Campus II - Departamento de Ciências Exata e da Terra (DCET) - Alagoinhas
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- ItemA contribuição do PIBID para a formação profissional.(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-12) Araújo, Priscila Ferreira Cavalcante; Queiroz, Magnólia Silva; Matos, Fabiana Aguiar de; Almeida, Gracineide Selma Santos deO Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma política pública de incentivo à docência, que contribui para formação inicial dos futuros professores, pois promove aos discentes dos cursos de licenciaturas uma aproximação com a prática docente dentro de escolas públicas, incentivando assim, a carreira docente. Como também, estabelece uma relação entre os envolvidos, ou seja, universidade, escola e comunidade, vinculando prática e reflexão a um ensinamento contextualizado. O presente trabalho tem como objetivo identificar a importância do PIBID para formação profissional docente, por meio das ações proporcionadas pelo programa nos cursos de licenciaturas. Bem como, listar os benefícios gerados pelo programa, que contribuem no processo de ensino-aprendizagem do futuro educador. Ações essas que elevam tanto o nível do programa quanto enaltecem a qualificação da formação. A pesquisa em questão constitui-se de uma abordagem de caráter investigativa, tratando-se de uma revisão bibliográfica de cunho qualitativo. Dessa forma, a metodologia aplicada deu-se por meio de pesquisas no Google Acadêmico em busca de materiais referentes ao tema em estudo, utilizando os seguintes descritores: docência, PIBID, formação inicial, formação de professores, formação profissional, fazendo as seguintes associações: PIBID + formação profissional; PIBID + formação inicial + formação profissional; formação docente + PIBID + formação profissional, eliminando assim, trabalhos que não abordassem a temática em estudo, deste modo, foram realizadas análise de 19 artigos, expostos no período de 2012 à 2023. Estabelecendo um intervalo de tempo abrangendo trabalhos publicados nos últimos 11 anos, com a finalidade de extrair dados baseando-se no objeto de estudo em questão. Nessa perspectiva, os resultados apontaram que o PIBID tem se mostrado como política pública de formação docente e profissional fundamental, não apenas no que diz respeito à formação de estudantes de graduação através da possibilidade de vivenciar práticas reflexivas sobre a própria ação. Promove a iniciação à docência, dos estudantes de nível superior dos cursos de licenciaturas, contribuindo assim, para seu aperfeiçoamento, bem como, no avanço na qualidade da educação pública brasileira. O PIBID tem se mostrado eficaz na promoção de uma formação mais sólida e prática para os estudantes de graduação que desejam seguir carreiras na docência. Conclui-se que o programa traz benefícios aos demais atores envolvidos nesse processo: as escolas públicas participantes, os supervisores e professores das IES, sobretudo, porque suscita um diálogo sobre a formação.
- ItemA implementação da política nacional de educação ambiental nas escolas públicas brasileiras segundo a literatura científica(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-09) Silva, Isadora Uruga; Batista, Janiara Alves; Menezes, Jeane; Santos, Leila MariaDiante dos crescentes impactos e desafios socioambientais contemporâneos, a Educação Ambiental (EA) tem se consolidado como uma ferramenta eficaz e indispensável para o fomento do desenvolvimento e promoção de uma cidadania crítica, participativa e comprometida com a sustentabilidade ambiental e a qualidade de vida das presentes e futuras gerações. No Brasil esse compromisso foi formalizado com a criação da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), instituída pela Lei nº 9.795/1999. O estudo examinou a implementação da PNEA, sendo justificado pela necessidade de verificar as traduções das diretrizes legais em práticas pedagógicas efetivas, capazes de promover conscientização, sensibilidade e engajamento sustentável, que visassem a subsistência desta e das futuras gerações. O objetivo foi analisar, literariamente a efetividade da implementação da PNEA nas escolas públicas brasileiras, entre 2015 e o primeiro semestre de 2025, identificando os primordiais desafios, estratégia e impactos pedagógicos. A metodologia adotou uma revisão narrativa da literatura com base em dados das diretrizes legais, CAPES, SciELO e Google Scholar, seguida de triagem por título, resumo e leitura integral. A análise dos resultados indicou que, embora a PNEA se encontrasse consolidada em seu arcabouço legal, enfrentou resistências institucionais, lacunas regionais e ausência de indicadores estruturados para medir a efetividade das ações. Concluiu-se que há impactos pontuais positivos, como maior engajamento e conscientização ambiental, mas sua consolidação requereu aperfeiçoamento, como capacitação docente contínua, monitoramento sistemático e estratégias contextuais, especialmente diante de desafios climáticos e de sustentabilidade rural.
