Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DEDC13
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DEDC13 por Assunto "Ensino de língua portuguesa"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA prática de análise linguística em um livro didático de língua portuguesa do ensino fundamental(2021-01-04) Jesus, Patricia Santos de; Lima, Joana Angélica S.; Silva, Iranice Carvalho da; Silvestrow, Tatiana Martins MendesO livro didático ainda é o recurso pedagógico mais utilizado nas aulas de língua portuguesa como suporte para o ensino de gramática. Desta maneira, o presente trabalho pretende, entre outros objetivos, analisar a maneira como as atividades de gramática se efetivam no livro didático de português “Português Linguagens”, de William Cereja e Thereza Cochar, do nono ano; e em que medida o livro está articulado às teorias relevantes para prática de análise linguística no processo de ensino/aprendizagem de português. Para tal foi utilizada a pesquisa documental que seguiu as seguintes etapas: leitura do referencial teórico sobre a prática de análise linguística e o livro didático; análise das atividades do livro didático no que se refere ao ensino de gramática e verificação das atividades no que diz respeito a proposta de contextualização sugerida nos PCN de Língua portuguesa, bem como, as habilidades e competências propostas pela BNCC. Como referencial teórico foram utilizados os autores Irandé Antunes (2014), Mário Perini (2010), Celso Pedro Luft (1993) e Noadia Iris da Silva (2009). Os resultados desta pesquisa mostraram que apesar de o livro didático fazer parte do material mais utilizado na sala de aula, seus autores ainda precisam fazer adequações no tocante ao ensino de língua, pois o ensino de gramática ainda aparece atrelada às normas tradicionais, através de conceitos e frases sem contextualização.