Bacharelado em Sistemas de Informação - DCET1
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Bacharelado em Sistemas de Informação - DCET1 por Assunto "Aplicativos móveis"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemGAMIFAPP: Arquitetura de framework para Gamificação de aplicativos móveis.(Universidade do Estado da Bahia, 2016-06-06) Factum, Rafael Oliveira; Alves, Lynn Rosalina Gama; Jorge, Eduardo Manuel de Freitas; Lenz, Alexandre RafaelCom o crescente número de aplicativos móveis nas lojas do Android (Google), Windows Store (Microsoft) e iOS (Apple) gera-se um aumento considerável na concorrência entre empresas, startups e desenvolvedores autônomos. A partir desse aumento de concorrência surge a necessidade de definir um fator diferencial nos aplicativos que possa manter os usuários motivados a continuarem usando-os além de aumentar a fidelização deles. Uma discussão emergente nos últimos anos é o de gamificação, uma técnica de aumento de motivação de usuários a partir do uso de técnicas de design de games. Esse novo domínio de conhecimento abre novos horizontes para formas de aumentar a fidelização de usuários de aplicativos móveis e gerar novos diferenciais importantes entre aplicativos. A partir de revisão da literatura percebeu-se a necessidade de criação de artefatos reutilizáveis para implementação de gamificação em aplicativos móveis. Desta forma propõe-se neste trabalho a modelagem de um framework para produção de aplicativos gamificados voltados para a plataforma Android, criando assim uma ferramenta de reuso de código capaz de dar suporte ao desenvolvimento de aplicativos gamificados de forma mais robusta. Somado a isso, se faz também um estudo de como aplicar a gamificação no design do aplicativo. Para validar esse modelo de framework apresenta-se a implementação de componentes centrais do modelo e a utilização destes na refatoração de duas aplicações, Click me! e Movie List