- ItemA importância da implementação de quality assurance para um software de sucesso(2023) Brandão, Jorge Nunes; Azevedo, Michell Victor Souza de; Moreira, Isaac DouglasO objetivo deste trabalho é comprovar e demonstrar como a implementação do Garantia de Qualidade (QA - Quality Assurance) tem um papel fundamental e crucial para o sucesso de um software, respondendo a pergunta se pode a implementação de técnicas de QA melhorar, de fato, o resultado do produto de Software? Apresentando características de um estudo exploratório, tendo o trabalho sido desenvolvido através da coleta de dados de pesquisas consolidadas e publicadas por órgãos de referência na área e através desses dados obteremos a resposta para a pergunta base do artigo.
- ItemA importância do ensino de disciplinas de tecnologia da informação e comunicação nas escolas públicas: desafios e perspectivas(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-18) Santos, Ana Livia Coutinho dos; Araújo, Rafael dos Santos; Pinheiro, Carlos Eduardo de Argolo; Pinheiro, Carlos Eduardo de Argolo; Dourado, Marcondes Menezes de Souza; Gomes, João Luciano de CarvalhoAs Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) são um elemento-chave para o fortalecimento do ensino nas escolas públicas e para o estímulo ao aprendizado, desempenhando um papel essencial no desenvolvimento de habilidades indispensáveis para a vida e o trabalho no século XXI. No entanto, a ausência de um currículo estruturado que contemple a educação em TICs limita severamente a formação acadêmica e profissional dos estudantes, aprofundando desigualdades sociais e restringindo o acesso a oportunidades futuras. Esta pesquisa analisou a literatura existente sobre a implementação de disciplinas voltadas para TICs em escolas públicas, identificando as perspectivas associadas a essa integração e desafios como a insuficiência de infraestrutura tecnológica, a falta de capacitação docente e a ausência de políticas públicas bem articuladas. Os resultados confirmaram que a integração adequada das TICs promove práticas pedagógicas inovadoras, engaja os estudantes e reduz desigualdades educacionais. Exemplos bem-sucedidos, como o Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) e o projeto Núcleo Avançado em Educação (Nave), destacam o potencial transformador das TICs quando bem implementadas. Conclui-se que a inclusão de disciplinas de TICs é essencial para preparar os estudantes para o mercado de trabalho e a cidadania digital, exigindo investimentos contínuos, formação docente adequada e políticas públicas integradas.
- ItemA importância dos componentes curriculares de estágios supervisionados no curso de licenciatura em ciências biológicas.(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-12) Silva, Lucas Vicente da; Queiroz, Magnólia Silva; Almeida , Gracineide Selma Santos de; Santos, Genário dosO Estágio Supervisionado nos cursos de licenciatura é uma etapa fundamental na formação de futuros professores, pois integra teoria e prática, preparando os graduandos para os desafios da profissão. Durante o estágio, os estudantes vivenciam o ambiente escolar, desenvolvem competências pedagógicas e aprimoram habilidades de observação, participação e regência de turma, para refletir sobre a dinâmica escolar, em especial à docência e construção da identidade docente. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), Lei nº 9394/96 estabelece que o estágio deve incluir atividades como observação, pesquisa, planejamento, execução e avaliação de práticas pedagógicas, alinhando os conhecimentos teóricos à instrução prática. Esta pesquisa tem como objetivo ressaltar a importância do Estágio Supervisionado na formação inicial de professores e seu papel na construção da identidade docente. A pesquisa refere-se a uma pesquisa qualitativa, do tipo revisão bibliográfica tendo como objeto de estudo o Estágio Supervisionado. A pesquisa foi realizada por meio plataforma Google Acadêmico com finalidade de extrair artigos relacionados com o tema em questão. Os descritores utilizados para a busca se constituíram na associação: estágio supervisionado + ciências biológicas + identidade docente, eliminando assim artigos que não abordassem o tema. Desta forma foram analisados 15 artigos publicados no período de tempo de 2014 a 2024. Neste contexto os resultados apresentam que a experiência vivenciada no Estágio Supervisionado é um pilar indispensável na formação inicial de professores, pois aprimoram suas habilidades e adquirem conhecimentos essenciais para a atuação profissional, para além de adquirir experiências e habilidades pedagógicas e identidade docente.
