Campus XIV - Departamento de Educação (DEDC) - Conceição do Coité
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- ItemO impacto do jornal “o catador” em Queimadas.(Universidade do Estado da Bahia, 0011-07-11) Aquino, Bárbara Vitória Brandão de Souza; Azevedo, Nisia Alejandra Rizzo de; Viana, Moisés Dos Santos; Ramos, Cleidiana Patrícia CostaEste memorial apresenta o desenvolvimento do livro-reportagem "Memórias Impressas do Papel à Ação: a Trajetória do Jornal ´O Catador´ em Queimadas", que adota o jornalismo de soluções e literário como abordagem central, tendo como foco a compreensão das vivências e emoções das pessoas envolvidas, especialmente no que tange à inclusão social. A obra analisa a trajetória do Jornal “O Catador”, uma iniciativa comunitária conduzida por duas irmãs no sertão baiano, destacando sua atuação na formação dos "catadores de informação" por meio do projeto "A Importância do Ato de Ler: Cuidando do Meio Ambiente". O estudo evidencia como o acesso gratuito ao jornal promoveu inclusão social, oferecendo informações relevantes e oportunidades de aprendizado à comunidade queimadense. Além disso, ressalta-se a significativa representatividade feminina entre as fundadoras do jornal, contribuindo para o empoderamento e autoestima das mulheres envolvidas. Trata-se de um relato de experiência minucioso, que explora a prática e vivência daquelas que estiveram por trás do Jornal “O Catador”, utilizando uma abordagem narrativa diferenciada que credencia esta obra como um livro-reportagem de memória original e relevante.
- ItemO ensino de língua inglesa nas escolas públicas e a construção da autonomia.(Universidade do Estado da Bahia, 0012-12-19) Bispo, André Nunes; Sodré, Fernando da Conceição; Santana, Neila Maria Oliveira; Borges, Mônica VelosoEste trabalho aborda o ensino de inglês e a construção da autonomia proporcionada em duas escolas do município de Queimadas, no estado da Bahia. Tendo como objetivo geral analisar como tem acontecido o ensino de língua inglesa e a construção da autonomia nas escolas públicas, no ensino fundamental, enfatizando métodos e estratégias de ensino utilizadas pelos professores nas salas de aulas. E, como objetivos específicos 1) fazer um levantamento das práticas de ensino adotadas por professores da escola pública; 2) discutir o processo de formação do professor de Língua Inglesa (LI) a partir de suas experiências; 3) indicar fatores que interferem no processo de construção da autonomia; e 4) propor estratégias de ensino que sejam significativas para o desenvolvimento do aprendiz de LE autônomo. Esta análise se baseia na linguística aplicada ao ensino de língua, fundamentando-se principalmente em (PAULO FREIRE, 1996), (DIÓGENES LIMA, 2009), (MICCOLI, 2010) e (PAIVA, 2009). Os dados coletados nesta pesquisa de campo, através de questionários e observações foram descritos e analisados a partir de abordagens qualitativas e quantitativas, que viabilizaram compreender que os professores participantes da pesquisa possuem um grau de escolaridade considerável, entretanto ainda se utilizam de métodos e estratégias que não contemplam as quatro habilidades do inglês e não desenvolvem a autonomia satisfatoriamente. Isto acontece, por não conhecer técnicas adequadas como: o uso do portfólio, do diário de bordo, o uso de self study Project a partir de músicas, revistas e filmes. Além disso, as instituições de ensino estão desprovidas de recursos didáticos e tecnológicos, seus projetos políticos pedagógicos estão desatualizados, não abordando o ensino de LI com foco na autonomia, dificultando assim a prática de seus profissionais. Tudo isso mostra-nos a necessidade de qualificação profissional e inovação pedagógica nessas escolas no que se refere ao uso de métodos e estratégias de ensino com foco na autonomia dos sujeitos envolvidos no processo de construção do conhecimento.
