aqui apresentado é resultado da pesquisa realizado no Centro de Documentação do Campus XIV com o objetivo de construir o trabalho de conclusão de curso de Licenciatura em História pela Universidade do Estado da Bahia - Uneb. O presente trabalho visa a analise de fontes documentais do Livro de Notas Cartoriais Número 52, para tanto utilizamos registros de compra e vendas de terras agrícolas, principalmente, questionando as fontes na busca pela descoberta de possibilidades através das quais pudéssemos entender as vivências e as relações socioeconômicas que permeiam esses registros. Durante o percurso de construção do trabalho e a partir do dialogo com as fontes já supracitadas foi possível perceber, a partir do levantamento de hipóteses que abriram novos horizontes para suprir as diversas lacunas deixadas pela fonte, relações de dominação e poder que grandes produtores exerciam sobre os pequenos lavradores.
- ItemNarrativas de deslocamentos: de Nelo a Virinha, os descaminhos identitários(2013-04-09) Almeida, Edna Barbosa; Souza, Eugênia Mateus de; Valverde, LuizO presente trabalho analisou personagens de dois romances do escritor baiano e contemporâneo Antonio Torres, Essa Terra e Adeus, Velho. Observa-se que tais obras literárias têm uma estrutura pós-moderna e buscam descrever ou caracterizar o ser humano submetido ao desenvolvimento e ao processo de desterritorialização. Para tanto foi necessário recorrer ao estudo de autores que teorizam sobre a temática em questão, a exemplo de Araújo (2008), Bhabha (1998), Canclini (2008), Eco (1994), Ortiz (2005/2007), Hall (2008/1997), entre outros. A partir dos caracteres narrativos, é possível analisar as marcas da escrita contemporânea e a crise de identidade que os personagens (Nelo e Virinha) carregam ao longo da narrativa, tornando-se seres fragmentados.
- ItemA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOS PROFESSORES DE HISTÓRIA DO MUNICÍPIO DE CONCEIÇÃO DO COITÉ(2014-08-05) CARNEIRO, Marciel Cesar de OliveiraEsse trabalho traz uma discussão a respeito da formação inicial e continuada dos professores de História do Município de Conceição do Coité. Para tanto, fizemos uso de questionários estruturados e semiestruturados, aplicados aos docentes e a atual secretária de Educação, respectivamente, além do diálogo com diversos estudiosos da área e com Documentos Nacionais da Educação. Analisando a formação inicial dos docentes percebe-se um descompromisso para com a área, e, ao verificarmos o processo de formação continuada é perceptível uma preocupação dos professores com a busca do conhecimento, apesar dos cursos por eles realizados não dialogarem com as dificuldades enfrentadas no exercício docente. Apresenta também, algumas propostas de formação continuada defendidas pela secretaria de educação do município, por pesquisadores da área e por professores da Universidade do Estado da Bahia, visando uma formação que de fato, qualifique o profissional para atuação em sala de aula.
- ItemA produção do saber histórico escolar: um estudo de caso no Colégio Polivalente de Conceição do Coité-BA.(2014-08-05) Oliveira, Pedro Márcio Pinto deO presente trabalho tem como objetivo principal, fazer uma análise de como o saber histórico vem sendo produzido no Colégio Polivalente de Conceição do Coité-BA, isto é, como os professores de história selecionam os conteúdos a serem trabalhados em suas aulas, como esses conteúdos são trabalhados por esses docentes e qual a repercussão desses conteúdos entre os estudantes. Buscando entender o universo da sala de aula nas aulas de história; que relações se estabelecem entre o “desinteresse” dos estudantes e a forma como o saber histórico escolar é construído por professores e pelos próprios alunos, durante a seleção, desenvolvimento e apreensão dos conteúdos. Esse trabalho propõe respostas concretas e fundamentadas aos questionamentos, cujas respostas de tais questões, é elemento imprescindível para o entendimento do objetivo principal da pesquisa. Como se processa ali o ensino? Que tipos de relações os sujeitos estabelecem com o conhecimento histórico? Quais são ou como professores e alunos elaboram a sua compreensão sobre as ideias históricas? Que significados o conhecimento histórico tem para os sujeitos envolvidos no processo ensino/aprendizagem? Como os alunos reagem aos processos de produção do conhecimento histórico? Qual o resultado do conhecimento histórico na formação da consciência histórica dos alunos? As respostas a esses questionamentos é o resultado desse trabalho.