- ItemA tecnologia da informação nas escolas da rede municipal de Cardeal da Silva: impacto e contribuição no processo de ensino/aprendizagem(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-20) Silva Júnior, Antônio dos Santos da; Peres, Ricardo Luis Rodrigues; Gonzalez, Leandro dos Santos; Lobato, Peterson AlbuquerqueA tecnologia da informação (TI) tem transformado significativamente diversos setores da sociedade, e a educação não fica atrás. Este estudo tem como objetivo geral compreender o contexto das escolas do município de Cardeal da Silva que integram a TI aos seus espaços educacionais, investigando sua influência no processo de ensino e aprendizagem de professores e alunos, bem como os desafios e contribuições dessa integração. A pesquisa analisará a disponibilidade de recursos tecnológicos, a adaptação dos professores ao uso dessas ferramentas e as barreiras enfrentadas pelos alunos no acesso às tecnologias. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas em 2 escolas do município, envolvendo professores e alunos. Os resultados constataram que a TI é uma aliada indispensável no contexto educacional de Cardeal da Silva, melhorando o ensino e o aprendizado na educação, porém essa eficiência ainda é vista de forma parcial, pois se faz necessário um maior planejamento para uso adequado das tecnologias digitais, com suporte constante e visão estratégica.
- ItemA Tribo Dalbergieae (leguminosae: papilionoideae) em áreas de caatinga da ecorregião raso da Catarina, Bahia, Brasil.(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-11) Santos, Sara Sales; Conceição, Adilva de Souza; Romão, Marcos Vinicius Varjão; Bezerra, Diogo SilvaA família Leguminosae engloba cerca de 760 gêneros e 19.581 espécies distribuídas em quase todas as regiões do mundo. A tribo Dalbergieae possui cerca de 46 gêneros e 1.367 espécies, abrangendo regiões da América, África, Ásia e Oceania. Com cinco gêneros possuindo distribuição Pantropical. No Brasil, Dalbergieae está representada por 20 gêneros e 380 espécies. Das quais 19 gêneros e 161 espécies estão catalogadas para a Bahia, e no bioma Caatinga com cerca 16 gêneros e 112 espécies. Diante desse contexto foi realizado o levantamento florístico da tribo Dalbergieae ocorrentes em áreas de Caatinga da Ecorregião Raso da Catarina (porção Sul), como objetivo de contribuir para o conhecimento das espécies vegetais das caatingas baianas, visando fornecer subsídios científicos para conservação e preservação da flora das caatingas baianas, bem como contribuir na formação de recursos humanos qualificados na área de Sistemática Vegetal. Foram realizadas coletas do material fértil. Identificação e descrição com base em consultas em bibliografias especializadas, análises do material em estereoscópio e também a elaboração de chave de identificação para as espécies da tribo Dalbergieae ocorrentes na área de estudo. A tribo está representada para as áreas de Caatinga da Ecorregião do raso da Catarina por cinco gêneros e oito espécies: Aeschynomene evenia C.Wright & Sauvalle var. evenia, Ctenodon viscidulus (Michx.) D.B.O.S.Cardoso & A.Delgado, Nissolia vincentina (Ker Gawl.) T.M.Moura & Fort.-Perez, Stylosanthes guianensis (Aubl.) Sw., Stylosanthes humilis Kunth, Zornia brasiliensis Vogel, Zornia latifolia Sm. e Zornia leptophylla (Benth.) Pittier.