- ItemLispector, subjetividade e representação: amor e felicidade clandestina sob a interface psíquico-literária(Universidade do Estado da Bahia, 0015) Cruz , Maiara Santos da; Chagas , Maria de Fátima Santos Barros das; Valverde , Luiz Antônio de Carvalho; Oliveira , Saionara Amaral deDiante da percepção acerca da relação mantida pela Literatura com outras áreas do conhecimento humano, surgiu o questionamento, após conhecimento da escrita de Clarice Lispector, de como essa relação se efetivava em seus textos e de como sua escrita comprovava essa relação. Dessa forma, o presente estudo tem o propósito de discutir a relação percebida entre a teoria literária e a teoria psicanalítica, a partir da escrita de Clarice Lispector, tendo como corpus de análise dois de seus contos: Amor e Felicidade Clandestina. A autora, que possui como característica própria uma estética narrativa intimista, situa-se como limiar entre a subjetividade e a representação do real. Frente a essas questões, o estudo voltou-se, primeiramente, para a conceituação geral de Literatura e Psicanálise e a relação mantida entre elas, buscando, em seguida, essa relação no âmago da escrita de Lispector, para só então analisar internamente os contos escolhidos, sob a interface psíquico-literária. Os contos são representações de cotidianos comuns e neles pode-se observar marcas da literatura intimista e da subjetividade, características do amor e da felicidade no viés psicanalítico, assim como ações do inconsciente sobre as personagens. Para tais conclusões, utilizou-se como ferramenta de análise uma pesquisa bibliográfica, tanto sobre a obra de psicanalistas renomados e teóricos literários, como sobre estudiosos da obra clariceana, visando uma contribuição pertinente do trabalho, ao mundo acadêmico, aos estudiosos da literatura e aos amantes leitores de Clarice.
- ItemO gênero propaganda redimensionando as aulas de Língua Portuguesa(Universidade do Estado da Bahia, 0015) Oliveira, Emanoel Arcanjo de; Silva, Jureia Maria Ferreira da; Silva, Obdália Santana Ferraz; Souza , Janine Fontes deEsta pesquisa partiu da inquietação que me levou a discutir, o trabalho referente à gramática do texto a partir dos gêneros textuais, tendo como opção o gênero propaganda como propiciador do desenvolvimento das competências gramatical e textual. Traço como principal objetivo de pesquisa, uma demonstração de como funciona as práticas pedagógicas utilizando como recurso metodológico o gênero textual propaganda. Dentro dessa perspectiva, estabeleço um paralelo entre pressupostos teóricos referentes às competências comunicativas e ao gênero propaganda e sua pertinência nas práticas pedagógicas a partir de uma nova dimensão metodológica; identifico a posição que o gênero propaganda tem assumido nas aulas de Língua Portuguesa, visando o desenvolvimento das competências comunicativas e analiso alguns anúncios publicitários de propagandas e as possibilidades de estimular a competência textual e gramatical nas aulas de leitura, análise e produção textual. Esse trabalho surgiu da ênfase dada ao texto publicitário, que é bem pertinente ao uso comum entre os falantes da Língua Portuguesa no cotidiano e intensificou o projeto de pesquisa científica construído no decorrer dos estudos bibliográficos. As discussões contidas nessa monografia fazem alusões a autores bem conceituados em alguns pressupostos teóricos que definem o gênero textual, as competências comunicativas, o gênero propaganda e suas características mais adequadas às práticas pedagógicas. No decorrer do trabalho sustento a possibilidade de redimensionar as aulas de Língua Portuguesa, apresentando exemplos de propaganda e a possibilidade de desenvolver atividades motivadoras das competências linguística e textual. Outro aspecto considerado como fundamental para essa proposta com o gênero propaganda e as competências comunicativas, abordado nessa pesquisa, é a valorização dos aspectos histórico e social dos gêneros textuais, inclusive a propaganda.
- ItemRelações subjetivas sujeito-paisagem na obra As Pupilas Do Senhor Reitor, de Júlio Dinis(Universidade do Estado da Bahia, 0017) Jesus, Jackeline Ferreira de; Silva, Andréa do Nascimento Mascarenhas; Souza, Eugênia Mateus de; Rego, Adriano EysenPor meio de investigação bibliográfica realizada em fontes impressas e eletrônicas, com abordagem metodológica qualitativa, a pesquisa aqui organizada apresenta aproximação possível entre sujeito-paisagem que se constrói através do olhar e da percepção leitora. A partir de conceitos sobre paisagem/espaço estabelecidos principalmente por Collot (2005) e Bachelard (1978), que afirmam a relação indissociável entre paisagem e subjetivismo, buscou-se (re)conhecer construções literárias que mostram paisagens externas além de suas mais comuns ligações com a geografia, elementos simbólicos percebidos por pessoas que a elas acrescem seus significados subjetivos. Para tanto, dois recortes investigativos se fizeram necessários: 1) estudo de algumas paisagens (re)criadas pelo escritor português Júlio Dinis, no romance As pupilas do senhor reitor (1972) - a fim de compreender o processo literário por meio do qual o escritor se liga ao espaço de forma subjetiva; 2) análise da construção de duas personagens da obra (Daniel e Margarida), no sentido de perceber a ligação que estabelecem com o espaço. Com o estudo, compreendeu-se como a literatura de Dinis faz dialogar pessoas e paisagens externas e como o elemento natural pode ser constantemente impregnado de significados e se tornar, portanto, simbólico através da percepção ou de paisagens experimentadas.
