Bacharelado em Engenharia Agronômica - DTCS3
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Bacharelado em Engenharia Agronômica - DTCS3 por Assunto "Agricultura de precisão"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA agricultura de precisão no manejo de pragas e doenças(2021-12-20) SILVA, Tiago Nunes; AZEVEDO, Tomás Pereira deNo decorrer da história da humanidade a agricultura vem se modernizando cada vez mais, uma vez que há uma constante necessidade de ferramentas que possam melhorar a vida do ser humano, ocorrendo assim com o domínio do fogo e dos metais. E devido as constantes descobertas, justamente com o desenvolvimento do mundo capitalistas, algumas culturas foram ganhando destaque no cenário social e econômico, como o milho, a soja e a cana-de-açúcar. Concomitantemente, o efeito dos danos de pragas e doenças é um grande problema da agricultura moderna gerando uma grande necessidade por sistemas e manejos mais eficientes e que compactuem com a sustentabilidade no sistema agrícola. Logo, com a evolução do Sistema de Posicionamento Global (GPS), das tecnologias voltadas ao Geoprocessamento e da informática, emerge a Agricultura de Precisão (AP), condicionando o aumento da produtividade, reduzindo custos e favorecendo o meio ambiente através do uso racional de insumos agrícolas e preservação dos recursos naturais. Desta maneira a utilização da agricultura de precisão tende a trazer benefícios para as unidades produtivas, auxiliando na minimização dos problemas causados por pragas e doenças, condicionando uma produtividade mais sustentável. Sendo assim o presente trabalho objetiva-se a realização de uma revisão bibliográfica sobre a Agricultura de precisão no manejo de pragas e doenças, haja vista que a AP favorece o manejo de pragas e doenças pois atua de maneira mais específica no controle fitossanitário.
- ItemAvaliação dos índices vegetativos por sensoriamento remoto em perímetros irrigados no município de Juazeiro-Ba(UNEB, 2025-07-25) Oliveira, Felipe Salis de; Oliveira, Flávio José Vieira de; Aragão, Carlos Alberto; Pereira Filho, AntônioEste trabalho tem como objetivo avaliar os índices de vegetação NDVI e SAVI por meio de sensoriamento remoto nos projetos públicos de irrigação Curaçá, Maniçoba, Mandacaru e Tourão, situados no município de Juazeiro-BA. A área estudada está inserida no Submédio São Francisco, região marcada pela fruticultura irrigada como principal atividade econômica. Foram utilizadas imagens do satélite Sentinel-2, obtidas na plataforma Copernicus Browser e processadas no software QGIS 3.38. Os índices espectrais NDVI e SAVI foram calculados com base nas bandas do vermelho e infravermelho próximo, visando avaliar a densidade e o vigor da cobertura vegetal. Os resultados revelaram que o Projeto Tourão apresentou os maiores valores médios de NDVI (0,381) e SAVI (0,476), indicando vegetação mais vigorosa, possivelmente em decorrência do cultivo predominante da cana-de-açúcar. Já o Projeto Mandacaru apresentou os menores coeficientes de variação, apontando maior uniformidade na cobertura vegetal. A comparação entre os índices indicou que o SAVI, por considerar a influência do solo, apresentou maior sensibilidade em áreas com cobertura vegetal mais esparsa. Conclui-se que os índices de vegetação são ferramentas eficazes para o monitoramento da variabilidade espacial da vegetação em áreas irrigadas, contribuindo com a gestão agrícola e a agricultura de precisão.
- ItemUso de drones na agricultura: tecnologias e aplicações(UNEB, 2025-07-25) Santana Júnior , João Pedro Ferreira de; Oliveira, Flávio José Vieira de; Aragão, Carlos Alberto; Pereira Filho, AntônioObjetivou-se com o presente trabalho analisar, por meio de uma revisão de literatura, o uso de drones na agricultura, com foco nas tecnologias embarcadas, aplicações práticas e seus benefícios no contexto da agricultura de precisão. A agricultura tem passado por diversas transformações com a adoção de tecnologias digitais, entre elas, os Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs), que têm se destacado como ferramentas estratégicas para o monitoramento, pulverização, mapeamento e diagnóstico das lavouras. A pesquisa foi conduzida com base em artigos científicos nacionais e internacionais, abrangendo publicações que discutem o emprego de sensores RGB, multiespectrais, LiDAR e outras tecnologias que possibilitam a coleta de dados agronômicos. Os resultados evidenciam que os drones, ao proporcionarem maior precisão no uso de insumos e maior eficiência operacional, contribuem para o aumento da produtividade e sustentabilidade no campo. No entanto, a adoção dessa tecnologia ainda enfrenta desafios, como os elevados custos iniciais, a necessidade de capacitação técnica e as exigências regulatórias. Dessa forma, os drones mostram ser uma tecnologia com grande potencial para melhorar a agricultura, principalmente se houver incentivo, treinamento e melhores condições de aquisição.