- ItemAdesão da arquitetura de microsserviços nas grandes corporações para desenvolvimento ou migração de aplicações(2023) Lima, Gabriel Pinheiro De Santana; Fontoura, José Roberto De AraújoA adesão da arquitetura de microsserviços tem se tornado uma tendência cada vez mais frequente pelas grandes corporações interessadas em melhorar a qualidade dos seus softwares, mas diante desse cenário surge o questionamento: Qual o impacto que a arquitetura de microsserviços pode trazer as grandes corporações ? Este estudo investiga o impacto da adoção da arquitetura de microsserviços pelas grandes corporações para o desenvolvimento ou migração de aplicações. A metodologia empregada no estudo consiste em realizar uma revisão bibliográfica e documental a fim de buscar informações relevantes sobre o tema, além disso foi realizada uma coleta de dados com característica de observação simples. Ao avaliar os principais resultados obtidos, fica evidente que a adoção de microsserviços proporcionou melhorias significativas às empresas investigadas. Desta forma, este estudo contribui para o avanço do conhecimento em arquitetura de software e microsserviços, fornecendo uma compreensão mais profunda dos conceitos, princípios e benefícios associados à adoção de microsserviços pelas grandes corporações. Essas percepções e evidências são valiosas para as empresas interessadas em explorar essa arquitetura como uma estratégia para impulsionar a inovação, a eficiência e a competitividade no mercado.
- ItemOs alunos cegos e a geometria: mapeando dissertações e teses no período de 2015 a 2020(2022-09-01) Silva, Felipe Henrique da Santana; Ferreira, Maridete Brito Cunha; Queiroz, José Carlos; Silva, Maria Eliana Santana da CruzEsta pesquisa, de cunho qualitativo, caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, que segundo Fiorentini e Lorenzato (2006) também é chamada de estudo documental, e do tipo estado-da-arte. Teve como objetivo fazer um levantamento das contribuições de autores de dissertações e teses defendidas no período de 2015 a 2020, cadastradas no sítio da CAPES, sobre ensino e aprendizagem de geometria para estudantes cegos. A busca se restringiu aos trabalhos cadastrados no sítio da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Após aplicação de filtros relacionados ao objetivo desta pesquisa constituímos o corpus com três teses de doutorado e 5 dissertações de mestrado. Após análise dos oito trabalhos, estes foram agrupados, de acordo com seus objetivos, em duas categorias: na primeira categoria estão os trabalhos que focam na compreensão de aspectos relacionados ao desenvolvimento do pensamento geométrico por parte de estudantes cegos e na segunda estão os trabalhos que visam analisar, testar ou desenvolver recursos didáticos para facilitar a compreensão de alunos cegos com relação aos conteúdos geométricos. Constatamos que a maioria dos trabalhos analisados focam na compreensão de aspectos relacionados à aprendizagem em geometria como a visualização geométrica, as representações dos conceitos geométricos, e argumentação por parte de alunos com cegueira total. Quantos aos trabalhos que testam recursos didáticos, estes concluíram que são facilitadores da aprendizagem e sugerem que mais materiais deveriam ser desenvolvidos para auxiliar o ensino aprendizagem, especialmente envolvendo o estudante na construção e aplicação do material. Todos os autores dos trabalhos selecionados sinalizam a importância de aprofundar as pesquisas na área e apontam que ainda há muito a ser estudado, pesquisado e desenvolvido.