- ItemO Pibid e o ensino de leitura em Língua Inglesa: Parceria e desenvolvimento na escola básica de Conceição do Coité(Universidade do Estado da Bahia, 0017-12-13) Carneiro, Derlon dos Santos; Borges, Mônica Veloso; Maia, Marilene de souza; Côrtes, Anna Karyne TorresO ponto de partida dessa pesquisa foi o pressuposto de que a leitura em língua inglesa (LI) é uma importante habilidade para a aquisição de novos conhecimentos e assim uma pesquisa sobre o seu desenvolvimento nas escolas públicas de Conceição do Coité-BA foi necessária para identificar as dificuldades enfrentadas pelos alunos durante o processo de aprendizagem. Como suporte indispensável para a realização deste trabalho, os professores em formação pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), que assumiram o papel de revelarem suas percepções acerca da escola e práticas pedagógicas pelos professores regentes. Para a coleta dos dados necessários a pesquisa foi dividida em duas partes, a primeira com a observação de aulas, com objetivo de buscar entender a realidade dos alunos e fazer um levantamento inicial de como a escola funciona e por fim, através de um questionário os professores em formação puderam fornecer informações, levando em conta suas experiências em sala de aula, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento da leitura em LI e as dificuldades que os alunos encontram na hora da leitura. Verificou-se que o corpo docente das escolas precisa dar mais importância a língua inglesa, com uma prática pedagógica que motive seus alunos no aprendizado e que a leitura seja assim contemplada, os professores precisam conhecer mais seus alunos e suas dificuldades e a partir daí trabalhar na elaboração de aulas que melhore o ensino/aprendizagem do inglês. Assim sendo, pode-se concluir que como ponto inicial para a mudança, para o aprimoramento do ensino de inglês, da leitura, a formação de professores é a chave, ou seja, quanto mais preparados os professores estiverem, melhor serão suas aulas, neste ponto o PIBID exerce uma grande contribuição, auxiliando e inserindo futuros professores na rede de ensino para que ganhem experiência e possam assim contribuir cada vez mais com a educação.
- ItemViolência contra a mulher no território do sisal: Conceição do Coité em foco (2013-2018)(Universidade do Estado da Bahia, 0018) Silva, Laylla Raphaela Santos Cardoso da; Silva, Zuleide Paiva da; Maraux, Amélia Tereza Santa Rosa; Oliveira, Ilzimar Glória Ferreira; Simões, Kleber José FonsecaO presente trabalho pretende expor a violência contra a mulher no território do sisal, tendo a cidade de Conceição do Coité como o foco, o recorte temporal deste estudo é de 2013 á 2018. Para a composição deste trabalho analisamos a rede de enfrentamento a violência contra a mulher do município. Discutimos como a violência contra a mulher é tratada pelos poderes públicos e o que está sendo feito para combatê-la. Trazemos para a discussão o Centro de Referência a Mulher Professora Donga, como ele auxilia as vítimas de violência e quais encaminhamentos são feitos a partir dele. Buscamos enfatizar o surgimento dos movimentos de mulheres em conceição do coité e como ele ajuda no combate a violência contra as mulheres.
- ItemTecendo uma história de fibra: atuação de pequenos agricultores de valente e o surgimento da Apaeb (1973-1997)(Universidade do Estado da Bahia, 0018) Lima, Cleidiane de Oliveira; Santana, Jorge Luiz Nery de; Silva, Kelman Conceição da; Teixeira Neto, Eurelino CoelhoO presente trabalho teve como objetivo analisar fragmentos do processo histórico das lutas dos trabalhadores e trabalhadoras rurais de Valente, interior da Bahia, ocorridas entre 1973 e 1997 com o engajamento de representantes clérigos da Igreja Católica valentense e que resultaram na tomada da direção do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e na construção das lutas que dariam origem à construção da APAEB (uma associação de pequenos agricultores). Mediante um corpus variado de fontes, desde documentos oficiais, jornais, cadernos de atas de instituições locais, fotografia, documentos pessoais, obras memorialísticas e, em especial, depoimentos de sujeitos que vivenciaram o período analisado, destacamos a trajetória da associação, as hierarquias e conflitos dentro da instituição e os desdobramentos em torno da construção e consolidação da indústria de carpetes de sisal que a APAEB implementou em Valente no ano de 1996. O trabalho possibilitou perceber que a formação da APAEB se configura como uma tentativa de uma camada da população empobrecida de Valente, e região, que se organizou e se mobilizou em busca de melhores condições de vida e de trabalho para inúmeros agricultores e agricultoras que, no caso valentense, dependiam do cultivo do sisal para sobreviver.
