Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DEDC13
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DEDC13 por Assunto "Afetividade"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemRetratos da ternura: uma análise sobre infância e afetividade em Geni Guimarães(Universidade do Estado da Bahia, 2024-02-29) Oliveira, Lorrana De Araújo; Gonçalves, Luciana Sacramento Moreno; Santos, Vanusa Mascarenhas; Santos, Betty Bastos LopesEste trabalho é de cunho documental, tem por objetivo analisar de que forma a infância e afetividade são retratadas em A cor da ternura (1991), considerando como as relações familiares, impacta a formação identitária da personagem principal, assim como, sua relação com a escola e comunidade. Em relação aos procedimentos metodológicos, na primeira etapa investigamos as raízes históricas da infância, a importância da afetividade no desenvolvimento infantil e a experiência das crianças negras na sociedade contemporânea. Em seguida, a evolução da literatura infantil e juvenil e sua relevância na promoção da infância negra. E por fim, analisamos as relações afetivas na narrativa, destacando a influência das memórias de infância na jornada emocional da personagem principal. Para a realização dessa pesquisa dialogamos com Philippe Ariés (1983) que fornece um contexto histórico para entender a evolução da concepção de infância. Andréa Simone de Andrade Colin (2019) e Neil Postman (1999) exploram concepção de infância na contemporaneidade. As teorias de Henri Wallon (1968), Nelson Piletti (2008) e Juliana de Oliveira (2022) destacam o papel das emoções no desenvolvimento infantil, com Abigail Alvarenga Mahoney (2007) discutindo as teorias de Wallon. Carol de Andrade Ferreira de Sousa (2020), Eliane dos Santos Cavalleiro (1998) e João Batista Rodrigues (2014) abordam a infância das crianças negras em sociedades marcadas pelo racismo. Abramovich (1997) e Calvino (2009) ressaltam a importância da literatura na formação de identidades. Nelly Novaes Coelho (2000), Ligia Cademartori (2007), Regina Zilberman (2005), Fernanda Abade (2013), Marisa Lajolo e Regina Zilberman (2007) oferecem uma visão histórica da literatura infantil e juvenil. Porciúncula (2014) analisa criticamente a representação racial na literatura. Janiele da Silva (2022), Carolaine da Silva dos Santos, Tiago Pereira dos Santos (2022) e Cristiane Veloso de Araújo Pestana (2021) destacam a importância da literatura negra na promoção da identidade positiva das crianças negras. Maria Anória de Jesus Oliveira (2010) enfatiza o poder das obras de escritores negros na valorização da cultura negra. Como resultado destacamos a importância das narrativas autênticas feita por pessoas negras são necessárias para desconstruir estereótipos, enfatizando a representatividade na infância e a promoção da afetividade nas obras. A análise das relações afetivas na narrativa revela o impacto significativo