- ItemAnais [da] VI Semana de Ciências Biológicas - SEMCBIO. (O papel das Ciências Biológicas frente ao negacionismo científico)(2021-11-16) Grave, Caique Ferreira
- ItemAnais da IX semana de Ciências Biológicas da UNEB, Campus II(Universidade do Estado da Bahia, ) Conceição, Eltamara Souza daA Semana de Ciências Biológicas do Campus II da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), já reconhecida como SEMCBIO, é um evento científico anual que ocorre no formato de simpósio, cujo público-alvo principal são graduandos e pós-graduandos de Ciências Biológicas e áreas afins. O evento é promovido por estudantes de graduação sob direção do Diretório Acadêmico de Biologia, do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Departamento de Ciências Exatas e da Terra da UNEB. Excepcionalmente, entre os anos de 2020 e 2022, face a pandemia causada pelo SARSCOV- 19, os eventos foram realizados em formato remoto, transmitido pelo canal oficial do Youtube da SEMCBIO e organizado no ambiente interno da plataforma para atividades online da Universidade, o Microsoft Teams. Durante estas três edições, o evento aumentou exponencialmente sua visibilidade em todo país, inclusive no exterior, atingindo estudantes e profissionais de outros estados, de diferentes instituições, públicas e privadas, além de discentes da educação básica. “Tecnociência: A Serviço da Saúde e do Bem-Estar Social” é o tema da nona edição da SEMCBIO, que ocorreu no formato presencial, e através desse tema se buscou tratar da integração entre ciência e tecnologia, promovendo incentivo ao conhecimento, às inovações e aos cuidados essenciais do corpo e da mente, valorizando o papel dos serviços de saúde frente a comunidade. A programação abrange uma ampla gama de atividades, afim de promover reflexão crítica e diálogo construtivo. Os participantes contaram com palestras, mesa-redondas, apresentação de trabalhos, atividades artísticas, minicursos e oficinas, além de concurso de fotografias, testagem de IST’s e vacinação. Buscando-se obter maior alcance de suas ações, através de implementação de medidas cada vez mais inclusivas de atendimento à comunidade acadêmica e externa.
- ItemAnais[da] VIII Semana de Ciências biológicas da UNEB, Campus II Seu saber muito me interessa: ciências e saberes tradicionais(Universidade do Estado da Bahia, 2023-09-19) Conceição, Eltamara Souza daA Universidade do Estado da Bahia, sendo uma instituição de ensino superior, tem por definição legal, em função de sua configuração e institucional multicampi, a finalidade de “promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humidade e comunicar o saber através do ensino ou de outras formas de comunicação” (BRASIL, 1988, Art. 43). Dessa forma, dá continuidade ao desenvolvimento de atividades de promoção e divulgação do conhecimento, servindo de incentivo, formação e assistência à comunidade discente. Em sua oitava edição, honrosamente retornando ao formato presencial, a VIII SEMCBIO terá como temática “Seu saber muito me interessa: Ciências e Saberes Tradicionais”. Os participantes contarão com uma programação composta por palestras, mesas-redondas, minicursos e oficinas. Desse modo, a Comissão organizadora do evento é formada por integrantes do Diretório Acadêmico do Curso de Biologia ainda com o recrutamento de estudantes do curso para fazer parte da equipe com a supervisão de professores.
- ItemAnálise das estratégias utilizadas pelos alunos nas resoluções de problemas quando abordadas como metodologia de ensino da matemática(2022-08-01) Mançur, Adriele Lima da Silva; Bispo, Jaíra de Souza Gomes; Baqueiro, Grace Dórea Santos; Santos, Viviane Mendonça dosResolver Problemas vai muito além que saber algoritmos, a construção do conhecimento é o foco principal e para isto é necessário que o aluno saiba o que está fazendo sem reproduzir o que lhes foi dito. Esta pesquisa teve como objetivo geral, analisar as estratégias utilizadas pelos alunos nas Resoluções de Problemas, sendo assim, a pesquisa foi realizada em uma turma do 9º ano dos anos finais do Ensino Fundamental para resolver problemas quando esses são lhes dado como Metodologia de Ensino da Matemática. Para embasar nossas discussões, escolhemos alguns teóricos que discutem sobre a Resolução de Problemas, como Onuchic e Allevato (2005; 2014), Smole e Diniz (2001), Dante (1988; 1997; 2010) e Pozo (1998). A metodologia adotada foi de natureza qualitativa e os instrumentos utilizados para coleta de dados foram a observação e documentos. Analisamos os dados com base nos referenciais teóricos e as experiências vivenciadas do pesquisador. A partir da análise, observamos que algumas duplas tiveram dificuldades em resolver os problemas por não possuírem habilidades necessárias e por falta de interpretação do problema, mas muitas duplas conseguiram resolver utilizando Estratégias Aritméticas Convencionais e Não - Convencionais. Acreditamos que os educadores poderiam refletir mais sobre essa Metodologia, já que podemos perceber que a partir de um problema pode-se dar possibilidade de trabalhar com o aluno aquilo que se deseja antes de aplicar um conteúdo. Dessa forma instigando com que o aluno utilize suas estratégias, tendo como foco o processo de resolução, e não a solução, desenvolvendo assim o seu conhecimento e suas habilidades, tornandoos seres críticos para atuar na sociedade.