- ItemA Ludicidade nas aulas de língua inglesa: Reflexões e práticas(Universidade do Estado da Bahia, 0018) Ramos, Sara Oliveira; Borges, Mônica Veloso; Sodré, Fernando; Alves, JoselitaEste trabalho versa sobre a relevância que o lúdico tem no processo de ensino/aprendizagem de Língua Inglesa nas escolas públicas. O objetivo principal desta pesquisa foi analisar como o lúdico foi utilizado pelos bolsistas do PIBID e pela professora supervisora numa escola pública localizada em Conceição do Coité.A metodologia utilizada partiu de um estudo de caso, assim como também é uma análise auto-etnográfica, pois participei deste período como bolsista PIBID. Ao final da pesquisa foi verificado que é essencial compreender que a utilização da atividade lúdica como recurso pedagógico pode contribuir para o desenvolvimento intelectual e pensamento crítico dos alunos, além de atrair a atenção e desenvolver neles o gosto pelas aulas de Língua Inglesa.
- ItemMendes 1984 - Literatura e modernidade(Universidade do Estado da Bahia, 0019-12-12) Reis, Airan Monalize; Valverde, Luiz Antonio de Carvalho; Santana, Neila Maria Oliveira; Rita, SacramentoO presente trabalho propôs-se a um estudo sociocrítico sobre 1984, de George Orwell.Narrativa que apresenta uma sociedade controlada pelos regimes totalitários, sem expectativa de vida e uma população a mercê do domínio de uma única pessoa. Vemos que é possível, ainda no dias atuais, uma manipulação de massa por intermédio dos meios de comunicação. Este trabalho apresenta uma analise sobre a modernidade a partir do Romance 1984e suas conseqüências na vida das pessoas, não só que viveram naquela época, mas também atualmente. Para tanto, procurou-se na investigação feita a partir de vários estudos, observar a falta de individualidade do homem moderno, como a literatura está ligada a vida social e como a leitura de um Romance ficcional pode-nos abrir os olhos. Podemos assim, investigar que a literatura e a Modernidade podem ser um espelho social para todos os seres humanos e que através delas podemos ter uma visão mais sociocrítica da política que nos cerca.
- ItemA Bela adormecida e a descoberta da infância: ressonâncias na literatura infantojuvenil(Universidade do Estado da Bahia, 0022-07-20) Silva, Ricardo Bispo da; Almeida, LilianEste trabalho monográfico foi desenvolvido a partir de revisão bibliográfica e visa apresentar discussões acerca da “descoberta da infância” em obras da literatura infanto-juvenil, através da análise de diferentes versões do clássico A Bela Adormecida; deseja ainda, discutir de que modo essas versões reverberam as percepções sobre a infância enquanto personagem e público-alvo. A pesquisa perpassa pelo surgimento desse gênero, ocorrido entre os séculos XVII e XVIII, a partir da queda do sistema feudal. Até esse período, as obras eram destinadas aos membros da corte e narravam casos de incesto, adultério, entre outros temas de interesse adulto. Em determinado momento, os escritores passaram a pensar um gênero distinto, em que personagens e histórias tinham relação com o cotidiano infantil. Optou-se por este objeto de pesquisa, devido à aproximação do autor com as versões do conto, tanto nas vivências pessoais quanto pedagógicas, bem como devido à relevância de pesquisas nesta temática para a bibliografia do campo literário-pedagógico. Para a compreensão do processo da descoberta da infância e surgimento da literatura infanto-juvenil, foi realizada pesquisa bibliográfica a partir de Ariès (1981), Zilberman (1982), Cunha (1991), Nonnenmacher e Marangon (2008), além de Cavalcanti (2002). Observou-se que, através de algumas obras, é possível perceber o momento de adequação desses escritos, especialmente em contos de fadas e contos maravilhosos. Para corroborar com esta constatação, buscou-se analisar três diferentes formulações da história da Bela Adormecida. A primeira análise é a partir da obra Sol, Lua e Tália de Basile (1634), na qual ainda não se destinava ao público infantil. Em seguida, são analisadas as versões do conto a partir de Charles Perrault (1697) e dos Irmãos Grimm(1812), nos quais denotavam a construção de narrativas para o público infanto-juvenil. Este estudo conta também com discussões acerca das ressonâncias da literatura infanto-juvenil em outras linguagens, especialmente, do audiovisual, exemplificando a animação de A Bela Adormecida, por Walt Disney (1959), além do filme Malévola (2014). Por fim, observou-se o quão a literatura infanto-juvenil colabora com a percepção que os leitores têm acerca do mundo e das pessoas e, por isso, importa destacar a atenção sobre os temas e características abordados e evidenciados nas obras.