- ItemA produção do saber Histórico Escolar: um estudo de caso no Colégio Polivalente de Conceição do Coité-BA(2014-08-14) OLIVEIRA, Pedro Márcio PintoO presente trabalho tem como objetivo principal, fazer uma análise de como o saber histórico vem sendo produzido no Colégio Polivalente de Conceição do Coité-BA, isto é, como os professores de história selecionam os conteúdos a serem trabalhados em suas aulas, como esses conteúdos são trabalhados por esses docentes e qual a repercussão desses conteúdos entre os estudantes. Buscando entender o universo da sala de aula nas aulas de história; que relações se estabelecem entre o “desinteresse” dos estudantes e a forma como o saber histórico escolar é construído por professores e pelos próprios alunos, durante a seleção, desenvolvimento e apreensão dos conteúdos. Esse trabalho propõe respostas concretas e fundamentadas aos questionamentos, cujas respostas de tais questões, é elemento imprescindível para o entendimento do objetivo principal da pesquisa. Como se processa ali o ensino? Que tipos de relações os sujeitos estabelecem com o conhecimento histórico? Quais são ou como professores e alunos elaboram a sua compreensão sobre as ideias históricas? Que significados o conhecimento histórico tem para os sujeitos envolvidos no processo ensino/aprendizagem? Como os alunos reagem aos processos de produção do conhecimento histórico? Qual o resultado do conhecimento histórico na formação da consciência histórica dos alunos? As respostas a esses questionamentos é o resultado desse trabalho.
- ItemCONSTITUIÇÃO HISTÓRICA DA PASTORAL DA JUVENTUDE COMO UM ESPAÇO DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: RIACHÃO DO JACUÍPE (1986 – 2004).(2014-09-05) COUTINHO, Roberto Rubens de JesusEste trabalho tem como objetivo estudar ações da Pastoral da Juventude na Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Riachão do Jacuípe – BA e através da análise minuciosa das fontes (atas de reuniões do grupo jovem cristão DDD (1986 – 1996), jornal Folha da Conceição (2001 – 2002), pasta de cronograma do CAJ (Curso de aprofundamento para jovens), vídeos: III Encontrão da PJ (1998), IV Encontrão da PJ (1999), VIII Encontrão da PJ (2003) e depoimentos orais.) apontar como ao longo da história (1986- 2004), a Pastoral da Juventude se constituiu como um espaço de educação não formal. No primeiro capítulo, são apontadas as características da educação não formal em diálogo com diferentes autores. No segundo capítulo é feito uma narrativa histórica da pastoral da juventude nacional e local, apontando suas ações ao longo do período analisado. No terceiro capítulo é feito um paralelo entre as características da educação não formal e as práticas da pastoral da juventude. De modo geral a expectativa é de atentar para a importância das práticas educativas não formais via as ações protagonizadas pela Pastoral da Juventude de Riachão do Jacuípe – BA.
- ItemSindicalismo em Retirolândia: Um pânorama histórico, avanços e perspectivas(2014-12-09) Silva Netto, João Francisco daEste trabalho pretende analisar a formação do Sindicalismo em Retirolândia com suas perspectivas e avanços no que concerne a vida do homem no campo, descrevendo sua trajetória a partir da influência dos movimentos sociais e dos agentes envolvidos. Tem como objetivos: 1) compreender o surgimento, a estruturação e as ações empreendidas pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Retirolândia-Bahia; 2) Estudar o conceito de movimentos sociais e sindicalismo; 3) investigar as razões que impulsionaram o surgimento do STR no município de Retirolândia; 4) aprofundar a construção conceitual, a partir de pesquisas sobre as vantagens e os desafios desses espaços, melhorando a compreensão da realidade analisada, dialogando com os vários atores sociais e discutindo a intervenção desses movimentos, mediante o descaso do poder público. Este estudo tem como pressuposto teórico-metodológico a pesquisa de natureza qualitativa de cunho etnográfico. Para a análise, foram feitas observações e entrevistas com os principais atores envolvidos na formação, considerando o histórico, as perspectivas e a influência dos movimentos que já existiam.
- ItemSindicalismo em Retirolândia: um panorama histórico, avanços e perspectivas(2014-12-09) Silva Neto, João Francisco daEste trabalho pretende analisar a formação do Sindicalismo em Retirolândia com suas perspectivas e avanços no que concerne a vida do homem no campo, descrevendo sua trajetória a partir da influência dos movimentos sociais e dos agentes envolvidos. Tem como objetivos: 1) compreender o surgimento, a estruturação e as ações empreendidas pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Retirolândia-Bahia; 2) Estudar o conceito de movimentos sociais e sindicalismo; 3)investigar as razões que impulsionaram o surgimento do STR no município de Retirolândia; 4) aprofundar a construção conceitual, a partir de pesquisas sobre as vantagens e os desafios desses espaços, melhorando a compreensão da realidade analisada, dialogando com os vários atores sociais e discutindo a intervenção desses movimentos, mediante o descaso do poder público. Este estudo tem como pressuposto teórico-metodológico a pesquisa de natureza qualitativa de cunho etnográfico. Para a análise, foram feitas observações e entrevistas com os principais atores envolvidos na formação, considerando o histórico, as perspectivas e a influência dos movimentos que já existiam.