- ItemAnálise de área queimada na Região Imediata de Alagoinhas(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-13) Peixoto, Julia Batista; Arruda, Jessica Almeida Monteiro; Batista, Janiara Alves; Oliveira , Alarcon Matos deAs queimadas ocorrem por causas naturais ou antrópicas, são frequentemente utilizadas no manejo agropecuário e apresentam maior incidência nas estações secas do ano quando as condições climáticas são favoráveis a ignição do fogo, causando danos ambientais, econômicos e sociais. A superfície, coberta por cinzas e carvão, onde o fogo ocorreu, é denominada área queimada e pode ser estimada através da imagem mensal MODIS MCD64A1. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo avaliar a área queimada na Região Imediata de Alagoinhas de 2002 a 2022 e compreender a sua relação com as estimativas de precipitação. Foram utilizadas as imagens de área queimada MCD64A1 do sensor MODIS e de precipitação GPM-IMERG, adquiridas respectivamente nas plataformas AppEEARS e Giovanni. No ArcGIS 10.4.1 os dados mensais de área queimada e precipitação foram extraídos e tabelados no Excel para quantificar os acumulados interanuais e intra-anuais. A área total queimada entre 2002 e 2022 foi de 56.975 hectares. As maiores extensões queimadas anuais foram registradas de 2002 e 2005 em 22.750 hectares, ou seja, 39,93% do total. Na análise mensal, os meses de outubro a março tiveram as maiores ocorrências, totalizando 50.850 hectares e um percentual de 89,25%. Dos 17 municípios analisados, Inhambupe registrou as maiores áreas queimadas com 9.450 hectares. Entre abril e julho ocorreram as maiores precipitações médias mensais, esses meses apresentaram áreas queimadas menores. As imagens utilizadas permitiram estimar a área queimada e a precipitação de forma acessível e ágil.
- ItemAnálise de dados do twitter: uma perspectiva psicológica do baixo rendimento dos estudantes brasileiros durante e pós pandemia(2023) Silva, Alex Santos Da; Lopes, Paulo Henrique Miranda; Fontoura, José RobertoDurante a pandemia, ampliou-se o uso das redes sociais como meio de comunicação, expressão e interação entre pessoas ao redor do mundo. Para exploração disso, foi desenvolvida uma aplicação para coletar e analisar dados de postagens através de uma máquina de aprendizado usando processamento de linguagem natural (PLN) para identificação e análise de sentimentos em relação à universidade. Para a construção do embasamento teórico foram usados autores como: MEDHAT; HASSAN; KORASHY. Essa pesquisa se configura como exploratória e descritiva, tendo como objetivo cruzar dados retirados de publicações do Twitter visando analisar assuntos mais relevantes durante os últimos quatro anos para identificação de palavras, frases e expressões para determinado sentimento nos textos coletados. Os resultados revelaram uma predominância de sentimentos negativos nas postagens dos alunos, indicando o confinamento decorrente da pandemia como um impacto negativo tanto no bem-estar emocional quanto no desempenho acadêmico.