- ItemFormação docente em serviço: construindo sentidos e significados nas plataformas colaborativas digitais(Universidade do Estado da Bahia, 0022-07-24) Souza, Suzanne Sales de; Silva, Obdália Santana Ferraz; Sirlaine Pereira Nascimento dos, Santos; Santana, Neidson Dionisio Freitas deEste estudo visa ao aprofundamento da compreensão sobre os usos que o professor do Ensino Médio faz das plataformas colaborativas de aprendizagem e como esse processo poderá contribuir na formação em serviço desses professores. Com a crescente presença das tecnologias digitais, tanto na vida dos professores quanto na dos alunos, torna-se crucial desenvolver abordagens pedagógicas que incorporem essas tecnologias de forma significativa, visando a uma prática pedagógica mais crítica e criativa. Surge, então, a questão central: de que maneira as plataformas colaborativas digitais podem contribuir na formação em serviço dos professores do Ensino Médio, com vistas à produção de abordagens críticas e criativas, no contexto educacional? Como objetivo geral, deseja-se compreender como as plataformas colaborativas digitais podem contribuir na formação em serviço dos professores do Ensino Médio, de modo a fomentar abordagens críticas e criativas, no contexto educacional. Para investigar essa questão, esta pesquisa foi conduzida com professores das áreas de linguagens e ciências humanas do Colégio Estadual Wilson Lins, em Valente-BA. O embasamento teórico se constituiu da discussão das seguintes categorias: tecnologias digitais na educação, formação docente, formação docente em serviço e plataformas colaborativas de aprendizagem. A metodologia adotada seguiu os princípios da pesquisa colaborativa, fundamentada na reflexão coletiva, através de sessões reflexivas. O desfecho deste estudo consistiu na criação de uma Sala de Aula Virtual, na plataforma colaborativa Google Classroom, com o objetivo de promover a interação entre professores e alunos, bem como entre os próprios alunos. Além disso, buscou-se promover uma compreensão mais abrangente da escola como espaço de formação em serviço e das plataformas digitais como ambientes propícios ao desenvolvimento da aprendizagem. Os resultados desta pesquisa indicam que as plataformas colaborativas digitais possuem um potencial significativo para enriquecer a formação contínua dos professores do Ensino Médio. A integração dessas tecnologias nas práticas pedagógicas dos professores pode propiciar uma maior interação e engajamento dos alunos, promovendo a colaboração e a construção coletiva do conhecimento. Ademais, a utilização da Sala de Aula Virtual, na plataforma Google Classroom, mostrou-se relevante para promover a autorreflexão coletiva entre os professores, possibilitando a troca de experiências e o compartilhamento de recursos e de propostas didático- pedagógicas. As plataformas colaborativas de aprendizagem podem se tornar um elemento catalisador do desenvolvimento da aprendizagem e um espaço dinâmico e criativo para a formação de professores do Ensino Médio, de modo a contribuir para o aprimoramento de suas práticas pedagógicas e para a promoção de uma educação mais inclusiva, participativa e contextualizada.
- ItemO lúdico na aprendizagem escolar(Universidade do Estado da Bahia, 0022-07-25) Silva, Iandra Moura da; Vellanes, Paulo de Tarso; Fontes, Janine; Ferreira, JuréiaEste trabalho tem como tema o lúdico na aprendizagem escolar, tendo como objetivo geral analisar sua importância no processo educativo, com foco na área de Língua Portuguesa. Os objetivos específicos incluem refletir sobre a relação entre a ludicidade e o ensino, conhecendo estratégias de jogos e brincadeiras que contribuam na aprendizagem, e verificar se as escolas possuem materiais lúdicos adequados. A pesquisa destaca que o brincar não deve ser visto como algo apenas para diversão, mas como um recurso pedagógico é essencial que contribui para o desenvolvimento cognitivo, social e cultural das crianças. A fundamentação teórica se apoia em autores que reforçam a importância do lúdico na formação integral de cada aluno. O estudo mostra que o lúdico contribui para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, amplia a interdisciplinaridade e pode ser utilizado como uma estratégia pedagógica de inclusão, tornando a aprendizagem mais significativa, prazerosa e humanizada, ressaltando o papel do professor como mediador.
