Pós-Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Pós-Graduação por Assunto "análise do discurso"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA leitura de contos populares nos anos finais do ensino fundamental: análise discursiva e proposta de ensino(Universidade do Estado da Bahia, 2023-05-02) Cabral, Alane Cristina Souza Silveira; Oliveira, Fábio Araújo; Coutinho, Ilmara Valois Bacelar Figueiredo; Fontana , Mónica Graciela ZoppiO objetivo deste trabalho é analisar as condições de produção da leitura de contos populares em livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II e, a partir dessa análise, produzir uma sequência didática focada na leitura crítica, baseada na teoria da análise do discurso pecheutiana. Nessa perspectiva, a pesquisa busca contribuir na promoção da leitura crítica de contos populares nas aulas de Língua Portuguesa do 6º ano do Ensino Fundamental II, no intuito de alcançar a formação de leitores capazes de analisar o funcionamento da linguagem nos contos populares, ou seja, de analisar a constituição, formulação e circulação desses textos. Para atingir este objetivo, discutiu-se sobre a proposta de leitura sugerida pelos documentos oficiais PCN´s e BNCC, sobre a leitura na perspectiva da análise do discurso materialista e sobre letramento literário, com ênfase no conto popular. A construção do arquivo refere-se à reunião das coleções dos Livros Didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II, sugeridas pelo Programa Nacional do Livro Didático 2020 (PNLD). Desta análise, formamos o corpus da pesquisa com dois contos populares: ―A história de Blimundo‖, no livro didático do 7º ano da coleção Português: Conexão e uso, da editora Saraiva (DELMANTO, 2018) e o conto popular ―A mulher que escondia comida‖, do livro didático da coleção Português Linguagens – Editora Atual (CEREJA E MAGALHÃES, 2017), indicado pelo PNLD em 2017. Em virtude da ausência significativa dos chamados contos populares nas coleções indicadas para o Ensino Fundamental II pelo PNLD 2020, julgamos necessário ampliar o corpus, buscando o conto popular em alguns livros didáticos do 5º ano do Ensino Fundamental. Foi feita uma breve análise discursiva das atividades de leitura dos contos populares e chegou-se à conclusão de que há a necessidade de apresentar novos gestos de leitura para o conto popular, propondo aos alunos uma leitura que favoreça a sua criticidade e a sua autonomia.
- ItemO papel da gramática na prática de leitura: contribuições da Análise do Discurso(Pontes Editores, 2023-08-01) Oliveira, Fábio Araújo; Cabral, Alane Cristina Souza SilveiraNo artigo O papel da gramática na prática de leitura: contribuições da Análise do Discurso, Alane Cabral e Fábio Oliveira refletem sobre o papel da gramática na prática de leitura. Para isso, abordam brevemente contribuições de áreas da Linguística para o tema (Semântica Formal, Pragmática e Linguística Textual), e focam nas contribuições da Análise do Discurso, pelo seu potencial em articular língua, história e ideologia em questões de interpretação. A importância desse trabalho está tanto em contribuir com reflexões sobre o ensino de gramática no ensino básico, o que ainda causa dificuldades para professores de língua portuguesa, como em articular o ensino de gramática à leitura, prática recomendada por documentos de ensino, como a BNCC, mas pouco desenvolvida nos cursos de formação inicial e de formação continuada de professores. Com a pesquisa, os autores mostram como a gramática funciona na construção do sentido. Assim, a escolha e combinação de elementos gramaticais está relacionada às condições de produção do discurso.