- ItemAnálise do conteúdo de Botânica nos livros didáticos do novo Ensino Médio(Universidade do Estado da Bahia, 2024-10-07) Santos, Elizianne Ribeiro dos; Queiroz, Magnólia Silva; Almeida, Gracineide S. S. de; Matos, Fabiana Aguiar deO livro didático é uma ferramenta pedagógica importante para o ensino aprendizagem e, em muitos casos, é a única fonte de trabalho impresso utilizada pelos professores e estudantes nas escolas da rede pública de ensino. Com a reforma do Novo Ensino Médio, os livros passaram por modificações na abordagem dos conteúdos e, por isso, é imprescindível saber como o conteúdo de Botânica é apresentado nos livros de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, já que as plantas são essenciais para manutenção da vida no Planeta; é por meio dos estudos e pesquisas sobre elas que inúmeras descobertas científicas são realizadas, colaborando consideravelmente para a civilização humana. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo analisar como o conteúdo Histologia e Morfologia das Angiospermas é abordado em três coleções de livros didáticos do Novo Ensino Médio. Para essa pesquisa, foram analisadas a presença e a abordagem do conteúdo Histologia e Morfologia das Angiospermas em dezoito volumes de três coleções de livros aprovados no PNLD 2021. A pesquisa teve caráter qualitativo do tipo descritivo e a execução deu-se pela análise de conteúdo em três fases: pré - análise, inferência e interpretação dos resultados. Nessa perspectiva, observou-se que, dos dezoito volumes analisados, somente três continham o tema em questão, além de que as coleções de LD do Novo Ensino Médio passaram por uma grande mudança, com diminuição no número de páginas, reduzindo o volume de conteúdo, imagens e exercícios dedicados à área de Biologia e, principalmente, à temática das Angiospermas.
- ItemAnálise dos esforços físicos em barragem de terra: abordagem matemática para Segurança e Sustentabilidade Ambiental (Paramirim/BA)(Universidade do Estado da Bahia - UNEB, 2025-07-07) Silva, Edinei; Oliveira Filho, Genilson Cunha de; Fontoura, Jose; Oliveira, AlarconAo logo dos anos, a segurança de barragens tem ocupado espaço no meio técnico, primordialmente com as causas dos últimos acontecimentos. As barragens de terra são documentadas como sendo um dos artifícios mais arcaicos e construtivos, sendo usadas como reservatórios artificias de água para diversos usos. O reflexo da problemática da segurança destes projetos no Brasil é mediante as variações dos matérias construtivos, como as rochas, os tipos de solos, problemas de fundação, deficiências de projetos, erros durante a construção e instabilidades de taludes, sendo evidenciados os grandiosos índices de incidentes e acidentes em meados de 2017, conforme o Relatório Anual de Segurança de Barragens (RASB).Entretanto, o objetivo deste trabalho é analisar os esforços físicos atuantes da barragem de terra Zabumbão da CODEVASF em Paramirim/BA, verificando a segurança, equilíbrio, qualidade e preservação ambiental, mediante as exigências do Manual de Segurança e Inspeção de Barragens e a Lei 12.334/2010. A metodologia é sustentada pela modelagem computacional, software FINE/GEO5 2024, com aplicação do método Bishop Simplificado (1955), no qual foram feitas a análise de percolação da água, ancoragem, tipos de solos, tipos de aterros, drenos, filtros e esforços físicos existentes e possibilidades de ruptura. Os resultados analisados evidenciaram que os cálculos do fator de segurança (FS) encontrado foi positivo e está em conformidade com o Manual de Segurança, a Lei e a norma EN 1997. Por fim, o uso deste método possibilita trazer avanços essenciais e confiáveis para a remediação desegurança de barragens de terra.