- ItemSaberes e fazeres em saúde na interface com a educação popular: experiência de mulheres no Quilombo de Trindade Biritinga (BA)(Universidade do Estado da Bahia, 0024-04-29) Meireles, Gercilene; Ferreira, Maria Jucilene Lima; Lima , Jamile da Silva; Carvalho, Sandra Maria GadelhaSaúde e Educação são referências para a produção da vida em sua totalidade. Nesse contexto, o caminho a ser seguido não pode prescindir da perspectiva da emancipação humana. As relações entre saúde popular e processos educativos perpassam o cuidado, a forma amorosa e respeitosa de interagir e reconhecer o(a) outro(a) em suas singularidades e diversidades. Estes são sinais reveladores, que apontam os desafios e limites que perpassam, especialmente, o campo da educação e saúde, principalmente no contexto atual, onde existe uma síndrome civilizatória contemporânea, marcada pelo descuido e descaso com a produção da vida. Essa síndrome (Boff, 2014) afeta a humanidade e a natureza com a lógica social capitalista, a qual prioriza interesses econômicos e lucrativos em detrimento da vida. Face a esse argumento, tem-se a seguinte indagação: de que modo os saberes e fazeres de mulheres no Quilombo de Trindade, localizado no município de Biritinga, na Bahia, potencializam práticas educativas não escolares, ao desenvolverem situações de cura e cuidado em saúde individual e coletiva? Quanto ao objeto, a pesquisa se propõe a analisar os saberes e fazeres em saúde individual e coletiva pelas mulheres no Quilombo de Trindade, bem como suas potencialidades educativas para as relações sociais e de saúde no quilombo. Quanto à metodologia, realizou-se, inicialmente, uma revisão sistemática para fins de apropriação da atualidade do tema. Este trabalho se constitui de uma pesquisa de natureza participante-ação e de abordagem quanti-qualitativa. Realizou-se, no campo empírico, a observação participante, entrevistas coletivas e roda de conversa, por meio do dispositivo intitulado Tenda do Conto (Gadelha, 2015), com oito interlocutores(as) da pesquisa. Esse processo oportunizou um encontro de diálogo e reflexão com as mulheres no Quilombo de Trindade que, por meio de suas falas, expressaram suas vivências, experiências e as práticas de cura, cuidado e formação em saúde individual e coletiva. No caminho percorrido, foi possível perceber a ausência de políticas públicas de saúde no Brasil, no âmbito do SUS, que atendam as especificidades e particularidades em saúde para os territórios quilombolas. Verificou-se, ainda, que os territórios da Atenção Básica (AB), no município, são marcados pelos interesses hegemônicos do capital, responsável por produzir na população do campo e quilombola desigualdades sociais em saúde extremas. A Estratégia Saúde da Família (ESF), a qual é atribuída a capacidade organizacional no planejamento da assistência à saúde de qualidade no território estudado, ainda se encontra marcada por iniciativa hegemônica, questão que compromete o protagonismo social das mulheres no quilombo e a capacidade do território para a efetividade de uma atenção integral à saúde da população quilombola. No Quilombo de Trindade, por meio da observação participante, constatamos um distanciamento entre os saberes técnicos dos profissionais de saúde e os saberes e fazeres em saúde de nossas interlocutoras, existindo, portanto, maior valorização da medicina convencional em detrimento dos saberes tradicionais quilombolas. Desse percurso, surge um projeto de intervenção, por meio da Tenda do Conto, que visa fortalecer os saberes e fazeres em saúde das mulheres no Quilombo de Trindade, abrindo caminhos de diálogo e entrelaçamento de saber, com práticas educativas (não escolar). Assim, os resultados apontam que as potencialidades das práticas de cura e cuidado em saúde individual e coletiva, desenvolvidas pelas interlocutoras da pesquisa, que se materializam no uso das plantas medicinais e espiritualidade, fortalecem a identidade das mulheres quilombolas, as quais são portadoras de práxis libertadoras, pautada na emancipação humana e transformação social, na medida em que socializam, divulgam e repassam a outras gerações seus saberes e fazeres, e têm o cuidado consigo mesmo e com o outro, como fundamento do seu agir humano, em que valores como partilha e solidariedade são essenciais em uma sociedade tão individualista como a nossa