- ItemO ensino de história e a trajetória escolar dos sujeitos da EJA na escola Maria Dagmar Miranda em Riachão do Jacuípe-Bahia(2015-10-27) Carneiro, Michelle de OliveiraEste trabalho monográfico tem como tema o Ensino de História no contexto da Educação de jovens e adultos onde a problemática esta atrelada às histórias de vida dos alunos, objetivando uma discussão sobre as experiências na perspectiva do aluno e a relevância da formação docente na EJA. A metodologia utilizada foi entrevista, análise de práticas em campo e observações qualitativas e quantitativas onde procurou-se um diálogo com autores como FARIA, ARROYO, FONSECA, FREIRE, GADOTTI
- ItemO ofício de benzer: o ritual de benzeção em Salgadália (1990-2014)(2015-11-10) Oliveira, Geane Carles CapistranoEste trabalho versa sobre a prática de cura das benzedeiras do Distrito de Salgadália, Conceição do Coité, BA e sua interação com a comunidade, no período que compreende os anos de 1990 a 2014. A pesquisa se propôs a discutir como se deu a iniciação dessas mulheres no ritual de benzeção, bem como, a importância das mesmas nos procedimentos de cura, principalmente de doenças, que segundo elas, não estão presentes no campo da medicina oficial. Com base nas narrativas, tanto das benzedeiras, quanto de moradores da comunidade, participantes de diferentes religiões, foram investigados a percepção dos mesmos sobre essa prática, evidenciando os conflitos entre as praticantes da benzedura e os cristãos, especialmente os evangélicos, que condenam esse ritual associando-o ao candomblé.
- ItemReligião e política no território do sisal: a trajetória do padre Elias e sua atuação na paróquia Nossa Senhora da Conceição do Coité (2001-2009)(2015-11-29) Oliveira, Petrônio Pinho deEste trabalho toma como prisma a trajetória do Padre Antônio Elias Souza Cedraz e sua atuação na Paróquia Nossa Senhora da Conceição do Coité entre os anos 2001 a 2009. Desenvolvendo um diálogo sobre as concepções de religião e política no território do sisal, busca-se perceber quais as contribuições de padre Elias para o contínuo processo de formação religiosa, política e social já iniciado na paróquia desde a década de 90, após a chegada do padre Luiz Rodrigues Oliveira. Os trabalhos que foram desenvolvidos na região são referências cruciais neste aspecto peculiar na história Política e Religiosa do catolicismo em terras sisaleiras. Dessa forma, abordagem aqui realizada perpassa por alguns pontos cruciais das manifestações e dos movimentos sociais realizados pela Igreja de Coité no período estudado, tal como algumas características das CEBs na Paróquia e sua perspectiva sobre possíveis aspectos da Teologia da Libertação. O processo de mudanças significativas na Igreja de Coité, que foi ocorrendo a partir da chegada do padre Luiz Rodrigues Oliveira em 1989, quando ele começou a traçar novos rumos na paróquia, tomando direções contrárias diante da situação política e religiosa em que se encontrava a Igreja local e a sociedade coiteense da época. A análise sobre a atuação de padre Elias perpassa por diversos caminhos que tratam de sua participação social, tanto na sua trajetória de vida, quanto do período em que acompanhou junto com Pe. Luiz o processo de conscientização política, sobretudo, quando esteve a assumiu a paróquia de Nossa Senhora da Conceição do Coité.
