Licenciatura em Historia - DCHT18
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Historia - DCHT18 por Assunto "A Estrada 47"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA Estrada 47: uma análise cinematográfica e suas representações sociais(Universidade do Estado da Bahia, 2020-03-13) Aguiar, Sônia Mendes; Santos, Mariane Nascimento dos; Santos, Lorena Michele dos; Gonçalves, Marcos FerreiraAs representações sociais tem sido objeto de estudo na área do conhecimento histórico que se debruça nos mais diferentes aspectos das sociedades que as produziu para compreendê las. A ampliação e diversificação de abordagens teóricas e metodológicas deu um novo sentido ao uso das fontes para se escrever a História. A historiografia tem demonstrado uma constante emergência na renovação de fontes para a reflexão de sujeitos históricos e de novos temas a serem abordados. Diante da importância de se entender como essas representações sociais são construídas, e de como elas interferem na compreensão do mundo social, esta pesquisa se propõe a analisar o filme A Estrada 47 (2013), e tem como objetivo identificar quais representações sociais são trazidas pela película do diretor Vicente Ferraz e quais as suas intencionalidades. O filme aborda o momento de participação dos soldados brasileiros durante a Segunda Guerra Mundial. A reflexão desenvolvida nessa pesquisa utilizou-se de autores como Marc Ferro, Marcos Napolitano, Jean Claud Bernardet, Francis Wanoye, Jhoni Langer, Mônica Kornis e Cristina Nova. Esses autores contribuíram para pensar a pesquisa histórica na medida em que permitem ao historiador uma compreensão dos interesses e intencionalidades implícitos e explícitos nas fontes audiovisuais e como elas interferem na leitura da história representada pelo cinema. A metodologia desenvolvida nesta pesquisa segue a perspectiva de estudar a História no cinema a partir de analises sistemáticas dos mecanismos técnicos e estéticos usados na produção do filme como, a escolha do tema, cadeia de produção, direção, discursos, personagens, cenários, fotografia, figurino, público alvo e trilha sonora. Os argumentos contidos na película dialogam com a renovação da historiografia brasileira a cerca da participação do Brasil no conflito, onde autores como Boris Fausto, Ricardo Seitenfus, Israel Foguel, dentre outros, ajudam a entender a construção da narrativa fílmica e fundamentam a compreensão do contexto do Brasil na guerra. As análises elaboradas nesta pesquisa se limitam a identificar a construção dos personagens trazidos pelo olhar do diretor.