- ItemEnsino de geografia crítica em uma escola do campo para uma perspectiva de formação emancipatória na luta de classes.(0025-02-28) Souza, Marcelo Silva de; Ferreira, Maria Jucilene Lima; Rigonato, Valney Dias; Santos, Janeide Bispo dosNa atual conjuntura da educação brasileira faz-se urgente um ensino da geografia de perspectiva crítica que se apresente como contraposição ao projeto de educação tradicional burguesa, alienante e fundamentada nos moldes da educação bancária, criticada por Paulo Freire. Essa revolução no pensamento geográfico que começou em 70 reverbera ainda hoje no ensino de geografia no Brasil, muitos geógrafos mesmo agora se intitulam geógrafos críticos, de bases epistemológicas Marxistas. Nesse sentido indaga-se: Quais os caminhos teórico-metodológicos para o ensino de geografia crítica, utilizando-se da pedagogia histórico-crítica e dos princípios da Educação do Campo, proporcionam a auto-organização dos(as) educandos(as) e a formação de sujeitos sob a perspectiva emancipadora e da luta de classes no contexto da diversidade, em uma escola municipal do campo em Santo Amaro? O objetivo geral é analisar os caminhos teóricometodológicos no ensino de geografia crítica para 6ª ano A, do ensino fundamental séries finais, fundamentado na pedagogia histórico-crítica e nos princípios da Educação do Campo, tendo em vista a auto-organização dos(as) educandos(as) a perspectiva emancipadora e da luta de classes, no contexto da diversidade. A pesquisa foi realizada no Centro Educacional Municipal João Câncio – CEMJC que é uma escola do meio rural de ensino fundamental séries finais, localizada no município de Santo Amaro no estado da Bahia, na localidade intitulada Sítio Camaçari, nas turmas do 6ª ano, ao longo de 2024. A abordagem metodológica utilizada na pesquisa é de natureza qualitativa, no que se refere aos seus objetivos, de caráter exploratório e no tocante a técnica de coleta de dados é a pesquisa-participante/ação. A intervenção será dividida em duas etapas: A primeira etapa referiu-se à organização da fundamentação teórica, planejamento das aulas e a construção de um “Inventario da Realidade local, Sociocultural, Política e Econômica dos Estudantes do 6ª ano. Na segunda fase da intervenção foram aplicados planos de aulas e atividades de acompanhamento no cotidiano do ensino de geografia do 6ª ano, atrelados a pedagogia histórico-crítica, utilizando-se de instrumentos de pesquisa como a observação participante, questionários e autoautoavaliação ao longo da primeira, segunda e terceira unidade. O ensino de geografia crítica aliado a pedagogia histórico-crítica de Saviani e Gasparin, possibilitou uma perspectiva de formação de sujeitos conscientes e emancipados do ponto de vista social, capazes de fazer uma leitura crítica do espaço onde vivem, entender as relações de poder existentes, respeitar a diversidade étnico-racial e religiosa existente em suas comunidades, possibilitando compreender também as contradições do campo e da sociedade capitalista para se posicionarem na luta de classes, se tornando agentes sociais. Como resultado da dissertação foram construídos produtos educacionais, tais como: Planos de aulas, materiais didáticos em forma de atividades e um acervo digital associados a pedagogia histórico-crítica e realidade dos (as) educandos (as)”.
- ItemA importância da motivação no desenvolvimento das inteligências múltiplas no ensino de língua inglesa.(Universidade do Estado da Bahia, 2008) Lopes, Marlon Nunes; Santiago, Orleide de Souza; Santos, Priscila Novaes dos; Resende, Luis RobertoEste trabalho monográfico traz como temática uma discussão sobre as possibilidades pedagógicas do uso da Teoria das Inteligências Múltiplas no desenvolvimento da motivação em sala de aula. Tivemos como objeto geral avaliar como as inteligências múltiplas são estimuladas na disciplina de Língua Inglesa. Ensinar uma língua é sempre uma experiência muito rica, mas, a maneira como se aprende torna-se algo ainda mais enriquecedor. Aprender Inglês significa falar com naturalidade, sentir-se à vontade na presença de estrangeiros, acompanhar notícias do mundo na internet, ler grandes obras conhecidas mundialmente e o mais importante: poder conhecer outra cultura. Esta pesquisa tem o objetivo de analisar como os professores da rede pública do ensino fundamental estão desenvolvendo, em suas práticas pedagógicas, algum tipo de metodologia que estimule o uso das inteligências múltiplas dentro da sala de aula, e que leve em consideração as diferenças individuais de cada aluno. Além disso, como essas inteligências são motivadas e ou estimuladas no processo ensino-aprendizagem de Língua Inglesa. O trabalho se caracteriza por ser uma pesquisa de cunho teórico-empírico, de abordagem quantitativa, focalizando a realidade da Escola Durval da Silva Pinto, localizada na cidade de Conceição do Coité – BA. Temos como referência a teoria de Inteligências Múltiplas sustentada por Gardner e os trabalhos de alguns autores: Sternberg, Krashen, Antunes, Fonseca, Buarque e outros. Como os trabalhos de campo a as discussões teóricas constatam os sujeitos ouvidos pela pesquisa na unidade escolar que, de certa forma, utilizam a teoria para motivar o desenvolvimento das Inteligências Múltiplas na sala de aula da Língua Inglesa.