- ItemIdentidades e cultura afro-brasileira na docência da roça: documento de referência para educação básica(2016-07-25) Souza, Antônio José de; Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; Botelho, Denise Maria; Carvalho, Luzineide DouradoO presente Documento de Referência é resultado de um estudo acerca das questões étnicoraciais na Educação Básica, cujo objetivo foi identificar como a identidade e a cultura afrobrasileira emergiam nas histórias de vida e formação-profissão de docentes de classes multisseriadas na roça. Buscou-se compreender, ainda, os sentidos construídos pelos/as docentes, a partir da relação entre educação e questões étnico-raciais, tendo em vista produzir este documento de referência para as práticas pedagógicas desenvolvidas em escolas rurais. Trata-se de um produto decorrente de uma pesquisa-formação atravessada pelos princípios da fenomenologia e da hermenêutica, e que, através da metodologia (auto)biográfica e do uso das histórias de vida e formação, revelou a relutância, a hesitação e o despreparo dos/as docentes da roça em cumprir a Lei Federal nº 10.639/2003, que determina a obrigatoriedade do ensino da cultura afro-brasileira. As condições apresentadas pelos/as docentes conduziram à reprodução negativa da identidade e da cultura negra, impactando, de maneira determinante, as práticas pedagógicas. Para o desenvolvimento deste documento, realizamos o Ateliê (auto)biográfico no município de Itiúba, interior da Bahia, com docentes de classes multisseriadas, no intuito de oportunizar a produção de experiências de formação, a partir da relação entre educação e questões étnico-raciais. A pesquisa-formação revelou o quão distantes estão os/as docentes de classes multisseriadas da roça dos estudos, leituras e materiais pedagógicos que os auxiliem na prática educativa, no tocante às identidades e à cultura afro-brasileira. No entanto, percebeu-se que antes mesmo de se recorrer às informações contidas em compêndios, livros e pesquisas acerca das questões já mencionadas, foi preciso refletir sobre o lugar do negro nas histórias de vida desses professores/as, para que, dessa maneira, fosse possível pensar em uma proposta construída com eles/elas, a partir de suas próprias trajetórias de vida/formação/negação. As falas dos/as professores/as desvelaram o que se tornou escondido e marginalizado nas relações familiares, na iniciação escolar e em todo o percurso da educação básica, culminando nos espaços formativos intrínsecos à profissão docente, no que respeita ao estudo da identidade e da cultura afro-brasileira. Portanto, este documento pretende ser um aporte para estudos e formação acerca das questões étnico-raciais e, consequentemente, aproximar o disposto na Lei nº 10.639/2003 da prática pedagógica dos/as docentes de classes multisseriadas.
- ItemA geografia no ensino fundamental i: práticas docentes e os desafios para ensinar a ler o mundo(2016-07-27) Ferreira, Carlos Lima; Silva, Jerônimo Jorge Cavalcante; Castro, Janio Roque Barros de; Soares, Ilma Maria Fernandes; Santos, Luciene SouzaO ato de ensinar exige constantes reflexões acerca dos métodos e práticas pedagógicas empregados pelos educadores e, sobretudo, os seus desdobramentos na vida escolar e social. Sob essa ótica, essa dissertação tem como objetivo refletir a respeito das práticas e concepções dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre o ensino de Geografia, a fim de compreender as realidades e a consequente formação de consciências cidadãs, visto que é nesse segmento escolar onde se constroem as bases para uma instrução significativa. A pesquisa baseia-se nas análises das atividades desenvolvidas por professores e os relativos rendimentos apresentados pelos alunos em unidades escolares, localizadas no distrito de Inhatá, município de Amélia Rodrigues - Bahia. Fundamentados nos princípios da pesquisa participante, elegeu-se uma análise qualitativa dos dados, interpretados a partir da realização de observações, da análise documental e do uso de questionários e entrevistas com docentes investigados. Após essa etapa, identificou-se que a formação continuada específica dos professores é um mecanismo indispensável para a construção de saberes que possibilitam a realização de uma práxis condizente com as concepções da Geografia. Diante disso, constatou-se a necessidade da promoção de encontros para o compartilhamento de ideias e a socialização de experiências, com a finalidade de planejar estratégias para a ressignificação didática do ensino. Nessa perspectiva, por meio de um processo colaborativo, foi pensada a oficina pedagógica temática – A Geografia sem Segredos: Teoria e Prática. O produto desses encontros formativos será a elaboração de Proposições Metodológicas para Trabalhar com Geografia no Ensino Fundamental I. Assim, essa qualificação profissional docente merece destaque, na medida em que visa instrumentalizar os professores para lidar com os princípios da análise espacial – principal objeto de estudo da Geografia –, contribuindo para que os educandos desenvolvam a capacidade de apreensão da realidade e compreendam as diversidades, a partir da percepção e interpretação dos fatos e fenômenos espaciais, nas suas diferentes escalas. Com isso, acredita-se que, pesquisando e discutindo questões inerentes ao sistema educativo, o professor pode ampliar a visão sobre os possíveis caminhos para a construção de uma educação de qualidade, capaz de contribuir para que o aluno evolua no modo de sentir, pensar e ler o mundo, refletindo positivamente na construção da sociedade.