- ItemAnálise dos parâmetros de qualidade da água do rio Catu em Alagoinhas-BA(2023-04-24) Souza, Liliane Santana Santos; Santos, Crisliane Aparecida dos ; Matos, Mara Rojane Barros de; Sales, Maria José Dias; Almeida, Gracineide Selma Santos deA contaminação dos rios e corpos d’água em bacias hidrográficas se dá, principalmente, pelo despejo de esgotos residenciais e de efluentes das indústrias. Dentre os parâmetros mais relevantes para serem incluídos na avaliação das águas destinadas ao abastecimento público citam-se: Oxigênio Dissolvido (OD), a Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO-5 dias, 20 ºC) e a turbidez, servindo como ferramenta na gestão dos recursos hídricos. Com o objetivo de avaliar a qualidade das águas do rio Catu, este trabalho baseia-se no Índice de Qualidade das Águas (IQA) adaptado, que incorpora 14 parâmetros, além da temperatura. Dos parâmetros físico-químicos, seguindo os padrões internacionais e do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA), tem-se ainda, pH, nitrogênio total, fósforo e material sedimentável . Além destes, foram avaliados o cheiro, a presença de espuma, lixo, coliformes totais e outros bioindicadores nos meses de abril e agosto de 2022. O rio Catu é um afluente do rio Pojuca, nasce no município de Aramari, percorre mais de 60 km, passando pelos municípios de Catu, Pojuca e Alagoinhas, e tem sua maior extensão neste município. Nesse trecho foram demarcados seis pontos, a partir da nascente, antes e depois de percorrer o perímetro urbano e os dados coletados antes e depois do período chuvoso, sendo que os pontos 1 e 5 estão fora do perímetro urbano; os pontos 2,4 e 6 estão próximos de algumas moradias e indústrias e o ponto 3 se localiza no centro comercial da cidade. A classificação da qualidade da água se dá pela contagem dos pontos atribuídos a cada parâmetro. Os Pontos 1 e 6 foram classificados como água BOA; os pontos 2, 4 e 5, água REGULAR e o Ponto 3 água RUIM. As águas do rio Catu necessitam de uma revitalização. Os resultados encontrados se encaixam no elevado grau de poluição, especialmente por esgotos domésticos e despejos industriais orgânicos, resultando na descarga de nitrato e fosfato, queda do OD e elevação do DBO
- ItemAnálise dos parâmetros físico-químicos e biológicos da água do rio Imbassaí no trecho urbano em Dias d'Ávila/BA(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-11) Figueiredo, Alice Moura; Batista, Janiara Alves; Santos, Leila Maria Mendes; Castro, Fabiana da SilvaO município de Dias d'Ávila teve origem em meio a um crescimento populacional desordenado, impulsionado pela sua proximidade com o Polo Industrial de Camaçari. Com a emancipação e a expansão da malha urbana, aumentaram significativamente as demandas por água e pelos diversos usos desse recurso. Paralelamente, houve um crescimento proporcional nos descartes inadequados de esgotos domésticos in natura e de resíduos sólidos. Diante desse contexto, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a qualidade da água no trecho urbano do rio Imbassaí, localizado em Dias d'Ávila, Bahia, por meio da análise de parâmetros físico-químicos e biológicos, conforme os limites estabelecidos pela Resolução CONAMA n° 357/2005 para copos de agua doce classificados como classe II. As coletas foram realizadas em dois pontos do rio, em um único período. Foram analisados os seguintes parâmetros: coliformes totais, Escherichia coli, demanda bioquímica de oxigênio (DBO), fósforo total, nitrogênio amoniacal, oxigênio dissolvido (OD), pH, sólidos totais dissolvidos e turbidez. O método de análise foi o Standard methods for the examination of water and wastewater – SMWW estabelecido pela American Public Health Association – APHA. Os resultados indicaram que todos os parâmetros estavam dentro dos limites estabelecidos pela legislação vigente, exceto o pH no ponto P2, que apresentou valor acima do permitido, sugerindo possível contaminação por efluentes. A detecção de E. coli e coliformes totais, mesmo sem quantificação, aponta para uma possível contaminação fecal. Esses dados reforçam a necessidade do monitoramento contínuo e da expansão dos serviços de saneamento básico, fundamentais para embasar ações de gestão ambiental e recuperação do rio Imbassaí.
- ItemAnálise fractal de fragmentos florestais(2023-04-19) Santos, Stefanie Chaves dos SantosDesde o seu surgimento, a geometria fractal tem sido amplamente utilizada no estudo de diversos objetos naturais, como fragmentos de paisagens. Devido a difusão das dimensões perímetro-área como uma métrica de paisagem, buscou-se uma forma de utilizá-la no planejamento de recuperação de paisagens fragmentadas de modo a minimizar os efeitos de borda. O método foi denominado expansão de fragmentos e consiste na delimitação das áreas de recuperação. Adicionalmente, foi desenvolvido um aplicativo em linguagem Python para a aplicação do método na análise de imagens de paisagens florestais. Além disso, foi desenvolvido um estudo do efeito da constante de proporcionalidade da dimensão perímetro-área na oscilação da dimensão com variação do tamanho do fragmento.