- ItemMito e linguagem: breve reflexão sobre o discurso(2009) Viana, Moisés dos SantosO presente artigo é uma reflexão acerca da natureza do mito, especificamente da qualidade do mito grego e sua estrutura significativa, contexto da sua formação. Além disso, a comparação do mito enquanto ação de linguagem retrata uma realidade específica e cheia de significados, o discurso. Atualmente, a palavra, expressão linguística por excelência é mitológica, como analisa Barthes em suas reflexões. Assim, mais que simples elucidação verbal do passado, o mito se faz presente constituindo a realidade humana hodierna, ou seja, discurso.
- ItemProcessos ditatoriais do Brasil no século XX: a escola como elemento alienador(Universidade do Estado da Bahia, 2009-02-03) Souza Filho, Luís Raimundo de; Ferreira, Sheila de OliveiraO trabalho aqui apresentado tem como elemento fomentador as dúvidas sobre o campo educacional desse país. Buscando dessa forma esclarecer alguns dos mais importantes pontos responsáveis pelo caos atual no qual se encontra essa área. O levantamento das características sobre os modelos educacionais adotados em cada um dos regimes não democráticos pelos quais o Brasil atravessou no século XX é de fundamental importância para revelar o quadro de abandono que a educação passou devido aos interesses governamentais em diferentes épocas de nossa breve história. O pensamento ao qual chegamos resulta da completa análise dos dados possíveis levantados e aos sentimentos de desesperança de alterações fundamentais nos próximos tempos.
- ItemComunicação e participação: os caminhos que levaram a sociedade civil organizada do território do Sisal à 1ª confecom(UNEB, 2009-09-21) Oliveira, Bruna Luana Bessa de; Moraes, Kátia; Sampaio, Tiago; Rizzo, NísiaO processo de organização da sociedade civil no Brasil tem um longo histórico de atuação. Na busca por melhores condições de vida, esses grupos começam a dialogar com o Estado, propondo ações de abertura política, que se intensificam após a Constituição de 1988. Nesse novo quadro, em que o Estado permanece como pólo de poder e a sociedade civil não é vista apenas como virtuosa, a comunicação social assoma como um direito reivindicado pela sociedade civil organizada na busca por liberdade de expressão. Buscando atender essa demanda, o Governo é pressionando a convocar a 1ª Conferência Nacional de Comunicação, onde empresário, poder público e sociedade civil se juntam para discutir os rumos da comunicação para o país. Nesse cenário, o Território do Sisal, localizado no semiárido da Bahia, espaço que tem a comunicação comunitária como ferramenta de contra discurso, procurou se organizar para garantir sua representação neste evento. Esse trabalho discute e analisa de que forma a sociedade civil organizada, do Território do Sisal, mobilizou a região para garantir sua representação na 1ª Conferência Nacional de Comunicação, realizada em dezembro de 2009. Para tal, usamos o método qualitativo de análise com etapas de levantamento bibliográfico, pesquisa exploratória e estudo de caso, por meio de técnica entrevistas. Num primeiro momento podemos dizer que o trabalho desenvolvido pelas entidades de comunicação no Território se deu em formatos de encontros de capacitações e elaboração de propostas a serem enviadas para etapa nacional da Conferência, sendo esses encontros locais, coordenados pelo Comitê pela Democratização da Comunicação do Território do Sisal, uma ação do Movimento de Organização Comunitária.
- ItemBreves e inesquecíveis lembranças de guerra(2010) Santos, Dogivane Marques dos; Silva, Rogério SouzaEssa pesquisa tem como embasamento o trabalho com a memória. Nesse trabalho constam as recordações de dois personagens, que vivenciaram cada um em situação diferente, o cenário da Segunda Guerra Mundial. Um soldado-praça, ex-combatente da FEB (Força Expedicionária Brasileira), e o filho de um casal de judeus, que diante do anti-semitismo que marcou profundamente a Europa na primeira metade do século XX, seus pais vêem em direção ao Brasil, e assim trazem consigo os momentos de terror vivenciado num país massacrado pelas forças nazistas, ambos esses personagens atualmente, são residentes no pequeno município de Riachão do Jacuípe, Bahia.