Licenciatura em Letras - Língua Espanhola e Literaturas - DCH5
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Letras - Língua Espanhola e Literaturas - DCH5 por Assunto "Ensino de E/LE"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAs imagens pictóricas de Frida Kahlo como ferramenta de ensino do Espanhol(Universidade do Estado da Bahia, 2022-01-05) Jesus, Silvania Ribeiro de; Filho, José Francisco da Silva; Lopes, Angélica Silva de Jesus; Mariano, Luciana VieiraEste trabalho trata-se em verificar o uso de artes plásticas como ferramenta de ensino do espanhol como língua estrangeira. Seu objetivo geral é mostrar como as imagens pictóricas produzidas por Frida Kahlo podem ser utilizadas como estratégias didáticas para professores de espanhol e, para obter os resultados, foi necessário: discutir sobre artes plásticas e ensino de línguas; analisar vida e obra da pintora Frida Kahlo, assim como o contexto histórico de seu país; apresentar uma sequência didática de aula de ELE utilizando pinturas dessa artista mexicana. Para fundamentação teórica recorremos a autores como Santos (2003), Sousa (2013) Nunes (2019), Herrera (2011) Paraquett (2004), Brognoli (2009). Para isso, fizemos tanto pesquisa bibliográfica como pesquisa de campo, que se deu em forma de uma oficina para alunos iniciantes da língua espanhola. O resultado final desse estudo demonstrou que as obras da artista podem servir como ferramenta para auxiliar o professor nas aulas de espanhol básico, por apresentarem uma riqueza temática que pode ser aplicada no ensino e aprendizagem de Espanhol Básico, como Língua Estrangeira (E/LE).
- ItemDa cultura na formação dos professores de E/Le à possibilidade do trabalho com a interculturalidade nas aulas de Espanhol na educação básica(Universidade do Estado da Bahia, 2022-07-19) Santos, Laís Ferreira dos; Mariano, Luciana Vieira; Ricardo, Nayla Rodrighero Lima Pedroso; Silva, Rosana SouzaO fator motivador dessa pesquisa foi o meu contato com estudantes a partir da realização de um Estágio Supervisionado e a observação, através dessa experiência, de que a inserção de conteúdos referentes às culturas dos povos de LA pode tornar o aprendizado de uma LE mais significativo e motivador. Surge assim o problema dessa pesquisa: Como a cultura tem sido trabalhada na formação dos professores de E/LE e como esses professores observam a possibilidade de trabalhar a interculturalidade nas aulas de espanhol a partir da celebração do Dia dos Mortos no México e do Dia de Finados no Brasil? Dessa forma seu objetivo geral consiste em compreender como a cultura tem sido trabalhada nessa formação e como esses professores observam a possibilidade de trabalhar a interculturalidade nas aulas de espanhol a partir dessas celebrações e, para tanto, foi necessário: discutir a importância da cultura no ensino de E/LE e observar como a cultura é trabalhada no curso de graduação de Letras – Língua Espanhola e Literaturas do Campus V da UNEB e as percepções dos alunos desse curso sobre a possibilidade de trabalhar a interculturalidade a partir de manifestações culturais do México e Brasil acerca da morte. Essa pesquisa está fundamentada em Paraquett (1998), Siqueira (2012), Matos (2008) e Mariano (2017). A metodologia utilizada foi a Pesquisa Qualitativa e como procedimento foi realizada uma Pesquisa Bibliográfica e uma Pesquisa de Campo. O resultado demonstrou que a cultura dos povos de LA é pouco trabalhada durante todo o curso e que, como consequência, embora os professores em formação compreendam a contribuição e a possibilidade do trabalho com a interculturalidade nas aulas de espanhol a partir das discussões sobre a celebração do Dia dos Mortos no México e do Dia de Finados no Brasil, somente quatro pontuaram as contribuições desse trabalho relacionadas à atividades que envolvam tanto a língua quanto a cultura dos povos de LA.